25 fevereiro, 2010

A ética de José Leite Pereira

Ainda há pouco, pudemos ouvir na comissão de inquérito para o caso Face Oculta, o director do Jornal de Notícias alegar enfaticamente questões de ética para não publicar o artigo de Mário Crespo, supostamente por sair do âmbito de uma simples crónica, e por esta se poder confundir com uma notícia sem direito a contraditório.
Passados poucos dias, num momento em que o FCPorto se aproxima dos primeiros classificados do campeonato e nas vésperas de um jogo importante com o Sporting, como que por milagre, lá vem outra vez à liça o nome de Pinto da Costa e do FCPorto em grandes parangonas nas primeiras páginas do jornal que já foi do Norte! Simples coincidência, dirão os eternos distraídos... Não, já não dá para acreditar meus amigos. Isto mais não é que uma outra manobra de diversão para desestabilizar o FCPorto. Mais. Tudo aponta para o chamado dois em um , ou seja, uma maneira de afastar a atenção do povo das grossas poucas vergonhas que invadiram a vida do 1º. Ministro e de alguns membros do Governo e, ao mesmo tempo, dar um pouco mais de «colo» ao clube salazarista.
Só porque um empresário [Luciano D'Oonófrio] está a ser investigado pela PJ e porque este negociou a venda de alguns jogadores do FCPorto, o director do JN considerou eticamente correcta a colação do caso ao nosso clube e ao respectivo Presidente... Fantástica prova de coerência ética, esta, não acham?
"Polícia no Dragão por causa de Baía, Barros e Conceição", foi este o título da 2ª. página que o jornalista de serviço anti-FCPorto, de seu nome Nuno Miguel Maia considerou mais adequado às exigências éticas do seu chefe... Por acaso, sem qualquer 2ª. ou 3ª intenção, resolveu anexar à notícia a foto de Pinto da Costa, aproveitando para lembrar que o Presidente do FCP continuava a ser investigado por denúncia de Carolina Salgado... Não satisfeito, talvez porque é preciso dar palha aos burros [que, sem ofensa, devemos ser nós], resolveu juntar-lhe as fotos de Rui Barros, Victor Baía e Sérgio Conceição...
Insaciável ainda, o empenhado jornal «do Porto», ocupou a 14ª. página [de Polícia e Tribunais] com mais uma foto de Pinto da Costa e com estas parangonas: Rui Santos chama Rui Rio para o defender de Pinto da Costa.
Se alguém teria dúvidas sobre a noção de ética do Director do JN José Leite Pereira, elas ficaram irremediavelmente desfeitas. Ou ainda há dúvidas?
Meus senhores, enquanto este lambe-botas estiver à frente do Jornal de Notícias nunca mais o compro. E vocês, vão comprar?

20 comentários:

  1. Já não o compro há muito tempo
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu não compro leio à borla.
    São estes cretinos que escrevem
    lixo para pôr nas mentes debilitadas de muita gente incauta
    e estúpida, ignorante e analfabeta e de outros mais oportunistas para
    fazerem propaganda anti-Porto.
    Isto é jornalismo de Bueiro.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Eu há muito que já não o compro. Mas desta vez não penso que o alvo principal a beneficiar seja o benfica. Joaquim Oliveira é sportinguista. Com quem joga o FCP no domingo? Ele há cada coincidência! Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. não se zanguem amigos. um dia destes o pereira vai para a lusa ou para a administração do quim :->

    ResponderEliminar
  5. 25/02/10
    Tenham medo, muito medo dos metralhas de Setúbal

    Dois dos três metralhas de Setúbal foram chamados para os jogos do Benfica e FC Porto. Já se esperava. Não é por acaso que os fundamentalistas do Benfica apoiam sem reservas o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga. Eles sabem que têm em Vítor Pereira um glorioso amigo sempre pronto a «oferecer-lhes» os árbitros que lhes dão mais jeito. Aliás, eles apoiam todos os dirigentes da Liga...também é Sagres pois é? Assim, para esta jornada, vamos ter o SLB (Sistema Lucilio Baptista) a arbitrar o jogo com o Leixões e o "João, pode ser o João" a arbitrar o de Alvalade. Para o jogo do outro candidato ao título foi escolhido o Xistrema de Castelo Branco. Enfim, tenham medo, muito medo porque nesta jornada vai ser roubar até dizer chega.


    Também em Lisboa? Não notei nada.
    Sobre a ida da PJ ao Dragão, Philippe Richard, responsável pela investigação disse que "em 2004, abrimos um caso contra Luciano D`Onofrio. Ele é suspeito de fraude e branqueamento de capitais. Estivemos no Porto à procura de documentos que possam ser úteis. Também já estivemos a investigar em Lisboa, Madrid, Barcelona, Hamburgo e França. Por agora, ainda não há acusação formal contra Luciano D`Onofrio.
    Em Lisboa? Não notei nada...será que a gloriosa imprensa lisboeta estava de férias nessa altura?

    Blogue Portogal

    ResponderEliminar
  6. José Fontinha25/02/10, 17:45

    Um grande jornal Portuense, e de largas tradições, transformado num pasquim subserviente ao poder socretino. Triste, muito triste, quando o dinheiro passa a ser o principal valor a preservar.

    ResponderEliminar
  7. É mais uma nojeira, mas que não surpreende. Eles são muito éticos, mas é para o que lhes convém. Veja-se o caso do pasquim da Queimada: também são muito éticos e muito moralistas, só que é se for contra os vermelhos, contra o F.C.Porto, lá se vai a ética e os bons costumes.

