27 abril, 2019

COMPENSAÇÃO PARA O DESAIRE DE ONTEM NO FUTEBOL

HÓQUEI EM PATINS
FCPORTO VENCE O  O. DE BARCELOS POR 7-3
PARA O CAMPEONATO
EXCELENTE!



A N D E B O L
FCPORTO VENCE SAINT RAPHAEL POR 34-30 E APURA-SE PARA
A FINAL FOUR DA EHF
GRANDE EQUIPA ESTA!
E GRANDE TREINADOR!

26 abril, 2019

Valores morais e materiais. Quem vale o quê?

Para quem gere o Renovar o Porto há cerca de 12 anos (completam-se no próximo mês de Maio), como acontece comigo, é um tanto desagradável publicar comentários de anónimos que nem sequer se dão ao cuidado de ler um pouco o que está para trás para no mínimo ficarem com uma ideia da mentalidade de quem estão a ler. Depois sim, têm todo o direito de discordar, ou concordar. Caso discordem, só lhes peço é que  me façam o favor de explicar muito bem porquê, sempre sustentando a argumentação na realidade. Para mim, só há uma realidade, a da verdade factual. Não sou muito de modas, essa coisa das realidades alternativas, virtuais,, ou paralelas não existem no meu vocabulário, e decepciona-me quem dá lastro a essas futilidades.

Hoje, tudo é posto em causa, principalmente o que é vertical e honrado. As sociedades contemporâneas deixaram-se seduzir pela soberba do dinheiro e das aparências, e o resultado é a barafunda que sabemos, uma radical inversão dos valores cívicos. Outrora, o crime era condenável, era para muitos a assunção dramática da perda de vergonha, e merecia castigo a quem o cometia. Agora, são os próprios do poder os primeiros candidatos a esse "estatuto", precisamente por já não terem a menor ideia do que significa o sentimento de vergonha. Por má formação, ou conveniência, dá-lhes mais jeito confundir vergonha com falta de descontracção, mas eles percebem que não é bem a mesma coisa.  

O que acabo de dizer pode não ter qualquer relação com os dois programas do Porto Canal, o Universo Porto de Bancada de 3ª. e 5ª. feira. São programas que acompanho, porque expressam a única voz de defesa do FCPorto. Repito: Francisco J. Marques, Pedro Bragança e Diogo Faria, estão a fazer o que competia ao presidente do FCPorto e à SAD.

Obviamente que foram autorizados para tal, não podia ser de outra maneira. E podia ter resultado em cheio se pouco tempo depois da exposição das primeiras denúncias (dos e-mails, e-toupeiras, etc.), toda a estrutura directiva do clube exigisse explicações categóricas aos órgãos superiores da Federação e da Liga alicerçadas nas contínuas vigarices de certas arbitragens que continuavam a premiar o Benfica. Escrevi isto várias vezes, à laia de aviso, justamente por calcular que tudo continuaria inalterável se não levássemos o caso às autoridades máximas rapidamente, antes que o infractor Benfica continuasse a acumular pontos (ilegais). Se a primeira exposição aos órgãos federativos e da Liga falhasse, por incúria ou desrespeito, o FCPorto devia imediatamente apresentar queixa ao Governo pedindo uma reunião rápida especialmente para o efeito. Podiam perfeitamente declarar perda de confiança nesses organismo,e na idoneidade do próprio Secretário de Estado do Desporto, porque dispunham argumentos mais que suficientes para o fazer. Numa democracia - pelo que o Sr. Pinto da Costa disse há dias, ele acredita nesta democracia - não há que ter medo de dizer a verdade quando temos essa noção firme. Como tal, quem podia e devia sentir-se embaraçado com a situação só podia ser o 1º. Ministro. Não foi isso que pensou o presidente Pinto da Costa, nem isso, nem nada...

Ora, como já todos os portistas (os mais realistas) se aperceberam, os dirigentes do FCPorto deixaram esticar a corda para lá do prazo de validade e agora será mesmo muito difícil evitar que ela rebente, ou seja, evitar a perda deste campeonato.

