19 junho, 2020

Homens, cães e medos

Pandemia melhora imagem de António Costa. Marcelo perde ...
Nem um, nem outro, merecem
o lugar que têm. Uma verdadeira anedota


Gosto de animais, sobretudo de cães. Tenho uma particular empatia com eles, mesmo com os animais de outras pessoas. Às vezes acontece encontrar alguns, muito chatos, devido ao excesso de mimo que os donos lhe dão talvez por não saberem lidar com eles, tornando-os agressivos. Depois, se precisam de os controlar quando fazem disparates e mordem pessoas, ou outros animais, já é tarde para que eles obedeçam quando é preciso.   

Curiosamente, há uma certa afinidade entre o comportamento dos cães e de certo tipo de pessoas. Se lhes damos demasiada confiança antes de os conhecer bem, tal como os cães, a tendência é para abusarem. Recordo-me de uma cena ocorrida já há alguns anos quando me preparava para passar o portão da casa de um indivíduo que ainda não conhecia pessoalmente (ia em trabalho) que no momento de passar o portão onde atrás se encontrava um cão (Lobo de Alsácia) me alertou para não avançar porque ele podia morder, eu não obedeci porque instintivamente pousei a mão naturalmente na cabeça do animal que logo sentiu que eu não ia ali por mal. Os cães são assim, eles desconfiam quando o faro detecta o medo, e nesses casos podem morder mesmo. Claro que nem todos são assim, é preciso ter cuidado, mas não mostrar medo. Alguns foram "treinados" pelos próprios donos para serem agressivos, mas grande parte das vezes, mal. 

Vem esta cena a propósito do medo que se instalou nas gentes do Porto (e do Norte) com o poder político e judicial, quando as causas desse medo deviam servir de bálsamo para lhes revigorar a coragem. Está provado e comprovado que há uma incontestável intenção de prejudicar o Porto,e tudo o que possa relacionar-se com a cidade e região. Todos os nortenhos (excepto os que se renderam às "leis" da capital) sabem que há um intuito claro de nos fazer a vida negra. Um observador razoável não precisa de mais provas, eles expoem-nas constantemente em doses industriais.

O centralismo é discriminatório, feroz e descarado. Se fizermos uma pequena súmula, se nos lembrar-mos das promessas do 1º.Ministro, das tretas do Infarmed, da TAP, das vigarices da FPF, da história da Champions League no Dragão, da "Descentralização", da roubalheira no futebol, dos árbitros, da passividade da Justiça, só para falar das mais faladas, e acima de tudo da complacência das duas figuras estatutariamente mais relevantes do Estado, temos boas razões para os repelir, chamando-os à liça, combatendo-os. Por que não fomos já para a rua? E quando digo já, refiro-me há mais de um ano atrás porque agora eles vão agarrar-se à pandemia para justificar a inacção. É certo.

Nós sabemos que eles não são democratas, nem sérios, e a Europa precisa de saber disso, porque até prova em contrário, a UE não deve aceitar na organização do seu grupo países com tiques ditatoriais como aquele em que se tornou Portugal.

Por que havemos de pagar impostos se já nos estão a roubar? E os fundos da Europa que foram desviados para Lisboa quando deviam vir para o Norte? Mas que balbúrdia é esta? Que direito têm estes tipos de fazerem o que lhes vai na gana se ultrapassam demais as normas do bom senso, e da justiça? Que respeito merecem? Para mim, nenhum. Se quiserem que eu o diga em tribunal que avancem, eu não retiro uma vírgula do que aqui escrevo, porque nada disto é falso!

Quando a pouca vergonha das cartilhas, e toupeiras, saiu a público (não pela justiça, mas por mérito da colaboração que Francisco J. Marques prestou à PJ para investigação) e que estes aceitaram logo por considerarem válidos os comprovativos que lhes foram entregues, escrevi aqui na forma de aviso que se nós deixássemos marinar o caso, se continuássemos passivos, tudo iria agravar-se. Foi o que aconteceu. Se me disserem que os corruptos estão agora mais brandos, é mentira. Agiram tal e qual como agem os animais quando se lhes dá demasiada confiança, ou se pressentem medo (como os cães) e não se sentem ameaçados.

Ou seja, a partir de uma certa altura devia ser ao Governo, e ao Chefe de Estado, a quem devíamos pedir explicações perfeitamente pertinentes. Começava-mos por lhes perguntar (obviamente com ironia), se  sabiam o que se estava a passar, e se dissessem que sim, por que é que ficaram em silêncio sabendo tão bem como nós que o processo estava parado, sem qualquer justificação pública.

Infelizmente, Pinto da Costa voltou à estaca zero da luta. Ainda há pouco ganhou as eleições e o silêncio mantem-se. Enganou os portistas, mesmo os que votaram nele. Não faço ideia onde está a sua prometida luta na campanha eleitoral, que não se vê nem cheira. Fomos nós, eu, e outros portistas que discordaram da sua recandidatura à presidência que tínhamos razão.

