09 novembro, 2018

Bate-papo entre o Zé do Povo e o Sr.Presidente da República



Zé do Povo - Olha, Olha Quim, vai ali o sr. Presidente da República! Vou falar com ele.

Quim - Ó pá, deixa o senhor em paz, ele tem mais que fazer.

Zé P - Não deixo nada. Então não sabes qu'ele é muito simpático? Às tantas ainda me vai dar um                   beijinho, vais ver...

Quim - Ouve lá pá, não me digas que já viraste maricas!

Zé P - Não brinques comigo pá, eu sou muito macho!

Quim - Então o que queres tu afinal do senhor Presidente da República?

Zé P - Olha, quero perguntar-lhe se ele acha que Portugal é um país democrático.

Quim - Então tu não sabes que é? Temos uma Constituição, vem lá escrito!

Zé P -  Isso é verdade, mas também lá consta a promoção do desenvolvimento harmonioso do país, e              cada vez ele está mais desiquilibrado.

Quim - Pois é meu, mas essas coisas levam tempo, é preciso ter calma, não é...

Zé P -   Porra pá, tu tens cá uma lata! Por acaso esqueceste-te em que ano foi a revolução de 25 de
             Abril?   Foi há 44 anos meu. Não te chegaram os 41 de Ditadura?  Pois é, és ainda um puto,                 não sabes  quanto  custa isso.

Quim -  Mas, ó pá...

Zé P - Agora cala-te Quim, que quero falar com o Presidente.

Quim - Pronto pá, vai à tua vida.

E o Zé do Povo, desatou a correr na direcção do Presidente gritando:

Sr. Presidente, dá-me um autógrafo se faz favor?

Presidente - É claro que dou. mas olhe que eu não sou o Ronaldo. O meu forte são mais os beijinhos                       e os abraços, não é o futebol. Para os homens não há beijinhos, apenas abraços, só hoje                       foram 91!

Zé P - OK, Excelência, dê-me lá então um abraço.

Presidente - Pronto, pronto, já chega. Não aperte tanto homem, não sou o Ronaldo, já lhe disse.

Zé P - Por falar em fut...

Presidente - Pronto amigo, tenho de me ir embora, tenho de ir ler a Bola. Desculpe lá, queria dizer o
                     Correio da Manhã. Isto de zelar pela segurança nacional dá muito trabalho. O que nos                         vale é termos paióis altamente seguros.

Zé P - Mas eu só cria falar do caso E-toupei...

Presidente - Que praga, homem, você só me faz perguntas parvas. Olhe, vá ao futebol, distraia-se.


PS-Ontem, ouvi no Porto Canal alguns portistas comentarem aquelas trapalhadas e gabarolices habituais das hostes vermelhas. Sem desprimor, não ouvi nada de relevante que já não se soubesse. Mas pronto, até aí, tudo bem. 

Agora, não gostei mesmo nada que a certa altura um dos comentadores tivesse dito que esta bagunça não tinha nada a ver com a política! É verdade, foi isso que tive o desgosto de ouvir. Não tem nada com a política? Tem tudo! Quem assim pensa só pode estar comprometido com a política, e se assim fôr, submete os interesses do FCPorto ao seu domínio. É sinal que a conversa entre o Zé do Povo e o PR não atingiu o efeito que pensava. Paciência, talvez para a próxima tenha mais sorte... 

Tenho dito. Agora levem-me a tribunal


Se alguma utilidade teve a denúncia pública do escândalo de corrupção, liderado pelo Benfica, foi acabar com as dúvidas - de quem ainda as tinha -  que em Portugal não existe Governo, não existe Presidente da República, não há Parlamento nem oposição. Ou seja, não há  Estado de Direito. 

O que existe, sim, é um imenso grupo de actores que vivem simulando cargos para os quais não têm categoria, como não têm coragem para se pronunciarem sobre crimes e malfeitorias praticados por um clube de futebol transformado em quadrilha. Chama-se Benfica. 

Tenho dito. Agora vou-me embora, estou cheio de medo. Até pareço o 1º Ministro. Não, não, acho-me mais parecido com o Marcelo.

PS-Não se preocupem, quando  me prenderem, aviso.



08 novembro, 2018

Para certos "portistas" anónimos

Foto: Lusa Fotomontagem: RR
Há uns tipos que por aqui pousam que sofrem
  por estes melros querendo passar por portistas...