Uma vez que nada mais fizeram pelo FCPorto, a minha solidariedade vai toda para F.J. Marques, para o Diogo Faria e para o Pedro Bragança. Pagos ou não, deram a cara e estão a sofrer as consequências por isso. A perseguição que lhes está a ser movida pelos miseráveis órgãos de comunicação social de Lisboa (essa capital traiçoeira), não é coisa simples nem agradável. Do conjunto de comentadores de Universo Porto da Bancada só não levo a sério o ex-locutor da RTP José Cruz, pela simples razão de ser um verdadeiro hipócrita. Prestem-lhe bem atenção. Hão-de reparar que antes de"cascar" nos destinatários desfaz-se  em salamaleques. É o senhor doutor para ali, o sr. dr. para acolá. Enfim, quer fazer crítica,  mas ao mesmo tempo "engraxa"os escroques daTVI considerando-os até grandes profissionais. Não suporto mais ouví-lo e não consigo compreender como é que um gajo daqueles serve para defender o FCPorto.

Lembro-me de ter elogiado a Maria,do Porto Canal pela sua frontalidade, mas hoje deixou-se encantar pela pasta e logo pulou para o inimigo. Com o "grande" portista Cândido Costa", passou-se a mesma coisa, pirou-se para a amiga TVI. Já me cheirava a falsete os seus comentários excessivos e ridículos. Vai, mas não voltes por favor. Não és o que queres aparentar.

Que gente é esta,que entre o ser ou não ser qualquer coisa, há sempre um grande obstáculo chamado  "pilim". Não haverá um nome  apropriado para este tipo de gente?

E por  favor, dispenso comentários paternalistas. Nem todos se prostituem. Eu ainda acredito que haja quem resista a ser comprado. O contexto da oportunidade não podia ser pior e menos conveniente a uma alma limpa. Ai Porto, Porto, quem te viu e agora não vê.

PS-Independentemente do que vier a acontecer até ao fim do campeonato, desejo sinceramente que tudo corra pelo melhor ao nosso clube, porque bem precisa. Estes jogadores, a nível interno, não jogaram só contra os clubes adversários, mas também contra todo um regime e uma comunicação social pôdre e indigna.  

Costuma dizer-se que a sorte protege os audazes, e nesse capítulo audácia é coisa que não tem faltado à equipa e ao treinador. Mais audácia que talento. Não posso dizer o mesmo dos dirigentes.



24 abril, 2019

Anónimo do bota abaixismo bronco...



... talvez sofras também de outra espécie de cegueira. Mesmo aqui ao lado, à tua direita (o lado oposto do braço próximo do coração) e sob a minha foto, está plasmada uma Nota Prévia indicada para comentadores como tu. Lê-a com atenção, se não quiseres perder o teu tempo, nem o meu. 

Muito agradecido

vá lá, aceita esta ajuda:   »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

23 abril, 2019

A SAD do FCPorto e a anunciada recandidatura de Pinto da Costa...


Há por aí muitos adeptos portistas cansados de ver o FCPorto a ser humilhado pela comunicação social centralista que já não fazem cerimónia em censurar os principais dirigentes do clube. Outros, julgando-se mais portistas que aqueles que chamam os bois pelo nome, isto é, que não se encolhem atrás da crítica abstracta, quiçá com medo que o senhor presidente lhes dê um puxão de orelhas, não têm coragem para colocar o dedo na ferida. É exactamente o mesmo comportamento que têm com a política. Se o seu partido governa mal, permanecem caladinhos, como nada de grave se passasse. Com o clube, é a mesma coisa, só com uma pequena diferença: poupam os líderes, optando alternadamente, ou pelo treinador, ou pelos jogadores. Sempre pelo elo mais fraco, como é óbvio. Tocar no nome do presidente é que não tocam.

Pois meus amigos, a gratidão, como a amizade, só faz sentido se fôr recíproca. Se um amigo me enganar e se o engano fôr grave, nunca mais pode contar comigo. Com a gratidão passa-se o mesmo. Tem de haver reciprocidade entre adeptos e o presidente. Pela parte que me calha, enquanto adepto (ex-sócio), aplaudi Pinto da Costa e estive ao lado dele quando era atacado por todos, até por alguns "portistas". Portanto, não estive com ele apenas quando o FCPorto ganhava. Mesmo quando começou a cometer asneiras (e não foram poucas), fui aguentando uns tempos, até que o meu prazo de tolerância chegasse ao fim. Tudo tem limites. Agora, terminou outro. Tem a ver com a incapacidade do senhor presidente defender o FCPorto de tudo o que de pior lhe têm feito. Os inimigos são muitos, eu sei, mas nenhum líder que se preze, jovem ou idoso, pode permitir que o país inteiro assista à vergonha suprema de ver o FCPorto a ser dominado por um clube de gangsters sem ter a dignidade de reclamar directamente ao Governo respeito e justiça! O Governo nunca respeitou o FCPorto! Foi o FCPorto que respeitou demais o Governo! Isso, só seria tolerável num regime anti-democrático! Mesmo sendo-o na prática, o senhor Pinto da Costa sempre teve uma "carta" preciosa de que nunca ousou tirar partido quando era imperioso usar: obrigar o 1º.ministro a provar que é um democrata. O que, por outras palavras, só seria consumado se ele (o 1º.ministro) aceitasse o encontro e não se esquivasse mais de encarar os problemas que estão a causar ao nosso clube. Lançou para Francisco J. Marques o odioso do problema, sabendo que o grau de gravidade e a dimensão do mesmo recomendariam a presença do presidente e da SAD. Não senhor, manteve-se sempre calado a este respeito, muito menos à vontade do que o presidente do Benfica que é efectivamente, um marginal de longo currículo! O que é estranho, diga-se.

