28 agosto, 2019

À saída do Estádio das Trevas houve portistas agredidos. Sabiam? E agora? Calámos?

Resultado de imagem para francisco j marques curriculum
Francisco J. Marques deu a cara pelo FCPorto,
 e revelou o que outros não sabiam.
 Convém não esquecer este detalhe...


Não fôra a mentalidade vulnerável de alguns comentadores portistas, não precisava de perder tempo com explicações dispensáveis. Quero com isto dizer, que lamentavelmente  nem todos os portistas têm consciência da verdadeira dimensão dos prejuízos causados ao FCPorto pelos seus inimigos. Fossem os prejuízos exclusivamente desportivos, seria também  lamentável, mas incomparávél com os que  acontecem há uns anos a esta parte. Senão, atentem que eu não chamei adversários aos causadores desses danos, chamei inimigos, porque como concordarão, não são um, ou outro clube rival mais competitivo que nos estorva, é aquilo a que outros portistas atentos (e bem informados) chamam, e bem, "o clube do regime".   

E por que será que estou a escrever com tanto "preciosismo", se quero que a união entre portistas se mantenha sólida e cada vez mais coesa? É simples. Porque ainda há entre nós quem se deixe influenciar pelo que dizem e escrevem os nossos inimigos! Influências tão infantis que já chegaram ao ponto de criticar o Director de Comunicação do FCPorto, Francisco J. Marques. Críticas essas, que por mais toleráveis que sejam, não se justificam, quando se trata de alguém que deu a cara para denunciar aquilo que poucos sabiam. Esquecer isto, é ser portista do tipo moínho de vento, isto é: frágil e  imprevisível.

O nosso maior problema não está no nome do clube rival, do adversário. O problema está no regime que o sustenta e ampara. Em suma, nos nossos multifacetados inimigos.  É esse monstro real (sem coroa)  que nos persegue e ataca, e em várias direcções. Funcionam, quer a partir de estações de televisão (privadas e estatais), dos jornais desportivos e generalistas, quer do próprio poder político! Se as acusações que aqui  assumo fossem levianas, se tudo isto não estivesse a acontecer, se não fosse uma realidade, podiam-me acusar à vontade de difamação que não me restava outra coisa que não "meter a viola no saco", e calar-me. Só que, sendo pura verdade, não será qualquer juiz que me fará mudar de opinião. Essa, é inalterável. 

Contudo, e pelas mesmas razões, não são apenas os portistas manipuláveis, os únicos responsáveis por estarmos a dar demasiadas oportunidades ao dito inimigo (clube do regime), que continua a tirar vantagem da situação, é também o silêncio, não apenas do presidente (porque esse ainda é visível), como do Dr.Fernando Gomes, do Dr. Adelino Caldeira, e restantes elementos da SAD! Ainda não abriram a boca para falar aos portistas (como lhes competia) sobre este caso concreto, mais que não fosse para dizerem se confiam, ou não, na Justiça, porque nós ainda não temos a certeza de nada, portanto, não fomos esclarecidos. O que sabemos, é através do F.J.Marques, e não consta da boca dele nada alusivo à opinião dos membros da SAD. Por conseguinte, tanto o longo silêncio da SAD, como o súbito emudecer da Justiça só têm contribuído para aumentar os prejuízos do FCPorto. E os adeptos são sempre os mais prejudicados, como se constatou sábado passado, de forma criminosa!

Foi justamente por ter ouvido ontem Francisco J. Marques noticiar  que mais uns adeptos do FCPorto tinham sido barbaramente agredidos à saída do "Galinheiro das Trevas", é que falei dele e dos seus críticos "portistas". Um desses feridos foi  internado no Hospital S. João. Foi por eles que voltei a trazer à baila este assunto, por adeptos que seguem o clube para todo o lado, pelos que acompanham e prestam apoio ao FCPorto sujeitando-se a ser agredidos por bestas protegidas pelo regime.

Esta situação degradante continua a afectar o clube, mas também os adeptos e sócios que a sofrem na pele como ninguém. E não duvidem, as vigarices e as injustiças não vão parar. O FCPorto ganhou no "galinheiro", só encostou ao clube do regime na pontuação, mas isso é suficiente para accionarem o modo "fazer as coisas por outro lado". Não duvidem! Um dos agredidos referiu mesmo que um agente da PSP viu o que estava a acontecer, e não foi ajudá-lo! O FCPorto, os seus digentes, não podem continuar a fazer de conta que não sabem o que está a acontecer, ou então não vale a pena denunciar estas barbaridades pela voz do Director de Comunicação do FCPorto que está sob constante observação dos cartilheiros do Regime, com o carrasco José Meirim à cabeça.

