22 dezembro, 2018

Talvez o Ministério Público recorra, mas o 1º.mal já foi feito


Estamos a dois dias do Natal e não é a melhor altura para falar do entulho que é este país. Talvez seja por isso que sua "Exª." a juíza Ana Peres resolveu deixar para ontem a suspeitíssima decisão de ilibar os responsáveis pelo maior escândalo do futebol mundial.  Deixem-me mais uma vez acrescentar que a essência destas poucas vergonhas provém do espírito desleal dos desclassificados políticos que temos. Eu nunca dissociarei uma coisa da outra. Isto só foi possível com o seu consentimento. Na verdade, foram os políticos os principais inspiradores da corrupção.

E é precisamente essa a razão do meu desapontamento, por não termos "espremido" o Governo como era nosso dever. Já que é o próprio Governo e os políticos que andam sempre a apregoar a democracia, então devia ser a SAD portista a pô-la à prova com o 1º. Ministro, expondo-lhe frontal, e corajosamente tudo o que se tem passado, exigindo-lhe respostas breves, e em caso disso, ameaçando-o mesmo de recorrer a outras instâncias, se continuasse indiferente ao este grave problema, como aliás tem sido o seu comportamento.

Quando a razão nos cabe, quando sabemos que estamos a ser descaradamente prejudicados e mesmo discriminados, quando vemos com os nossos próprios olhos que nos estão a maltratar e aviltar, não temos que temer o poder político porque quem o representa não possui integridade nem classe para merecer respeito. Tão simples quanto isso. Aliás, em democracia, eles representam-nos, não nos podem explorar.

Porque raio não testamos estes gajos para tirarmos a prova dos nove? Porque raio não os obrigamos a assumirem-se como ditadores, que é o que eles são? Espremam-nos e talvez assim deixem de nos faltar ao respeito!

Feliz Natal e

Bom Ano!   

PS-Repito: este problema só será sanado se também forem restaurados os órgãos do desporto. Todos! Se lá permanecerem os que sabemos, tudo será como dantes.

21 dezembro, 2018

Eu bem avisei que não bastava o Universo Porto da Bancada

Estes garotos foram paridos pelos
governantes. Por mais ninguém


Mais uma vez, não foi a estratégia do silêncio da SAD do FCPorto que resultou, apesar dos
meus conselhos, quando disse que o Programa Universo Porto da Bancada não era suficiente para levar o gangue do Benfica a tribunal.

Comecei a suspeitar que isto ia acabar mal para o FCPorto quando decidiram não transmitir o Programa U.P.B. há uma semana atrás e com os adiamentos sucessivos da decisão da Juíza Ana Peres... Mas,o que aqui quero reafirmar é a minha indignação não só com a Justiça portuguesa, como o excesso de confiança da SAD portista com a mesma. 

Assim, vamos continuar a ser vigarizados, humilhados e perseguidos por toda esta escumalha por não sabermos defender os nossos interesses. Podíamos e devíamos fazer muito mais e melhor. Diga-se o que se disser, algum respeito tenho pelo trabalho corajoso de Francisco J. Marques que deu a cara pelas denúncias sem ter o apoio que devia ter por parte do Presidente e da SAD. 

Agora quero ver o que o senhor Pinto da Costa vai dizer sobre esta ilustre desconhecida juíza candidata pelo regime a heroína nacional. Está-lhe reservado um cantinho no Panteão Nacional, seguramente. Se calhar vai dizer que respeita a sua decisão... Ainda ontem foi muito gentil com a Liga e a Federação. Por quê? Só ele saberá. Eu não faço ideia nenhuma.

Agora, resta o choradinho e a manutenção da vigarice. Quem não sabe defender-se não merece defesa. O ano que se aproxima não deve ser muito prometedor para o FCPorto. O grande líder é sem a menor dúvida Sérgio Conceição, e os grandes guerreiros os jogadores. E os adeptos, apesar do apoio, devem sentir-se traídos.  Aguardemos pelos  próximos episódios.

17 dezembro, 2018

O Universo Porto da Bancada também perdeu o pio?

Resultado de imagem para universo porto da bancada
O Natal não justifica abdicar
da defesa contra o crime


Aconteça o que acontecer, em Portugal o crime compensa.

Não sei o que se está a passar mas parece-me que o FCPorto estabeleceu um interregno na transmissão do programa Universo Porto da Bancada. 

Já sabem, não contem comigo para camuflar aquilo que considero nefasto para o FCPorto. Não me canso de alertar para o perigo que é continuarmos a deixar à Justiça a resolução dos problemas que o regime benfiquista tem causado ao nosso clube. Continuo estupefacto com a permissividade com que os dirigentes portistas aceitam a situação actual do desporto português, sabendo que enquanto nada estiver resolvido nos tribunais, o Benfica vai acumulando pontos sempre com a ajuda descarada dos árbitros e da comunicação social. Pergunto-me se Pinto da Costa não age de forma mais categórica por ter na SAD o ex-político Fernando Gomes, ou outra personalidade qualquer, porque isto não me parece normal. Parece que ainda não entendeu que o problema não está exclusivamente concentrado no Benfica. O problema é mais profundo e vasto. 

