25 outubro, 2019

Sempre com civismo, temos de pedir explicações

Resultado de imagem para fcporto
FCPorto
Contra si próprio?


Escuso-me a detalhar o que penso sobre o jogo de ontem, do FCPorto. Já não é necessário, o problema salta aos olhos. A principal raiz está há muito tempo detectada: o presidente Pinto da Costa, e os cavalheiros da SAD. O resto, vem por acréscimo.  

Já não acredito numa reviravolta, porque nem treinador, nem jogadores, parecem estar à altura das ambições de um clube como (foi) o FCPorto. Jogam cada vez pior, com menos empenho e sem ambição. Podia citar aqui o nome dos jogadores que não têm categoria para jogar neste clube, mas quando quem mais ordena, e o próprio treinador, consideram estar bem servidos, é inútil acrescentar qualquer coisa.

Só receio é que Sérgio Conceição tenha perdido o controle do plantel, e que o desinteresse se instale, e o desânimo acabe por influenciar as outras modalidades, o que seria um autêntico desastre. É paradigmática, e sobretudo incompreensível (para não dizer, ridícula), a justificação apresentada pelo treinador do FCPorto para explicar tão medíocre exibição: dizer que os jogadores não sentiram prazer a jogar, é como falar para um infantário.

Para os sócios e adeptos, a hora é de agir. Com serenidade, elevação, mas com toda a determinação, têm de se fazer ouvir. O senhor Pinto da Costa tem de perceber definitivamente que o período de graça já foi ultrapassado há muito. Se não o fizerem, terão contribuído para alongar o tempo de crise em que já estamos mergulhados.

22 outubro, 2019

A idade é um posto, mas o Porto Canal parece não saber

Resultado de imagem para hélder pacheco
Hélder Pacheco, um grande portuense,
esquecido pelo Porto Canal


Clicar sobre a imagem para ampliar
Por mais compreensão que queiramos ter por determinados lapsos de memória (ou de ignorância), é difícil. Mormente quando esses esquecimentos recaem sobre pessoas com um rico histórico de vida e amor à cidade do Porto. 

Podia apontar como vítima de "distração" semelhante, o jornalista Germano Silva, mas esse já foi ao Porto Canal (uma ocasião) ... Quanto a Hélder Pacheco, não me recordo de lá ter ido uma única vez, que seja. Acresce, que mesmo a já distante visita de Germano Silva ao Porto Canal incidiu na vertente desportiva, não  tanto na cultural, área em que Germano é mais versado. Tal como Hélder Pacheco. 

Talvez não fosse má ideia, se o Porto Canal convidasse estes dois ilustres portuenses a participarem num programa,  concedendo-lhes a oportunidade de dizerem o que pensam da nossa cidade, e dos comportamentos que os governantes têm mantido com ela. Debates livres, sem mordomias, acompanhados, de preferência, por portuenses. Por que não?  

A propósito, ainda não vai muito tempo manifestei aqui a minha estranhesa pelo abrupto desaparecimento do Porto Canal da jornalista/apresentadora Suzana Guimarães (na minha opinião, tão ou mais competente que qualquer outra). Curiosamente, foi com todo o agrado que constatei o seu regresso ao Porto Canal. Não acredito que tenha sido por causa do que escrevi, mas se porventura foi, só posso dizer: parabéns Júlio! A Suzana já merecia essa consideração.

Resultado de imagem para germano silva
Germano Silva veio para o Porto com 1 ano
de idade. Nasceu em Penafiel