05 julho, 2018

Aviso à navegação

Será que António Costa gosta de mirtilos?


Lamento constatar que o universo portista se mantenha algo adormecido com a protecção que o governo português e a comunicação social de Lisboa continuam a dar ao processo Benfica. 

Pelo que vou lendo no blogues e nas redes sociais azuis e brancas, a crítica é mais dirigida ao clube de Carnide e aos respectivos dirigentes, do que ao Governo, que, até prova em contrário, é quem tem o executivo, enfim o poder de decidir e intervir em todas as áreas da vida pública, incluindo o desporto. Para isso, existe uma Secretaria de Estado da Juventude e Desporto. Para isso, é que o Estado paga ao respectivo responsável, e se exige que o 1º. Ministro se mostre informado da competência e da  integridade de Paulo Rebêlo, actual Secretário do pelouro do desporto. Não sendo assim, é o 1º Ministro o principal responsável por bloquear o andamento dos processos e das investigações ligadas ao Benfica da PJ. 

Afinal de contas, o Benfica limita-se a fazer o papel do vulgar criminoso, ou seja, a negar o(s) crime(s) que vai consumando, vergonhosamente, com o aval dos seus adeptos... Mas isso já não espanta, estão habituados a essas habilidades, e dá-lhes jeito. O que já não dá para entender, é que os portistas, a começar pelos principais responsáveis do clube, se limitem a dizer: "aquele clube está corrompido", "eles são uns bandidos". Não chega, se actuam como marginais, não podemos esperar que dali saia a redenção e que o Orelhas vá voluntariamente entregar-se à Justiça. Até porque eles continuam a fazer o que melhor sabem, que é lançar venêno em tudo o que possa incomodá-los. 

Ainda há dias chamei aqui a atenção para um assunto em que a própria comunicação social de Lisboa aparenta estar empenhada (vá-se lá saber por ordem de quem) que é diabolizar a imagem do Porto e dos portuenses. Tantos crimes acontecem no país diariamente, e Lisboa talvez seja o local onde há a maior percentagem, no entanto, não perderam tempo a propagar uma agressão de um funcionário dos STCP a uma suposta emigrante colombiana manifestamente apostados a empolar o nome do Porto como se fosse a cidade onde há mais crimes em Portugal, o que não é verdade. Até o Rui Moreira (hoje) se escandalizou com a forma tendenciosa como os media deram a notícia. Não citaram uma única vez o nome de Lisboa, quando os gangsters vermelhos assassinaram um homem ainda há poucos mêses, e isso explica tudo. 

O aviso à navegação que titulou esta crónica é para o presidente e para a SAD portista. Têm de acabar com a estratégia do politicamente correcto, porque não dignifica o clube e pode desencadear suspeitas, como o medo, ou a cobardia, na opinião pública. Não estou aqui a apelar à charlatonice, à clonagem "brunocarvalhista"  mas sim exigir do 1º. Ministro respostas responsáveis dos seus ministérios e secretarias de Estado, e apelar a uma comunicação social mais democrática e mais imparcial.

Em Portugal tudo é possível, mas não creio que o 1º. Ministro, ou quem quer que seja, posso levantar um processo aos dirigentes do FCPorto por chamarem à atenção a quem a devia ter prioritariamente, como o cargo obriga.    Além de mais, o FCPorto tem provas cabais de que tem sido prejudicado desportiva, e financeiramente. Não basta?        





02 julho, 2018

Se a Selecção não representa o país, a politica também não


Das duas, uma: ou os órgãos de comunicação social andam a enganar os portugueses, e se andam, alguma medida drástica tem de ser tomada pelo governo para acabar de vez com a fraude, ou se não andam, é porque o país está tomado pelo vírus da criminalidade e o governo faz o papel de cúmplice.

