13 abril, 2019

Respeitado lá fora, temido cá dentro (por quem será?)

Resultado de imagem para Rui Pinto
Rui Pinto (




O jornal britânico The Guardian publica, este sábado, uma extensa reportagem sobre Rui Pinto, pirata informático detido preventivamente em Portugal, país para o qual foi extraditado há três semanas. Este trabalho é em boa parte suportado em declarações deRafael Buschmann - um dos jornalistas do Der Spiegel ligado às revelações do Football Leaks.
A referida publicação refere que existem, neste momento, negociações entre as justiças francesa e portuguesa com o objetivo de conceder imunidade ao 'hacker' do modo a ajudar a polícia financeira de França a prosseguir com as investigações sobre alegados casos de corrupção e fuga fiscal.
Autoridades francesas acreditam que o valor das revelações de Rui Pinto é bem mais importante do que a alegada gravidade do crime contra a Doyen de que é acusado em Portugal.
O Parquet National Financier (PNF), instituição judiciária francesa, investigou a alegada corrupção nos votos dos Mundiais de 2018 e 2022 e é responsável pela aplicação da lei contra crimes financeiros em França. O organismo gaulês defende que o valor das revelações de Rui Pinto é bem mais importante do que a alegada gravidade do crime contra a Doyen de que é acusado em Portugal.
Rafael Buschmann, o já referido jornalista do jornal alemão Der Spiegel, contou ao jornal britânico quais as motivações de Rui Pinto.
"Rui foi inspirado pela ideia de tentar limpar um negócio. Falei com ele muitas vezes sobre essa situação e sobre tudo o que ele está a sacrificar. Para ele tudo isto é um assunto muito sério - o negócio do futebol não é apenas um jogo hoje em dia. Tornou-se uma grande máquina de lavagem de dinheiro para os super-ricos. Esse é o maior esforço de Football Leaks, chamar a atenção para o lado obscuro deste negócio", pode ler-se.

10 abril, 2019

Esse monstro chamada Rui Pinto! Como é«implacável» a Justiça em Portugal !

LEGENDA DA TARJA:
PORTUGAL APENAS QUER SILENCIAR-ME E ESCONDER O QUE TENHO
NO MEU PORTÁTIL, TÊM MEDO!TENHO A CERTEZA QUE NÃO TEREI UM
JULGAMENTO JUSTO EM PORTUGAL.

À medida que o tempo vai passando, vão-se revelando segredos que o desespero de certos cavalheiros, reputados como tal, subitamente atraiçoou. 

Quero acreditar que a surpresa de vermos pessoas com algumas afinidades comuns às nossas, como por exemplo, serem adeptos do nosso clube, tenda a olharmos para elas sem suspeitar da rectidão da sua integridade. É natural, mas não é um sentimento seguro. Pessoalmente, não cedo muito a esse tipo de armadilhas, embora essa tendência tolerante custe a esfriar. Só quem segue o Renovar o Porto há muito tempo poderá confirmar que sou assim.

Esses comentadores, sabem como defendi Pinto da Costa, com "unhas e dentes", quando ele estava debaixo de fogo com o processo Apito Dourado, e ainda hoje não me arrependo disso, porque tinha consciência que se tratava de uma armadilha. Nunca afirmei aqui, nem em lado de nenhum, que Pinto da Costa era um "anjinho", mas também não acreditei na autenticidade das acusações que lhe faziam.

Sabia que tudo aquilo não passava de uma armadilha para através dele destruírem o FCPorto. Porém, também disse que, se se viesse a confirmar que todas as acusações que lhe faziam eram verdadeiras, que tivesse o castigo merecido! Mas, nem por isso deixei de acompanhar com atenção o modo como estava a gerir o FCPorto. Hoje, penso da mesma maneira. Como sabem, não me tenho desviado de dizer o que penso, e nos últimos anos tenho sido muito crítico com ele, nomeadamente com o silêncio mantido face ao escândalo do Benfica que tanto prejuízo causou ao nosso clube. Disse mais: avisei que Francisco J. Marques e a sua equipa de comentadores do Universo Porto de Bancada, malgrado a sua importância e coragem,  não iam impedir que as vigarices das arbitragens continuassem. É o que está a acontecer ainda hoje.  Uma tomada de posição ao próprio Governo, directa, pela SAD, liderada por Pinto da Costa, teria seguramente outro impacto, tenho a certeza.

