15 fevereiro, 2019

Somos, ou não, Dragões?

Resultado de imagem para Dragão
Faltará fogo ao Dragão?

Das redes sociais ao silêncio do Dragão

Desde que as redes sociais surgiram na Internet e me registei no FaceBook, cedo percebi que a aparente facilidade em arranjar amigos era menos provável que  criar inimigos. Houve quem quisesse convencer-me que não era bem assim, mas eu mantive-me fiel à minha convicção e cancelei o meu registo. O tempo que me mantive registado não deve ter ultrapassado os dois mêses, se tanto. Nunca me arrependi.

Hoje, não falta quem não reconheça a inconveniência deste sistema de comunicação. Inicialmente parecia interessante, mas depressa se transformou num perigoso veículo de contacto social radicalmente contrário ao espírito próprio que caracteriza uma verdadeira amizade. Como é do conhecimento geral uma das maiores ameaças destas novas redes de comunicação é o acesso de gente perigosa, como vigaristas e pedófilos.

Há portanto uma grande diferença entre este meio de contactos e a blogosfera.  Se o Facebook (e concorrência) é mais dinâmico e popular que a blogosfera, também é mais anárquico, enquanto   que os blogues são temáticos, obrigam sempre a um objectivo, um controle personalizado do autor. Além disso, nas redes sociais há sempre tendência para o exibicionismo, tanto de homens como de mulheres. Acho ridículo, e nada ético para uma mulher que se preze, expor a sua nudez, quando para esse fim não faltam revistas próprias. Muitos usam-nas para dizer ao mundo que são gente "importante", e para isso ostentam os seus carros, os sítios idílicos onde passam férias, enfim tudo o que hoje simboliza  o estado decadente da sociedade.

Tudo isto para dizer que um blogger não escreve para se exibir. Assume o que escreve limitando-se a dar as suas opiniões sobre determinados assuntos. Não o faz para agradar a todos, nem para para ficar à espera que lhe digam o que deve fazer, e como deve. De qualquer modo, também tem o direito de se opôr contra o que o incomoda ou indigna.

Um dos temas que mais me têm absorvido desde sempre é o centralismo e a hipocrisia como ele tem sido discutido. Também me tem preocupado a falta de uma liderança forte no FCPorto, como acontecia num passado não muito remoto. Mas também me estranha que os adeptos e sócios do FCPorto estejam tão calados a este respeito.

Há um clube (o Benfica) que tem actuado acima da lei, prejudicando o FCPorto em todas as modalidades sem que quem o dirige se pronuncie sobre o assunto. Podemos argumentar que se isso acontece é porque o caso já foi denunciado e já está nas mãos do Ministério Público, mas isso pouco vale. Confiar na Justiça portuguesa é tão seguro como jogar na lotaria. A verdade é que os acusados continuam a mexer as suas influências aparentemente à vontade. Com ou sem a ajuda dos VAR's já se aproximaram do FCPorto, independentemente de erros nossos. Desculpem-me a teimosia, mas volto a questionar: e se perdermos outra vez o campeonato de futebol e das modalidades por interferência de arbitragens habilidosas? Que faremos? Estará reservada para esse momento (!Abrenuncio!) a voz do Sr. Pinto da Costa para defender o FCPorto? Tardiamente, outra vez?

Dizia ontem o Diogo Faria no Universo Porto, que confiava na Justiça. Talvez a juventude ou a inexperiência possa justificar tanta confiança, apesar da ironia que deixou passar... Eu já cá ando há umas boas dezenas de anos, já percorri muito mundo e tive alguns desgostos. Conheci muita gente, e dessas muitas, em algumas a integridade não era o seu forte. Actualmente as pessoas não são melhores. Os valores da ética e da boa educação esvaíram-se. A democracia conquistou-se, mas paulatinamente foi adulterada por políticos egocêntricos e perversos. Ainda podemos votar, é verdade, mas não temos opções credíveis. Os ditadores de hoje ainda vão resistindo à tentação de oficializar uma nova PIDE, mas andam por aí, cada vez mais descarados.

Se não lhes mostramos os dentes, não com um sorriso, mas com o esgar de animais enraivecidos prontos a asfixiar-lhes as goelas, não vamos a lado nenhum. E esta palavra mítica do "contra tudo e contra todos" que resultou enquanto tivemos um líder, num instante, não passará de um canto tímido de passarinho.

Então nós não somos Dragões?

Somos, ou não somos?
  



13 fevereiro, 2019

Estádio da Luz interdito? Ah! Hoje é dia das mentiras? Não é no 1 de Abril?

Estádio das Trevas encaixa melhor

Há notícias que dão vontade de rir. Outras, como a que saiu hoje no JN dá vontade de partir tudo (e  à bruta). O JN anunciava que o Conselho de Disciplina da FPF "castigara" o Estádio da Luz com 4 jogos de interdição pelo apoio às claques ilegais.  Pasme-se a utopia: como pode castigar-se uma claque que "não existe", segundo o próprio Benfica?! Não conheço país mais absurdo que este. 