Ele já não luta pela vida do FCPorto (que é dos sócios e dos adeptos), ele luta por ele próprio, e pela família. Seria normal e comprensivel se o FCPorto fosse propriedade sua ou uma empresa privada. Mas não é, felizmente.

Portanto, a família do FCPorto é a massa adepta não é a família do presidente.

PS-Recomendo aos leitores honestos do Renovar o Porto que vejam uma pequena entrevista no Porto  Canal feita ao ex-vereador da Câmara M. do Porto, Paulo Morais, o único homem que anda a estudar os crimes de corrupção deste país que fala sem papas na língua. 

O Programa pode ser visto às 00H00 do dia 20/06, ou às 07H30 do mesmo dia e chama-se "Porto Beats". Tal como eu aqui, responsabilisou também o 1º Ministro e o PR pelo que se está a passar.




16 comentários:

  1. Francisco Paulos19/06/20, 14:46

    Mais uma vez na mouche caro Rui. Todos nós sabemos que tudo isso é verdade mas a inação (ou cobardia) que se apoderou dos homens do Norte faz com que não se reaja às mais torpes provocações que nos fazem. Mas temos medo de quê se o mundo presentemente é uma aldeia global onde a informação chega rapidamente a todo o lado? Eu sei que só um lírico ou um inocente acha que o poder instalado faria alguma coisa em relação às nossas justas pretensões, mas pelo modos faziamos barulho, incomodavamos para no exterior saberem a pouca vergonha que cá se passa. Mudos,quedos e sem reação é que não conseguimos nada.
    Em relação ao futebol o achincalhamento e os roubos de que somos alvos são constantes e cada vez mais repetidos. A vergonha que foi o final do campeonato passado em que os padres entregaram o titulo ao clube corrupto, está este ano a seguir o mesmo caminho. O campeonato para nós é uma miragem. Antigamente também éramos roubados mas como tinhamos boas equipas nem com roubos nos venciam. No presente isso não acontece pois não temos equipa, nem treinador e muito menos presidente. Como é da vontade dos sócios este estado de coisas aguentemos. Eu só tenho pena é de não ter contribuído para a manutenção da incompetência no clube e ter de aguentar com ela mais 4 anos. É demais!

    ResponderEliminar

  2. Sem tirar nem por... subscrevo na íntegra tudo o que escreveu e manifestou

    JPPCH

    ResponderEliminar

  3. É preciso não duvidarmos das nossas razões. Não podemos temer o poder quando este abusa dele como vulgares ditadores. Foi por causa da ditadura que o 25 de Abril aconteceu. É verdade que tivemos a ajuda das forças armadas, que cansadas das guerras coloniais, e de já não terem chances para manter o regime colonial que se degradava a olhos vistos, mas ao menos o povo aderiu. Agora, a causa é ainda mais gravosa porque o colonialismo que tentam implantar está a ser exercido contra os próprios portugueses. E contra portugueses que já eram portugueses antes deles o serem.

    ResponderEliminar
  4. Aos anos que o acompanho nesta luta, a si e ao Renovar o Porto. Sobre o país já desanimei completamente.
    Sobre o nosso Clube, mais uns anos de espera. Conheci bem PdaC nos anos 80 e 90. Correndo o risco de poder estar a ser eventualmente injusto, só encontro uma desculpa para o comportamento dos últimos anos. Ter o rabo preso, como diz o nosso Povo.

    ResponderEliminar
  5. Seja bem vindo caro Fernando B.,

    Lembro-me perfeitamente do seu nome, e até pensei que lhe tivesse acontecido alguma coisa. Felizmente parece-me que nada de grave aconteceu. De qualquer modo, agradeço-lhe a fidelidade porque já lá vão muitos anos.

    Também já me ocorreu tirar a mesma conclusão que a sua para compreender a mudança tão brusca de Pinto da Costa, mas custa-me a acreditar.

    Aliás, também estranho que ele seja tão tolerante com Fernando Gomes da FPF, sabendo como nós o papel miserável que está lá a fazer, e com isso, a beneficiar o benfiquistão. É de estranhar, sem dúvida. Oxalá nada se confirme, mas que é estranho, é.

    Um abraço e saúde

    ResponderEliminar
  6. Ponto 1:

    Este texto acabou de ser enviado para as autoridades competentes. Isto não é só dizer baboseiras da boca para fora. O 25 de Abril não é isto. Posto isto, prepara-te para o que aí vem. Espero que tenhas provas do que afirmas, porque se não as tiveres prepara-te mesmo.

    Ponto 2:

    Falas como se o teu presidente não recebesse árbitros em casa nas vésperas dos jogos, disto sim há provas, explícitas e cristalinas, não estou aqui a inventar da boca para fora. Podia pegar nas viagens ao Brasil pela agência cosmos mas não vou por aí nem pelo tráfico de marfim ou até pelo Lourenço Pinto, porque isso já está mais que esmiuçado e provado. Só a tua justiça centralista não quis tornar as escutas legais por não terem sido autorizadas pelo juiz do Porto. Factos, com provas e não insinuações como fazes.