Entretanto, surgiu outro caso. O polémico hacker Rui Pinto, que tanto susto pregou a gente "graúda" até aqui caladinha, e contida, com o caso da máfia vermelha que fez levantar grandes suspeitas por essa mesma razão. Não vi, porque não quero intoxicar-me com mais atitudes indignas, o programa "A Circulatura do Quadrado" para confirmar o que aqui foi revelado por alguns comentadores sobre as declarações de Lobo Xavier, ex-Administrador do FCPorto. Bastou-me ler o que disse sobre o Rui Pinto, tratando-o sem a menor hesitação de ladrão de bancos, mas sem dar qualquer relevância às descobertas que tem feito de roubos e vigarices de gente graúda e ainda desconhecida, coisa que nunca o vi fazer com a mesma frontalidade com Ricardo Espírito Santo ou, por exemplo, com José Sócrates e o assassino e ladrão Duarte Lima (praticamente, ainda em liberdade)!  Isto, só para não citar outros e muitos casos em que os nossos "ilustres" políticos são protagonistas principais!

Nem queria dizer isto, mas vou dizer. Não ousem vir aqui fazer côro com os sacanas que querem dar a volta à cabeça do povo convencendo-o das tropelias de Rui Pinto para apagar as suas próprias (que nunca se sabe, podem vir a ser desmascaradas)... É que, o jovem Rui Pinto, a quem Lobo Xavier trata por "o Homem" de forma nitidamente ressabiada, poderá ter cometido algumas ilegalidades, mas sendo Portugal um País  mal governado e de grandes corruptos, incapaz de cumprir competentemente as suas obrigações, conseguiu descobrir pelos seus próprios meios o que  a polícia de investigação não conseguiu! A França, pelo menos, soube ser humilde e reconhecer os méritos intelectuais e técnicos do Rui Pinto e através dele saber  quem mais anda a cometer crimes, e bem mais danosos à sociedade!   Tudo isto pode não passar de uma estratégia movida por gente poderosa (e desesperada) que consiste em diabolizar os erros do rapaz, quem sabe, para promover a sua exterminação! O rapaz sabia o que dizia quando afirmou recear que o matassem se o enviassem para Portugal! !Isto, apesar das "garantias" de segurança que prometeram dar-lhe para convencer a opinião pública.

Posto isto, já nada me convence a inocência dos que partilham parte dos meus gostos. Gostar do FCPorto não é gostar de todos os que dizem amá-lo. Até pode ser que haja alguma verdade nisso, mas uma coisa é amar um clube outra é a forma como se ama. Para ser portista nunca precisei de me vender. Por exemplo,era incapaz de fazer o que fez esse "grande" portista chamado Cândido Costa que por dinheiro saiu do Porto Canal para se meter num antro de crápulas chamado TVI ! Como é possível haver gente que se presta a este tipo de prostituição?  Participar num programa de um canal onde tanto mal se diz, e faz ao FCPorto, é uma traição! É zelar pela vidinha como zela qualquer prostituta!

Eu sou portista, sempre serei, mas não sou como alguns portistas. Do tipo Cândido Costa e muitos outros! O mundo é isto, uma latrina onde o homem se  confunde com a merda.

08 abril, 2019

Hoje, vi o programa que ontem não vi e confirmei o que esperava

Fernando Medina assume pelouros da economia e inovação na Câmara de Lisboa
Fundamental para a regionalização avançar
Medina é o coração da causa. Só ele!

Nada de novo, portanto. Vá lá, habituemos-nos a prestar um pouco mais de atenção às afirmações dos agentes políticos se queremos evitar desgostos. Pela minha parte, não precisei de chegar ao século XXI para os ouvir sem esquecer o que prometem e não cumprem. A atenção foi tanta e tão longa que agora já é tarde para acreditar no que prometem, sem antes exigir um certificado passado por Notário.

