07 junho, 2019

Estes artigos elevam para um patamar de "alta" distinção, a Justiça deste país!


Revista norte-americana conta toda a história do Football Leaks e do denunciante Rui Pinto, com muitos detalhes sobre episódios do futebol português e de outras paragens.
A revista The New Yorker, dos Estados Unidos, publicou hoje online (sairá na edição impressa no dia 3 de junho) uma extensa reportagem sobre o Football Leaks e a detenção, em Portugal, do denunciante Rui Pinto, assumido colaborador da plataforma que trouxe à luz do dia uma soberba quantidade de informação que resultou em sentenças, inquéritos e algumas acusações ainda em curso, em diversos países, sobre vários casos de ilegalidades no futebol ou relacionadas com os seus protagonistas.
Assim aparece sugerido, desde logo, no título e pós-título da reportagem, assinada pelo jornalista, correspondente em Londres, Sam Knight: "Como o Football Leaks está a expor a corrupção no futebol europeu - Enquanto Rui Pinto espera na cadeia, as suas revelações estão a arrasar os mais famosos clubes e jogadores".

O F. C. Porto foi parcialmente condenado no caso dos e-mails, tendo de pagar uma indemnização de cerca de dois milhões de euros.
O JN sabe que o tribunal julgou parcialmente procedente o pedido do Benfica, que exigia uma indemnização de cerca de 17 milhões de euros.
Segundo a decisão a que o JN teve acesso, o F. C. Porto, a F. C. Porto SAD e Francisco J. Marques foram condenados a pagar cerca de dois milhões de euros, valor que compreende 523 mil euros de danos patrimoniais emergentes e 1,4 milhões de danos não emergentes. Ainda haverá uma condenação em liquidação de sentença por causa dos segredos de negócio. O F. C. Porto já anunciou que vai recorrer da decisão.
Os administradores da SAD - Pinto da Costa, Fernando Gomes e Adelino Caldeira - e a empresa Avenida dos Aliados foram absolvidos.
Às 11 horas desta sexta-feira, o Juiz Presidente da Comarca do Porto, José António Cunha Rodrigues, fará uma conferência de imprensa sobre a decisão.
Recorde-se que a SAD do Benfica corresponsabilizava por concorrência desleal e danos de imagem, no âmbito da divulgação dos e-mails, a homóloga do F. C. Porto, o presidente da sociedade e do clube, Pinto da Costa, os administradores Fernando Gomes e Adelino Caldeira e o diretor de comunicação, Francisco J. Marques, além da Avenida dos Aliados, empresa detentora da estação televisiva Porto Canal.
O Benfica alegava que a divulgação dos e-mails do clube encarnado afetou a credibilidade do clube, prejudicando os seus interesses comerciais e chegando a provocar a queda de cotação das ações da SAD na bolsa.
O F. C. Porto alega que se limitou a divulgar informação de interesse público e que as mensagens de correio eletrónico em causa revelam práticas deturpadoras da verdade desportiva.
Nota de RoPNÃO DIGAM QUE EU NÃO AVISEI!!! ELES SÃO MESMO GANGSTERS, E A REDE É MULTIFACETADA! AGORA, SRS. DA SAD, MOSTREM O QUE VALEM, SE É QUE AINDA VÃO A TEMPO.

18 comentários:

  1. EU até nem acho caro 2 m para se descobrir a podridão que abunda no maior e mais grande clube do mundo e que se alastra a um país subserviente e obediente ao pele vermelha. Uma tribo de índios.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente, boa tarde.
    Esta decisão foi má mas, ao mesmo tempo, boa.
    Quem do FCPorto virá a terreiro dar uma luta sem quartel a esta organização mafiosa? (que não inclui apenas os vigaristas vermelhos, inclui também, entre outros comprometidos com esta decisão, a Liga e a FPF).
    Esta decisão, tanto quanto sei, assentou na divulgação indevida de segredo de negócio que, tendo sido admitido pelo tribunal (esta é a parte boa), implica a descida imediata de divisão do clube de carnide e respectiva retirada dos campeonatos da treta no 'julgamento desportivo'. Agora compete aos orgãos directivos do futebol PTG actuar, pois já há uma base de decisão legal e objectiva para o julgamento nas instâncias desportivas.
    Tal punição só poderá acontecer, em maior ou menor escala, se o nosso FCPorto reagir fortemente em conformidade e não se ficar apenas por 'palpitezinhos' mansos deixando FJM arder em lume brando. Se tal se vier a verificar, algo vai (muito) mal no reino do (nosso) Dragão.
    Através das RS tenho pedido para, autorizadamente, o PC legendar, traduzir e divulgar (com repetições até à exaustão, estas sim) o documentário e respectivo artigo "The Final Whistle" para que todos percebamos a denúncia que ali é feita. Será que a nossa comunicação se aburguesou de tal forma que acha que todos sabemos falar inglês?
    Que acha disto caro Rui?
    1 abç e viva o FCPorto.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Há que ter calma... A divulgação dos emails até pode ser crime, mas o seu conteúdo também terá que ser objecto de investigação e condenação. Ficou claro que os e-mails não são inventados. Ficou também claro que uma sad pode ser condenada por causa de um funcionário seu... Por isso vamos ver quem se vai rir no fim...Ainda estamos no pré match...os verdadeiros casos ainda estão por julgar...