O JN de hoje noticiou que a recandidatura de Pinto da Costa ia ser brevemente anunciada e o FCPorto nem sequer negou (até a esta hora). Se vai fazê-lo é sinal de que tudo está bem. Na minha opinião, não está. Bem pelo contrário. Tudo aponta que o clube da máfia volte a tirar partido das vigarices que usou para chegar onde chegou (eles sabem que foram ajudados por fora...). O jogo com o Marítimo e a própria postura desta equipa foram prova cabal. O próprio treinador (Petit) descaiu-se como um puto. Tudo lhes é permitido. Tudo, mesmo!

Consequentemente, votar em Pinto da Costa outra vez, será um calvário de risco. Se os portistas acham que ele "continua" em plena forma, que faz tudo o que lhe é exigido, muito "bem", mas pelo menos que tenham a dignidade de assumir também as suas responsabilidades individuais (e colectivas). Que enfie a carapuça quem se sentir na corda bamba, pelo que me compete, sinto-me tranquilo de consciência, embora triste e céptico com o futuro do meu clube. Principalmente com a modalidade mais relevante. O futebol.   
    

"CONTRIBUINTES JÁ SE HABITUARAM A FINANCIAR OS PRIVILÉGIOS DE LISBOA"


O diploma publicado em Diário da República prevê que a oferta de alojamento estudantil duplique em 10 anos em várias cidades do país.


A oferta de alojamento estudantil vai aumentar nos próximos anos. Pelo menos é este o objetivo do diploma publicado ontem em Diário da República que aponta a transformação de palácios, pousadas da juventude, um mosteiro e até as instalações do Ministério da Educação em residências estudantis.

Para Vital Moreira “Lisboa é mais uma vez a grande ganhadora de um programa nacional de investimento”, pois “60% das novas camas no programa de alojamento de estudantes do Ensino Superior” vão ficar na capital.

Mas esta situação não constitui propriamente uma novidade, defende o constitucionalista no seu blogue Causa Nossa.

Não é “nada que surpreenda excessivamente quem se habitou a ver, por via de regra, os contribuintes de todo o país a financiarem os privilégios da capital, neste caso favorecendo as universidades de Lisboa”.

Vital Moreira critica também o facto de o “centralismo do nosso país” ser caracterizado pela “concentração de universidades públicas em Lisboa, nada menos do que três, mas já tendo sido quatro antes da fusão das antigas universidades Clássica e Técnica”.

E, por fim, o comentador refere que, “enquanto a Universidade do Porto tem universidades públicas concorrentes nas capitais de distrito mais próximas (Braga e Aveiro), Lisboa conseguiu acumular universidades públicas, ao mesmo tempo que beneficiava da falta de universidades concorrentes em Setúbal e Santarém”.

(fonte: Blg.Regionalização)

22 abril, 2019

Para os centralistas desta cloaca imunda


Chame-se ele António Costa,  Passos Coelho, Sócrates, Marcelo R. de Sousa, e todos os outros que os ajudaram a subir na vida à custa da ignorância popular, podem ter a certeza que só não ficarão na história sem a folha de serviços manchada, se quem a escrever pertencer ao grupo imenso de traidores existentes neste sempre eterno projecto de país.

Pessoalmente, nunca me esquecerei do contributo por eles dado para a traição do 25 de Abril. Com a falta de dignidade desta gentalha, morreu a democracia. Uma punhalada mortal!

Cá o rapaz, confessa: preserva uma profunda vergonha por ter como representantes máximos homens tão vulgares, tão pouco amigos da nação real. Nem quero citar mais os seus nomes, porque receio vomitar.

Quem é contra a Regionalização, é contra os portugueses! O 1º ministro, e o PR pertencem a esse grupo. Mas os portugueses parece que ainda não perceberam. Que tristeza.