Como escrevi anteriormente, ontem fiquei tão enojado com a iniciativa do Porto Canal de entrevistar Fernando Medina que desliguei imediatamente a televisão. Hoje, mais calmo, mas ainda indignado, lá resolvi assistir à entrevista. Modus faciendi típico de quem está habituado a representar (o Parlamento é o palco), não fiquei absolutamente nada surpreendido com a conversa do autarca da capital. Meia de letra, semblante a copiar o púdico para amaciar suspeitas, Medina vendeu muita treta, algum sim/mas, outro tanto de nim, enfim, tudo o que se pode esperar de um actor sofrível. Surpresas positivas não houve e negativas tive quanto baste.

A parte mais aleivosa da entrevista surgiu quase no fim, quando Paulo Baldaia o colocou perante o nome de Rui Pinto, esse maldito satanás que mexeu com a vida tranquila de muitos corruptos. Medina não perdeu nem um segundo a qualificar o rapaz como um criminoso. Só faltou chamar-lhe talibã. Falou do jovem sem qualquer parcimónia, dando quase como certa a classificação de bandido, ao contrário do que fez com o caso de corrupção, onde o Benfica está entalado até aos cabelos, mesmo que muito "bem" protegido por uma alcateia numerosa de poderosos videirinhos, aparentemente respeitáveis... Aparentemente, foi o que disse, nada de confusões. Ser-se sério neste país, não é para qualquer um.   

Se quiserem rever e confirmar isto só precisam de gravar o programa. Podem confirmar logo no início da questão o modo solto e convicto como Medina fala de Rui Pinto. Falou tão entusiasmado que até parecia estar no tribunal. Pouco depois, reconsiderou e entrou no modo "bom senso", e lá emendou o frenesim anterior para acrescentar que ele tinha de ser investigado e julgado... Coisa que, cobardemente, não se atreveu a fazer com o mafioso presidente do Benfica. Estou-me a borrifar para os protectores deste mafioso, porque nem em tribunal me obrigam a afirmar o contrário! Tenho a certeza do que afirmo (não há absolutismo nas certezas, há apenas certezas). Não duvido que não faltem por aí alguns imitadores de juízes com vontade de me calar, mas podem ter a certeza que não conseguem.

Estes políticos que temos têm de trabalhar mais e melhor para não serem tão facilmente desmascarados. Talvez precisem de rever em casa várias vezes as declarações que fazem para evitarem escorregar na banana das suas contradições. 

Ó Júlio, que conclusão tiraste da entrevista do teu convidado lisbonário? Gostaste? Vá lá, ganhaste mais 20 pontos de estima no coração dos teus amiguinhos alfacinhas. Como são cultos e civilizados! Lá fora, na Europa e não apenas, Lisboa está a subir de reputação. Salta aos olhos. Limpinho, limpinho, como diria o carroceiro orelhudo.

07 abril, 2019

Chamar o presidente da Câmara de Lisboa para falar de regionalização é colocar fogo num incêndio!


Sou portuense de nascimento e tenho o FCPorto como o meu único clube afectivo. Todos os que me leram devem saber disso. 

Sendo uma coisa e outra, estou apesar disso, cansado e saturado da letargia do povo portuense, e da moleza dos dirigentes portistas. O presidente PC já teve o seu tempo de líder desportivo, mas agora não só acabou, como parece querer acabar com o clube. Lamento muito se isto vier a acontecer, mas não estou para aturar tanta permissividade, tanto silêncio, como se nada estivesse a acontecer.

Sendo o FCPorto propriétário principal do Porto Canal, continuamos a não ver nada de novo ou dinâmico, quer em programas e noticiários quer na competência da Direcção Geral. É uma vergonha que Júlio Magalhães, uma vez mais, venha com falsas promessas de renovação da grelha de programas, prometendo um conjunto de novos programas para logo continuar a produzir mais do mesmo.

Foi para 2ª. feira passada que tinha sido anunciado o início de uma nova grelha, e afinal tudo não passou (mais uma vez) de conversa. Até ver, a única coisa que mudou foi o horário do (único) telejornal que passou das 20H00 para as 21H00. Limitou-se a acrescentar uma rubrica para entrevistar pessoas sobre a regionalização, após o telejornal! Foi tudo. De resto, nada mudou. Hoje, domingo, resolveu convidar Paulo Baldaia para entrevistar o presidente da Câmara de Lisboa,  só por este se dizer regionalista! Será?  E depois?  Ainda acreditam nesta gente que anda há anos a mentir-nos, humilhar-nos, e prejudicar-nos em todos os sentidos?

