24 dezembro, 2009

A Bateria da Vitória Volta a Fazer Fogo

«A direcção da ACP reafirma que o Instituto de Turismo de Portugal é um instrumento do centralismo, do lisbocentrismo; é um instrumento político da portofobia; é um instrumento que tenta iludir e mascarar as verdadeiras políticas deste governo que, a exemplo do anterior, insiste em discriminar negativamente o Porto e o Norte e que vive obcecado com o investimento numa única região»
 

Associação Comercial do Porto

Para quem não cultiva o zagalote não está nada mal. Welcome aboard dear captain Rui Moreira!

Pois é senhor Camilo. Mas é preciso ser consequente e acabar com a conversa fiada só para os jornais

«Vamos deixar de ter muitos turistas na cidade e de ter muitos produtos a serem vendidos, quer de artesanato, quer de serviços quer indirectamente através de potenciais visitantes que no futuro poderiam vir cá. Quando a Red Bull está no Porto em termos de hotelaria fica tudo esgotado na Área Metropolitana do Porto»

Nuno Camilo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto in Semanário Grande Porto de 24 de Dezembro de 2009.

Pois é senhor Camilo. Mas é preciso ser consequente e acabar com a conversa fiada só para os jornais. Que tal um boicote aos produtos red bull? É que 'produtos' com 'produtos' se pagam. Senão a culpa ainda acaba por ser da defunta Porto 2001.

23 dezembro, 2009

Votos de um péssimo Natal para o Estado «português»

Sei ao que me arrisco dando a cara por confrontar e criticar, sem papas na língua, as várias autoridades públicas. É que, aquele respeito que por princípio é devido a qualquer pessoa, seja qual for a sua classe social, perde o prazo de validade e o sentido quando a reciprocidade não se faz notar. E a reciprocidade do Estado, na pessoa dos seus representantes, em termos de respeito e consideração para com os cidadãos do Porto, é coisa que não se vê nem se sente. Bem pelo contrário, vem ganhando a forma de uma indecorosa provocação.
Vai daí, que não me perturba nada ser incomodado pelos tribunais portugueses por assumir publicamente que não tenho pingo de respeito pelas mais altas autoridades deste país, desde o 1º. Ministro, passando pelo incompetente Procurador da República, ao figurativo Presidente da República, terminando na circense Assembleia da República . Nenhuma destas autoridades me merece qualquer credibilidade. E depois? Prendam-me, agora mesmo, em vésperas do Natal! Mostrem a vossa coragem elitista [e sulista] e provem-me que não tenho razões de sobra para fazer estas afirmações!

Para que servem todas estas pessoas e entidades se, não sendo de todo ignorantes, tendo o dever de acompanhar o que se passa no Norte do país [a região que mais tem empobrecido], de saberem do flagelo que os sucessivos Governo Centralistas têm vindo a causar na qualidade de vida destas populações, são incapazes de dar um murro na mesa e dizer basta?! Para quê? Digam-no, mas sem embrulhar a argumentação em papel de veludo, nem prosapiar a lábia.
Desçam à terra e provem-me em que é que vos sou inferior? Num particular aspecto não sou, posso garantir-vos. Querem que vos diga? Pois aí vai: na honestidade, meus senhores. Dou-vos cabazada, como costumam dizer os arrogantes do clube que V. Exas. tanto se esforçam por proteger e afastar das mãos da Justiça. Então o que é que vos mantém no Poder, posso saber?
Primeiro tentaram destruir o único bastião de resistência na cidade do Porto, O Futebol Clube do Porto, contratando todo o tipo de escroques, de jornalistas a políticos e investigadores, para inventarem sustentação jurídica para anular o seu cérebro: Pinto da Costa. Agora, roubam-nos um evento como a Red Bull Air Race que, não sendo a solução para os nossos inúmeros problemas sempre era uma lufada de ar fresco para a economia da cidade já tão depauperada. Que mais nos querem roubar? A alma? O que é que o Estado português quer, afinal? Tornar-se na fonte de movimentos independentistas? É? Ao menos digam-no, que é para nos prepararmos, para não nos apanharem desprevenidos [como cobardemente costumam fazer nos túneis de um certo clube...].
A todos os representantes do Estado português e seus defensores, desejo um péssimo e infeliz Natal. Sem excepção.
Nota:
Aos leitores, amigos, e portuenses de corpo e alma, reitero os votos sinceros de uma boa consoada. Se for parar à cadeia por favor não levem cigarros nem criancinhas. Eu não fumo, nem sou pedófilo...


21 dezembro, 2009

Novo Centro de Excelência no Porto

Queixamo-nos aqui no Norte, e com toda razão, que o Estado investe predominantemente no Vale do Tejo, destinando à nossa região apenas umas migalhas, não por razões de justa equidade, mas apenas para tentar manter-nos sossegados, o que aliás vem conseguindo com todo o êxito, pois se há gente acomodada e sofredora, somos nós - os nortenhos.

Independentemente desta deplorável atitude colonialista, sempre pensei que o Norte poderia fazer um pouco melhor - e em muitos campos consegue fazê-lo - se houvesse menos queixas e mais espirito empreendedor. Por outras palavras, se deixássemos de esperar que tudo nos caia do céu por generosidade divina. Como dizia um meu antigo patrão " quem quer côcos trepa no coqueiro".

