15 agosto, 2019

Mudar de opinião é para homens, não mudar, é para burros

Resultado de imagem para adeptos portistas
TÊM DE SER ESTES OS SALVADORES DO FCPORTO
TODOS, SEM DISTINÇÃO
!

Por vezes, temos de dar alguns exemplos para que certas pessoas compreendam por que é que mudamos de opinião àcerca de alguém, ou de alguma coisa. 

Comecemos pelo Porto Canal. Tal como o FCPorto, continua a ser pessimamente gerido. A programação é pobre, oscilante, e vulnerável ao déjà vu. Os melhores programas são poucos, e por serem poucos, repetem-nos tantas vezes que acabam por cansar os espectadores, prejudicando quem os criou, o que revela uma enorme falta de sensatez e de criatividade.

A informação vai de mal a pior, reduziram-lhe a regularidade, e o conteúdo. O horário do único telejornal do dia passou das 20H00 para as 21H00, sem que se vislumbre na alteração o menor proveito. Detalhes destes, mais não são que o reflexo da soberba do "patronato" (o FCPorto), distante e incomunicável, como se fosse propriedade privada. Incompetência no clube, incompetência na empresa de comunicação. Coerência igual, mas coerência danosa.  

Regressando à questão das opiniões e sua volatilidade, gostava de esclarecer que nem sempre resulta da instabilidade dos destinatários. Pelo contrário, frequentemente resulta duma sequência de erros do transmissor. Como muitos outros portistas, fui apoiante sincero de Pinto da Costa, e se hoje mudei de ideias, não foi de um dia para o outro, nem porque acordei mal disposto. Foi porque Pinto da Costa mudou muito, e para pior. Se se tratasse tão só de um simples empresário de sucesso, que de repente se desmazelou levando a empresa à falência, o problema era apenas dele e dos seus empregados. Mas o caso de Pinto da Costa é diferente, o FCPorto não é uma empresa privada, e o capital não é de origem pessoal.  O FCPorto é uma Sociedade Desportiva, tem adeptos, tem sócios pagantes, ambos merecedores de respeito, coisa que nos últimos tempos não tem acontecido...   

Com o programa Universo Porto da Bancada nota-se a mesma instabilidade. Foram todos de férias, mal terminou a época passada. Férias merecidas, como é óbvio, mas que logo deviam terminar para retomarem o programa o mais cedo possível, de forma a não deixarem no ar a ideia  de desistência. Mostrar sinais aos nossos inimigos (sim, porque este grave conflito não é entre adversários) abrandando a defesa do nosso clube dos seus constantes ataques, não é a melhor forma de luta.

Francisco J. Marques anda desaparecido até hoje. O FCPorto está a sofrer as consequências dos golpes de uma Máfia poderosa, e mesmo assim deu-se ao luxo de interromper todo este tempo talvez a programação mais importante do Porto Canal, enquanto os mafiosos não param de nos prejudicar. Ninguém compreende, nem esta estratégia de luta, nem tanto tempo de interregno do  objectivo... 

Ontem, inesperadamente, como vem sendo costume, e sem aviso prévio,  surgiu no ecrã do Porto Canal o Universo Porto da Bancada Imprensa, dedicado a comentar o mal dizer dos media da capital, como se fosse uma grande novidade. Já todos sabemos o que aquela gente vale, e do que é capaz. Se há coisa que este, e outros blogues portistas têm feito, é denunciar a nojenta comunicação social de Lisboa. O Renovar o Porto é talvez o único blog que anda há anos a denunciar as consequências do veneno do centralismo, mas o Sr. Pinto da Costa como não lê blogues, não tem conhecimento, o que é lamentável. Portanto, o que é preciso é fazer alguma coisa para acabar com esta pouca vergonha, e não passarmos a vida a pregar no deserto. Os blogues têm menos visibilidade e influência que a televisão, já sabemos. Portanto, é necessário fazer muito mais, e um clube como o FCPorto não está a retirar a vantagem precisa de dispôr de um Canal de televisão. Os blogues, sozinhos, pouco mais podem fazer, a não ser sugerir e denunciar.

Nota-se que não existe qualquer confiança no sucesso das denúncias apresentadas por Francisco J. Marques no Ministério Público. Agora mudaram de chip para entreter os adeptos com coisas que eles estão fartos de saber.

Diogo Faria e José Cruz foram os únicos comentadores que apareceram mas nada de novo acrescentaram ao verbo. Como de costume, antes, o José Cruz começa sempre por passar a mão pelo pêlo a quem vai criticar a seguir, o que seria dispensável e é irritante. O Diogo Faria é mais contundente, mas já deve ter percebido que todo o trabalho feito vai acabar por morrer na praia. O Porto Canal é a cara do FCPorto destes novos tempos. Não ata, nem desata.

Como já disse noutras ocasiões, só os sócios e adeptos do FCPorto podem fazer qualquer coisa para defender e salvar o clube. O primeiro passo a dar é UNIREM-SE. Sem isso, só vamos prolongar o problema. Não podemos estar toda a vida à espera que se faça luz da voz do presidente, ele não está para aí virado. Eu compreendo os que o protegem, mas não tenho bem a certeza se o fazem por convicção ou por interesse. Acho que deviam olhar mais para o clube, porque o timoneiro anda à deriva há tempo demais.