    ResponderEliminar
  4. Luís Oliveira,

    Acho que é uma excelente ideia! Mas, é como diz, o FCPorto precisa de deixar-se de manias pequeno burguesas que só nos fazem perder tempo e atrasar a resolução deste grande problema.
    Devíamos ter abanado desde o início com o próprio Governo e dizer-lhes claramente que não confiávamos na Liga e na Federação. Demos muitas baldas, demasiado tempo para eles poderem
    reorganizar-se. Para mim, acho que lhes demos muitas oportunidades.

    ResponderEliminar
  5. Em Portugal ser corrupto é uma virtude, até dá prémio. Agora a bola está do lado do FCP, vamos a ver se a reacção do nosso clube vai ser forte de maneira que o polvo fique atordoado para lhe poder-mos virar o capelo.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar

  6. jtmesquita,

    OK, denunciar actos criminosos só é "crime" em Portugal, quando os verdadeiros criminosos têm "bons"padrinhos, e nesses casos branqueiam os malfeitores a acusam os denunciantes. Isto é típico dos países latinos (e corruptos), que só olham para certos casos e não para todos os que levantam grandes suspeitas. O FCPorto devia ter começado a responsabilizar o Governo por não ter demitido a Liga e a Federação e o própria IPDJ por não trabalharem honestamente.

    Porque também é de falta de seriedade que se trata, não é só incompetência!

    ResponderEliminar
  7. Rui Valente,

    Eu não sou advogado, nem percebo nada de direito comercial. Partindo do pressuposto que o nosso código penal tem este tipo de situação que está a ser julgada (divulgação de correspondência privada e segredo comercial) enquadrada como crime, então que se condene!
    Mas isso não invalida que o conteúdo divulgado não possa ser considerado interesse público! Nem invalida que esse conteúdo indicie crimes bem mais graves do que este "crime"...
    Agora numa coisa estamos totalmente de acordo: a justiça em Portugal, pelos vários exemplos que temos tido, não é cega. E isso a mim é que me assusta e me deixa muito pouco confiante nas próximas decisões nos casos dos corruptos vermelhos.

    ResponderEliminar
  8. EU RIU PARA NÃO CHORAR DESTE DESTE PSEUDO/DRAMA.
    Ainda bem que não há "Inquisição" se não Rui Pinto já tinha sido queimado na fogueira.
    Eles são todos iguais escolhidos a dedo, nós já sabemos cor, já começamos entender que isto mais dia menos no que vai dar.
    Não é por acaso que para as eleições dos Eurodeputados os vencedores obtiveram só votos de 1 a 2 milhão, mas isto ainda vai piorar mais, ninguém acredita nesta gente. Veja os magistrados ganham principescamente.
    Eu que sempre trabalhei e fiz os meus descontos e ainda dei com o corpo ao manifesto no Ultramar, obrigado, ainda vou ser alcunhado de criminoso.

    Atentamente

    ResponderEliminar
  9. É extensa a lista de membros da Comissão de Honra da candidatura de Luís Filipe Vieira. Não vou detalhar muito.
    Vou apenas referir os seguintes nomes: António Correia de Oliveira, Duarte Oliveira Martins,José Vasconcellos e Sousa, Leonel Sérgio Pinto, Luís Coelho Ribeiro, Luís Óscar Morais, Manuel Jesus Carvalho,Miguel Albuquerque de Lemos, Rui Gomes Girão, José Coelho da Costa, Gonçalo Amaral e Vítor Tavares de Almeida.
    Não conhecem? É provável, são todos inspectores ou ex-inspectores da Polícia Judiciária. Um deles até integrou a Equipa Especial do Processo Apito Dourado.


    Paulo Gonçalves terá sugerido homenagear Ricardo Costa com a possibilidade de acompanhar o Benfica a Turim (Itália), aquando da presença nos encarnados na final da Liga Europa perdida para o Sevilha em 2014, segundo consta num alegado mail colocado a circular na Internet.
    O antigo assessor jurídico da SAD do Benfica, então em funções, sugeriu a Luís Filipe Vieira que seria "simpático" oferecer a viagem e ingresso ao antigo presidente da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol, pagando este último apenas "o bilhete e a deslocação do sogro" que, segundo Gonçalves, serão ambos benfiquistas.
    Recorde-se que Ricardo Costa foi presidente da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol entre 2006 e 2010 e foi durante o período em que se manteve em funções que o Boavista foi castigado com a pena de descida enquanto que o FC Porto viu serem-lhe subtraídos seis pontos, no âmbito do processo 'Apito Final'.


