15 agosto, 2019

Mudar de opinião é para homens, não mudar, é para burros

Resultado de imagem para adeptos portistas
TÊM DE SER ESTES OS SALVADORES DO FCPORTO
TODOS, SEM DISTINÇÃO
!

Por vezes, temos de dar alguns exemplos para que certas pessoas compreendam por que é que mudamos de opinião àcerca de alguém, ou de alguma coisa. 

Comecemos pelo Porto Canal. Tal como o FCPorto, continua a ser pessimamente gerido. A programação é pobre, oscilante, e vulnerável ao déjà vu. Os melhores programas são poucos, e por serem poucos, repetem-nos tantas vezes que acabam por cansar os espectadores, prejudicando quem os criou, o que revela uma enorme falta de sensatez e de criatividade.

A informação vai de mal a pior, reduziram-lhe a regularidade, e o conteúdo. O horário do único telejornal do dia passou das 20H00 para as 21H00, sem que se vislumbre na alteração o menor proveito. Detalhes destes, mais não são que o reflexo da soberba do "patronato" (o FCPorto), distante e incomunicável, como se fosse propriedade privada. Incompetência no clube, incompetência na empresa de comunicação. Coerência igual, mas coerência danosa.  

Regressando à questão das opiniões e sua volatilidade, gostava de esclarecer que nem sempre resulta da instabilidade dos destinatários. Pelo contrário, frequentemente resulta duma sequência de erros do transmissor. Como muitos outros portistas, fui apoiante sincero de Pinto da Costa, e se hoje mudei de ideias, não foi de um dia para o outro, nem porque acordei mal disposto. Foi porque Pinto da Costa mudou muito, e para pior. Se se tratasse tão só de um simples empresário de sucesso, que de repente se desmazelou levando a empresa à falência, o problema era apenas dele e dos seus empregados. Mas o caso de Pinto da Costa é diferente, o FCPorto não é uma empresa privada, e o capital não é de origem pessoal.  O FCPorto é uma Sociedade Desportiva, tem adeptos, tem sócios pagantes, ambos merecedores de respeito, coisa que nos últimos tempos não tem acontecido...   

Com o programa Universo Porto da Bancada nota-se a mesma instabilidade. Foram todos de férias, mal terminou a época passada. Férias merecidas, como é óbvio, mas que logo deviam terminar para retomarem o programa o mais cedo possível, de forma a não deixarem no ar a ideia  de desistência. Mostrar sinais aos nossos inimigos (sim, porque este grave conflito não é entre adversários) abrandando a defesa do nosso clube dos seus constantes ataques, não é a melhor forma de luta.

Francisco J. Marques anda desaparecido até hoje. O FCPorto está a sofrer as consequências dos golpes de uma Máfia poderosa, e mesmo assim deu-se ao luxo de interromper todo este tempo talvez a programação mais importante do Porto Canal, enquanto os mafiosos não param de nos prejudicar. Ninguém compreende, nem esta estratégia de luta, nem tanto tempo de interregno do  objectivo... 

Ontem, inesperadamente, como vem sendo costume, e sem aviso prévio,  surgiu no ecrã do Porto Canal o Universo Porto da Bancada Imprensa, dedicado a comentar o mal dizer dos media da capital, como se fosse uma grande novidade. Já todos sabemos o que aquela gente vale, e do que é capaz. Se há coisa que este, e outros blogues portistas têm feito, é denunciar a nojenta comunicação social de Lisboa. O Renovar o Porto é talvez o único blog que anda há anos a denunciar as consequências do veneno do centralismo, mas o Sr. Pinto da Costa como não lê blogues, não tem conhecimento, o que é lamentável. Portanto, o que é preciso é fazer alguma coisa para acabar com esta pouca vergonha, e não passarmos a vida a pregar no deserto. Os blogues têm menos visibilidade e influência que a televisão, já sabemos. Portanto, é necessário fazer muito mais, e um clube como o FCPorto não está a retirar a vantagem precisa de dispôr de um Canal de televisão. Os blogues, sozinhos, pouco mais podem fazer, a não ser sugerir e denunciar.

Nota-se que não existe qualquer confiança no sucesso das denúncias apresentadas por Francisco J. Marques no Ministério Público. Agora mudaram de chip para entreter os adeptos com coisas que eles estão fartos de saber.

