11 junho, 2013

Cartoon (Público)

O Porto Canal, as cassetes repetidas, e o silêncio...


Juca Magalhães
Não sei o que estará a passar-se na cabeça dos "notáveis" deste país, que anda a bloquear-lhes o bom senso, tanto nos momentos em que são chamados a fazer declarações públicas, como naqueles em que deviam tomar decisões, e não tomam. 

Já nos habituamos a ouvir os maiores disparates, da boca das pessoas mais improváveis [Passos Coelho, Cavaco, Victor Gaspar, Isabel Jonet, Carlos Abreu Amorim, etc.], não precisamos é que Júlio Magalhães lhes siga o (mau) exemplo... Não porque diga disparates, mas porque anda a querer silenciar o que não dá mais para silenciar.

O estranho, é que a imprudência, parece começar a fazer escola com determinadas figuras públicas que até aqui nos vinham transmitindo a imagem de pessoas moderadas e pouco dadas a cometer asneiras grosseiras. Parece ser esse o caso de Júlio Magalhães, o actual director geral do Porto Canal, agora sob a tutela do FCPorto.

Não faz qualquer sentido, depois de tanto se andar a apregoar a missão de âmbito regional [e nacional] da estação da Senhora da Hora, depois de procurar "agarrar" audiências com promessas de uma televisão pronta a servir o Norte e a cidade do Porto, que os fins de semana, e mesmo algumas horas durante a semana, os espaços sejam ocupados com gravações e programação ultra-repetidas, sem haver sequer o cuidado de apresentar uma simples explicação para o facto. Não me parece sério, nem de bom auguro.

Se porventura tal desleixo assentar na ideia de que as audiências estão garantidas por se tratar de um canal ligado a um clube com o prestígio do FCPorto, então ainda é pior, porque o prejuízo é duplo. Não creio mesmo, que a repetição excessiva de programas eminentemente desportivos relacionados com o FCPorto, possa atenuar a situação. As pessoas gostam demais de futebol, mas não andam a dormir, nem gostam que as intoxiquem com cassetes usadas. Nem o bem disposto Futre pode servir de engodo.  As  pessoas - o público, se entenderem melhor -, precisa acima de tudo de ser respeitado, e não é isso que Júlio Magalhães está a fazer.

Ressalvo que, o melhor que o Porto Canal tem, descontando a área desportiva, já vinha de trás, quando ainda era dirigido por Bruno Carvalho, por ironia, um ex-candidato vencido à presidência do Benfica... O FCPorto, o programa "Caminhos da História", de Joel Cleto, e a irreverência de Maria Cerqueira Gomes, são a alma do canal. O resto, continua assim, assim... Prometeu, mas deixou-se estagnar. O que se passa?

Tem a palavra Júlio Magalhães. 

Nota de RoP: 
De pouco deve valer, mas não resisti de enviar a carta a Garcia, e dei conhecimento deste desabafo ao Porto Canal.