É uma vergonha que, em vez de nos unirmos, de procurarmos pessoas fiáveis do Porto e do Norte, gente insuspeita e esclarecida para dissertar sobre tema tão importante para o (resto do) país, como a regionalização, se tivessem lembrado do Presidente da Câmara mais centralista do país! Que sadismo é este, que nos leva a dar sempre o ouro ao bandido? E depois, pela surdina, ainda nos queixamos? 

Quando soube quem era o convidado, nem sequer quis ver a entrevista. Foi uma verdadeira provocação! Desliguei a televisão indignado, e revoltado com o próprio Porto Canal, e com estes lambe-botas que continuam a dar voz a vigaristas, a verdadeiros traidores, que apenas pretendem conquistar votos na região mais maltratada do país para as próximas eleições! Isto não é nenhuma invenção, é um facto! Sabem-no! Ou, acham que estou a inventar? Se estou, venham-me dizer na minha cara! Estão a sujar a história da nossa cidade e de toda a região! Dar-mos ouvidos a indivíduos que andam a proteger uma seita gigantesca de mafiosos armados em gente fina é assumir a derrota, nada mais. Querem apostar como mal acabem as eleições nunca mais vamos ouvir falar de regionalização? E estou só a dizer falar, não estou a dizer organizar ou avançar com! Quarenta e três anos foi o tempo que tiveram para pensar na regionalização e não 20, porque essa é a data do maldito referendo que a matou! Queremos esperar mais 40? 100 anos? Que ingenuidade! 

Estou-me nas tintas que o presidente da Câmara de Lisboa seja natural do Porto, queria era ver o senhor Pinto da Costa a falar em directo sobre a pouca vergonha da Máfia de Lisboa (sim porque não está apenas no Benfica, mas em todas as instituições). Pelo menos para proteger o FCPorto das garras destes abutres. Dediquem-se a ouvir pessoas idóneas, competentes e confiáveis, e não apenas com estatuto, porque essa nada significa, só serve para encobrir canalhada! Abram os olhos, porra! Sejam dignos e espertos! 

Serei sempre portuense e portista, mas enquanto se contentarem a pedinchar e fazer queixinhas através dos bons samaritanos do Porto Canal, que queimam o seu tempo a fazer o papel que só caberia à SAD e ao presidente portista, sinto-me humilhado por tanta submissão! Não me revejo neste portismo feito de passado e de servidão.   

Ouvir agora estes gajos, passados 43anos a falar sobre a regionalização, dizendo que é um processo moroso, devia dar direito a prisão, por traição à Constituição! Ouví-los, é dar-lhes mais oportunidades para nos traírem!

Não tenho a certeza se continuarei a incomodar-me mais com tudo isto. Não suporto estar sob a tutela de mafiosos. O lugar desta escumalha de "diplomatas" é atrás das grades,  não é em lugares do Estado! São situações desta natureza, contrárias à civilização, falsas e ofensivas para a maior parte do país, que estão na origem de todas as rebeliões e todas as violências do mundo! Nunca mais teremos paz em Portugal. A não ser que continuemos alegremente conformados a viver numa pocilga.

PS-O Porto Canal é um canal de múltiplas repetições, e só isso explica o vazio de imaginação e competência que por ali anda. E o FCPorto parece pouco incomodado com isso. E não devia, porque quando se anuncia uma coisa e se faz outra, é porque falta seriedade e vontade de trabalhar. Nem os horários da programação são capazes de supervisionar com rigor! 