    Um abraço

    Rui, posso enviar este seu artigo para o Jn?

    ResponderEliminar
  8. António Alves, não vai para a Lusa. Na Lusa estão, sim, jornalistas que fugiram do Leite Pereira. Fugiram mesmo.

    Tudo porque o director, como contei no meu blog, recebeu ordens da Administração e directamente do "amigo Joaquim", para não dar uma notícia que incriminava fortemente um ex-deputado e hoje presidente de Câmara envolvido em coisas da bola. A página pronta para a gráfica foi trocada por uma de publicidade.

    E disse o director do JN, mentindo com os dentes todos, que nunca recebeu instruções da Administração para alterar ou não dar uma notícia.

    Ainda hoje,porém, o ex-jornalista da casa Dias Gomes interveio directamente de Matosinhos no programa de opinião poública da A1/RTPN. Ouvi-o por acaso e ele mencionou que há censura no JN e citou exemplos.

    De resto, toda a Redacção sabe. E eu sei.

    ResponderEliminar
  9. Definitivamente deixei de comprar esse pasquim.
    É uma versão soft daquela merda chamada correio da manhã.

    ResponderEliminar
  10. Esse Nuno Miguel Maia parece gostar tanto do FCP, como o pessoal da 2ª circular .

    E é ele que está arrolado como testemunha do Rui Santos ???!!!

    ResponderEliminar
  11. Testemunha de Pinto da Costa é que não é, de certeza!

    Esse gajo não perde uma oportunidade para desancar em PCosta. É um vegetal!

    ResponderEliminar
  12. Esse Nuno Maia veio substituir a Tania Laranjo ( esposa do Eug.Queiroz), que está no cm e tem escrito muito sobre o FCP ?!

    ResponderEliminar
  13. Desde criança que me habituei a ler o jornal, que o meu avô e depois o meu pai assinavam, chamado O Comércio do Porto, jornal este que li até ao último número, que guardei. Nessa altura publicavam-se, no Porto, ainda o Primeiro de Janeiro, O Jornal de Notícias e até um vespertino, antes do 25 de Abril mas que tinha pouca saída.Depois veio o Público, ...
    Eram jornais de índole, conteúdos e públicos leitores diferentes, cada um com os seus jornalistas e fotógrafos que diferençavam uns dos outros. Mais popular, o JN tinha maiores tiragens, mas foi perdendo leitores com sucessivas mudanças de jornalistas e directores e o jornal, como outros, passou a receber as notícias já prontas e a fechar mais cedo.Jornal da cidade e do Norte foi-se abastardando e desde que foi comprado por Joaquim Oliveira à Lusomundo passou a ser um defensor dos interesses lisboetas e centralistas, incluindo o futebol, exaltando os dois clubes da segunda circular e diminuindo e apoucando o F.C. do Porto e o seu presidente e jogadores.Claro que isso tem consequências: aumento e mais "colonizados" adeptos desses clubes de Lisboa no Norte e maior desprezo dos portistas e bons portuenses pela sua acção, fazendo baixar as vendas e a sua representatividade. Se não fosse a "mina" dos anúncios pagos não sei como estaria.No meu caso pessoal, poucas vezes o comprei e não gosto, a começar pelo papel que usa e a acabar em notícias como as relatadas, pelo que, por mim, vir nesse jornal ou não é igual, ressalvando as conotações de ataque ao clube mais representativo da cidade e do Norte, o melhor de Portugal por muito que isso doa a quem tem comprado centenas de jogadores e recebe as benesses dos árbitros e dirigentes da Liga e da "justiça" da mesma.
    Director e jornalistas têm de ser coerentes e ter ética, senão qualquer dia tem de mudar de emprego e ir para a capital, que se calhar é o que alguns querem, com estes fretes.

    ResponderEliminar
  14. “não abanem muito a árvore do regime porque ela está toda podre”.
    In blasfemias
    ____________

    E onde fica sediada a arvore e as raízes???!!!...

    ResponderEliminar
  15. Gallaecia, centralismo e desporto
    __________

    Este "artigo" do blogue Reflexão Portista merecia destaque neste blogue ???

    ResponderEliminar
  16. sim.

    Vou continuar a comprar o JN sempre q possa.

    Ainda é o único jornal que trata o Norte de uma forma aceitável e deixar de comprar o JN significa deixar de contribuir para uma informação com mais Norte.



    Sem o JN ficamos com um correio da manha e com o desprezo q este constantemente demonstra pelo Porto e pelo FCPorto.



    Por isso sim! Vou continuar a comprar o JN. Considero um acto de responsabilidade pessoal.

    ResponderEliminar
  17. Ó Nelson,

    espero que não lhe venha a acontecer o mesmo que aconteceu aos anti-regionalistas, que votaram contra e agora assistem ao desmoronar do país cheios de "remorsos".
    Quem vai esfregar as mãos de contente com o seu acto de solidariedade, é o Joaquim Oliveira, o verdadeiro homem do norte...

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente o jn já deixou de ser a referencia que era no Norte do Pais.
    é triste ver o jornal no estado em que está...

    ResponderEliminar
  19. Pode já não ser o q era, mas é dos únicos que da voz ao Norte, e na impressa só o Grande Porto é alternativa.

    tb temos q ver q não é possível agradar a todos e o JN tem q ser um jornal nacional e não apenas regional.


    é possível q no futuro me desiluda (como me posso desiludir com muitas outras coisas) mas parece-me cedo para deixar de apoiar algo q é nosso

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...