Para os que não se revêm nas minhas opiniões, têm uma hipótese se quiserem que os deixe entrar neste espaço: ou apresentam argumentos com seriedade, e identificam-se, ou nunca mais terão o prazer de ver publicadas palermices. Não pertenço ao clube dos democratas da bagunçada,que é este país, aos que confundem liberdade de opinião com liberdade de ofender.

Não, rapazinhos, para mim a liberdade da Democracia tem limites. Tudo tem limites. Portanto, se quiserem, chamem-me ditador, porque não sou, e porque já estou farto de explicar e especificar provas da incoerência deste sistema a que chamam indevidamente democrata. A Democracia só existe quando é posta em prática e é respeitada. Não sendo assim, é uma farsa! Abram os olhos, se tanta confusão se tratar apenas de ingenuidade ou inexperiência!

Se não lhes chega o magnífico exemplo de centralismo crescente, dado por sucessivos governos (desde o 25 de Abril), então nunca vão  perceber nada.  Além disso, pelo paleio que usam, suspeito que estou a lidar com benfiquistas e a esses costumo vedar-lhes as portas. Será que vocês ainda não perceberam onde quero chegar?

Outra coisa: sabiam que antes do Universo Porto da Bancada se decidir  a censurar (e muito bem) o Governo e os próprios deputados parlamentares por ainda não se terem pronunciado sobre o caso dos e-mails benfiquistas já o Renovar o Porto o tinha feito? Não sabiam? Pois é, têm fraca memória, mas eu repito: foi o Renovar o Porto, e orgulho-me disso, porque foram muito poucos que se lembraram de o fazer, e não sei porquê. É que, quando as outras instituições desportivas não fazem honestamente o seu trabalho, são os Governos os principais responsáveis! Até o Presidente da República tem responsabilidades! Não me importo de estar sozinho, antes me orgulho. 

Estão a ver, não sou nada modesto, é verdade, mas ao menos sou sério e não escondo o nome (que chatice)... E mais, talvez me tenha antecipado uns mêses! Porém, gosto muito do Universo Porto da Bancada e dos participantes. Sabiam? Porventura não leram aqui grandes elogios ao Francisco J. Marques e ao Pedro Bragança? Ou pensam que pertenço ao grupo dos portistas ciumentos? Que invejam os que têm coragem, por não serem capazes de fazer o mesmo. No entanto, sabem criticar toda a gente.  É uma questão de procurarem porque os meninos não merecem que me dê ao trabalho de vos ajudar. Se acham que é motivo para me envaidecer, lá sabem, mas para mim, limitei-me a fazer o que uma pessoa minimamente frontal faria.

Mudando de assunto. 

Sempre que o Ministério Público pede mais tempo ao Tribunal para concluir processos de investigação, torço o nariz. É sinal que se avizinha a prescrição, mais uma vez. E por quê? Porque sou desconfiado? Porque sou pessimista?  Lamento, mas não é por uma nem outra razão. É porque estou enojado com este hábito da Justiça de permitir que processos gravíssimos não cheguem a ser julgados por ter deixado ultrapassar os respectivos prazos de legalidade, até que prescrevam! 

No caso dos e-mails benfiquistas que está em investigação, suponho, por aquilo que hoje li, que podemos ficar mais descansados porque os fundamentos apresentados pelo próprio Ministério Público são invulgarmente sólidos e credíveis. Desta vez, o MP alega publicamente que "estamos perante fortes  indícios de esquema altamente organizado para pedir mais tempo para investigar eventual corrupção". Assim mesmo, não temos garantias que este processo vai até ao fim, mas precisamente devido à sua proporção e heterogeneidade  é que se revela mais complexo. Não estou certo é que seja boa ideia deixar à solta alguns dos suspeitos, porque se o caso é complexo pode também estimular o risco de fuga dos mesmos, eventualidade que a acontecer não pode provocar surpresa a quem de direito. Neste caso, o Ministério Público.

07 novembro, 2018

O bom portista, o adepto especial


Resultado de imagem para um adepto portista
Ser adepto é isto, e também o cérebro


Não sei o que fará pensar alguns inteligentes que só se é um portista a sério, um super-adepto, ou o que quer que isso seja, se não comentar o lado negativo do seu clube dileto, ou, por outras palavras, se não ousar contestar as decisões erradas de quem o preside. Já para os fanáticos, os elogios são eternos, e as críticas são sempre proibidas. Para esses, não há criticas construtivas, só há opiniões maldosas. Pois eu contestarei sempre que sentir o futuro do FCPorto ameaçado. 

