28 agosto, 2019

À saída do Estádio das Trevas houve portistas agredidos. Sabiam? E agora? Calámos?

Resultado de imagem para francisco j marques curriculum
Francisco J. Marques deu a cara pelo FCPorto,
 e revelou o que outros não sabiam.
 Convém não esquecer este detalhe...


Não fôra a mentalidade vulnerável de alguns comentadores portistas, não precisava de perder tempo com explicações dispensáveis. Quero com isto dizer, que lamentavelmente  nem todos os portistas têm consciência da verdadeira dimensão dos prejuízos causados ao FCPorto pelos seus inimigos. Fossem os prejuízos exclusivamente desportivos, seria também  lamentável, mas incomparávél com os que  acontecem há uns anos a esta parte. Senão, atentem que eu não chamei adversários aos causadores desses danos, chamei inimigos, porque como concordarão, não são um, ou outro clube rival mais competitivo que nos estorva, é aquilo a que outros portistas atentos (e bem informados) chamam, e bem, "o clube do regime".   

E por que será que estou a escrever com tanto "preciosismo", se quero que a união entre portistas se mantenha sólida e cada vez mais coesa? É simples. Porque ainda há entre nós quem se deixe influenciar pelo que dizem e escrevem os nossos inimigos! Influências tão infantis que já chegaram ao ponto de criticar o Director de Comunicação do FCPorto, Francisco J. Marques. Críticas essas, que por mais toleráveis que sejam, não se justificam, quando se trata de alguém que deu a cara para denunciar aquilo que poucos sabiam. Esquecer isto, é ser portista do tipo moínho de vento, isto é: frágil e  imprevisível.

O nosso maior problema não está no nome do clube rival, do adversário. O problema está no regime que o sustenta e ampara. Em suma, nos nossos multifacetados inimigos.  É esse monstro real (sem coroa)  que nos persegue e ataca, e em várias direcções. Funcionam, quer a partir de estações de televisão (privadas e estatais), dos jornais desportivos e generalistas, quer do próprio poder político! Se as acusações que aqui  assumo fossem levianas, se tudo isto não estivesse a acontecer, se não fosse uma realidade, podiam-me acusar à vontade de difamação que não me restava outra coisa que não "meter a viola no saco", e calar-me. Só que, sendo pura verdade, não será qualquer juiz que me fará mudar de opinião. Essa, é inalterável. 

Contudo, e pelas mesmas razões, não são apenas os portistas manipuláveis, os únicos responsáveis por estarmos a dar demasiadas oportunidades ao dito inimigo (clube do regime), que continua a tirar vantagem da situação, é também o silêncio, não apenas do presidente (porque esse ainda é visível), como do Dr.Fernando Gomes, do Dr. Adelino Caldeira, e restantes elementos da SAD! Ainda não abriram a boca para falar aos portistas (como lhes competia) sobre este caso concreto, mais que não fosse para dizerem se confiam, ou não, na Justiça, porque nós ainda não temos a certeza de nada, portanto, não fomos esclarecidos. O que sabemos, é através do F.J.Marques, e não consta da boca dele nada alusivo à opinião dos membros da SAD. Por conseguinte, tanto o longo silêncio da SAD, como o súbito emudecer da Justiça só têm contribuído para aumentar os prejuízos do FCPorto. E os adeptos são sempre os mais prejudicados, como se constatou sábado passado, de forma criminosa!

Foi justamente por ter ouvido ontem Francisco J. Marques noticiar  que mais uns adeptos do FCPorto tinham sido barbaramente agredidos à saída do "Galinheiro das Trevas", é que falei dele e dos seus críticos "portistas". Um desses feridos foi  internado no Hospital S. João. Foi por eles que voltei a trazer à baila este assunto, por adeptos que seguem o clube para todo o lado, pelos que acompanham e prestam apoio ao FCPorto sujeitando-se a ser agredidos por bestas protegidas pelo regime.

Esta situação degradante continua a afectar o clube, mas também os adeptos e sócios que a sofrem na pele como ninguém. E não duvidem, as vigarices e as injustiças não vão parar. O FCPorto ganhou no "galinheiro", só encostou ao clube do regime na pontuação, mas isso é suficiente para accionarem o modo "fazer as coisas por outro lado". Não duvidem! Um dos agredidos referiu mesmo que um agente da PSP viu o que estava a acontecer, e não foi ajudá-lo! O FCPorto, os seus digentes, não podem continuar a fazer de conta que não sabem o que está a acontecer, ou então não vale a pena denunciar estas barbaridades pela voz do Director de Comunicação do FCPorto que está sob constante observação dos cartilheiros do Regime, com o carrasco José Meirim à cabeça.