Para diplomata da tanga engolir

Joana Marques

Mas se nem ex-diplomatas resistem a falar de bola, porque não hei de eu meter a minha colherada? Apesar de saber menos de etiqueta que um embaixador vou tentar usar a colher certa. Acho que o facto de Seixas da Costa ser um diplomata aposentado lhe dá direito de ajavardar à vontade. Foi para isso que se reformou, ora. Farto de diplomacia está ele! Agora é tempo de descansar, palitar os dentes, coçar partes íntimas em público e insultar gente na net. Enquanto a maioria das pessoas sonha ser rico, Seixas da Costa sonhava, aparentemente, ser um taberneiro.
Na berlinda esteve, esta semana, Rafa Silva. O jogador do Benfica "perdeu a cabeça", expressão muito usada no futebol e nos saldos. Mas acho que nunca houve zaragatas tão grandes nos descontos da Zara como nos descontos de tempo de um jogo. Rafa parece ter tido um assomo de mau perder. Acontece aos melhores, digo eu. "É um comportamento inaceitável", diz a opinião pública, que vê no mau perder o oitavo pecado mortal. Já eu vejo-o com bons olhos, parece-me uma imperfeição querida. De entre todos os defeitos humanos, o menos mau. Uma fraqueza infantil, herdada do recreio da escola. Perde-se e ganha-se a jogar. Podem até ser competições sérias, como aquela corrida presidencial em que Mário Soares evitou cumprimentar Cavaco Silva. Compreendo, custa sempre perder para um adversário teoricamente mais fraco. Mas se o mau perder fosse a maior falha que temos a apontar aos nossos governantes... esqueçam a cauda da Europa, estaríamos destacados na frente, conhecidos em todo o Mundo como uma nação superdesenvolvida, embora com um feitio tramado. Seríamos alemães, no fundo.
Perante um ataque de mau perder, apressamo-nos a fazer juízos de valor sobre os protagonistas. Não será uma extrapolação abusiva? Serão Sérgio Conceição, que deixou João Félix de mão estendida, ou Rafa, que perseguiu Bruno Gaspar tão rápido que parecia estar a correr para o autocarro (provavelmente ansioso por lhe espetar com o novo passe nas ventas), piores pessoas do que malta que foge aos impostos, ultrapassa pela direita ou atira lixo para o chão?
Não gostar de perder "nem a feijões" costuma ser atributo dos craques. Cristiano Ronaldo é o maior representante dessa mentalidade, e já mostrou o seu mau perder quase tantas vezes como o six pack mas parece ser o único que não é condenado por isso. Também não é noutros casos, mas isso daria outra crónica, talvez mais apreciada no "Der Spiegel"...
Ter mau perder é como ter mau morrer: trata-se de uma coisa que queremos evitar a todo o custo. Estrebuchamos nos momentos finais, mesmo sabendo que já não há nada a fazer. Admiro os bons executantes de uma birra, identifico-me com eles. Como escreveu, em tempos, esse grande pensador contemporâneo que é Bruno de Carvalho, "acredito muito na equipa que escolhi para serem eu dentro das quatro linhas!". Mas quando um atleta faz uma jogada magistral não me sinto representada, não consigo pôr-me nos seus sapatos (até porque devem calçar todos para cima de 47). Nesses momentos não temos nada em comum, a não ser o clube. Eles são talentosos, atléticos, milionários, e eu... enfim, vou poupar-vos (e a mim) à minha descrição. Agora, quando um deles amua, quando responde mal, quando perde as estribeiras, torna-se humano, igual a mim. Ficamos unidos por um laço invisível (afinal o Chagas Freitas voltou). Vibro com uma boa escaramuça pós-jogo, admito. Talvez por padecer da mesma doença. Sou portadora de mau perder desde 1986. Já tive crises a jogar Pictionary, padel ou à apanhada com o meu filho. Até quando perco o euromilhões fico zangada.
Os sintomas mais comuns do mau perder são tensão muscular, confusão mental e o principal: forte arrependimento no minuto seguinte, quando o doente cai em si. É como se fosse um bêbedo a lembrar as figuras tristes da noite anterior. Não há pior castigo do que esse. O mau perdedor não precisa de lições de moral, já tem a sua ressaca. Deixemos os Rafas e os Sérgios, concentremo-nos talvez nos Salgados, apesar de serem verdadeiros gentlemen que nunca se exaltaram num jogo de golfe.
NOTA 20: Para a novela do PS que tem mantido os portugueses presos ao ecrã. Descobrem-se graus de parentesco a velocidade alucinante. Se em clássicos como "Olhos de água" duas gémeas eram separadas à nascença, neste caso dois primos são juntos por nomeação, surpreendendo toda a família socialista. É natural que não soubessem. Se fossem os dois interpretados pela Sofia Alves era mais fácil topar.
(Do JN)