11 dezembro, 2018

E lá estamos nós nos oitavos da Champions!


Com todo o mérito e honra! Mais uma bofetada de luva branca para o país centralista! Parabens rapazes, parabéns Sérgio Conceição, parabéns FCPorto!



Mais depressa se apanha um mentiroso


Resultado de imagem para domingos soares de oliveira
Domingo Soares de Oliveira
(a integridade em pessoa)
Estou-me a borrifar do passado, presente e futuro do Benfica. Sempre estive. Sou muito portuense, cada vez mais ferrenho e menos sensível a solidariedades hipócritas.

Os governos de Lisboa traíram a revolução de Abril, delapidando  a democracia e a coesão nacional. De tal modo que não suporto aquela terra, e tudo o que ela simboliza de negativo. Parabéns, senhores políticos, pela vossa enorme capacidade para segmentar um país! De tanto glorificarem a capital e desprezarem o Porto!

Sou um tipo habituado a orientar a minha vontade e os meus gostos sem precisar da opinião de terceiros. E quando usam a pressão (Hello, comunicação social!), para um tipo como eu, os efeitos colaterais são contrários aos objectivos pretendidos. Não há nada a fazer.

Mas, se tivesse a infelicidade de ter nascido com essa disfunção clubista (adepto do benfica) e se tivesse poder para isso, mandava sanear o clube dos seus actuais dirigentes e cartilhistas antes de sair à rua. Vejam este exemplo dado pelo administrador da SAD vermelha Domingo Soares de Oliveira quando se sentiu apertado pela suspeita de ter pago a boda do casamento da filha com o dinheiro do Benfica:

"Não tenho problemas de abrir os meus emails a quem quer que seja. Mas quando se entra em questões pessoais, acho que se passa uma barreira que não se deve passar"

Brilhante!

Isto é em benfiquez! Traduzindo para o português corrente:

"Não tenho problemas de jurar a pés juntos que sou o gajo mais honesto do mundo diante de quem quer que seja. Mas só se não me pedirem provas. Há barreiras que são verdadeiros abusos de confiança"






10 dezembro, 2018

Não é por engraxar Lisboa que nos afirmamos


Resultado de imagem para porto canal


Intrigado pela actual letargia do Porto Canal - que parece já perturbar muitos portistas -, consultei o site do dito cujo para saber se teria havido alguma alteração na composição dos corpos sociais. Se houve, não dá essa impressão, porque o que lá está anotado, é o seguinte:




Conselho de Administração

  1. Presidente: Jorge Nuno Pinto da Costa
  2. Vogal: Adelino S. e Melo Caldeira
  3. Vogal: Fernando Manuel dos Santos Gomes
  4. Vogal: Francisco José De La Fuente Ruiz

Mesa da Assembleia Geral
  1.  Presidente: José Manuel de Matos Fernandes
  2.  Secretário: Rui Miguel de Sousa Simões

Tendo a sociedade comercial  FCP MEDIA,SA um capital social de € 4.050.000,00 e 82,40% de percentagem, torna-se algo confuso que a sócia minoritária MEDIAPRO PORTUGAL, SGPS, SA (sediada em Lisboa) com 17%  retenha um capital social de 7.200.000,00, superior ao do FCP MEDIA,SA!

Haverá, por casualidade engano, ou falta algum detalhe?

Equívocos à parte, como portista (e cidadão), gostaria de saber se há, ou houve, qualquer plano de reabilitação, ou remodelação estratégica para o Porto Canal entre accionistas e Directores do Porto Canal. Porque, pelo que é dado a observar ao grande público, a programação não só piorou como foi nitidamente mitigada. 

Não sendo perito na matéria, mas ciente de que o segredo é a alma do negócio, fica no ar a ideia de que as partes interessadas (accionistas e dirigentes do Porto Canal) não há a percepção correcta sobre as características próprias a um negócio difícil, como é o da televisão. Está intrinsecamente ligado à comunicação social, é um facto, e no caso em apreço com a particularidade de partilhar o negócio com um clube de futebol (O FCPorto), porventura o maior angariador de audiências ... 

Uma vez que nada de concreto podemos concluir, só podemos pensar uma coisa: algo de errado foi feito no Porto Canal.     



09 dezembro, 2018

E ninguém cora?

Domingos de Andrade

Não são polémicas menores. Como o Tribunal de Contas publicou esta semana, a falta de controlo no Parlamento faz com que haja risco de fraude fiscal nas deslocações, desatualizações de moradas com impacto nas ajudas de custo, ilegalidade no seguro de saúde de que os deputados beneficiam - cumulativamente com a ADSE. Reparos perante os quais nenhuma bancada pode sair descansada, porque é a imagem da Assembleia que sai beliscada.
Perante as sucessivas notícias e denúncias, o que fazem os deputados? A subcomissão de Ética propôs, no caso das viagens, uma alteração dos valores pagos. Mas como entretanto se aguardou uma posição do Conselho de Administração do Parlamento, só agora foi consensualizada a criação de um grupo de trabalho para essa alteração. Grupo que irá também propor mecanismos adicionais de controlo das presenças. Cá ficaremos à espera das ditas medidas. Já quanto a falsas moradas, nada foi dito. Portanto, continuaremos a aguardar as conclusões do inquérito em curso no Ministério Público.
É a bem da democracia que se devem criticar as benesses dos políticos ou apontar as suas falhas. Porque infelizmente documentos oficiais, como são os do Tribunal de Contas, demonstram que há problemas reais. É um direito dos cidadãos conhecerem os gastos dos eleitos e exigirem-lhes um comportamento ético irrepreensível. E um dever dos titulares de cargos públicos serem transparentes e prestarem contas.
*Diretor (JN)
Domingos de Andrade