17 agosto, 2017

Incêndios para todos os "gostos"

Mais um verão de fogo e destruição no país. É assim, em Portugal, ano após ano, e cada qual o pior. Como noutras coisas, somos primeiros no que de mau se faz, e os últimos nas coisas mais relevantes. O pouco de positivo que conhecemos, é residual e muito particular. Não chega, para fazer de nós um país respeitável. Já nem há argumentos que sobrem para censurar esta forma de viver. Estou cada vez  mais enojado com a mediocridade dos governantes e da nossa classe política. Nada me retira a convicção de que, antes de mudarmos as leis, e os governos que as aprovam, temos de mudar de políticos e a política. A nossa exigência como povo tem obrigatoriamente de começar por aí, sob pena de tudo piorar, se é que ainda é possível piorar alguma coisa. 

No futebol, o problema é o mesmo. Mas agora não foi invertido, como os cartilheiros do regime fizeram crer. Agora, há mesmo matéria séria para investigar. Se houve mérito nas denúncias das trocas de e-mails entre a seita Benfica, o mais relevante foi ter apanhado de surpresa muita gente ligada à política e a diversos órgãos do poder, civil e desportivo. Sobre o da comunicação social nem é preciso falar, porque o silêncio a que se tem submetido é a prova acabada da assunção de culpas. E agora, qual é a iniciativa que se segue? Como é que o senhor Pinto da Costa e respectivo corpo directivo tencionam actuar? Continuar a apresentar denúncias, sem exigir do Estado a clarificação desta pouca vergonha? Ou vai dar tempo aos infractores para preparem a sua defesa? Sabendo como sabemos o tipo de personagens ligadas a este escândalo e o poder de que ainda gozam, será de uma intolerável estupidez não pressionar a investigação (se é que está a ser feita) e assim dar tempo aos envolvidos para continuarem a mover influências e tornar as provas mais fragéis.

Como sempre fui dizendo, pouco depois dos primeiros programas do U.Porto da Bancada, as denúncias isoladas, sem a abertura de um processo a quem de direito, podem ser esvaziadas pelo tempo e ganhar uma matriz negativa de credibilidade na opinião pública. Como tal, continuo a pensar que os sócios do FCPorto têm um papel muito importante, que é pedir explicações ao Presidente sobre o que tenciona fazer face a este caso que tantos dissabores trouxe ao FCPorto... Terão coragem para isso?   

5 comentários:

  1. Não culpem a natureza deste flagelo quando a maioria dos incêndios têm mão criminosa. No estado em que se encontra o futebol português, podre, sem credibilidade, só se deve esses criminosos incendiários políticos, pseudas jornalistas, e a uma justiça ceguinha de todo, que deixa um clube com côr de fogo de destruição fazer o que quer e lhe apetece a seu belo prazer. Não é só denunciar, é preciso agir, acabar com a raça e não se acobardarem para que fique tudo na mesma.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Abílio,

    sem querer especular, porque não é a minha especialidade, depois do que temos conhecimento, quem nos diz que não há mãozinha vermelha da origem dos fogos? Lançar fogo, é uma antiga "virtude" dessa cambada de chulos.

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue20/08/17, 13:41

    Boa tarde Rui,

    Ultimo parágrafo do seu post!

    Ontem, Benfica-Belenenses na terceira jornada - Lance do Eliseu!
    Nao é preciso dizer mais nada!

    Conclusao - Depois do que ja se tinha visto na primeira e segunda jornada, ontem surge a confirmaçao, ISTO É TUDO UM EMBUSTE!

    Ou alguem se move ja, para esta merda, ou ESTA TUDO PERDIDO!

    É a escancara!

    Estou enganado ou o VAR esta a ser utilizado só no campeonato portugués?
    Vi alguns jogos de outras ligas e estou com duvidas, mas parece que Inglaterra, Espanha, França e Alemanha nao tem VAR!
    Se é assim, a liga portuguesa é cobaia???.....nao sei...

    DB

    ResponderEliminar
  4. Viva Deacon!

    Por mais que os sócios do FCPorto queiram fugir do assunto, vão ter que convocar uma Assembleia Geral com o caso dos e-mails na 1ª. linha da Ordem dos Trabalhos! Têm de perguntar a Pinto da Costa de forma clara se tenciona limitar o FCPorto às denúncias destes casos indecorosos, ou se pretende ir mais além na defesa do clube com a apresentação de uma queixa nas instâncias em que mais confia. Se continuarem a denunciar estes crimes sem acrescentar seriedade às queixas, correm o risco de contribuirem para a depauperação do FCPorto. Afinal, quem é mais importante? O Sr. Pinto da Agosta actual ou o FCPorto?

    Para mim, a resposta é clara.

    ResponderEliminar
  5. Os incendiários são mais de muitos, gente piromania sempre com uma tocha ou um verylaite na mão na boca onde onde der mais jeito para incendiar ou matar o que quer que seja neste país. Não há bombeiros que cheguem para apagar esta praga, nas florestas, futebol e na política, mas as prisões existem e aguardam estes monstros com sorrisos de anjos para os receber a qualquer hora.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...