26 setembro, 2019

Este país é um pesadelo, nada mais

Resultado de imagem para o escândalo de Tancos
Tão amigos que eles eram...

Enquanto a comunicação social se entretém a brincar com os portugueses, tentando convencê-los que laboram fieis  ao seu brilhante código deontológico, a opinião pública civilizada vai desacreditando paulatinamente a classe.

Como venho escrevendo, o próprio Jornal de Notícias, que é o único jornal que ainda leio, um histórico matutino do Porto, continua a apostar no populismo centralista da capital e, pouco a pouco, a privilegiar o que por lá acontece, como qualquer outro pasquim daquelas bandas.  Era previsível que isto acontecesse. Eu avisei aqui mesmo que corríamos esse risco. Nem o facto de terem nomeado como Director Geral Domingos Andrade (ex-Porto Canal) me convenceu. 

Esta decisão serviu também para "anestesiar" os tripeiros atentos de uma simples armadilha, que era ocuparem o poder, e centralizarem o critério  editorial do jornal. E conseguiram. Foi fácil, os portuenses de agora (ainda) andam mansos... Na falta de massa crítica, a cidade do Porto não tugiu nem mugiu (eu, fui excepção, devo dizê-lo). Nem o Porto Canal se pronunciou sob o assunto... Para o FCPorto (seu proprietário), parece tudo continuar dentro da normalidade, bem ao estilo subserviente de Júlio Magalhães, e de outros.

Aliás, para que Domingos Andrade subisse a Director (no jornal, nem sequer consta Director Geral), foi preciso promover o Director que o antecedeu, Afonso Camões, albicastrense (e benfiquista) a membro do Conselho de Administração. É este orgão específico quem de facto detém o poder, nele se incluindo o advogado lisboeta, Daniel Proença de Carvalho, como Presidente do Conselho de administração, acompanhado de *Rolando Oliveira, Jorge Carreira, José Pedro Soeiro, Guilherme Pinheiro, Paulo Rego, Philipe Yip.

Se atentarmos bem, estes cavalheiros usaram exactamente a mesma estratégia (manha) que os gajos do Governo usaram com algumas instituições estatais, como o IAPMEI, por exemplo. Deixaram as Sedes no Porto, mas implantaram o poder em Lisboa...

O que a mim me decepciona sobremaneira, é não aparecer nenhuma figura pública do Porto, a contestar estes roubos manhosos, esta usurpação de património do Porto pela Sacro Santa capital da corrupção.

De tudo isto, o curioso, é sabermos que o Sr. Pinto da Costa, na qualidade de presidente do FCPorto, e de "assumido" regionalista, nunca se tenha pronunciado sobre o tema (refiro-me ao JN).

Nas páginas côr de rosa, e desportivas, as figuras públicas prioritárias com mais enfoque, passaram a ser uma grande maioria de Lisboa. Tudo isto começou lentamente, com uma certa timidez (para ver no que dava), e como ninguém abriu a boca, agora já o fazem à descarada, como se tratasse de um jornal de Lisboa! Rapam tudo, como ratos esfomeados!

Qualquer dia ainda vamos ouví-los dizer que o JN foi sempre um jornal de Lisboa. Esta gente é tão ordinária, tão repugnante, como capaz de negar o ar que respira. Os fundadores do jornal morreriam outra vez de desgosto se soubessem que isto estava a acontecer, sobretudo agora, num país cujo regime se apregoa como democrático. Só que, já não morrem, porque felizmente para eles, já não estão entre nós...  

A propósito, mesmo preso, Rui Pinto vai tendo a coragem que falta a muitos. Diz-se preso político, e vítima de terrorismo. E tem toda a razão. O Estado português, ou quem o representa, são dejectos nauseabundos, comparados com o rapaz. 

