07 junho, 2019

Estes artigos elevam para um patamar de "alta" distinção, a Justiça deste país!


Revista norte-americana conta toda a história do Football Leaks e do denunciante Rui Pinto, com muitos detalhes sobre episódios do futebol português e de outras paragens.
A revista The New Yorker, dos Estados Unidos, publicou hoje online (sairá na edição impressa no dia 3 de junho) uma extensa reportagem sobre o Football Leaks e a detenção, em Portugal, do denunciante Rui Pinto, assumido colaborador da plataforma que trouxe à luz do dia uma soberba quantidade de informação que resultou em sentenças, inquéritos e algumas acusações ainda em curso, em diversos países, sobre vários casos de ilegalidades no futebol ou relacionadas com os seus protagonistas.
Assim aparece sugerido, desde logo, no título e pós-título da reportagem, assinada pelo jornalista, correspondente em Londres, Sam Knight: "Como o Football Leaks está a expor a corrupção no futebol europeu - Enquanto Rui Pinto espera na cadeia, as suas revelações estão a arrasar os mais famosos clubes e jogadores".

O F. C. Porto foi parcialmente condenado no caso dos e-mails, tendo de pagar uma indemnização de cerca de dois milhões de euros.
O JN sabe que o tribunal julgou parcialmente procedente o pedido do Benfica, que exigia uma indemnização de cerca de 17 milhões de euros.
Segundo a decisão a que o JN teve acesso, o F. C. Porto, a F. C. Porto SAD e Francisco J. Marques foram condenados a pagar cerca de dois milhões de euros, valor que compreende 523 mil euros de danos patrimoniais emergentes e 1,4 milhões de danos não emergentes. Ainda haverá uma condenação em liquidação de sentença por causa dos segredos de negócio. O F. C. Porto já anunciou que vai recorrer da decisão.
Os administradores da SAD - Pinto da Costa, Fernando Gomes e Adelino Caldeira - e a empresa Avenida dos Aliados foram absolvidos.
Às 11 horas desta sexta-feira, o Juiz Presidente da Comarca do Porto, José António Cunha Rodrigues, fará uma conferência de imprensa sobre a decisão.
Recorde-se que a SAD do Benfica corresponsabilizava por concorrência desleal e danos de imagem, no âmbito da divulgação dos e-mails, a homóloga do F. C. Porto, o presidente da sociedade e do clube, Pinto da Costa, os administradores Fernando Gomes e Adelino Caldeira e o diretor de comunicação, Francisco J. Marques, além da Avenida dos Aliados, empresa detentora da estação televisiva Porto Canal.
O Benfica alegava que a divulgação dos e-mails do clube encarnado afetou a credibilidade do clube, prejudicando os seus interesses comerciais e chegando a provocar a queda de cotação das ações da SAD na bolsa.
O F. C. Porto alega que se limitou a divulgar informação de interesse público e que as mensagens de correio eletrónico em causa revelam práticas deturpadoras da verdade desportiva.
Nota de RoPNÃO DIGAM QUE EU NÃO AVISEI!!! ELES SÃO MESMO GANGSTERS, E A REDE É MULTIFACETADA! AGORA, SRS. DA SAD, MOSTREM O QUE VALEM, SE É QUE AINDA VÃO A TEMPO.

06 junho, 2019

Que mais irá acontecer neste país de corruptos?

Resultado de imagem para O FCPorto
Este clube é mais que
um presidente!


Ainda nada foi definitivamente decidido, e já começam a ler-se sinais de um certo conformismo dos portistas com a hipótese de o Benfiquistão sair em "grande" da monstruosa vigarice em que se meteu. 

Também eu suspeito que será isso que vai acontecer, porque a dimensão dos implicados no esquema de corrupção é enorme, e envolve demasiada gente com responsabilidades infinitamente superiores à sua integridade pessoal.

Mesmo assim, e embora possa parecer excesso de confiança da minha parte, custa-me a crer que a Justiça portuguesa e o próprio Presidente da República, fechem os olhos ao maior escândalo, não só do futebol mundial, como do regime político português. Não abrirei a boca de espanto, mas custa-me a crer que o tombo da indignidade seja tão reles e tão "tsunâmico".

Enfim, só não quero acreditar é que haja portistas - principalmente sócios -, que continuem a acompanhar o clube, e a pagar quotas, se este infame escândalo chegar a ser totalmente branqueado como já se suspeita! Isso seria pior que cuspir no FCPorto. Isso seria caso para fazer uma revolução, seguida de um saneamento meticuloso.

PS-O título do post aplica-se naturalmente a quem enfiar a carapuça, e mesmo assim se achar no direito de ser respeitado. O respeito não tem preço, e tem de ser socialmente recíproco.
   

04 junho, 2019

Porque é que este Porto Canal perde tempo com Lisboa?




Agustina Bessa Luís, faleceu ontem, aos 96 anos. O Jornal de Notícias de hoje, reconheça-se, teve a dignidade de lhe dedicar cerca de uma dúzia de páginas, e algumas mais com a opinião de várias figuras públicas, incluindo a de outros escritores como Mário Cláudio, e a da ex-mulher de Saramago, Pilar del Rio.

É um facto, que o Porto Canal, não teve a oportunidade de e entrevistar, porque a escritora adoeceu antes mesmo da empresa ser propriedade do FCPorto. O que duvido, é se o teria feito, caso esta grande escritora do burgo ainda estivesse viva, e com saúde, confirmadas que estão as preferências do director geral do Porto Canal pelas figurinhas fúteis da capital. Sem querer estabelecer comparações, figuras da cultura local, homens como Hélder Pacheco, Germano Silva, e outros  genuínos portuenses, de vetusta idade, raramente foram vistos no Porto Canal (só uma ocasião, creio), quando tanto ainda têm para dizer...   

É um desperdício, permitirmos que pessoas assim sejam tratadas com tanto distanciamento e sem a relevância merecida, ao contrário do que tem sido feito a personagens fúteis da capital que nem sequer morrem de amores pelos portuenses. A avaliar pela facilidade com que a palavra "honra" é dedicada a qualquer convidado do programa de Júlio Magalhães, hoje a honra anda pelas ruas da amargura.

Tiago Girão, é um jornalista ainda jovem, mas parecía-me ter muito mais nível e competência que o Director Geral, e podia perfeitamente ser um bom substituto do "chefe". Pergunto: será que o Sr. Pinto da Costa vê o Porto Canal e sabe o que ele vale?