24 agosto, 2013

RTP, a suástica do centralismo


Ainda estou por saber, exactamente, qual é o papel de um Presidente da República, para além de ser o garante da coesão e da independencia nacional,  e do regular funcionamento das instituições democráticas. Tudo junto, isto deveria resumir muita coisa, mas na prática [que é o que conta], não vale nada de especial.

Vejamos. Não tendo poderes de executivo, o PR tem contudo outro tipo de poderes que apenas dependem da sua vontade, ou consciência cívica. O ponto 3 dos deveres de um PR, diz claramente isto: 

"No plano das relações com a Assembleia da República, o Presidente da República pode dirigir-lhe mensagens, chamando-lhe assim a atenção para qualquer assunto que reclame, no seu entender, uma intervenção do Parlamento. 

Pode ainda convocar extraordinariamente a Assembleia da República, de forma a que esta reúna, para se ocupar de assuntos específicos, fora do seu período normal de funcionamento.

Pode, por fim, dissolver a Assembleia da República com respeito por certos limites temporais e circunstanciais, e ouvidos os partidos nela representados e o Conselho de Estado -, marcando simultaneamente a data das novas eleições parlamentares. A dissolução corresponde, assim, essencialmente, a uma solução para uma crise ou um impasse governativo e parlamentar."

Como vemos, o Presidente tem, estaturiamente, a liberdade de contactar o Parlamento e lhe chamar a atenção para o que bem entender, desde que o assunto possa pôr em causa qualquer dos deveres que jurou defender. No âmbito do regular funcionamento das instituições democráticas, Constituição, órgãos do poder e da justiça, haverá alguma destas que controle e regule efectivamente outros órgãos de influência, como a comunicação social, por exemplo?  Em teoria, isto é, se a resposta apontar para as famosas Altas Autoridades Reguladoras, podemos dizer que existem várias entidades, só que não funcionam de todo. Quem as representa, será naturalmente pago para a função, mas na realidade não a desempenha de forma convincente. Só negam esta evidência os visados, como se compreenderá...

A RTP, a estação de tv que devia representar o Estado, sem o envergonhar, pelo contrário, continua apostada em usar do mais primário sectarismo, e a fazer do canal sustentado por todos os portugueses, um veículo descarado de propaganda clubística ao serviço de Lisboa. E mais uma vez, não vislumbramos da parte das referidas instituições, incluindo a Presidencia da República, qualquer esboço na defesa do mais sagrado dos direitos, que é o respeito pela "saúde" da democracia. Falsear coisas, inverter prioridades, ou viciar dados em democracia, é 1000 vezes mais grave que numa ditadura, porque daí à degeneração numa ditadura pior que a anterior é um passinho muito curto. As ditas instituições de soberania, como Procuradoria Geral, altas autoridades e a própria Presidencia da República, ou andam cegas, ou são incompetentes, ou são desonestas, porque mais uma vez, voltamos a assistir da parte da RTP, a comportamentos "dignos" do terceiro mundo, em termos de rectidão.

A RTP, os seus dirigentes e funcionários comportam-se como um autentico bando de malfeitores dispostos a executarem qualquer trabalho, desde que lhes paguem, ou que lhes preservem o emprego. Nota-se que lá dentro anda instalado o medo, todos sentem que têm de ser a voz do dono. O direito à indignação, à auto-crítica com o serviço prestado, não passa de uma miragem. Os [e as] trabalhadore(a)s, são meros paus mandados que nem os carros topo de gama [de alguns] que conduzem, podem disfarçar. Aquilo é carne para canhão, sem amor nem convicções próprias. Não serei eu quem os apoiará se um destes dias forem para o olho da rua, como alguns já foram, porque dos fracos a história não reza, e eu não me compadeço com rastejantes, de fatos Armani e carteiras Louis Vouitton. Serão sempre gentinha.

Escuso-me a detalhar factos, porque eles são por demais conhecidos dos leitores.  O certo, é que a propaganda que UM CANAL DO ESTADO (sim, sr. Presidente da República), DO ESTADO, anda a fazer arbitrariamente ao Benfica, está paredes meias com o que de pior se fez na Alemanha nazi, de Hitler. Terá porventura também V. Exa., alguma espécie de orgulho com a comparação? Apesar de tudo, de não gostar ouví-lo a proferir essas declarações, prefiro que continue a "orgulhar-se" dos nossos emigrantes...