Diogo Faria e José Cruz foram os únicos comentadores que apareceram mas nada de novo acrescentaram ao verbo. Como de costume, antes, o José Cruz começa sempre por passar a mão pelo pêlo a quem vai criticar a seguir, o que seria dispensável e é irritante. O Diogo Faria é mais contundente, mas já deve ter percebido que todo o trabalho feito vai acabar por morrer na praia. O Porto Canal é a cara do FCPorto destes novos tempos. Não ata, nem desata.

Como já disse noutras ocasiões, só os sócios e adeptos do FCPorto podem fazer qualquer coisa para defender e salvar o clube. O primeiro passo a dar é UNIREM-SE. Sem isso, só vamos prolongar o problema. Não podemos estar toda a vida à espera que se faça luz da voz do presidente, ele não está para aí virado. Eu compreendo os que o protegem, mas não tenho bem a certeza se o fazem por convicção ou por interesse. Acho que deviam olhar mais para o clube, porque o timoneiro anda à deriva há tempo demais.

Não percamos mais tempo. Essa união, deve agregar adeptos comuns, das duas claques, e sócios. Todos eles apostados a pensar primeiro no FCPorto, sem nunca inverter prioridades. Nenhum de nós pode negar o silêncio de Pinto da Costa com os adeptos. Os discursos nas Casas do FCPorto para onde tem sido convidado não são os que devia fazer. Falar da situação actual do clube, dos projectos futuros, das dificuldades financeiras, do plantel, do treinador, enfim do que mais importa, não fala. Portanto, não podemos adivinhar se tenciona mudar algo, ou se acha que tudo rola dentro da normalidade.

Temos de lhe dizer que a paciência e a tolerância não são para abusar. Deixando tudo como está, receio que seja ele a sofrer consequências, que não lhe desejo. Está a revelar fraca coragem com os adeptos, e uma recatez inútil com os inimigos do FCPorto.

Estou chateado com ele, mas gostava que saísse do FCPorto com o respeito e a consideração que já mereceu. Que diabo, haverá algum portista que não tenha gostado dele? 


14 comentários:

  1. O último sinal de verdadeiro portismo que PC devia fazer era admitir que já nem tem força física nem mental para liderar uma instituição como o nosso clube e que é tempo de haver um novo rumo. Preparar as próximas eleições com serenidade, dando espaço a que outras pessoas apareçam sem o "receio" de ir contra PC.
    Infelizmente julgo que isso nunca irá acontecer e PC nunca vai abdicar do seu lugar

    ResponderEliminar
  2. jtmesquita,

    era isso que ele devia fazer, sem dúvida.

    É ele que está a emperrar a melhor solução, a dar lastro para que isto acabe mal. Eu não lhe quero mal, nem muito menos tenciono roubar-lhe o lugar. Apenas gostava que caísse na realidade e protegesse o clube que geriu (e bem) durante
    tantos anos. Assim, sem explicar nada, sem ter uma palavra de consideração pela massa associativa pode estar a contribuir para incendiar o problema.

    ResponderEliminar
  3. O MAIS DO MESMO.
    O PC é como um individuo que se está afogar agarra-se a qualquer coisa, neste caso aos Super dragões, Madureira e PC em sintonia completa, dos restantes nem um chavo ele quer saber.
    PC não é solução é o problema, está agarrado de tal maneira ao poder e economicamente porque não, que não vai arredar pé de presidente por vontade própria.

    A.C.

    ResponderEliminar

  4. É nestes, momentos que se revelam as pessoas. Nestes momentos, o conservadorismo de alguns adeptos acaba por ser um empecilho.

    Fica-lhes muito bem "apoiar" o Presidente, mas é como na política, defendem sempre quem manda. Como adeptos, não estão a defender o clube, porque deviam saber que o Sr. Pinto da Costa já não tem a mesma energia de outrora, e isso é evidente. Só não vê quem não quer. Eu também não queria, mas os meus olhos ainda não confundem o azul com o vermelho...



    16/08/19, 13:12

    ResponderEliminar
  5. Francisco Paulos16/08/19, 17:32

    O verdadeiro problema é que Pinto da Costa julga que é o FCPorto e que depois dele virá o abismo. Não consegue ver que agora é ele o problema e não a solução. Está agarrado ao poder como qualquer ditadorzeco. Os bajuladores que o acompanham, de portistas nada têm pois colocam os seus interesses à frente dos interesses do clube. De facto e ao contrário do que se tenta propagandear, já não existem "homens do Norte" que com coragem afrontavam os poderes instituídos quando estes iam de encontro aos interesses da maioria. Agora esses tais homens do Norte não passam de uns cobardes que se acomodam às situações e não reagem. É assim com o governo que tudo nos tira, e é assim com um presidente de um clube, que no passado foi grande mas que agora não passa de um sujeito ultrapassado, sem visão e que está a levar o clube para o patamar onde o encontrou trinta anos atrás. Tal como no titanic, o clube afunda-se mas a orquestra continua a tocar. Perante tanta incompetência que nos levou à falência financeira, esses sujeitos cortaram nos seus ordenados e regalias? Claro que nao! É mais fácil aumentar os lugares anuais, e apelar ao mar azul que faça sacrifícios e não abandone a equipa. Grandes portistas estes, e o cúmulo é que vão sempre sacudindo a água do capote e ainda lhes batem palmas. 1 campeonato em 6 anos,1 taça em 8. Bravo!