Das duas uma, ou os dirigentes do FCPorto mostram o que valem, e têm coragem para enfrentar o poder político, obrigá-los a assumir se sabem com rigor o que está a acontecer, e explicar por que é que permanecem calados. E (digo eu), na improvável hipótese de justificarem o silêncio com um "NIM", responderem então que não assumirão qualquer responsabilidade do que possa vir a acontecer se um dia seja um adepto benfiquista a ser agredido por qualquer suposto portista. Acrescentando, nesse caso, e por mais grave que fosse essa agressão, a responsabilidade teria de ser endossada ao Estado português, nas pessoas dos senhores Primeiro Ministro, e Presidente da República. O que, num país civilizado, significaria cumplicidade criminosa do Estado. 

Se estou a  exagerar, expliquem-me então por que é que não tenho papas na língua a tirar conclusões tão "óbvias". O óbvio não é o que esconde, é o que se vê. E os líderes da SAD terão papas na boca a abafar-lhes a voz? Que estranha maleita esta, a do silêncio que castra a liberdade e o direito à defesa...

Será por temerem poderes de autoridade duvidosa?
  

PS-Espero que nenhum parente próximo dos elementos da SAD tenha o azar de um dia ser agredido, como foram os adeptos acima citados, porque nesse caso hipotético duvido que se mantivessem impávidos e serenos, como agora estão.    

26 agosto, 2019

O Museu

Valter Hugo Mãe

Um Museu Salazar na casa onde o ditador nasceu não é possível que seja isento de saudosismo. Há uma atmosfera de capela na ideia impossível de apagar. Qualquer que seja o nome que se dê a este espaço, o perigoso enfoque está criado. Por mais que se destituam os conteúdos de ideologia, o gesto corrompe-se por definição. Os malfeitores devem ser lembrados pelos lugares onde mataram e onde morreram, é isso que nos ensina e nos urge lembra


Não é verdade que favorecer a memória de Salazar como um "filho da terra", figurão na História do país, seja só uma liberdade democrática, porque não é. É uma desfaçatez. Salazar mandou assassinar, criou campos de concentração, torturou, mentiu, falseou eleições, dispôs do país e das colónias como se fossem sua mercearia e seu jogo de soldadinhos. Por isso, o que diz respeito à saudade de Salazar não é opinião, é desfaçatez. Não é exercício democrático, é branqueamento de um regime que assassinou, torturou, mentiu e empobreceu os bolsos e os espíritos dos portugueses e de todos os povos de que os portugueses tiveram a ilusão de ser proprietários.

O museu que tinha de haver era o que se perdeu com a sede da PIDE. Aí, sim, haveria de se espanar o saudosismo. A simples ostentação daquelas portas e daquelas paredes serviria para se contar a História a partir do prisma da decência; aquele que imediatamente diz que nenhum poder se pode arrogar a perseguir os seus opositores. Ninguém nos pode voltar a diminuir na liberdade de pensamento e de expressão. Não nos podem matar.

O entusiasmo de Leonel Gouveia, eleito pelo PS na autarquia de Santa Comba Dão, é, no mínimo, inusitado. Já sabemos que o diabo encontra meios de colocar os néscios ao seu serviço, também já suspeitávamos que muita da Esquerda trabalhasse na verdade para a mais pura Direita. Que fizesse um favor tão grande ao fascismo é que não estaria à espera. De Centro Interpretativo a lugar de velas é um passo. Com o rumo que o Mundo leva, se não formos mais espertos, o que vemos a acontecer espantados em outros países regressa ao nosso em esplendor. Quero dizer, para matar as saudades dos assassinatos e dos desaparecimentos, e da tortura e da mais elementar mentira. Vai ser uma curiosidade, depois, ver onde nasceu o novo ditador para cuidar de lhe manter a casinha em pé e ir para lá interpretar o raio que parta.
*Escritor


Nota de RoP:

Costuma dizer-se, que mais cedo se apanha um mentiroso que um côxo. Quantos Leonel Gouveias deste país andam por aí a exibir bandeiras do PS, com o amor a Salazar no coração?  

Haverá uma diferença assim tão grande entre o espírito de um salazarista e de um centralista? Olhem que não, olhem que não...

25 agosto, 2019

As peneiras encarnadas pagam-se caras

Marega,
Treina-me esse remate e serás indomável


Ontem, o Marega podia ter goleado o Benfica, não fosse tão perdulário a rematar. Pelo menos, falhou mais 2 golos! 


Mesmo assim, fez uma grande exibição. O FCPorto dominou o Benfica no galinheiro, sem a menor contestação. Jogou rápido, muito concentrado, defendeu bem, e atacou melhor. Executou passes acertados, trocou a bola ao primeiro toque, e pressionou alto sem dar grandes oportunidades à equipa da casa. 
Isto, aplica-se obviamente a toda a equipa, e a melhor prova desse domínio foram os 90 minutos de "férias" na baliza de Marchesín.  Ninguém pode agora negar que Sérgio Conceição não fez bem o trabalho de casa. O que é preciso é manter-se assim.