28 maio, 2020

Factos e farsas

Cristina Azevedo - Bússola
Cristina Azevedo
"O Norte, a região de menor rendimento por habitante do país, foi a que mais contribuiu para o aumento da produtividade do trabalho em Portugal entre 2000 e 2017. Circunstância única na União Europeia (UE), onde as regiões mais desenvolvidas dos diferentes estados-membros (regiões-fronteira), maioritariamente as das suas capitais, foram as grandes impulsionadoras desse crescimento".

(...) "A debilidade do ritmo de crescimento da produtividade do trabalho foi especialmente notória e grave no caso da Área Metropolitana de Lisboa. O NORTE ESTRUTURA dá nota que, em termos comparativos, a evolução na Região Norte foi bastante mais favorável, tendo registado um crescimento acumulado de 20,0%". (......) in NORTE ESTRUTURA (CCDR-N, 25.05.2020)

Um dia depois a TAP informa que vai retomar a sua operação em junho e julho com apenas três voos a partir do Porto. Ao mesmo tempo espera uma injeção de capital de cerca de 1000 milhões de euros a voar do bolso de todos os contribuintes nacionais.

É certo que este anúncio se refere apenas aos meses de junho e julho e que uma linha perdida no comunicado afirma que o plano se alterará logo que as condições o justifiquem.

Mas é um sinal muito preocupante de uma postura reativa, estreita e, sobretudo, eternamente predadora de fundos públicos sem garantia de contrapartidas.

Por isso reagiram de imediato os autarcas do Norte, indisponíveis para aceitarem a cegueira estratégica e a espoliação despudorada.

Rui Moreira foi particularmente assertivo ao dar profundidade histórica a um comportamento que nunca deixou de ser "colonial" e oportunista, arrojado ao sugerir a incorporação da TAP na Carris se for para servir só os interesses de Lisboa, abrangente ao colocar o desequilíbrio num plano nacional (também perdem o Algarve, o Centro e as RA da Madeira e dos Açores) e racional ao impor um distanciamento obrigatório das decisões de figurinos ideológicos.

Veremos (escrevo logo a seguir à reação dos autarcas do Norte) se o Governo reage apostando em factos ou na farsa da inevitabilidade de uma bandeira que só se desfralda por alguns.

Cristina Azevedo
Analista financeira

Nota de RoP:

A postura da TAP com o aeroporto de Pedras Rubras, e o Norte, já vem sendo um hábito, mas os exemplos que o governo tem dado em matéria de rigor e de cumprimento da lei, é uma vergonha. 

Se permitiu que o próprio sistema judicial fosse invadido pela corrupção, tornando-o numa espécie de Estado dentro de outros Estados, não me surpreende nada o que está a acontecer com a TAP. Os administrados privados lá concluiram: se os "outros" fazem o que querem e andam a provocar e discriminar a gente do Norte, por que não tentarmos fazer o mesmo? 

Se a TAP não tem dinheiro, não pode ter vícios. Ora, é precisamente de vícios que a TAP mais se tem alimentado, que é viver do dinheiro dos contribuintes.



26 maio, 2020

Rui Moreira acusa TAP de impor confinamento ao Porto e Norte

Rui Moreira em grande

Rui Moreira continua a revelar-se um senhor, à frente da Câmara do Porto. Hoje, rodeado de autarcas do Norte, mais uma vez, falou sem papas na língua sobre a pouca vergonha do negócio entre o Estado e os parceiros privados da TAP que depois de nos sacarem dinheiro, premiaram o Porto e o Norte de Portugal ( a região mais produtiva do país) com 3 rotas aéreas, e Lisboa com 71!

Não sou muito de embandeirar em arco com o sucesso dos políticos. Prefiro dar tempo para confirmar tanto a sua competência como a sua integridade.