A verdade, sabe, é que V. Exa., a prosseguir  por esse caminho de corta-fitas, não me faz falta nenhuma, enquanto cidadão. Nem a alguns como eu [que espero sejam cada vez mais].

6 comentários:

  1. Silva Pereira26/08/13, 11:54

    Bom dia,
    Não posso estar mais de acordo. Infelizmente isso só poderia mudar com a indignação dos “desprezados” ostracizados mas o que se assiste é a uma aceitação ou porque tiram proveitos ou porque esperam algum dia receber umas migalhas.
    Ainda ontem ao assistir ao Trio de Ataque e ver JG (SLB) a ter todo o tempo de antena e liberdade pensei quando o MG começar a contrapor lá vai o Huguinho interromper e dizer M temos que avançar ou então tomar o lugar desse energúmeno JG e passar a defender as suas cores. Tudo isso até aceito mas a minha indignação há resignação com o que MG aceita isso. Já agora sei que MG é uma pessoa inteligente e conhecedora mas sinceramente não compreendo a sua postura na defesa do SCP e do dominador dos tuneis Rui Costa.
    Quanto aos reguladores deste país só existem para defenderem os interesses instalados dos que estão nos pelouros e dos incumbentes.
    Poderia dar imensos exemplos mas vou falar em 2 relevantes:
    Reclamei junto do BP que os bancos não estavam a cumprir com as diretivas comunitárias acerca do arredondamento das taxas e dava o meu exemplo BM/BCP, a resposta do BP ( DECO não respondeu) era que nada podia fazer perante um contrato efetuado por um particular. Como sabemos apareceu um agrupamento de consumidores e tudo mudou, quanto à Deco deixei de ser associado.
    Outro exemplo são os incumbentes de telecomunicações.
    Sou cliente da MEO e já estive 2 vezes sem serviço uma pelo período de uma semana e outra vez sem intermete bastante tempo e de ambas as vezes por responsabilidade da PT. Como sabemos quando necessitamos participar uma falha só existe um contacto (16209) que tem associado chamadas de valor acrescentado. Nos 2 exemplos que refiro levaram-me a gastar 104€ (57 + 47). Depois de reclamar várias vezes sem ser ressarcido, participei a todas entidades de defesa do consumidor.
    Da ANACOM respondeu-me que não estava no seu âmbito essa questão. Respondi perguntando qual o seu âmbito se tinham conhecimento do artigo 473.º do Código Civil teoriza - "enriquecer à custa de outrem" e não "enriquecer à custa" do empobrecimento "de outrem" e se a intenção da MEO não fosse essa disponibilizava outros meios sem ser um custo para o cliente e uma receita em benefício próprio.
    Até agora não obtive resposta.
    Foco tudo isto porque para essas entidades nada fazem perante uma reclamação individual e a RTP como outros média aceitam a reclamação mas nada muda, a sensação que fico é que se é por telefone ligam à TERRA se é por mail vai direta para o BL.
    A minha esperança é a de que artigos como este façam alertar as consciências de muitos mais e que um dia a indignação seja mais volumosa que levem as coisas a mudar.
    Nota: a SPORTTV pelo menos já aceita telefonemas e diz que vai dar conhecimento

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui,

    Ainda agora enquanto o País ardia e alguns Bombeiros morriam a lutar contra o fogo, o que fez a RTP? Grande comemoração dos 25 anos do incêndio do Chiado com direito a simulacro e tudo. Já não há vergonha nem sentido de decencia.

    Abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar
  3. Rui, concordo e acrescento, a rádio pública, com raras excepções, é a mesma coisa.
    Isto está entregue à bicharada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Como é que, com um centralismo desta natureza, pode haver democracia neste país!? só se for para inglês ver.
    A RTP está dirigida por gente partidária, clubisticamente vermelha, e alguns chinelos de gente.
    Estamos todos nós a pagar a esta praga, e eles fazem tudo o que lhes apetece e a seu belo prazer, ingnorando propositadamente o que é uma televisão pública.
    Por mais que possamos bradar seja a quem for, isto já está no ADN dos pulhas.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo com tudo o que o Rui escreveu. E tenho pena de algumas pessoas que trabalham na RTP, tv e rádio, mas como quem cala consente, qualquer dia vão apelar aos cidadãos para defender a causa pública, nessa altura não contem comigo para os apoiar.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  6. Jesus no seu melhor...

    http://videos.sapo.pt/uQm3OKEnWVtLy8dnrq15

    Para quando o Porto canal nos presentear com programas do género, matéria prima não falta, vontade e que começo a duvidar!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...