    ResponderEliminar

  6. Francisco Paulos,

    A situação é muito perigosa. Se todos nós, não percebermos que temos de mexer com a SAD, corremos o risco de imitar os caceteiros de Lisboa e criar um ambiente de pólvora no Dragão.
    Aqui, os Super-dragões e o Colectivo, têm de esclarecer de uma vez se estão com o FCPorto ou com Pinto da Costa. Seria sensato que se limitasse a ser portistas como nós, e só teriam a ganhar com isso ( e o clube também). A primeira coisa que devemos evitar, é a conflitualidade. Em boa verdade, é Pinto da Costa que parece privilegiar uns, e ignorar outros. Por isso não estou a gostar muito do que está a acontecer. Os dirigentes do FCPorto (SAD incluída), o Sr.Fernado Gomes, Adelino Caldeira, etc., estão-se a comportar como os nossos políticos. Arrogantes e incomunicáveis.

    ResponderEliminar
  7. Ola Rui,

    Acresce a tudo isto pessoas como por exemplo Pedro Marques Lopes ( sentado ao lado de P da Costa no último jogo)! e Paulo Baldaia que deve de falar hoje na Sport TV (e estou curioso para ver o que vai dizer) .....
    Se pelo menos gente como esta nao for capaz de apontar o dedo....que dizer...

    Cmpts
    DB

    ResponderEliminar
  8. Rui Valente,

    Fernando Gomes, Caldeira e quejandos têm os tachos da vida deles e não os querem largar.

    Pinto da Costa não tem sequer noção do mal que está a fazer ao clube. A falta de lucidez é atroz, ou ele vive num mundo paralelo neste momento e pensa que ainda é o de sempre e que é indispensável ao clube; ou então está completamente agarrado ao poder. Foi o maior regionalista que Portugal já produziu e neste momento já não tem saúde para tamanha batalha contra a vergonha que é Lisboa.

    A quantidade de trafulhices que o benfica pratica semana após semana (veja-se os casos do Cadiz e do rapaz do Paços com passe partilhado que se expulsou propositadamente), são reveladoras da impunidade com que operam e da inacção, da inércia, do quão amorfo este Porto se tornou e de todo o demérito que o nosso clube tem neste aparente mérito vermelho. A forma como o FC Porto se imiscuiu das lutas de poder institucional e desportivo em Portugal é vergonhosa e revela uma direcção ultrapassada e profundamente incompetente.

    Não há políticas financeira e desportiva sustentáveis há mais de uma década, nem estratégias comunicacionais nem institucionais activas. Os 4 grandes pilares da governação de um clube de topo, pura e simplesmente não existem no nosso clube. É uma direcção ultrapassada que nem sequer tem preparação técnica para gerir uma empresa deste tamanho nos dias que correm.

    Os sócios e adeptos que escolherem não verificar estes factos tão simples e claros, estão a cavar a sepultura do clube e são tão responsáveis como os actuais pseudo gestores.

    Os reforços de este ano até são bons, só chegaram tarde e a más horas. E nem o Sérgio que não se sabe comportar publicamente enquanto treinador do FC Porto (vide caso de agressão no Olival e rodinhas e retornos ao campo para humilhar o balneário perante simples claques, como se estas fossem representativas dos sócios do clube), nem ele, pode ser mais um bode espiatorio nesta incompetência que vem de cima, de uma cúpula que se foverna a si mesma e há muito deixou de governar o clube.

    Estamos em piloto automático e o cockpit vai vazio. Ou Pinto da Costa tem um momento de lucidez e prepara uma sucessão ou se demite ou então acidente será inevitável (possibilidade mais próxima da realidade).

    Um abraço. São dias negros para o nosso clube. Não nos podemos resignar a esta mediocridade, não somos nenhum Sporting e isto tem que levar uma volta.