Além destes, há os "portistas" bipolares, ou seja, tanto parecem ter sentido crítico, como subitamente invertem o objecto e a causa da crítica que ainda ontem defendiam. Isto acontece frequentemente quando as vítimas são os treinadores ou os jogadores. Tomam-lhes cisma e não há nada a fazer. Depois têm outro hábito. Quando discordam  do que lêem (agora refiro-me aos meus posts), são incapazes de fundamentar as suas ideias, antes optando pelo desafio inconsequente e ôco.

Também a mim acontece opinar positivamente o que vai acontecendo de bom no FCPorto, ou com uma ou outra iniciativa do Presidente, mas também o reprovo quando considero pertinente. Nunca o faria por maldade, porque seria pura estupidez, e depois, porque entre Pinto da Costa e eu haverá sempre algo a ligar-nos: o FCPorto!

Seja como fôr, elogie ou censure, há quase sempre em comum um timing e uma causa para o justificar. É por isso que não tenho muita paciência para ler comentários analfabetos. Não dou relevância àqueles que me censuram só porque não gostam do que lêem e não têm capacidade para explicar porquê. Entram neste espaço anonimamente mas depois querem ser tratados como se o anonimato lhes facultasse qualquer superioridade moral, quando é exactamente o contrário. Não atingem o ridículo a que reduzem as suas opiniões, quando podiam ser aceitáveis se as soubessem apresentar com dignidade.

Alguns desses portistas, nem sequer fazem ideia do que eu já tenho dito de construtivo de Pinto da Costa. Não querem saber. Não pensando como eles, é porque não disse nada. São assim. Mas basta que um dia o FCPorto tenha o azar de sofrer um abalo dos fortes e ficar na banca-rôta, sem fama nem glória que esses "super-portistas" sempre hão-de encontrar um bode expiatório para apontar as culpas. Nem que seja o porteiro do Dragão! Só se salvará Pinto da Costa!

Pois fiquem sabendo que muito do que agora se discute na praça pública sobre muitas das causas que provocaram a fragilidade actual do FCPorto e deram alma aos nossos inimigos - os adversários podem ser dignos - para nos andarem a comer por lorpas, já eu ando a escrever há uns bons anos. No entanto, ninguém me pagou para isso. E quer queiram ou não, tenho muita honra nisso.    

06 novembro, 2018

Acordaram tarde, mas é melhor que nunca


Até que enfim, houve alguém que decidiu pôr a boca no trombone e falar na pouca vergonha que paira nas modalidades! Mesmo assim, foi preciso que viessem os respectivos directores a dar a cara para denunciar a bandalheira, e na minha opinião, ainda com demasiada parcimónia. Parece que têm medo de melindrar os responsáveis desta nojeira. E também não sei por que é que os senhores da SAD se acham no direito de passar a bola aos directores responsabilidades que deviam ser assumidas por eles e com a maior determinação. Não percebo tanto acanhamento. Realmente, além dos adeptos, e os atletas são eles os grandes heróis. 

Mas afinal, em que ficamos, acham que toda essa gente (que é muita, eu sei) que anda a contribuir para degradação do desporto nacional merece tanta consideração, tanto respeito? Pois olhem, eu não os respeito em absoluto. Agora só sabemos recorrer às queixinhas, aos comunicados inconsequentes? E se eles se borrifarem, como tem sido costume, vamos recorrer ao Papa? Ou desistimos de competir?

Usem o Porto Canal, façam constar ao Mundo a bandalheira que paira no país! Não permitam que Portugal continue a gozar a fama de um país de 3º mundo! Denunciem os criminosos, sejam de colarinho branco ou casca grossa. Saibam defender-se dos maus cidadãos, dos que nos andam a roubar em todas as frentes.

Então o Sr. Fernando Gomes da SAD já se esqueceu que foi político, Presidente da Câmara do Porto e Ministro da Administração Interna? Então não acredita no Estado de Direito? Eu não acredito, é verdade. Mas eu não sou político, será que também me vai dar razão? Quanto tenciona pagar-me por lhe ter prestado esse serviço? Não sabe como defender o FCPorto, que tão bem lhe paga? Mas que raio de dirigente é ? O que teme? São os directores desportivos que são lançados às feras?

Coragem! Não estamos a lidar com anjinhos. Lidamos com criminosos e até homicidas. Já fomos prejudicados tempo de mais. Haja dignidade!


04 novembro, 2018

Se continuarmos a esperar pela Justiça ela vira-se contra nós

Estes são os melhores e mais honrados jogadores
do Hóquei em Patins
português! 

