09 dezembro, 2018

E ninguém cora?

Domingos de Andrade

Não são polémicas menores. Como o Tribunal de Contas publicou esta semana, a falta de controlo no Parlamento faz com que haja risco de fraude fiscal nas deslocações, desatualizações de moradas com impacto nas ajudas de custo, ilegalidade no seguro de saúde de que os deputados beneficiam - cumulativamente com a ADSE. Reparos perante os quais nenhuma bancada pode sair descansada, porque é a imagem da Assembleia que sai beliscada.
Perante as sucessivas notícias e denúncias, o que fazem os deputados? A subcomissão de Ética propôs, no caso das viagens, uma alteração dos valores pagos. Mas como entretanto se aguardou uma posição do Conselho de Administração do Parlamento, só agora foi consensualizada a criação de um grupo de trabalho para essa alteração. Grupo que irá também propor mecanismos adicionais de controlo das presenças. Cá ficaremos à espera das ditas medidas. Já quanto a falsas moradas, nada foi dito. Portanto, continuaremos a aguardar as conclusões do inquérito em curso no Ministério Público.
É a bem da democracia que se devem criticar as benesses dos políticos ou apontar as suas falhas. Porque infelizmente documentos oficiais, como são os do Tribunal de Contas, demonstram que há problemas reais. É um direito dos cidadãos conhecerem os gastos dos eleitos e exigirem-lhes um comportamento ético irrepreensível. E um dever dos titulares de cargos públicos serem transparentes e prestarem contas.
*Diretor (JN)
Domingos de Andrade

2 comentários:

  1. E o mais descarado de tudo é que nem sequer descontam para esse luxo chamado ADSE!!!! É um desconto tão simbólico e recambolesco que é como tirar dinheiro do bolso esquerdo e pô-lo no bolso direito!!!

    E depois miseravelmente por estas alturas do natal, entre fotos de almoços com os pobres e sem abrigo, entre lágrimas de crocodilo e espinhas atravessadas de bacalhau, falma eles de minorar o descalabro que eles próprios causam na cada vez mais abismal diferença entre pobres e ricos!

    A classe politica tem uma grave défice de profissionalismo, para não falar em moralidade. Basta ver os dinossauros da politica todos eles cheios de altruísmo e ideologia, mas com 2 pensões soberbas, escritórios montados e quiçá, um qualquer panteão á sua espera.

    Ou como uma vez me disse um tenente miliciano na tropa: se não olhares tu, pela tua vida, bem podes esperar sentado que alguém a olhe por ti.

    ResponderEliminar
  2. E são estes os escolhidos, os discípulos da Nação, já ninguém acredita nesta Corja de gente, são tantos para tão pouco. Vamos aproveitar a época Natalícia e manda-los de trenó para a Sibéria. Pai Natal da-lhes essa viagem como prenda.

    A. C.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...