Das duas uma, ou os dirigentes do FCPorto mostram o que valem, e têm coragem para enfrentar o poder político, obrigá-los a assumir se sabem com rigor o que está a acontecer, e explicar por que é que permanecem calados. E (digo eu), na improvável hipótese de justificarem o silêncio com um "NIM", responderem então que não assumirão qualquer responsabilidade do que possa vir a acontecer se um dia seja um adepto benfiquista a ser agredido por qualquer suposto portista. Acrescentando, nesse caso, e por mais grave que fosse essa agressão, a responsabilidade teria de ser endossada ao Estado português, nas pessoas dos senhores Primeiro Ministro, e Presidente da República. O que, num país civilizado, significaria cumplicidade criminosa do Estado. 

Se estou a  exagerar, expliquem-me então por que é que não tenho papas na língua a tirar conclusões tão "óbvias". O óbvio não é o que esconde, é o que se vê. E os líderes da SAD terão papas na boca a abafar-lhes a voz? Que estranha maleita esta, a do silêncio que castra a liberdade e o direito à defesa...

Será por temerem poderes de autoridade duvidosa?
  

PS-Espero que nenhum parente próximo dos elementos da SAD tenha o azar de um dia ser agredido, como foram os adeptos acima citados, porque nesse caso hipotético duvido que se mantivessem impávidos e serenos, como agora estão.    

6 comentários:

  1. Não foi só o ministro das Finanças, Mário Centeno, a pedir ao Benfica bilhetes para si e para o seu filho. Também António Costa, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, fez o mesmo. Em Novembro de 2012, quando o Benfica jogou contra o Celtic, a sua secretária, depois de receber o convite oficial para o presidente da autarquia, perguntou se era possível mais dois, que posteriormente passou a um. O contemplado: o filho, Pedro Costa. O Benfica lá providenciou, mas a responsável pelas Relações Públicas, Ana Paula Godinho, advertiu a secretária de Costa que o filho teria que ir bem vestido para a tribuna presidencial. "Peço que recorde o Pedro das calças de ganga e ténis... não deixamos mesmo....".

    Em Agosto de 2012, Carla Matos, secretária de Costa na autarquia de Lisboa, fez chegar ao Benfica um pedido: "dois ingressos para o jogo BenficaxBraga em nome de Catarina Costa". A solicitação chegou ao administrador Domingos Soares Oliveira: "Pedido para a filha do Dr António Costa". O administrador, segundos os novos emails revelados pelo blog "mercadodebenficapolvo.wordpress.com" terá dado seguimento ao pedido.

    Sempre que há um jogo grande no Estádio da Luz, há duas filas de adeptos: os que passam horas intermináveis nas filas para as bilheteiras e os que tentam poupar tempo com um simples email. Nos últimos emails revelados publicamente, há de tudo: directores do Serviço de Informações e Segurança, elementos da PSP, GNR, políticos e juízes. Uns recebiam, outros faziam-se ao convite, como revelam os emails de Ana Paula Godinho, responsável pelas Relações Públicas do clube da luz.

    Mas a corrida às borlas era de tal forma desenfreada que, algumas vezes, confundiam-se os cargos públicos com ofertas pessoais. Vejamos ainda um pedido para o Benfica-Braga, o mesmo de Catarina Costa.A 16 de Agosto de 2012, Vítor Sereno, chefe de gabinete de Miguel Relvas, pediu dois bilhetes para esse jogo. Ana Paula Godinho, na resposta, informou que os convites para o camarote foram cedidos pela administração. Só que havia um problema: Carla Matos, secretária de Vítor Sereno, num terceiro email, informou que os bilhetes não eram para o chefe de gabinete, mas sim para a irmã deste. Por isso, pediu que os convites fossem, não para o camarote, mas para "uma outra bancada do estádio". "Dr. Domingos, como devo proceder?", questionou Ana Paula, desconhecendo-se como terminou este "caso".

    A corrida ao convite verificou-se ainda com Diogo Guia, chefe de gabinete do secretário do Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, durante o primeiro governo de Pedro Passos Coelho (2011-2015). A 16 de Novembro de 2012, Ana Paula Vaz, então secretária de Diogo Guia, enviou o seguinte email para o Benfica: "Encarrega-me o Senhor Chefe de Gabinete, Dr. Diogo Guia, de solicitar 5 convites e se possível parque de estacionamento, para o jogo da próxima 3ª feira, dia 20 de Novembro entre o Sport Lisboa e Benfica e o Celtic. Os bilhetes destinam-se a Dr. Diogo Guia Chefe de Gabinete, Dr. João Bibe Vice Presidente do IPDJ, Engº José Guia Vice Presidente da CIP, Dr. Pedro Amaral e Almeida Adjunto do Senhor Primeiro Ministro e Dr. Pedro Bogas Administrador do Metro de Lisboa" De uma assentada, cinco convites. Os serviços do Benfica responderam simpaticamente que seria difícil encontrar lugares para o camarote presidencial. A secretária do chefe de gabinete respondeu que "o dr. Diogo" agradecia se "pudesse arranjar bancadas". O importante era ver o jogo. De borla. O que veio a acontecer.