Foi precisamente o que fez a Universidade do Porto através da recente assinatura de um protocolo com o gigante informático IBM, destinado a criar o primeiro Centro de Estudos Avançados instalado em Portugal, que funcionará nas modernas instalações da Faculdade de Engenharia do Porto. Será orientado para a investigação aplicada à engenharia, desenvolvendo projectos para a própria IBM, em colaboração com outros prestigiados centros dessa empresa.

Já temos aqui no Porto outros centros de excelência, nomeadamente no sectos da Saúde. Este será mais um. Espera-se que os nossos especialistas estejam à altura das exigências, assim prestigiando a nossa cidade.


p.s. Porque vou estar "fora do ar" durante cerca de uma semana, quero desejar a todos os leitores deste blogue um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e prosperidade.

Os dominados ou como Roma nunca pagou a traidores

Fez ontem 3 anos e 1 mês, num post intitulado Dominados”, escrevi neste blogue o seguinte texto:
«A dominação hoje faz-se mais pela cultura, entendida esta no sentido antropológico, veiculada por quem estrategicamente controla os modernos vectores difusores das ideias e paradigmas comportamentais, sejam eles políticos, de consumo ou de simples cidadania, do que propriamente pela força ou pela supremacia económica. Aliás, esta – a supremacia económica – é consequência e objectivo final, embora muitas vezes escondido, das várias formas de dominação. Afinal trata-se da mais velha guerra da humanidade: não, não é a guerra dos sexos, é a guerra pelos recursos.
O problema de grande parte das elites portuenses, em particular das políticas, é o facto de estarem cultural e mentalmente dominadas pelo sistema centralista. Afirmações recorrentes de políticos e outros comentadores de que o caminho não pode ser nunca o confronto com Lisboa demonstram como a dominação cultural que a Lisboa capital exerce sobre eles é tão evidente e eficaz. As oligarquias que em Lisboa dominam as altas estruturas do estado, das empresas públicas, dos media e dos negócios privados não dorme na forma e executa bem o seu trabalho. É claro que o confronto não é nem pode ser com a Lisboa cidade do povo comum, também ele vítima dos interesses destas oligarquias… Mas quanto às oligarquias centralistas, não vejo outra solução senão confrontá-las. Não acredito que elas de livre vontade cedam poder e prerrogativas. Qualquer manual de ciência política nos afiançará tal inevitabilidade.»
Pelo tenho lido e ouvido nos últimos dias a propósito da questão Red Bull Air Race, dedico-o inteiramente aos senhores deputados do PS e do BE eleitos pelo Porto. Assenta-lhes como uma luva. Ao senhor presidente Rui Rio recomendo-lhe a leitura desta notícia para que perceba o papel triste que tem andado a fazer nos últimos oito anos e para que perceba também como António Costa corre à velocidade da luz para a cadeira de primeiro-ministro. Lugar aonde o senhor presidente Rio nunca chegará por razões que de tão óbvias me dispenso de as enumerar aqui. Há quem diga que Roma nunca pagou a traidores.
António Alves

José Silva Peneda [o Norte e a Galiza]

A máscara pode tardar a cair, mas é quase inevitável, um dia chegará que tal acabará fatalmente por acontecer. Fossemos nós, espectadores acéfalos do desempenho dos nossos [salvo-seja!] governantes, os únicos a criticá-los, sempre haveria a tentação para menorizar, ou como eles preferem dizer, "popularizar" as nossas opiniões. O imbróglio dá-se quando começa a ser frequente lermos ou ouvirmos ex-políticos com funções governativas a censurarem os seus colegas com a mesma contundência que nós. Será oportunismo, ou simples lavar de consciência de fim de carreira?
Além de Medina Carreira e de António Barreto, surge agora Silva Peneda ex-Ministro do Emprego e Segurança Social dos XI e XII Governos de Cavaco Silva, tarde e a más horas, a defender a Regionalização e [imagine-se!] a "reconhecer" que o Norte de Portugal e a Galiza formam um país!!!
É espantosa a regularidade com que tarda a chegar a "coragem" aos nossos ex-governantes! Sempre inoportuna e inconsequente! Para quê, vir agora dar uma entrevista destas [ler no JN de 19DEZ09]? Pela tertúlia de almoço com o director do JN? Por que é que, em vez de se limitarem a confirmar aquilo que todos já sabemos não se juntam, reorganizam, e aproveitam a experiência adquirida para propor novas alternativas? Estarão à espera de um golpe militar? Ou estarão apenas a antecipar a defesa de uma revolução anunciada com receio que sobrem para eles as consequências?

Intimidades e apitos


A doce Carolina Salgado, à porta do tribunal, na companhia do seu novo namorado: Leonor Pinhão! Tem nome de mulher, mas no sexo não engana, é mesmo muito macho! Topem bem a pose "manga/rufia" e o "style" da mãozinha direita a segurar o cigarrinho com a esquerda meia enfiada no bolso. Que "nice"!

20 dezembro, 2009

Mais um roubo

Não,não estou a falar do "roubo" sofrido pelo FCP na Luz, às mãos do seu treinador. Refiro-me a um post no Regionalização, onde se explica como Lisboa abocanhou 70% do total dos dinheiros que o Turismo disponibilizou para todo o país. A não perder,embora vá piorar a má disposição causada pela lastimável exibição du FCP!