27 setembro, 2018

E assim vai a arbitragem

Os nossos comentadores são tão mansinhos
a criticar os árbitros quando têm razões para tal
O medo não ajuda ninguém


Francisco J. Marques disse: "Se o Governo continuar a acolher João Paulo Rebelo, é cúmplice de tudo". Jorge N.Pinto da Costa disse: "Benfica e F.C.Porto à porta fechada? Não acredito no Pai Natal".

O director de Comunicação do FCPorto foi sem dúvida mais directo, disse aquilo que todos sabem e deviam dizer - sem complexos político-partidários -, que a raiz do abominável escândalo instalado no futebol português tem responsabilidade política e hierarquicamente a seguir, responsabilidade  desportiva que actua sob a tutela do Governo. 

Já o disse aqui, e volto a repetir para que não voltem a tentar convencer-me que o Ministério Público (ou Estado de Direito, se preferirem) vai pôr tudo na ordem. Não vai. Porque tem demasiados  problemas por resolver e não é tão fiável como alguns imaginam. O caso das toupeiras confirmam-no. Repetindo-me: enquanto os acusados não forem devidamente punidos, o FCPorto vai continuar a ser prejudicado em todas as modalidades (*ontem tivemos uma "subtil" amostra do andebol). Que os cartilheiros (e amigos) tentem tudo para negar o que a próprio MPúblico afirma na acusação, é patético, e até se percebe. Agora, que nós (portistas) acreditemos numa condenação à altura da sua real extensão e gravidade, vai um passo muito grande, e a concretizar-se, levará muito tempo. 

É importante não minimizar a influência perniciosa dos árbitros, que são parte pertinente dos problemas do FCPorto. Eles também têm de ser punidos. Se não forem, é o Estado que sucumbe. Eles, e quem os dirige. Como tal, para sermos sérios, é incontornável avaliar este "polvo" a partir do comportamento dos vários implicados segundo a ordem hierárquica das partes envolvidas, a começar pelo Governo.

*sem tencionar encontrar desculpas para a derrota em casa com o Sporting, penso que os jogadores acusaram o toque  e perderam a fibra. O Sporting tem uma excelente equipa. O FCPorto também, mas faltou-lhe mais velocidade e a confiança nos árbitros. Por isso, têm motivos para desanimar. Os mais antigos já estão vacinados, mas não é por aí que se resolve o assunto. Além de que o novo treinador ainda não se apercebeu das habilidades dos árbitros portugueses contra o FCPorto...

  

25 setembro, 2018

Conceitos de liberdade não prestam sem respeito


Resultado de imagem para Liberdade

Tudo o que é ilimitado, na minha opinião é um erro. Até o amor, o sentimento mais belo da humanidade. Por quê? É simples. A tendência dos excessos abrevia a durabilidade e tende a vulgarizar o seu valor. Pode-me ter escapado alguma coisa, mas não devo estar enganado.

Dentro deste conceito, muito na moda, incluo a Liberdade, aquela liberdade que para muitos só é autentica se for absoluta. Tento compreendê-los, sem sucesso, mas tentarei explicar porquê, apresentando alguns paradigmas.

Recentemente deu-se  um caso bizarro no Museu de Arte Moderna do Porto que originou alguma polémica. A exposição exibia quadros com fotos eróticas a puxar para o pornográfico, com homens e mulheres e homossexuais a fazerem sexo explícito. Veio-me logo ao espírito artistas como Picasso e outros mais antigos que também pintaram o nu ainda que de forma mais clássica e velada. Sem puritanismos hipócritas não me sinto à vontade para censurar os mais sensíveis. Porque não se trata disso, trata-se de precaver ocorrências incompatíveis com o conceito de liberdade de cada um. Houve quem defendesse a proibição a espectadores menores de 18 anos e outros a entrada livre a todos. Imaginemos agora que uma mãe ou um pai decidem assistir à exposição com filhos menores e se deparam com uma obra destas, teremos todos a certeza que se sentiriam confortáveis? Pessoalmente estou mais inclinado para responder que não. Ninguém morreria por isso mas convirá sempre lembrar que nem todos acham que vale tudo, mesmo que o sexo seja uma coisa natural, mas não necessariamente para ser exibido. Imaginem só que amanhã você sai com um dos seus filhos ou filhas, e depara com um casal heterossexual ou homossexual a fazerem sexo na rua, acham que é muito diferente? Esses casais podem pertencer aos grupos para os quais a liberdade é infinita. Um museu é um lugar de arte aberto ao público, mas um rua ainda é mais.

