18 agosto, 2019

O céu azul estará a chegar? Palpita-me de repente que sim?

Temos goleador? Eu acho que temos.


Tapar o sol com a peneira, como se dizia antigamente, significa encobrir as causas de um problema durante algum tempo, com iniciativas ténues, habitualmente inadequadas, que só servem para o agravar numa espécie de fuga às responsabilidades. Este, é o risco que os dirigentes do FCPorto optaram por correr, deixando em paz os prováveis autores de uma série incontável de crimes, que apenas podem contribuir para a prescrição dos processos de que são acusados. No caso, as ditas iniciativas nem sequer foram assumidas pessoalmente pelos administradores da SAD, o que à partida retirou ao processo peso institucional, deixando, como se constata, o clube  vulnerável às perfídias dos criminosos.  

Isto não é nenhuma novidade, é corrente, e uma das causas principais dos maiores problemas do FCPorto que estão na origem das muitas preocupações de numerosos portistas, desde uns tempos a esta parte.  É um facto.

Se querem saber, neste momento, nem sequer interessa explorar demasiado quem está do lado dos dirigentes, ou quem está contra, embora não se possa afirmar que é algo de insignificante, porque não é (quem comanda, tem de assumir responsabilidades). Neste momento, o que devemos fazer é pensar no nosso clube como elo principal de união, mais nada. Somos todos portistas, temos de ser uma família, uma comunidade de gostos e classes diversas, mas com o símbolo do Dragão a colar-nos. Isto, é irreversível. Tem de ser irreversível! E temos de nos proibir reciprocamente de interpretar as diferentes opiniões de cada um, sempre como uma barreira. Pode até ser uma alternativa. O que vale é nunca esquecermos que o FCPorto é a nossa casa comum. Eu tenho as minhas convicções, mas nunca deixarei de olhar para um verdadeiro portista como alguém próximo. Ponto.

Resumindo. Sobre o que penso, mantenho, sem ter motivos para mudar por agora. Mas isso, não me impede de ter ficado extremamente contente com a exibição do nosso clube. Entraram no jogo determinados, e concentrados. Venceram com garbor. Bravo! Acho que ontem a ideia defendida por alguns adeptos sobre a fraca qualidade de reforços se dissipou. Hoje, tenho a certeza  que vamos ler muitos elogios a todos jogadores. Eu não fujo à regra. Todos merecem elogios, mas fiquei particularmente feliz por finalmente saber que temos gente que gosta e sabe rematar, o que é um grande passo para a rentabilidade do grupo. Depois, descobrimos um guarda-redes que me enche as medidas, não só pela sua personalidade, como pela elasticidade que revela. É caso para esquecermos os primeiros jogos da época. Foram péssimos, é um facto, mas isso confirma outro facto: falhámos no timing da contratação dos reforços, e ninguém pode argumentar que não tenha sido a causa principal das más exibições da abertura da época. A Champions é só para o ano, e devia ser este. Que chatice.         

7 comentários:

  1. De positivo no jogo FCPORTO-V. Setúbal, Marchesín, Alex Telles, Uribe, Romário Baró, Diaz, Nakajima, Corona, Zé Luís.
    De negativo, Pepe e Marcano, são facilmente ultrapassados (na minha opinião Osório e Mbemba fariam uma defesa de betão) e Soares.
    O plantel do FCPORTO possui jogadores de qualidade, mas tem lacunas (falta uma alternativa quer a A. Telles quer a Corona e um "avançado matador")
    Finalmente, um jogador com imensa qualidade como Manafá não joga porquê? A época passada tivemos esta mesma rábula para lateral direito, ora Militão ora Corona. Francamente não entendo isto.

    Luís (O MEU, O TEU, NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  2. Francisco Paulos18/08/19, 13:42

    É isso caro Rui, acho que temos bons jogadores mas ainda não temos equipa. Não sei é se com este treinador a viremos a ter, mas eu como portista espero que sim. Pelos vistos não temos defesa direito pois jogamos ontem com um adaptado à posição. Manafá, Saravia e Tomás não servem para este treinado? Então é preciso assumir o erro de casting e aproveitar este mês para vender Saravia e ir buscar outro.
    Ontem existe um pênalti do tamanho da Torre dos Clérigos que o padre Mota e o Var não quiseram ver. Não vejo ninguém a falar nisso e a responsabiliza-los por esse gritante erro. Não podemos permitir que a Vitória branqueie o erro e a incompetência, pois se assim for o sentimento de impunidade que eles sentem vai continuar, e se ontem esse erro não nos trouxe consequências, poderá te-las num futuro próximo.
    No próximo jogo no galinheiro temos de dizer quem somos, pois da resposta que nele dermos dependerá em muito o resto da nossa época. Num campeonato sem verdade desportiva e com equipas tão fracas os jogos entre os grandes podem definir tudo pois contra as outras se forem minimamente competentes dificilmente perderão.
    Espero que entremos sem medo e que o treinador não invente pois isso e jogar para o empate é meio caminho andado para a derrota.