    Ponto 3:

    Conseguiste perceber a diferença entre falar com provas objectivas ou com insinuações sem provas como as que estás a fazer?
    A insultar as nossas duas maiores figuras de estado com suposicoes?

    Espero que tenhas mesmo provas porque já mandei este blog para quem de direito.

    Fica bem e posteriormente se te sair cara a brincadeira, pensa duas vezes antes de cuspires baboseiras dessa boca suja.

    Ass:

    Fiscalizador de merda

    ResponderEliminar
  7. O PORTUENSE.
    UMA DITADURA COM ALGUMA LIBERDADE.
    Concordo em tudo que escreveu, estamos chefiados por uma corja que não leva o País a lado nenhum. Político é uma praga de maus exemplos, mas infelizmente temos que viver com eles. A promiscuidade entre a política e futebol está bem presente neste país. O Polvo encardido, comunicação social, Justiça e governos são exemplo desta promiscuidade descarada.

    O MAIS DE MESMO.
    Quanto ao Sr Pinto da Costa nada há a esperar para este grande Clube. É um presidente pouco presente, distante da família Portista, não tem voz nem mobilidade para resolver o que quer que seja, cá dentro e lá fora, vive do passado.

    ResponderEliminar
  8. Ó anónimo das 12H10,

    eu só publico o teu comentário pela cobardia que ele comporta, e para que os outros comentarores que aqui me visitam fiquem a saber como são os gajos da tua tribo.

    Pois ficas a saber que até de agradeço que recorras a um dos teus amigos mafiosos que tenham cunhas para me levarem a tribunal porque será aí que terão de me provar que o que aqui afirmo é mentira. Essa merda de me dizeres que preciso de ter provas do que aqui lês já é um hábito dos da tua estirpe. negam tudo, até os crimes que cometem. E pior do que isso, acusam outros de os cometerem. Vá lá, queixa-te, e identifica-te cobarde!


    ResponderEliminar

  9. Isto nao é o TOUPEIRAL cho, cho cho

    ResponderEliminar
  10. Ò cobardola,

    (baptizado de "Anónimo Cartilheiro da Silva Toupeira" estou ansioso por receber a notificação do tribunal para saber de que é que me vão acusar. Muito ansioso.

    Esta noite nem vou dormir. Olha, o gajo a quem vais meter a cunha é juiz, ou jornalista? (sem ofensa para os profissionais sérios)... Olha, todos menos o Rangel, está bem?

    Ficas a saber que não publico nada com o teu "nome". Aqui, na minha terra é muito complicado, por isso vais perder tempo. Excepto se continuares a escreveres textos profundamente sérios, plenos de autenticidade. Esses, até me dão jeito.

    ResponderEliminar
  11. Zé do Telhado


    Ò vermelho tem vergonha, não percebes que te estás a denunciar, que está a acusar o toque
    da reputação do teu presidente e clube?

    Vai dar banho ao cão.

    ResponderEliminar
  12. PORTUENSE.
    Ó anónimo das 12: 10, andas a promover-te para político beijando cus aos mais velhos, colar cartazes, ires comprar tabaco ao chefe, deixa-te de merdas.
    Olha Toupeira encardida, o Sr António Costa é um Pinóquio, prometeu afirmando 5, 6 vezes que a IFARMED vinha para o Porto, sabes o que aconteceu!? Meteu a viola no saco e enganou os Portuenses e o Norte.

    Olha ou Toupeira Encardida o Sr Marcelo PR, que gosta muito das beijocas e da fotografia, teve a coragem de e tirar uma foto com um individuo que tinha batido num polícia, ou estás com amnésia como o teu presidente do Clube que está com processos de corrupção!?
    Não sei se és Centralista como os teus amigos governantes, nem se és de Lisboa ou onde quer que sejas, agora não tens autoridade nenhuma para vires com ameaças, porque não metes medo a ninguém.

    ResponderEliminar

  13. PORTUENSE,

    Não dê trela a este ordinário, não vela a pena dar conversa a vigaristas. Normalmente mando para o lixo os comentários raivosos e insultuosos que tentam publicar, só que não têm sorte nenhuma comigo. Publiquei esta para todos verem as ameaças que este putativo corrupto teve a lata de me fazer. Mas não lhe adianta nada, a mim dá-me mais ânimo.

    ResponderEliminar
  14. Francisco Paulos21/06/20, 23:54

    Ó Rui vozes de toupeiras corruptas não chegam ao céu nem a lado nenhum. Sujeitos asquerosos que não têm personalidade e a sua voz não é mais que a voz do dono. As verdades têm de ser ditas pois o tempo da censura já acabou.

    ResponderEliminar

  15. Francisco Paulos,

    este gajo deve ser um descendente da família PIDE que o 25 de Abril não soube (ou não quis) extinguir.

    Aliás, o que eles andam a fazer, e outros não deviam permitir, é absolutamente pidesco.

    ResponderEliminar
  16. Ó cobardola das 12H10,

    é só para te pedir que continues a fazer ameaças, e para te dizer que as vou conservar "carinhosamente" para as mostrar a amigos... Vá lá continua a ameaçar-me, não desistas.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...