Agora pensem noutra situação. Uma situação que decerto vos incomoda e não tem nada a ver com sexo. A liberdade da comunicação social é de certeza, para os jornalistas,  a mais importante, mas não é consensual, porque se me perguntarem a mim, considero a Liberdade da arte socialmente mais útil, com, ou sem nus.

Deixem-me que lhes pergunte: terá algum valor deontológico, ou moral, pegar na Liberdade que nos custou 44 anos de ditadura a conquistar, e permitir que gente ordinária, má, acusada de corrupção, e de todo o tipo de delinquências, usem os ecrãs de televisão, incluindo os do Estado, para acusarem, difamarem, prejudicarem e maltratarem pessoas e instituições sérias? Que serventia terá tal liberdade? Que contributo dará aos serviços da Justiça? E que dignidade poderá transmitir a quem a vê? Como gostava de saber...

Só tem uma resposta, ou melhor, tem duas respostas: liberdade absoluta só serve para ser adulterada, e para estimular o crime.

E com isso a democracia. 

A traição aos melhores é traição redobrada

Resultado de imagem para antónio arnaut
António Arnaut, um socialista íntegro
que o PS deixou trair


Não sei o que é que o 1º. Ministro tenciona fazer à cidade do Porto para mostrar que não tem capacidade nenhuma para o cargo que lhe foi outorgado. Sentido de Estado, meus amigos, nicles! Zero! Bola! No que a mim concerne, não preciso que se esforce mais para chegar a essa conclusão. Houve quem se iludisse com a sua suposta habilidade, mas enganou-se. Para mim, chega. 

Agora, o que me preocupa a seguir é saber que ainda há no Porto e no Norte quem tenha "coragem" de voltar a oferecer o voto a António Costa por mera partidarite (prefiro a clubite, é mais sã). Não quero com isto dizer que se fosse socialista assumido ia a correr votar no PC, ou no Bloco de Esquerda, porque todos os que me lêem sabem que perdi a confiança nos partidos políticos, mesmo os ditos de esquerda. E nos partidos de direita nem pensar, já me bastaram os partidos de Salazar e Caetano.

Se bem se  lembram, inicialmente até achei piada à coligação manca da "geringonça", mas como se previa, não passou de uma faca de dois gumes que agora parece querer transformar-se numa geringonça mista (de esquerda e direita) entre Costa e Rio.

Rui Moreira tem toda a razão. Não sei se o Governo, como ele diz aqui, sucumbiu à máquina do Estado, mas também não ando muito longe dele visto que a promiscuidade entre este (Estado) e os lóbis privados dão sempre nisto (não é só no futebol). Olhemos com olhos apartidários para o SNS (Serviço Nacional de Saúde) e tiremos as devidas conclusões, do estado a que chegou hoje. Este artigo de Mariana Mortágua acrescenta-lhe detalhes curiosos da traição feita ao seu principal fundador, o socialista (dos bons) António Arnaut.   

24 setembro, 2018

Que classe, a dos sub-17!!!


David Vinhas
Francisco Conceição
Fábio Silva
Calma! É só a minha opinião! Foi com uma grande confiança no futuro futebolístico do FCPorto caseiro, que tive o enorme prazer de assistir a um festival de excelente futebol praticado pelos jovens sub-17 do FCPorto este fim de semana, no Olival.  
Jovens como Francisco Conceição, com uma qualidade de passe rara que (sem exagero) mais fazia lembrar o Messi. A rematar, tem força superior à sua idade. Sim, é isso mesmo, fez-me lembrar o Messi. É filho do nosso treinador, curiosamente. David Vinhas, defesa-central do mesmo escalão, é outro caso de estudo, tal é a maturidade que já revela. Fábio Silva é outro craque muito prometedor, mas já muito evoluído. Que classe, que qualidade técnica para jovens de tão tenra idade! Seria injusto que não estendesse estes elogios ao plantel completo, porque todos mostraram uma qualidade técnica e movimentos de uma inteligência invulgar para a idade. E, acreditem, não foi o resultado que me toldou o juízo (11-0), até porque a equipa adversária (O Guarda) foi recentemente promovida e, apesar de ter dado muita luta, é muito inferior. 
Sem rebuço, digo-o aqui: tomara eu que os nossos seniores tivessem o mesmo discernimento no modo como se movimentam e jogam. E fico-me por aqui, para não entrar em exageros...
Não sei se vão continuar sempre neste registo e se o FCPorto terá capacidade para os aproveitar, mas isso é outra conversa.
Não percam, vão vê-los jogar porque vale mesmo a pena, e eles merecem.