    Também para o jogo com o Celtic, o Benfica recebeu pedidos do deputado António Rodrigues, então vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. Uma assessora perguntou "se seria possível convidar" o vice-presidente. Este também não teve sorte para o camarote, acabando por ir para uma das bancadas, mas com acesso ao parque de estacionamento.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  2. Espiões vão à bola. De borla

    Uma das duplas mais activas no pedido de convites era o anterior e o actual director do SIS: o juiz desembargador Horácio Pinto e Neiva da Cruz, respectivamente. Entre 2012 e 2014, ambos através do secretariado dos serviços secretos, pediram vários convites para assistirem a jogos dos encarnados. Foi para o Benfica-Barcelona (2012), a que se juntou um pedido para o juiz Antero Luís, que também tinha sido director do SIS; nesse ano, pediram ainda para o Benfica-Leverkussen. Seguiram-se pedidos para um Benfica-Sporting; Benfica-Leverkussen, Benfica-Newcastle, Benfica-PSG. Os espiões adoram ir à bola. Sobretudo se for à borla.

    No que diz respeito a forças de segurança, um ficheiro "excel" que consta das comunicações elenca 12 pessoas ligadas à PSP, PJ e GNR e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, identificados na categoria "convites do gabinete da presidência": os convites seriam distribuídos pelo "chefe Simões DIAP", "João Polícia" , "Leandro", "Chefe Luís", "Cabo Santos", "Carlos Elias", "SEF".

    No meio de tantas borlas, há ainda um email de 3 de Outubro de 2010, no qual um quadro do Benfica solicita sete bilhetes "para oferecer ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para o jogo com o Beira Mar no domingo".

    Está tudo controla.... quer dizer bilhetado.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  3. Luís,

    é a isto que chamam uma democracia? É com certeza. E que nível elevado de democracia!

    Nem o Salazar conseguia ser tão cínico. A estes, só lhes falta construir um novo Tarrafal para lá meter os contestários como nós...

    ResponderEliminar
  4. Francisco Paulos30/08/19, 19:57

    O silêncio da Sad do Porto sobre as agressões aos nossos adeptos, a tidos nós deve envergonhar. Quem é qye se identifica com dirigentes que não defendem o clube nem os seus sócios e adeptos? É hora de estes senhores darem a vez a gente que tenha outros valores. É tempo de dizer basta!

    ResponderEliminar

  5. Francisco Paulos,

    no que a mim respeita, tenho a consciência tranquila daquilo que pensei, e penso, sobre o Presidente Pinto da Costa e dos elementos da SAD. Num passado já distante apoiei-os (sobretudo
    o presidente), mesmo quando era atacado pelo regime com o Apito Dourado. No presente não posso apoiar, porque se o fizesse estava a dizer ao mundo inteiro que não queria ver a realidade, que à frente do FCPorto está sempre Pinto da Costa. Não tenho essa mentalidade, não sou de ídolos, sou de méritos.

    Mesmo assim, não lhe desejo mal nenhum enquanto cidadão. O que não me impede de censurar o silêncio dele e dos homens da SAD no que concerne ao que os vermelhos têm feito ao clube e aos próprios adeptos. Pergunto-me se estão à espera que morra mais alguém para (como sempre) tardiamente se lembrarem de reagir e falar sobre estas poucas vergonhas. Como também não compreendo por que é que as pessoas não conseguem reagir politicamente a isto. Parece que não tem nada a ver com os governantes, com o sistema.

    Pessoas que votam em partidos que não manifestamente desonestos, que continuam alheios aos crimes do Benfiquistão como se tratasse de Fátima ou do Vaticano. É intolerável para mim saber que temos um povo tão submisso, tão aparvalhado. O silêncio deles é uma oferta indugna de uma espécie de certificado de submissão ao regime que tanto condenam. Talvez isso explique que não gostem muito de comentar aqui...

    ResponderEliminar
  6. Francisco Paulos31/08/19, 11:38

    É isso mesmo caro Rui. Os interesses do clube são passados para trás, mas isso parece não incomodar à maioria. É inadmissível o que se passa no campeonato português, é só ver a assistência do Belenenses-Boavista, que deveria cobrir de vergonha (se a tivessem) os dirigentes da Liga e da Fpf. Isto para já não falar que o campeonato não tem verdade desportiva pois esta é desvirtuada por arbitragens de padres ao serviço do clube do regime, é só esperar pelos jogos decisivos e eles lá estarão a inclinar a balança para os mesmos de sempre. Mas ninguém se preocupa com isso e o silêncio da nossa Sad é o expoente máximo dessa submissão.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...