    ResponderEliminar
  3. Meus caros,

    compreendo as vossas dúvidas, algumas são semelhantes às minhas. Isso significa que mesmo
    ganhando, e jogando bem, nós também sabemos detectar os "buracos" de fragilidade que o plantel ainda tem. A defesa, está algo fragil e desequilibrada, embora combativa. Mas talvez possa haver um reajustamento lá mais para a frente(se o treinador assim entender).

    Ontem, ouvi os comentadores do pós-match no Porto Canal, concordei com muitas coisas, mas só
    não concordei com um comentário de José Fernando Rio quando disse que não devemos responsabilizar o presidente, o treinador, ou outra pessoa qualquer, por terem contratado tardiamente os jogadores, ou de fazerem mal a sua escolha. Disse taxativamente que o responsável por essas decisões era simplesmente o FCPorto!

    Lá esta aquela treta que andamos a debater ultimamente. Nem sempre podemos estar todos de acordo.

    É que, se a responsabilidade dessas coisas é DO CLUBE, e de TODOS os portistas, então alguma coisa não faz sentido... Por que é que o PATRÃO FCPORTO, em vez de cobrar cotas aos sócios, não lhes paga um bom salário, como paga aos cavalheiros da SAD, que, do ponto de vista de J.F. Rio têm responsabilidades iguais às dos sócios e dos adeptos?

    Estão a ver agora, como a incoerência é traiçoeira? Eu, que após ter ouvido o que acabei de referir, até tinha apreciado as opiniões de todos os comentadores, incluindo as do próprio J.F. Rio, fiquei sem perceber o recado. Assim, candidato-me já a presidente do clube...

    Vá lá, não é por isso que me zangarei com José Fernando Rio. Temos dias assim.

    ResponderEliminar
  4. Soren disse...

    Isso é que me dá mais raiva. Pinto da Costa conseguiu tanta coisa e agora pode ser motivo de desunião. Mas algo tem de acontecer. Continua nas mãos dele.

    Estou-lhe eternamente agradecido, mas gostaria que tivesse o discernimento de entender que este combate contra Lisboa é muito desgastante e desigual e que precisava de uma continuidade. Essa continuidade foi quebrada com o apito dourado que teve intenções políticas e sociais perversas, mais sujas e nefastas que aquelas que foram vendidas na opinião pública. Essa continuidade necessitava de uma sucessão estável.

    Não gostava de o ver sair pela porta pequena. Gostava que ele tivesse na fase final da sua vida as homenagens que merece e que fosse tão celebrado quanto depois de morrer. Espero que ande cá muitos anos mas o seu tempo de dirigente já passou. Não me parece que ele entenda isso.

    ResponderEliminar
  5. Soren disse...

    Isso é que me dá mais raiva. Pinto da Costa conseguiu tanta coisa e agora pode ser motivo de desunião. Mas algo tem de acontecer. Continua nas mãos dele.

    Estou-lhe eternamente agradecido, mas gostaria que tivesse o discernimento de entender que este combate contra Lisboa é muito desgastante e desigual e que precisava de uma continuidade. Essa continuidade foi quebrada com o apito dourado que teve intenções políticas e sociais perversas, mais sujas e nefastas que aquelas que foram vendidas na opinião pública. Essa continuidade necessitava de uma sucessão estável.

    Não gostava de o ver sair pela porta pequena. Gostava que ele tivesse na fase final da sua vida as homenagens que merece e que fosse tão celebrado quanto depois de morrer. Espero que ande cá muitos anos mas o seu tempo de dirigente já passou. Não me parece que ele entenda isso.

    Soren,

    admitindo que o seu comentário possa ter sido remetido para este post, publiquei-o também aqui.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Continuo indignado e a não perceber o critério do Tribunal do Jogo, sempre comtra tudo o que favorece o FCP e a favor do SLB nas análises aos lances.
    Ontem só um deles viu o penalty do tamanho da torre Eifel ao minuto 1. Incrível!. Já para os benfas nunca têm duvidas dos seus "prejuízos"
    Será que os nossos comentadores de TV acham isto normal para nunca dizerem nada, ou sou eu que ando a ver mal?

    ResponderEliminar

  7. Roque,

    não leve a sério esse boato que corre há alguns anos, que o jornal O JOGO tem simpatia portista. Talvez tivesse antigamente. Agora, é uma porcaria igual ao que se faz na capital.

    Deixei de o ler também há muitos, a partir do momento em que decidiu emitar o lixo
    dos pasquins de Lisboa. Parece uma contradição da voz de alguém que escolheu hoje esse jornal
    para plasmar aqui uma foto do jogo de ontem, mas foi pura casualidade. Eu não leio nenhum jornal da capital, seja desportivos ou não. Nada! Com as televisões faço o mesmo. Não há RTP, não há Sic, não há TVI, não há nada. Não preciso para nada daquela droga tóxica.

    Quanto aos n/ comentadores, são todos uns passarinhos. É a malta do Norte dos novos tempos.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...