Não percamos mais tempo. Essa união, deve agregar adeptos comuns, das duas claques, e sócios. Todos eles apostados a pensar primeiro no FCPorto, sem nunca inverter prioridades. Nenhum de nós pode negar o silêncio de Pinto da Costa com os adeptos. Os discursos nas Casas do FCPorto para onde tem sido convidado não são os que devia fazer. Falar da situação actual do clube, dos projectos futuros, das dificuldades financeiras, do plantel, do treinador, enfim do que mais importa, não fala. Portanto, não podemos adivinhar se tenciona mudar algo, ou se acha que tudo rola dentro da normalidade.

Temos de lhe dizer que a paciência e a tolerância não são para abusar. Deixando tudo como está, receio que seja ele a sofrer consequências, que não lhe desejo. Está a revelar fraca coragem com os adeptos, e uma recatez inútil com os inimigos do FCPorto.

Estou chateado com ele, mas gostava que saísse do FCPorto com o respeito e a consideração que já mereceu. Que diabo, haverá algum portista que não tenha gostado dele? 


14 agosto, 2019

E agora, onde vai buscar o FCPorto dinheiro? O BES só «fia» ao Benfica...


Há quem prefira ver o que não é visível, e não ver o que é evidente. Uns, fecham os olhos a realidades inconvenientes, e outros vendo-as, evitam falar do assunto para não ferir susceptibilidades.

Estes lapsos sensitivos podiam tolerar-se, caso fossem inofensivos a terceiros, ou úteis para a sociedade. O drama, é que não são uma coisa, nem outra.  São comportamentos nefastos, e nalguns casos, crimes gravíssimos para a estabilidade de qualquer país. Depois, há excepções raras, onde encaixam aqueles que não confundem cores, nem sons. Trata-se de uma minoria, apenas normal. Nada mais que isso.

Falando do grupo onde me incluo (portista), há uns que foram admiradores de Pinto da Costa, que lhe reconheceram o mérito sem favor, e com a mesma coerência lho retiraram, a partir do momento em que o mérito se esgotou. Outros há que acham a competência um predicado perene. Seria bom que assim fosse, mas não é. Não são os Cândidos Costa desta vida que simbolizam o portismo mais puro. Por favor poupem-nos da hipocrisia. Quando louvei Pinto da Costa ainda não existia o Porto Canal, portanto não o fiz para arranjar um tachinho, e a seguir pular para o ninho dos abutres de Lisboa , rendido às "cores" do euro.  

Foram (e ainda são) os defensores da manutenção de Pinto da Costa na presidência do FCPorto os responsáveis pela decadência dos últimos 6 anos, por mais amigos que sejam do nosso clube. Nestas circunstâncias, é uma absoluta incoerência. O FCPorto é o clube, o presidente é só o motor, mas se funcionar, caso contrário o clube avaria. Nesse caso, é preciso mudar.  

Há outras categorias de sistemas sensoriais avariados. No poder político, na comunicação social, na justiça, nos órgãos desportivos, etc. Todos sofrem do mesmo mal. Todos! Não vêem, não ouvem, nem falam, mas a deficiência padece de síndromas opostos. Funcionam na perfeição quando se trata de elogiar, promover ou proteger o omnipotente Benfica, mas ficam completamente avariados quando é para censurar ou castigar. É um autêntico "fenómeno", ninguém fala mal, ninguém ouve, ninguém vê. Mudos, surdos e cegos, é assim sempre!

Até já consta que António Costa tenciona exportar o símbolo Benfica para os hospitais de todo o mundo, desde que os doentes se inscrevam todos sócios do referido clube. Imaginem só, um clube que já tem mais adeptos que habitantes, agora com o mundo a seus pés...

Estou a gozar com a coisa, mas o FCPorto e o Porto cidade não pode continuar apático, quer com uma coisa, quer com a outra. O FCPorto, principalmente os sócios, têm  de se decidir a apresentar soluções para mudar a presidência sem confusões, e os portuenses têm de ser mais agressivos (lamento falar assim) com o poder político, que é - permitam-me a grosseria do desbafo -,  repito, uma colossal merda. 

Uma vergonha! Sim, Sr. Marcelo Rebêlo de Sousa! 

11 agosto, 2019

Parabéns ao João Rodrigues & Ca. e a W52/FCPorto!

Alegria sempre bem vinda!

Não deixarei de me congratular com as victórias do W52/FCPorto na volta a Portugal em bicicleta. E muito!  Foi uma parceria bem sucedida que repete esta mesma façanha pela quarta vez consecutiva, deixando o universo portista muito feliz, apesar da má entrada de ontem no Campeonato nacional. Não será por isso porém que  alterarei a minha opinião acerca da gestão descuidada da SAD do FCPorto na área do futebol, pela péssima forma como tem sido defendido. 

