19 junho, 2020

Homens, cães e medos

Pandemia melhora imagem de António Costa. Marcelo perde ...
Nem um, nem outro, merecem
o lugar que têm. Uma verdadeira anedota


Gosto de animais, sobretudo de cães. Tenho uma particular empatia com eles, mesmo com os animais de outras pessoas. Às vezes acontece encontrar alguns, muito chatos, devido ao excesso de mimo que os donos lhe dão talvez por não saberem lidar com eles, tornando-os agressivos. Depois, se precisam de os controlar quando fazem disparates e mordem pessoas, ou outros animais, já é tarde para que eles obedeçam quando é preciso.   

Curiosamente, há uma certa afinidade entre o comportamento dos cães e de certo tipo de pessoas. Se lhes damos demasiada confiança antes de os conhecer bem, tal como os cães, a tendência é para abusarem. Recordo-me de uma cena ocorrida já há alguns anos quando me preparava para passar o portão da casa de um indivíduo que ainda não conhecia pessoalmente (ia em trabalho) que no momento de passar o portão onde atrás se encontrava um cão (Lobo de Alsácia) me alertou para não avançar porque ele podia morder, eu não obedeci porque instintivamente pousei a mão naturalmente na cabeça do animal que logo sentiu que eu não ia ali por mal. Os cães são assim, eles desconfiam quando o faro detecta o medo, e nesses casos podem morder mesmo. Claro que nem todos são assim, é preciso ter cuidado, mas não mostrar medo. Alguns foram "treinados" pelos próprios donos para serem agressivos, mas grande parte das vezes, mal. 

Vem esta cena a propósito do medo que se instalou nas gentes do Porto (e do Norte) com o poder político e judicial, quando as causas desse medo deviam servir de bálsamo para lhes revigorar a coragem. Está provado e comprovado que há uma incontestável intenção de prejudicar o Porto,e tudo o que possa relacionar-se com a cidade e região. Todos os nortenhos (excepto os que se renderam às "leis" da capital) sabem que há um intuito claro de nos fazer a vida negra. Um observador razoável não precisa de mais provas, eles expoem-nas constantemente em doses industriais.

O centralismo é discriminatório, feroz e descarado. Se fizermos uma pequena súmula, se nos lembrar-mos das promessas do 1º.Ministro, das tretas do Infarmed, da TAP, das vigarices da FPF, da história da Champions League no Dragão, da "Descentralização", da roubalheira no futebol, dos árbitros, da passividade da Justiça, só para falar das mais faladas, e acima de tudo da complacência das duas figuras estatutariamente mais relevantes do Estado, temos boas razões para os repelir, chamando-os à liça, combatendo-os. Por que não fomos já para a rua? E quando digo já, refiro-me há mais de um ano atrás porque agora eles vão agarrar-se à pandemia para justificar a inacção. É certo.

Nós sabemos que eles não são democratas, nem sérios, e a Europa precisa de saber disso, porque até prova em contrário, a UE não deve aceitar na organização do seu grupo países com tiques ditatoriais como aquele em que se tornou Portugal.

Por que havemos de pagar impostos se já nos estão a roubar? E os fundos da Europa que foram desviados para Lisboa quando deviam vir para o Norte? Mas que balbúrdia é esta? Que direito têm estes tipos de fazerem o que lhes vai na gana se ultrapassam demais as normas do bom senso, e da justiça? Que respeito merecem? Para mim, nenhum. Se quiserem que eu o diga em tribunal que avancem, eu não retiro uma vírgula do que aqui escrevo, porque nada disto é falso!

Quando a pouca vergonha das cartilhas, e toupeiras, saiu a público (não pela justiça, mas por mérito da colaboração que Francisco J. Marques prestou à PJ para investigação) e que estes aceitaram logo por considerarem válidos os comprovativos que lhes foram entregues, escrevi aqui na forma de aviso que se nós deixássemos marinar o caso, se continuássemos passivos, tudo iria agravar-se. Foi o que aconteceu. Se me disserem que os corruptos estão agora mais brandos, é mentira. Agiram tal e qual como agem os animais quando se lhes dá demasiada confiança, ou se pressentem medo (como os cães) e não se sentem ameaçados.

Ou seja, a partir de uma certa altura devia ser ao Governo, e ao Chefe de Estado, a quem devíamos pedir explicações perfeitamente pertinentes. Começava-mos por lhes perguntar (obviamente com ironia), se  sabiam o que se estava a passar, e se dissessem que sim, por que é que ficaram em silêncio sabendo tão bem como nós que o processo estava parado, sem qualquer justificação pública.

Infelizmente, Pinto da Costa voltou à estaca zero da luta. Ainda há pouco ganhou as eleições e o silêncio mantem-se. Enganou os portistas, mesmo os que votaram nele. Não faço ideia onde está a sua prometida luta na campanha eleitoral, que não se vê nem cheira. Fomos nós, eu, e outros portistas que discordaram da sua recandidatura à presidência que tínhamos razão.

Ele já não luta pela vida do FCPorto (que é dos sócios e dos adeptos), ele luta por ele próprio, e pela família. Seria normal e comprensivel se o FCPorto fosse propriedade sua ou uma empresa privada. Mas não é, felizmente.

Portanto, a família do FCPorto é a massa adepta não é a família do presidente.

PS-Recomendo aos leitores honestos do Renovar o Porto que vejam uma pequena entrevista no Porto  Canal feita ao ex-vereador da Câmara M. do Porto, Paulo Morais, o único homem que anda a estudar os crimes de corrupção deste país que fala sem papas na língua. 

