Ainda há pouco, pudemos ouvir na comissão de inquérito para o caso Face Oculta, o director do Jornal de Notícias alegar enfaticamente questões de ética para não publicar o artigo de Mário Crespo, supostamente por sair do âmbito de uma simples crónica, e por esta se poder confundir com uma notícia sem direito a contraditório.
Passados poucos dias, num momento em que o FCPorto se aproxima dos primeiros classificados do campeonato e nas vésperas de um jogo importante com o Sporting, como que por milagre, lá vem outra vez à liça o nome de Pinto da Costa e do FCPorto em grandes parangonas nas primeiras páginas do jornal que já foi do Norte! Simples coincidência, dirão os eternos distraídos... Não, já não dá para acreditar meus amigos. Isto mais não é que uma outra manobra de diversão para desestabilizar o FCPorto. Mais. Tudo aponta para o chamado dois em um , ou seja, uma maneira de afastar a atenção do povo das grossas poucas vergonhas que invadiram a vida do 1º. Ministro e de alguns membros do Governo e, ao mesmo tempo, dar um pouco mais de «colo» ao clube salazarista.
Só porque um empresário [Luciano D'Oonófrio] está a ser investigado pela PJ e porque este negociou a venda de alguns jogadores do FCPorto, o director do JN considerou eticamente correcta a colação do caso ao nosso clube e ao respectivo Presidente... Fantástica prova de coerência ética, esta, não acham?
"Polícia no Dragão por causa de Baía, Barros e Conceição", foi este o título da 2ª. página que o jornalista de serviço anti-FCPorto, de seu nome Nuno Miguel Maia considerou mais adequado às exigências éticas do seu chefe... Por acaso, sem qualquer 2ª. ou 3ª intenção, resolveu anexar à notícia a foto de Pinto da Costa, aproveitando para lembrar que o Presidente do FCP continuava a ser investigado por denúncia de Carolina Salgado... Não satisfeito, talvez porque é preciso dar palha aos burros [que, sem ofensa, devemos ser nós], resolveu juntar-lhe as fotos de Rui Barros, Victor Baía e Sérgio Conceição...
Insaciável ainda, o empenhado jornal «do Porto», ocupou a 14ª. página [de Polícia e Tribunais] com mais uma foto de Pinto da Costa e com estas parangonas: Rui Santos chama Rui Rio para o defender de Pinto da Costa.
Se alguém teria dúvidas sobre a noção de ética do Director do JN José Leite Pereira, elas ficaram irremediavelmente desfeitas. Ou ainda há dúvidas?
Meus senhores, enquanto este lambe-botas estiver à frente do Jornal de Notícias nunca mais o compro. E vocês, vão comprar?