Rui Moreira não exclui candidatura à Câmara do Porto
Rui Moreira. Foto: Pedro Rios
Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, garantiu esta quinta-feira “nunca” ter sido contactado pelo CDS-PP ou por Paulo Portas para avançar com uma candidatura à Câmara do Porto em 2013, recusando ser transformado em “candidato fantasma”.
“Não é uma coisa que excluo à partida [uma candidatura à Câmara do Porto]. Mas não podem fazer de mim um candidato fantasma. Nunca fui contactado. Este tipo de situações que envolvem jogos políticos incomodam-me muito”, sublinhou Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), em declarações à agência Lusa.
Rui Moreira insiste que “nunca” foi “contactado nem pelo CDS nem por Paulo Portas” sobre uma eventual candidatura às autárquicas de 2013.
“Não houve nenhum contacto do CDS, ou de Paulo Portas, nem eu estive em nenhuma reunião com militantes em que isso tenha sido discutido”, assegurou o também presidente da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana.
Recusa ser “candidato fantasma”
A propósito das sucessivas notícias que dão conta de pressões para Rui Moreira avançar para a Câmara do Porto, o presidente da ACP recusa ser transformado em “candidato fantasma”.
“Até hoje, ninguém falou comigo” sobre autárquicas, afirmou.
Questionado sobre se gostaria de ser candidato, Rui Moreira não exclui a possibilidade.
“Eu não faço comentários sobre festas para as quais não fui convidado. Não direi desta água não beberei… faço o meu papel na área da cidadania, mas ninguém me contactou”, observa.
Também não falou com PSD
Rui Moreira referiu também nunca ter sido contactado pelo PSD. ”A mesma coisa se aplica a Ricardo Almeida [presidente da concelhia do PSD/Porto]. Há tempos ele disse que o PSD tinha 5 candidatos possíveis e indicou o meu nome como sendo um deles. Pois ele nunca falou comigo, nem antes nem depois disso. Aliás, eu não o conheço, nunca falámos”, frisou o presidente da ACP.
Fonte da direcção do CDS-PP disse esta quinta-feira não ter mais nada a acrescentar relativamente ao que foi dito por Paulo Portas a 11 de Fevereiro, na cerimónia de tomada de posse dos órgãos concelhios do CDS-PP/Porto.
“O CDS reserva para si toda a liberdade estratégica para definir qual é a melhor opção” para as próximas autárquicas, “a pensar apenas e só no Porto e nos interesses do Porto”, disse o presidente do CDS-PP, partido que neste mandato gere a Câmara do Porto em coligação com o PSD.
[Fonte: Porto24]