    Vinte juízes no mesmo jogo?
    A cada jogo na Luz, os responsáveis pelo protocolo lidam, no mínimo, com centenas de convites. Há quem os peça e há quem os receba naturalmente, num processo gerido bilhete a bilhete. Os contactos de possíveis convidados são actualizados frequentemente, numa base de dados que vai desde embaixadores e políticos até... juízes. Em 2011, as moradas de 45 juízes (de direito, conselheiros e desembargadores) constavam dos contactos do Benfica e houve pelo menos um jogo da época 2011/12 em que 20 magistrados coincidiram nos camarotes a convite do clube.


    OPERAÇÃO LEX: LUÍS FILIPE VIEIRA PROMETEU ESTATUTO DE VIP A RANGEL NAS VIAGENS DO BENFICA
    Segundo a referida publicação, os investigadores acreditam que, "os dois homens terão usado este código para se referirem à questão da alegada promessa do juiz desembargador de intervir de alguma forma no litígio de um processo fiscal de 1,6 milhões de euros que visa a empresa Votion, Investimentos Imobiliários SGPS, SA, uma das principais sociedades anónimas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira e que é dirigida pelo seu filho, Tiago Vieira".
    Em contrapartida, e de acordo com o que está escrito pela publicação da Cofina, Luís Filipe Vieira prometia a Rui Rangel um cargo remunerado na futura direção da escola e universidade do Benfica, como já era conhecido, mas também que o juíz desembargador passasse a ser incluído, como convidado VIP, nas viagens do Benfica ao estrangeiro para ver os jogos das competições internacionais.

    E ainda existe gente que não acredita na justiça. FRANCAMENTE, que injustiça.


    CONVITES PARA OS JOGOS NA LUZ DAVAM PREJUÍZO AO BENFICA NA ORDEM DOS 2 MILHÕES DE EUROS

    Como as pessoas se preocupam-se à toa.

    F. C. Porto condenado a pagar dois milhões ao Benfica

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  10. Depois da pseuda reação feita pelo clube à multa dos 2 M, é oficial: a Sad do FCPorto não existe! Morreu e não deu conta disso.

    ResponderEliminar
  11. Mentalizem-se que isto não é apenas um escândalo desportivo, é na sua essência, político, caso contrário o PSD e os partidos ditos de esquerda não perdiam esta oportunidade de ouro para derrubarem o PS do poleiro.

    Nem o postiço "íntegro" Rui Rio, que tanto protestou com a promiscuidade entre o futebol e a política, quando estava na Câmara do Porto, se atreve a falar deste escândalo que até envolve a polícia e a justiça! Isto só com uma revolução a sério! Mas, com balas nos cornos. Os cravos são para estar nos jardins, não nas G3.

    Pelo que se constata, os pides deixaram descentes, e o PS foi um dos seus mais fortes portos de abrigo. Mas não só...

    ResponderEliminar
  12. Sim senhor, está aqui uma boa prosa para os arautos da verdade desportiva. Para poupar à maçada de ler as 140 páginas da sentença, deixo o resumo "Europa-América".
    Uma vez transitada a sentença em julgado é que se vai ver a coragem do suposto nacional-benfiquismo para aplicar o n.º 1 do artigo 57.º do Regulamento Disciplinar da FPF, de acordo com o qual:
    "1. O clube que, indevidamente, utilize ou divulgue informação privilegiada suscetível de prejudicar a integridade de jogo oficial ou da competição é sancionado com exclusão da competição entre 1 e 3 épocas desportivas e cumulativamente com multa entre 10 e 20 UC, se sanção mais grave não lhe for aplicável por força de outra disposição deste Regulamento."

    ResponderEliminar


  13. Os artigos de hoje , domingo no OJOGO de Paulo Baldaia e Jose manuel Ribeiro, dizem que estao muito bons.

    Havia vantagens em coloca los para leitura neste blog ?

    ResponderEliminar
  14. É absolutamente vergonhoso o que se está a passar em Portugal com o benfica.

    Mas parte da sentença diz:
    "O dano é, em concreto, atenuado pela veracidade das afirmações e pela sua natureza. Não podemos esquecer que, o facto das afirmações contidas em correspondência serem verdadeiras implicaria sempre uma redução da indemnização como característica relevante do caso concreto, porque o Direito não pode encarar com os mesmos olhos a verdade e a mentira".

    Portanto meus amigos, a justiça só não envia o benfica para a 3a divisão se ela própria estiver também completamente corrompida.