O Programa pode ser visto às 00H00 do dia 20/06, ou às 07H30 do mesmo dia e chama-se "Porto Beats". Tal como eu aqui, responsabilisou também o 1º Ministro e o PR pelo que se está a passar.




17 junho, 2020

FCPorto, mais 2 pontos perdidos

O golo de Fábio Vieira que colocou o FC Porto em vantagem na final ...
Fábio Vieira e Tomás Esteves


Vá lá que ontem o Xistra não esteve nos dias mais nojentos da sua "performance". Deixou passar em branco algumas faltas para cartão vermelho aos jogadores do Aves, marcou um penaltie a favor do FCPorto que não me pareceu muito evidente, mas ainda bem que o Zé Luís não concretizou senão lá teríamos o choradinho do costume da comunicação social corrupta. 

O que é de lamentar é  a incapacidade de uma grande maioria dos nossos jogadores para marcar penálties (e rematar à baliza), o que revela que não estão a ser devidamente treinados para esse fim. Ou então, é um problema de incompetência técnica dos próprios jogadores. Enfim, só Sérgio Conceição saberá.

Arbitragem à parte, a equipa do FCPorto está a mostrar muitas dificuldades a jogar e a marcar cedo quando é necessário, o que torna os jogos sempre muito difíceis. As equipas adversárias mais frágeis jogam com o FCPorto sempre com o ferrolho na defesa, fechadas e muito agressivas. Além disso, não compreendo que SC não seja mais ousado a lançar os jogadores da formação mais promissores. O Fábio Vieira é, na minha opinião, o jogador tecnicamente mais completo do plantel da formação. Apesar de ser fisicamente franzino é consistente e tem uma grande capacidade de drible que a par da qualidade de passe e remate poderá compensá-lo dessa aparente vulnerabilidade.  Outro que lhe segue o talento e tem um grande sentido de oportunidade para marcar golos é o Fábio Silva, que aliás já marcou no Dragão. Enfim, se o treinador tem receio que a inexperiência destes jogadores o comprometa, não se compreende então que insista em meter o Marega (que está nitidamente em baixo de forma) e mesmo em Zé Luís que está a revelar-se muito pouco eficaz. Sinceramente, acho que SC esteve muito mal ontem, apesar de ter o plantel carente de Alex Telles (sem dúvida o melhor jogador do plantel) e Manafá.

Resumindo, ainda nada está perdido, mas como ontem aqui escrevi, o FCPorto continua a não reagir aos esquemas mafiosos da Comissão de Arbitragem que indiscutivelmente apoia o Benfica, e não o deve fazer, é uma vigarice que compromete o próprio Estado e quem o representa. Para mim, não há dúvida sobre isso. Não temos Governo, nem Presidência na República. É como se não existissem para mim, mas ocupam os cargos "legitimamente" porque os portugueses votantes contentam-se com qualquer habilidoso para representar o país no seu todo.

15 junho, 2020

Quero ver que tipo de "lutador" é agora Pinto da Costa

Carlos Xistra e três estreantes no novo quadro de árbitros - Arbitragem -  Jornal Record
Carlos Xistra
Bruno Esteves foi o árbitro que mais "faturou" - Arbitragem - Jornal Record
Bruno Esteves













O estilo "comer e calar" não me parece ser a melhor das tácticas. Os últimos anos falam por si. Depois do que chegou a público, que a dupla de arbitragem nomeada para o próximo jogo do FCPorto com o Aves vai ser a mesma da última jornada* (Xistra e Esteves no VAR) parece não ser necessário expectar o que pode acontecer a seguir. Se acontecer o que se prevê, será o maior sinal da incompetência que Pinto da Costa pode dar aos sócios que nele votaram. 

Nem no tempo de Salazar se chegou a este ponto! Nunca se abusou e desrespeitou tanto o FCPorto como agora! O governo actual é mais ditatorial que o de Salazar, e mais anti-democrático do que qualquer outro do pós 25 de Abril! Eu digo-o aqui, e repeti-lo-ei em qualquer circunstância. Hoje, já devíamos ter derrubado este governo, e os outros dois governos anteriores, mas deixamos correr o marfim. O resultado deu no que sabemos.

Estamos a agir como se fossemos nós os gangsters, os corruptos! Mas não somos, pois não? Ou haverá dentro do FCPorto quem tenha dúvidas sobre isso? Se não há, o que é que esperamos para avançar? A humilhação suprema?

Sugeri aos sócios portistas que desta vez fossem mais fieis ao FCPorto que a Pinto da Costa, justamente por não o considerar em condições para defender o nosso clube, mas lamentavelmente optaram pela pessoa do presidente e não pelo clube. Veremos se não vai  já ser amanhã que vamos ser afastados do campeonato com uma derrota ardilosa e golos "marcados" por Xistra e Esteves (como manda o padrinho).

Se tal acontecer, aguentem, não vale a pena torcer as orelhas... A culpa também será de quem devolveu o poleiro a quem já não quer mandar, e só se contenta a ser bajulado.

* os mesmos árbitros que tudo fizeram para evitar a derrota do Benfica com o Portimonense, e deram 10 minutos (sete seguidos de + 3) de tempo extraordinário de jogo, a que não tinham direito. Até os ponteiros dos relógios trabalham ao ritmo do Benfiquistão... E não acredito que seja o único portista a não acompanhar a opinião de Pinto da Costa que afirmou não acreditar na desonestidade dos árbitros. 

Pois eu não só acredito, como tenho a certeza, e já não é de agora. São eles próprios que o provam com as suas decisões sectárias.