Portugal é um país fértil a produzir escândalos! Os governos trabalham muito essa área de actividade! Tivemos o escândalo do BES, de Sócrates, de Duartes Limas, a promiscuidade criminosa e miserável de Tancos, mais um Governo protector descarado de um clube de corruptos. Temos gente ligada à polícia, e à justiça, a dar-lhes uma mãozinha...  Apesar disso, ainda nos querem convencer que têm moral, ou autoridade cívica para condenar o rapaz? A mim, meus senhores, não me convencem. Os piratas, são «V. Exas»., porque para agirem com tanta incoerência e injustiça, é porque muito temem, muita coisa querem encobrir, e não é com certeza a vida privada do vizinho do lado.

*Devo lembrar os leitores que Rolando Oliveira, é filho de Joaquim Oliveira (da Olivedesportos) e sobrinho do putativo candidato ao lugar de Pinto da Costa, António Oliveira, candidatura essa que não aprovo, de todo.  

25 setembro, 2019

Quero ver se o polvo continuar a ganhar por "outro lado"...

Resultado de imagem para Pinto da Costa
Pinto da Costa recandidata-se
mas não acrescenta nada

Inquestionavelmente, falta massa crítica, ao Porto, e ao FCPorto. Os tripeiros, entre os quais orgulhosamente me incluo, parecem ter perdido aquela alma bairrista que os caracterizava. Era um atributo muito particular, que de certa maneira ultrapassava os preconceitos entre classes na nossa região, não se confinava apenas ao povo. 

O 25 de Abril, assim como o período vitorioso do FCPorto, e a época garbosa de Pinto da Costa, parece não lhes ter empolgado o regionalismo. Pelo contrário, deixou-os toldados pelo sucesso, demasiado passivos, e hoje, que tanto precisamos de dinamismo, de garra, e muita determinação, andamos para aqui meios perdidos a carpir mágoas, como os calimeros de Alvalade...

Continuamos naquela luta desigual, limitando-nos a confirmar factos perversos, sem nunca fazermos sentir aos nossos inimigos o aroma ácido da nossa revolta. Ainda não lhes demos uma pequena amostra daquilo que realmente somos capazes de fazer.  E eles, claro, crápulas que são, continuam a aproveitar.

Esta crítica não me absolve de "culpas", porque se há coisa que me deixa completamente decepcionado é não poder fazer mais do que denunciar as poucas vergonhas que o próprio Estado consente. No que à minha pessoa respeita, que mais posso eu fazer? Todos devemos estar unidos, sim, mas não apenas para apoiar a equipa, ou assistir a jogos, também temos o direito de nos fazermos ouvir junto do presidente, e da SAD, mais que não seja para sabermos o que de novo tem Pinto da Costa para nos dizer de relevante. Só ele parece ignorar a nossa principal angústia, que é não sentirmos que o FClube do Porto esteja a ser defendido à altura dos seus pergaminhos. Ele pensa que só nos contentamos com algumas palavras banais, como dizer que tenciona levar o clube a um novo ciclo rotineiro de victórias. É caso para lhe perguntar se nestes últimos anos deixou de pensar assim, sem nada nos dizer...

É ele que, de certo modo, está a  desanimar os adeptos, mau grado a tolerância paciente que (alguns) ainda lhe reservam. Grande número de portistas sentem-se num labirinto, chamado Pinto da Costa, que os inibe de escolher pacificamente entre a porta de saída e a continuidade. Indirectamente, é ele quem a fecha, mantendo-os ciclicamente indecisos entre a consideração e a revolta.  Neste capítulo, assemelha-se muito a certos políticos... Foi por posturas assim que deixei há muitos anos de votar.

Pinto da Costa pode hipotecar tudo o que de construtivo fez no FCPorto, e vir a ser responsabilizado por todos os prejuízos desportivos e financeiros que venhamos a ter no futuro que se avizinha, caso o clube do regime continue activo a ganhar no desporto, mas com a ajuda da corrupção, e da  justiça...

Já estou cansado de bater no ceguinho. Cabe a palavra ao Sr. Pinto da Costa. Desejo-lhe sorte, porque muito precisa dela.