    É o Estado da Nação, um país em que um clube de futebol personifica toda a falta de exigência, ética e moral que grassa na sociedade. O benfica é o retrato de um país que foi gerido para ser vendido ao desbarato, um país que na realidade nunca saiu do analfabetismo (também funcional) do Estado Novo.

    Um país em que psicólogos, sociólogos, advogados etc, são tratados por doutores... É um autêntico manicómio. Eu quando vou a Portugal até penso que estou rodeado de cientistas e neuro-cirurgiões de tanto "doutor" que encontro. Os camarotes do pardieiro vermelho estão cheios deles.

    Os emails especificam uma estratégia global de corrupção para controlar instituições e homens. Especificam preços de prostituição, coacção sobre árbitros e os órgãos que os avaliam e escolhem e gerem, especificam nomes dos controlados e dos seus actos, especificam a corrupção pura e dura à volta dos árbitros para garantir titulos de futebol.

    Perante isto o FC Porto deixa um director de comunicação e mais dois ou 3 "moços" a falar sozinhos. E Pinto da Costa e a SAD, perante tudo isto nem defendem o clube publicamente, nem se demitem.

    Uma vez que a nossa pseudo-justiça não vai actuar, toda esta novela vai acabar muito mal.

    É uma sociedade na lama, cheia de gente sem educação nem escrúpulos.

    Se os sócios e adeptos tivessem cérebro e tomates, na próxima época deixariam o Dragão vazio e tomariam uma posição de força nas eleições da nossa triste e corrupta nação. Mas o povinho é taralhoco e são um bando de carneiros. Portanto sem liderança da direcção do FC Porto ninguém vai fazer nada. Minis, tremoços, uns camaroezitos e umas bifanas e tudo a ver a bola é o que se quer. As novas gerações tão sedentas andam de agregar significado a una vida tão vazia, têm aqui uma oportunidade de ouro por lutar por algo nobre e que vale a pena.

    ResponderEliminar

  15. Mas no E Toupeira o Benfica nao sabia de nada ???!!!!

    Muito Curioso ?!

    ResponderEliminar
  16. Se, PC fosse um dos Grandes Devedores, o país todo se levantava e obrigava a que a interpretaçao das regras fosse outra ??????

    PG, nao tem nada a ver com o benfica .
    FJM, tem tudo a ver com o FCP.
    É assim ???!!!

    ResponderEliminar
  17. Sabe o que me faz mais confusão? É que as novas gerações não tenham mostrado grandes conhecimentos do que é uma democracia, do que devem, ou não devem fazer os cidadãos que nela
    vivem, quando os governos fogem de cumprir as suas responsabilidades.

    Sente-se que andam desgostosos com todo este grande escândalo, mas eu preferia vê-los revoltados, dispostos a irem para a rua e protestar! Parecem meio conformados com a situação, e não deviam.

    É que parecem não ter percebido que isto é algo que ultrapassa o razoável, precisamente por sabermos que tanto a classe política como o próprio sistema judicial, estão metidos na escandaleira até ao pescoço, e esses deviam ser os primeiros a pagar as devidas consequências!

    Nós temos a razão toda! Os que nos andam a punir, estão a agir como cúmplices dos criminosos e não como juízes! Salta aos olhos! A prepotência e o descaramento com que actuam denuncia-lhes a falta de integridade!

    É por isso que não compreendo que o FCPorto deixasse arrastar o caso até ao fim do campeonato! Parece que queriam o Benfica campeão! Não entendo.

    ResponderEliminar
  18. A condenação do FCP, embora tendo algum suporte legal quando vista pelas vertente pura e dura de lei, é claramente excessiva. Diria mesmo abusiva, sectária e até anti-constitucional, quando analisada à luz do direito de informar e daquilo que o FCP sempre argumentou; ou seja a defesa da verdade desportiva, do interesse publico e da competência para o fazer por parte de um canal de informação publico como o é de facto o Porto Canal.
    Poder-se-há argumentar a falta de competência de FJM por não possuir a carteira de jornalista em dia, mas isso é outra questão para outro processo que não aquele que julgou o caso vertente.
    Esta condenação foi célere como não há história neste país. Foi excessiva e teatral, como que a querer dar exemplo e prevenir para o futuro.
    Quem ouve e lê que entenda.
    Agora Senhor Presidente será que vai ficar nas covas mais uma vez? O passado e o presente, desde o AD e mesmo antes deste, não tem sido bem elucidativo daquilo que os lisbonários se propõem?
    Então qual a estratégia para o futuro? Vamos continuar a deixar tudo ser resolvido nas ultimas instâncias como no AD e deixar que o nome do FCP seja vilipendiado e arrastado na lama todos os dias sem que, tal como dantes, os responsáveis sejam denunciados e processados adequadamente?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...