Tenho uma opinião formada dos jornalistas, e não é propriamente positiva. Daí, até garantir que são todos maus profissionais, vai uma grande distância, o que não quer dizer que os melhores tenham feito alguma coisa de relevante para se descartarem dos colegas medíocres. É aí que o problema se agrava. O conceito de liberdade da classe é utilitariamente comum a todos, e demasiado ambíguo para aliciar os mais honestos a imporem-se contra os que não o são. A ambiguidade é também comum a todos, assim como o corporativismo, porque eles sabem quão detestados são por muitos leitores que vivem fora da capital, e por quê. 

Por sua vez o governo nada faz para mudar o paradigma, dá-lhe jeito este modelo de liberdade anárquica. Desta forma, é mais simples para os governantes controlarem os media, mesmo quando são inconvenientes com eles. Provam-no a cumplicidade de silêncio dos órgãos de comunicação social de Lisboa com o escândalo de corrupção do Benfica, e o modo vingativo como tratam o Norte, particularmente o Porto. Até os crimes de faca e alguidar, que infelizmente continuam a acontecer em todo o país, servem para diabolizar o Porto e a região. Crimes que acontecem todos os dias em Lisboa, na Cova da Moura e afins, mas são anunciados sem enfatizar demasiado o nome de Lisboa! Não será caso de espantar, se nos próximos tempos assistirmos a uma série de "casos"empolgados ou mesmo inventados, para manipular a opinião pública contra o Porto (e o FCPorto), e ao mesmo tempo retardar o avanço das investigações  da PJ com o "mundo obscuro" do Benfica. Para além destas evidências, e das múltiplas conveniências dos media, é impossível negar que o país se está a degradar a uma velocidade atómica. 

São as reivindicações dos juízes, médicos, enfermeiros,  professores, os abusos subsidiários dos deputados, as benesses de F. Medina a Madonna, a esmola mesquinha do Infarmed, os buracos da Banca, os incêndios sem reforma florestal, o turismo desregrado, o despovoamento da cidade do Porto, as promessas ilusórias de descentralização, a depauperação galopante do sistema de saúde, o desmazelo do Metro do Porto e da STCP. Enfim, tudo isto e ainda mais! Pergunto-me se ainda assim, como há quem assobie para o lado e tenha a indistinta lata de dizer que o país está melhor!

Não está, nem nunca esteve! Com uma excepção que muito deve orgulhar os irresponsáveis políticos: este país é um diamante para os corruptos!  




01 julho, 2018

7 Minutos. Foi quanto durou o sonho português

Joana Marques (JN)

Fernando Santos tinha pedido que o país desse as mãos e eu dei. Foi esquisito porque estava a ver o jogo num café e o senhor ao meu lado estranhou. Mas por acaso nasceu ali uma bela amizade. O homem bebeu tanto, para afogar as mágoas, que tive de o acompanhar ao táxi da mesma forma que Ronaldo levou Cavani à linha lateral.
CR7 percebeu rapidamente que essa seria a sua melhor jogada ontem. Foi bonito ver o melhor do Mundo a ajudar o melhor do jogo. Na 2.ª parte, o Uruguai estacionou o autocarro com mais facilidade do que Madonna estaciona em terrenos da CML. Acho mal que não tenham usado videoárbitro no último lance. Pelo menos em Portugal estamos habituados a que o VAR sirva para ajudar a equipa pela qual mais gente torce. Não percebo por que mudaram a regra! O Uruguai, que eu saiba, só tem 3,5 milhões de adeptos. A não ser que o Pedro Guerra tenha (re)feito as contas. Como devem reparar, já reentrei em modo Liga Nos, pronta para embirrar com os rivais de sempre! Mas ainda me sobra alguma embirração para os franceses, por isso cá vai: força, Uruguai!
E até vos digo mais: Portugal, se quisesse, tinha ganho, mas viu as muletas de Óscar Tabárez e deu prioridade ao uruguaio na fila para os quartos de final. Civismo acima de tudo.
HUMORISTA