Mesmo reconhecendo as barreiras que temos pela frente, devido à desproporção dos inimigos, nada justifica tanta remissão. O FCPorto precisa de uma FPF, de uma Liga, e de uma comunicação social limpas, honestas! Se estamos à espera que a condenação (hipotética) do Benfica seja o bastante para acabar com a pouca vergonha no nosso desporto (não é só no futebol, relembro), estamos tramados. E não me digam que estou a pedir muito, porque dizê-lo é a aceitação implícita que já nos habituamos a conviver com o crime. O crime combate-se, não se normaliza nem se convive com ele. Além de que, continuarmos a permitir que os jornalistas façam o trabalho sujo que fazem contra nós, e que o FCPorto se renda ao papel de Cristo do desporto nacional, não é motivo para nos orgulharmos. Já nos derrotaram vezes demais por andarmos a fazer o papel de patos mansos.

Não percebo portanto que, de repente - seja lá porque motivo fôr -, o Porto Canal tenha interrompido o programa Universo Porto da Bancada, deixando completamente disponível aos nossos inimigos o espaço mediático de todo o país de tudo fazerem para tornarem real aquilo que é falso, enquanto nós, não precisando de mentir, abdicamos de nos defender! Além de mais, isto também é a prova acabada de que em matéria de organização, e informação, o Porto Canal é uma desgraça. 

Se antes, o Porto Canal já tinha uma programação pobre*, agora tornou-a ainda mais pobre, o que não lhe aumenta a credibilidade, ou assusta a concorrência.

Regressando ao FCPorto e seus Dirigentes: não comecem já a exigir novas estruturas e nova gente para o desporto e vão ver o preço que vamos pagar. Lembrem-se: o Benfica não fez as trafulhices que fez à revelia da Liga e da Federação! Eles sabiam perfeitamente o que estava a acontecer. Ainda hoje o defendem (o Benfica, claro)! Será preciso acrescentar que até o 1º. Ministro e o PR também não ignoram tudo isto, e não ousam abrir a boca? E que dizer da sacro-santa magistratura de influência que não há meio de se fazer ouvir, em vez da magistratura do beijinho milagreiro?Ah,  ""santademocracia"" !!!!!????? 

Um dos melhores programas que tínhamos, o "Nota Alta" do Rui Massena, terminou. Não me surpreende... E as gravações repetidas aumentaram. Não tinha razão?

16 dezembro, 2018

Ainda os magos da sub17

Resultado de imagem para sub 17 do FC Porto
Francisco Conceição




Este  estranho preconceito que nos leva a acreditar que a maturidade é só uma questão de idade, pode levar-nos ao engano de valorizar-mos o indivíduo, não pela sua real competência, mas pelo que vem no bilhete de identidade. 

E porque será que estou a falar nisto? É simples. Correndo o risco de me repetir, quero dizer que o futebol com mais qualidade e inteligência a que tenho assistido, é precisamente o das classes mais jovens. Hoje, tive outra vez o prazer de ver um jogo no Olival entre os sub17 do FCPorto e o Sporting  de Braga. 

Sabendo antecipadamente da qualidade da equipa portista fiquei um pouco surpreendido no início do jogo com a lentidão dos portistas, e bem impressionado com a qualidade da equipa bracarense, muito rápida e de grande capacidade técnica que estava a criar dificuldades à nossa equipa. O FCPorto lá conseguiu marcar o 1º. golo, apesar de continuar a jogar um futebol lento, permitindo que o Braga chegasse sempre primeiro à bola. Como disse, o Braga impressionou-me bastante pela maturidade e qualidade dos jogadores, tanto que não fiquei surpreendido que tivesse marcado o golo do empate (1-1) logo após o golo do Porto.

A 1ª. parte acabou com o resultado empatado 1-1. Eis senão quando, o FCPorto surge do intervalo completamente desperto e renovado. Resultado de uma "vitamina" especial chamada Tulipa, os jogadores do FCPorto imprimiram o chip da velocidade brindando os espectadores com um futebol de top. Capitaneados por Francisco Conceição (o tal que me faz lembrar Messi) e acompanhado por colegas de quilate semelhante ao seu, os jovens sub17 pareciam uma equipa de top sénior de nível mundial! Descontando uma primeira parte desconcentrada, foi uma delícia aquele futebol. O miúdo Francisco parece um gigante, tal é a técnica e a garra com que joga. Venceram o Sporting de Braga por 4-1, resultado que nunca pensei admitir na 1ª. parte.

Seria bom que os portistas começassem a olhar para estes jovens com mais atenção, porque eles merecem, e o treinador Tulipa também. De resto, foi um sábado positivo para nós. Ganhámos nos Açores um jogo muito complicado, conservando assim o 1º lugar, ganhamos o primeiro jogo no hóquei, para a Intercontinental da Argentina, ganhámos no Andebol e no Basquete!  

Que tudo continue neste ritmo, é o que se pretende. 

PS-O FCPorto conseguiu ir à final da Taça Intercontinental de Hóquei em patins com o super Barcelona, e apesar de jogar bem, não conseguiu (por um triz) vencer o troféu. Curiosamente, desliguei a televisão ao intervalo quando o jogo estava empatado a dois golos. É que, apesar do empate, tive a percepção que os catalães iam ser mais felizes, porque praticaram um futebol mais pragmático, mais rápido e directo, enquanto a equipa do FCPorto optou por algum individualismo, por um hóquei mais artístico o que, quanto a mim, tornou mais difícil ganhar uma vantagem confortável sobre o adversário. Foi pena, mas temos de perceber definitivamente por que é que os catalães costumam ser mais felizes nos momentos decisivos.