Rui Moreira sendo "independente", não tem a apoiá-lo dentro da Câmara muita gente, e mesmo assim tem feito um trabalho notável. O curioso, é que mesmo tendo poupado à Câmara cerca de 97,7 milhões de euros (sem contrair dívidas à banca), além de avançar com as obras do Bolhão e de restaurar o Pavilhão Rosa Mota, há sempre quem goste de o criticar, como se os autarcas que o precederam tivessem feito mais e melhor.

Rui Rio limitou-se a mandar erguer o aquário Sea Life, e pouco mais. De resto, impossibilitou que o Porto acolhesse o Corte Inglês, deixando-o ir para Gaia, como boicotou a construção do pavilhão do Dragãozinho/Arena num local mais espaçoso, forçando o FCPorto a construí-lo num espaço restrito, entalado entre a linha do Metro e a rua que circunda o estádio do Dragão. Não há comparação possível entre Rui Moreira e Rui Rio. 

Rui Moreira também teve uma grande iniciativa logo que surgiu o Coronavírus ao mandar aproveitar o terreno do Queimódromo para tratar pessoas contaminadas, assim com fazer do pavilhão Rosa Mota um hospital provisório para o mesmo efeito. Enfim muito mais haveria para dizer de positivo. Mas, se há coisa que me incomoda é vê-lo a ser criticado pelo comunista Rui Sá que tanto o atacou por causa do caso Selminho onde a família do autarca tinha adquirido um terreno que até então ninguém reclamava como propriedade da Câmara, e que ainda está por resolver, e não se incomodou nada com o modo oportunista como Rui Rio entrou na Câmara do Porto, talvez por saber que ele era anti-portista e Moreira um portista assumido. Até hoje ainda não li uma única palavra de apoio a Rui Moreira quando ele sabe tão bem como nós o excelente trabalho que tem feito na autarquia portuense. É mais um cartilheiro aziado que olha para a política como um fanático benfiquista. Enfim, um exemplo de comunista...

Hoje, gostei imenso de ouvir Moreira a apertar as orelhas aos accionistas da TAP, privados e governo. Falou-lhes com muita classe, mas também com a contundência que ambos merecem. O Porto precisa de gente que não tenha receio de falar a verdade. Só a mentira pode incomodar-nos, e quem mente é o Estado e a TAP. Continuamos a ser vigarizados e discriminados por gente que fala muito em unir o povo, mas que só sabe dividí-lo.

Mas é possível que se António Costa perceber a asneira estúpida que será aceitar o que foi divulgado pelos accionistas privados, ainda saiba aproveitar a oportunidade para sair um pouco mais limpinho desta outra pouca vergonha, e se conseguir obrigar os sacadores de fundos a mudar de ideias, e assim conquistar louvores que na realidade não merece.       

25 maio, 2020

Hoje, sou contra Pinto da Costa

Pinto da Costa lança site de candidatura às eleições no F. C. ...
Pinto da Costa, o candidato decepção


Desligado há uns tempos a esta parte com o que se passa no FCPorto, e muito em particular com a putativa candidatura de Pinto da Costa, por recear ter mais outro desgosto com as opções dos associados, não posso contudo deixar de dizer o que me vai na alma: entre os poucos concorrentes ao lugar do actual presidente, a victória de Pinto da Costa será mais uma certeza de completo fracasso que o insucesso seguro dos dois outros candidatos. Por quê? Porque destes últimos ainda nada sei do que podem valer. Do Pinto da Costa dos últimos anos tenho a certeza da sua total incompetência e do perigo que constitui para derrubar o FCPorto. Tornou-se um homem irreconhecível, e com uma falta de coragem incontornável.

Então, que vença o que melhor programa apresentar (se tiverem oportunidade para isso). Só pela coragem de decidirem candidatar-se num altura destas, merecem todo o nosso reconhecimento. Pinto da Costa (lamento dizê-lo), não! Decididamente.  

Não se pode viver do passado nem de futuros cinzentos, só o presente conta, e agora mais  que nunca.
Viva o FCPorto! Esse sim, é o meu clube!