Sentir-me-ia uma besta se não reconhecesse o que Pinto da Costa fez de positivo pelo FCPorto. Fez muito, e grande parte das vezes bem. À sua maneira, nem sempre ortodoxa,nem consensual, conseguiu o que outros não conseguiram, porque só podia ser assim, sem oscilações.

Impôs-se, desafiou os lacaios do centralismo e fez-lhes frente sempre que foi preciso. Esse período glorioso da sua regência custou-lhe caro. Espiaram-no, engendraram-lhe todo o tipo de armadilhas, conseguiram levá-lo a tribunal com um único fim: acabar com a hegemonia do FCPorto no futebol português. Pelo meio, aconteceram algumas peripécias rocambolescas da sua vida privada que afectaram de certo modo a estabilidade do nosso clube. Não foi tudo perfeito (ninguém o é), mas, contra tudo e contra todos - e o macabro centralismo - venceu.

Tudo isto é verdade. E por ser verdade, sempre o apoiei como adepto. Mas, há sempre um "princípio de Peter" que nos pode manchar o currículo e até a carreira se não percebemos que esse Peter já se apoderou de nós. Foi o que aconteceu a Pinto da Costa. Fisicamente,  ainda está bem vivo. Desfruta de uma excelente memória, mas naturalmente não tem a mesma fibra para se manter no cargo. Ai palavra que fui dizer! Isto não se diz, é uma heresia. Pois, mas tem de ser. Se gostam de Pinto da Costa, eu também já gostei quando ele era o homem que atrás descrevi. Quando colocava os interesses do FCPorto acima de tudo. Foi isso, e apenas isso que me fez seu amigo. Quem é portista é meu amigo. Quem faz bem ao FCPorto ainda é mais. Ora, neste momento Pinto da Costa não é o mesmo amigo. Já não pensa tanto no clube como pensava, e o clube tem de continuar, não pode ser esquecido.

Nos últimos tempos têm acontecido coisas ao nosso clube que não podiam acontecer. Nós portistas temos concentrado a nossa atenção no futebol e isso tem-nos levado a esquecer as modalidades. Sobre o futebol sénior já sabemos as grandes golpadas que o gangue Benfica tem inflingido no futebol português, mas o FCPorto tem também  o Andebol, o Hóquei em Patins e o Basquete (e outras).

Sobre essas actividades desportivas também têm acontecido enormes falcatruas, acompanhadas de roubos de igreja.  Sim, roubos, porque muitos são acompanhados de violência, e pouco temos feito para acabar com estas afrontas. Afrontas e prejuízos! Além disto, há adeptos portistas que têm sido cobardemente agredidos por benfiquistas, quando o FCPorto se limitou a comentar situações criminosas não a praticá-las.

Não me parece por isso que a Direcção portista esteja a comportar-se à altura do apoio fantástico que os portistas têm dado ao clube. Não pode ser o silêncio a recompensa! Mas, a culpa também é de alguns portistas, que fazem de Pinto da Costa um Deus e lhe permitem tudo, inclusivé esta passividade mórbida que sabe exigir,mas não retribuir. Fazer comemorações e abrir casas do FCPorto é importante, mas neste momento, não é prioritário! O que acontece com os nossos atletas é inaceitável, uma vergonha. Ontem, no Ókey valeu tudo, só faltou abrir a cabeça outra vez a um dos nossos - como já fizeram no passado - e não temos um Porto Canal disposto a abrir um noticiário para divulgar veementemente estes desafios de guerra! O que os vermelhos fizeram é recorrente. Os próprios jogadores quando sentem dificuldades em ultrapassar os nossos lançam-se para o chão simulando faltas e os árbitros marcam-nas. Foi só assim que ontem conseguiram ganhar o jogo, e mesmo assim à rasquinha.

É aqui que não aprecio a passividade da SAD e de Pinto da Costa, porque há anos que andamos a perder campeonatos nas modalidades e no futebol. É preciso ter coragem de nos impormos. Esta postura passiva, só leva os infractores ao abuso. Não lhes cortam as rédeas, fazem pior. Por mim, chega! Estamos a ter um comportamento próprio dos cobardes, e isso não é a marca do FCPorto, nem era a de Pinto da Costa! É revoltante o que se está a passar! São eles os marginais, não somos nós. E como a justiça não existe, então optemos por uma estratégia mais agressiva, porque assim não há justiça que nos valha.

Estamos em Portugal, hoje mais que nunca, um país de falsários! Não nos deixemos enganar. Felizmente não somos todos assim, mas são sobretudo muitos dos que dominam o poder (político e económico), e isso é que é grave. A mim não me infundem qualquer respeito. Nenhum mesmo.