07 maio, 2013

Ó Victor Pereira, põe-te fino, e conquista de vez o Campeonato

A perda absoluta de confiança nos nossos políticos surtiu em mim um efeito ambivalente. Se por um lado me acicatou a vontade de lutar contra eles, porque já perderam há muito o prazo de validade em concessão de oportunidades, e porque daquele lado, só aguardo por factos que atestem a sua seriedade e competência, por outro, deixou-me indiferente a tudo o que possam dizer, porque já nada de bom espero deles.  Suponho não me enganar se disser que muitos outros cidadãos partilharão neste momento dos meus sentimentos. Este país é uma seca!

Para contrastar, e apesar de este ano o FCPorto não estar a jogar ao seu melhor nível, o rival de Lisboa continua a fazer-nos o favor de lançar foguetes extemporaneamente, dando mais uma vez uma grande alegria aos portistas, ou seja, a oportunidade [quiçá a última], para o nosso clube lutar pelo título, porque com o empate de ontem, na Luz com o Estoril, o FCPorto voltou a depender de si. 

Quem viu os benfiquistas depois do jogo que os apurou para a final da Liga Europa, pelo entusiasmo e a fanfarronice que os seus aliados da comunicação social puderam mostrar, pensaria que a Taça já estava no papo. Compreendendo-se embora que o jejum de troféus provoque esta euforia exagerada nos centralistas, não ficaria mal aos adeptos de um clube com o passado do Benfica [nem sempre de glória imaculada, registe-se], outra sobriedade, outra contenção. Só que, o Benfica, ao contrário do que muitos julgam, é useiro e vezeiro na soberba e no trauliteirismo. O Benfica é inquestionavelmente o clube onde há mais parolos por metro quadrado do mundo! Causa repulsa, mesmo. Só aquelas cores, aquele vermelho berrante e feio, diz tudo. E se falarmos dos seus "ilustres representantes", dos mais mediáticos, então a certidão de boçalidade fica passada. Rui Gomes da Silva, é a vergonha dos adeptos, e, é político... Foi ministro, acreditam? É verdade, eles não prestam, mas aquele, é um autentico presidiário em liberdade. Aquela alheira rançosa, montanha de pus, que vai ao Trio de Ataque, é o "orgulho" dos jornalistas, vigarista até dizer basta. São tantos, que nem vale a pena enumerá-los. O único que merece respeito chama-se Júlio Machado Vaz, e é do Porto...

Mas, eu não quero aqui entrar em contradições e, sem querer, cair na patranha de os imitar, pensando que esta escorregadela fará de nós Campeões. Não. Mas, ajuda. Agora, cabe aos jogadores, e sobretudo ao seu treinador saber aproveitar a oportunidade. Que diabo, afinal só faltam dois jogos, e cada um deles é uma final, para ganhar. Conseguindo-o, seremos outra vez Campeões. Vamos lá malta!
Não podemos dar-lhes o prazer de sequer empatar no Dragão. Ali, somos nós e só nós que mandamos.