    ResponderEliminar

  9. DB,

    Essas pessoas podem ser muito portistas, mas, na hora de tomar decisões, juntam-se, não ao clube, mas a quem está no poder.

    Os conservadores nunca foram famosos a fazer reformas, e muito menos revoluções. A única vantagem desta situação, serve também para percebermos a força que tem o capital comparada com as ideologias e as preferências clubistas.



    ResponderEliminar
  10. Ponto prévio, texto muito bom. Mas tem tanto de brilhante como de mau... Brilhante por ser um claro espelho da alma dos verdadeiros adeptos do Porto, mau porque este puritanismo não corresponde aos factos, o Porto que queremos é completamente diferente do que a Direção e o seu braço armado querem, não é possível haver união se as mentalidades são contrárias. Só com a morte do Padrinho é que as coisas poderão mudar, até lá teremos uma gestão mafiosa e para proveito próprio... O que desaprendeste Presidente, nunca viravas a cara. Para finalizar, tenho muito orgulho e amor em ser portista, e isso faz-me renovar semana após semana a vontade e o querer apoiar o meu clube,m que geridos por gente que já não o ama. Cumprimentos, JB

    ResponderEliminar
  11. Soren,

    o comentário (acima) que fiz ao do DB serve também para responder ao seu. A génese do problema está sempre concentrada em duas áreas gémeas: política, e poder. Mesmo quando esse poder dá sinais de fragilidade, as pessoas socialmente conservadoras optam sempre pelo lado onde está o poder.

    Curiosamente (ou talvez não), nem os partidos ditos de "esquerda" resistem à tentação do poder. Ideologicamente, podem ser mais equilibrados, e socialmente mais civilizados, mas só os países nórdicos tem mentalidade para o porem na prática. Em Portugal, a esquerda tende sempre a aburguesar-se, a fugir para o déjà vu do costume. No futebol, é a mesma coisa. E é assim que se criam fracturas e hostilidades. O slogan que o Sércio Conceição inventou agora ("Todos Juntos") pode ajudar a serenar o plantel, mas de nada servirá se não lhe acrescentar qualidade técnica. De resto, não cabe a ele neste momento pôr ordem na casa, mas, o drama é que o "dono" da casa anda meio perdido e não quer mudar, ou não percebe.

    Gostei do seu comentário, que, como sempre, revela muita lucidez. Já deve ter reparado como são poucos os portistas que por aqui passam, mas que não confundem o amor ao clube, com gestão danosa, fanatismo ou oportunismo...

    Os comentadores que aqui costumam vir não são muitos, mas são bons. Não resumem tudo o que acontece no FCPorto à bola. Outros, concentram-se apenas no imediato. porque confundem o cu com as calças.

    Um abraço para todos!

    ResponderEliminar

  12. JB,

    Essa tua mistura de brilho e maldade, é um tanto estranha, para um "portista" de gema como tu queres fazer crer que és. Mas, dando de barato que és, não sei onde vês o puritanismo que apregoas. A não ser que seja por eu ter sugerido a união de todos os portistas, e consideres mais indicado o separatismo, ou andarmos todos à pancada uns com os outros, não sei.

    Nesse caso, serias mais convincente do teu portismo se em vez de tratares Pinto da Costa por "padrinho" te lembrasses do corrupto Vieira/Benfica que nos anda a chular, e propusesses um ataque feroz à seita dele, sem um pingo de puritanismo, como dizes.

    Assim, eu ficava todo contente, e vaidoso por passares a considerar o meu post apenas "brilhante"...

    ResponderEliminar
  13. Isso é que me dá mais raiva. Pinto da Costa conseguiu tanta coisa e agora pode ser motivo de desunião. Mas algo tem de acontecer. Continua nas mãos dele.

    Estou-lhe eternamente agradecido, mas gostaria que tivesse o discernimento de entender que este combate contra Lisboa é muito desgastante e desigual e que precisava de uma continuidade. Essa continuidade foi quebrada com o apito dourado que teve intenções políticas e sociais perversas, mais sujas e nefastas que aquelas que foram vendidas na opinião pública. Essa continuidade necessitava de uma sucessão estável.

    Não gostava de o ver sair pela porta pequena. Gostava que ele tivesse na fase final da sua vida as homenagens que merece e que fosse tão celebrado quanto depois de morrer. Espero que ande cá muitos anos mas o seu tempo de dirigente já passou. Não me parece que ele entenda isso.

    ResponderEliminar

  14. Soren,

    inteiramente de acordo! Eu partilho da mesma opinião, embora, como estou cansado de dizer,
    às vezes me sinta condescendente demais.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...