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O FCPorto é um clube eclético, sendo o futebol o mais relevante e economicamente dependente dos êxitos alcançados na Champions, a sua fonte principal de receitas. De qualquer modo, adorei ver a alegria dos adeptos nos Aliados.

Viva o FCPorto! 

E abaixo todos os traidores corruptos!

Para os portistas, com solidariedade




Como se não bastasse vivermos num país onde o futebol corrupto foi institucionalizado com a maior naturalidade por um clube com carta branca para dominar os rivais, parte deles reféns e cúmplices do corruptor, também temos de aguentar um presidente teimoso e acabado.  A teimosia do Pinto da Costa competente era benéfica para o FCPorto, a teimosia do Pinto da Costa de agora, é um desastre e uma humilhação.

O jogo de ontem com o Gil Vicente foi só o primeiro da época, mas  correu muito mal. O clube de Barcelos bateu-se bem e foi melhor que o FCPorto. Desta vez o árbitro não teve qualquer interferência no resultado - o que não significa que não venha a acontecer futuramente -, apenas não fomos capazes de jogar bem. Ponto. Aqui, não há desculpas esfarrapadas, nem negações dos factos, aqui há transparência. Acho desnecessário voltarmos a carregar na tecla do "ainda é cedo", ou do "ainda estamos no início".  É com este tipo de discurso resignado que temos fragilizado a força da nossa alma portuense e portista. Tudo, porque em vez de dosearmos o apreço por Pinto da Costa, sustentado na cronologia dos resultados, fomos fechando os olhos durante um período demasiado longo de insucessos, tornando o presidente num mito, perdendo a noção da realidade. Hoje, estamos cativos da sua vontade, e a tendência é lançarmos as culpas para terceiros. A tolerância também tem limites, ou então, paga-se cara.

O grave da situação, entre outras causas, advém de termos conseguido vencer um campeonato com alguns jogadores de qualidade discutível, contratados ainda no tempo de Lopetegui, que nunca chegaram a afirmar-se como grandes jogadores. No entanto, alguns deles foram demasiado elogiados para além do seu real valor (Brahimi, por exemplo).  

Sérgio Conceição apostou num futebol físico, de pressão alta, que foi funcionando enquanto Marega e a Aboubakar aguentaram o esforço. Com o tempo, as lesões foram-se agravando e instalando noutros jogadores. O ritmo de jogo foi baixando, a pressão alta foi abrandando, os adversários adaptando, e foi o que se viu...

Tudo isto, não invalida nem muito menos serve, para branquear as vigarices do clube do regime. Este foi o problema mais grave, o que transcende o FCPorto, o mais escândaloso e nefasto! Aqui, quem falhou foi toda a SAD, com Pinto da Costa à cabeça. E continua a falhar. Não souberam defender o clube, e tudo piorou, como fui aqui prevenindo, quase diáriamente, desde que a máfia foi denunciada no Universo Porto da Bancada. Que também não resultou, como também previa. Não espero que este golpe mafioso venha a ser julgado e punido devidamente, porque o tempo vai acabar em prescrição... O Rangel, já está cá fora...

Claro que ainda estamos a começar, mas algo me diz que Sérgio Conceição está mudado, que já não acredita muito nas suas capacidades. Ontem, devia ter sido mais atrevido. O jogo estava a correr demasiado mal para não lançar em tempo útil os jogadores mais cotados. A falta de entrosamento neste contexto não se justificava. O Uribe, não tenho dúvidas, é um excelente médio, ontem o Bruno e o Sérgio não se entendiam, e não foram substituídos (pelo menos um). Uribe, possui qualidade de passe, é forte fisica e mentalmente. Tem técnica, chuta bem. Assim como o novo guarda redes Marchesín não engana, é mesmo do melhor que vi. O Nakajima chuta, e mexe-se melhor que os que jogaram. Se não havia meio campo, nem quem rematasse, porquê não colocar "a carne toda no assador"? Se a equipa estava em perda acelerada, porque não ousar?

Não costumo entrar muito nestas apreciações de "treinador de bancada", mas o que vi ontem deixou-me completamente decepcionado com a postura de Sérgio Conceição! O futebol de facto não pode brilhar apenas com a técnica da força, da pressão alta. É preciso também jogar, apurar as desmarcações, o movimento entre o que transporta a bola e o(s) receptores. Não se viu nada disso. Os jogadores pareciam assustados, desorientados mesmo. Nada é irremediável, mas talvez haja demasiada confiança num modelo de jogo muito discutível, onde a pressão alta é a trave mestra. Sérgio Conceição vai ter uma tarefa complicada pela frente. Dá-me a sensação que anda perdido sem saber bem como modelar a equipa. Espero que o "milagre" da redenção se dê na próxima terça-feira contra os russos. Muita concentração, e muito futebol corrido. Treinem, treinem muito! Chutem! Ganhem força, e confiança nos pésinhos! Ah, e não ganhem o vício de coçar a cabeça se falharem um golo, como o Brahimi  fazia e tanto me irritava. Acreditem nas vossas capacidades!