São notícias que inspiram uma revolta incontrolável! São estes grandes facínoras do mundo obscuro do Benfiquistão que ainda dizem que é o FCPorto que anda a semear  ódio! Que resposta merecem? Mas o que é que andam a fazer, se não semear o ódio? Então não foram eles que forjaram o Apito Dourado? Quem foi então? Já se esqueceram? Que memória, para tão grandes vigaristas!

Mas alguém acredita que o castigo se vai cumprir? Acredito tanto nisto como na seriedade de António Costa, quando a poucos mêses das eleições, se lembrou de falar da Regionalização! Que lata! Mas, alguma vez neste país vergonhoso, onde a honra não existe no espírito desta gente, se interessaram pela causa regionalista? Então se a Regionalização era um objectivo a cumprir lavrado pela Constituição (desde 1976), e os governantes nunca se decidiram a avançar com ela, limitando-se a respeitar o que  já estava decidido, por que é que abortaram a lei, tratando de fazer à pressa um referendo viciado com essa única intenção? 

Haverá quem duvide que este processo de intenções não passa da habitual ratoeira da caça aos votos? É o que venho dizendo, estes gajos nem sequer sabem ser chico-espertos, quanto mais inteligentes!

Há quem ainda concentre a indignação nestes beligerantes, quem continue a falar deles, mas já estamos fartos de saber quem são, e como são! Fazem malfeitorias? Fazem sim senhor! E daí, qual é o obstáculo? Causam-lhes algum?

Será sem exigir, repito: será sem exigir o cumprimento da Lei que ela é respeitada? Às vezes dá a sensação que somos nós os criminosos! Então preferimos que estes bandalhos continuem a provocar, a insultar os portistas, o nosso clube na comunicação social, a prejudicar o FCPorto, e ainda queremos mais? Temos de os tratar bem ? Para quê? Para nos consumirmos com esta pouca vergonha em lugar de optarmos por decisões mais duras e mais determinadas, para nossa defesa e evitarmos ainda mais problemas? Acham natural esta postura contemplativa e silenciosa da SAD do FCPorto? Isto é Liderança? Não haverá aqui demasiada permissividade? 

Sempre pensei que o gabinete jurídico do FCPoto tivesse gente competente para lutar contra estes facínoras, mas afinal não tem. Consentimos castigos céleres, e injustos, ao nosso clube, o mais pacífico e disciplinado, enquanto os incendiários e assassinos das claques vermelhas passam incólumes sem serem devidamente punidos? Por que aceitamos isto? Queixar-mo-nos chega? Como? Se eles continuam como se não estivessem sob a alçada da Justiça?

Não, isto não é próprio de uma liderança forte. Depois, quem paga são os adeptos e os próprios atletas. É indecente. Se exigimos combatividade ao treinador e às equipas, por que não o fazemos a quem tem as maiores responsabilidades?

Não compreendo isto! Não vamos, já estamos a pagar caro tanta indiferença!


10 fevereiro, 2019

Esperemos que...



...  o clube dos corruptos não venha a ganhar este campeonato, porque os cartilheiros têm conquistado terreno com as facilidades do costume. Estão à vontade, como é claro. Era de esperar, o FCPorto SAD pouco ou nada faz para o evitar.  Pergunto-me quanto é que o polvo estará a pagar aos clubes que consentem 10 golos, sem terem vergonha pelo símbolo colado à camisola! Mas tudo isto também depende da capacidade dos jogadores do FCPorto e do treinador, já que com a coragem de Pinto da Costa e da SAD para defender o clube ao mais alto nível não podemos contar. 

Os jogadores já fizeram muito, porque o plantel não é propriamente recheado de grandes craques. Só um grupo restrito tem a qualidade que tinham os jogadores do tempo de Mourinho e de Vilas Boas, sabêmo-lo bem.

Sérgio Conceição tem feito verdadeiros milagres, e é  por isso que admiro o seu trabalho e não me atrevo a criticá-lo quando as coisas correm mal. Quem não se recorda do que os treinadores antecedentes (não) fizeram só tem de estar caladinho, e em vez disso, olhar com olhos de ver para os gajos que elegeram para governar o país.

Pela modo calado e escondido como actuam os altos dirigentes portistas percebe-se bem que não estão dispostos a dar o corpinho às balas. Nem faço ideia o que será se Francisco J. Marques e os que o acompanham no Universo Porto da Bancada dirão, caso este escândalo colossal venha a ser branqueado pela Justiça deixando que o tempo se encarregue de o fazer prescrever.

O país está a ser dominado por corruptos mascarados de democratas, mas são mais salazaristas que salazar (com minúsculas). É assim mesmo que eu penso. Convicta e assumidamente.