08 agosto, 2019

Eu treinador de bancada me confesso


Foi muito bom, para começar...
Não quero meter-me em questões técnico-tácticas do futebol, nem armar-me em treinador de bancada. Se é melhor jogar em 4X4X2, ou 4X3X3, ou com o jogador A, ou B. Isso caberá apenas ao treinador, e só com o decorrer do  jogo podemos concluir se o sistema e a equipa funcionaram bem.  

Porém, há aspectos do jogo que saltam mais à vista dos espectadores que lhes dá todo o direito de transmitir a sua opinião pessoal, seja ela positiva ou negativa. 

Antes de mais, felicito-me pelo resultado obtido ontem pelo FCPorto na Rússia, com o Krasnodar. O 1-0 é curto em resultado, mas pode vir a tornar-se grande lá mais para diante. Tendo em conta a conjuntura actual do clube e da equipa, foi um bom resultado. Fosse essa a minha maior preocupação com o FCPorto. Por mais difíceis que sejam os adversários que vai ter de enfrentar para chegar à fase de grupos da Champions, podemos ter a certeza que não vamos ter os árbitros, ou a comunicação social a fazerem a triste figura dos portugueses, ou seja: "as coisas pelo outro lado" . A não ser que tenhamos muito azar, ou que a mão "cartilheira" já tenha chegado à Europa (o que não me surpreendia). 

O plantel teve muito pouco tempo de preparação, é sabido. Há jogadores novos na idade e no clube, portanto ainda é muito cedo para começarmos a "malhar" nos rapazes que se portaram pior. Toda a gente considerou o Sérgio Oliveira o melhor da equipa, opinião com a qual não discordo, até pela importância do golo, mas coloco-a ao mesmo nível da estupenda defesa de Marchesín, sem a qual o resultado podia ter ficado em 1-1. Posto isto, passo ao que mais me preocupa para o futuro (próximo): é preciso rematar, rematar e rematar! Muito treino específico.

Esta é uma fraqueza já antiga que urge resolver. Se como adeptos não podemos assistir aos treinos regulares de vez em quando, para podermos entender melhor esta dificuldade, só a podemos avaliar pelos jogos. Na minha opinião, este é o problema maior do nosso plantel, sobretudo com alguns jogadores antigos. Ontem Soares falhou várias oportunidades de golo, Marega e Corona também, e todos por manifesta impreparação técnica e posicional. Naturalmente que vão melhorar com o tempo, mas então talvez seja imprudente intensificar demasiado cedo a questão física, que é o aspecto que mais caracteriza o modelo de jogo de Sérgio Conceição.

Neste capítulo, a prematuridade da época não pode servir desculpa, porque já aconteceu o ano passado, praticamente durante todo o campeonato. Criávamos muitas oportunidades, é verdade, dominávamos os adversários, mas não soubemos transformar esse domínio em golos, o que contribuiu (em parte) para a perda de mais um campeonato... É portanto um aspecto técnico que tem de ser revisto, e bem. Sabemos que isso tem também a ver com a habilidade pessoal de cada jogador, mas justamente por isso, requere acompanhamento individual, consoante a competência de cada jogador. Será que este treino específico tem merecido a atenção necessária?

O outro aspecto que conviria melhorar, e muito, é a qualidade do passe (intensidade e direcção), mas também a velocidade de jogo nos contra-ataques com as respectiva desmarcações consoante o posicionamento dos adversários.

Claro que Sérgio Conceição sabe isto muito melhor que eu (treinador de bancada), mas a verdade é que só vi estes movimentos serem executados na primeira fase da temporada 2017/18. Por fim, a rapidez de execução é também fundamental. Se não formos evoluindo nestes "detalhes", vamos ter muitas dificuldades tanto a nível nacional como europeu. Podemos não ter super-craques mas temos de fazer tudo para os aproximar desse nível. Isto, ignorando o que não é conveniente ignorar, os rivais da corrupção. Esses, precisam de ser combatidos com outro tipo de equipas, e de "treinadores"... 
  
   

05 agosto, 2019

Os portistas querem estar unidos, mas há alguém que não quer...


Resultado de imagem para adeptos do FCPorto

Cansados de sentir o seu clube  orfão de líderança , existe uma considerável facção de adeptos portistas a viverem condicionados entre a dúvida de pressionar os dirigentes por não serem mais activos na defesa do clube, e o receio de virem a ser acusados de divisionistas pela mesma razão. E há outra parte, mais condescendente, e menos combativa, que não está para se chatear por causa do FCPorto, mesmo que o clube continue a ser prejudicado pela máfia instalada no futebol português (e não só...)  

Quando isto acontece, é mau sinal. Significa que a liderança é fraca por qualquer razão estranha, e que além disso não a reconhece, preferindo ignorar o estado de angústia em que deixa os adeptos, mesmo os mais passivos, o que é uma grande ingratidão.

Resulta que desta ambígua e grave situação, os portistas acabam por ver-se entalados  numa controvérsia que não pediram. Porque, se há uns que já não hesitam em apontar o dedo aos principais responsáveis (que, como é óbvio, é quem manda), outros preferem acusar como responsáveis os elementos directivos do escalão secundário, ou mesmo os jogadores (o que é uma tolice).

O certo é que, uns e outros, já não sabem para onde se virar. Pudera! O problema do FCPorto não é meramente desportivo, é de raíz política! Os organismos desportivos, as Federações e as Ligas, estão sob a tutela do Estado. Ora, se as tutelas são facciosas e disfuncionais, como é que os adeptos de um clube podem defender-se  dentro da Lei, senão através dos respectivos dirigentes? Só se forem para a rua manifestar-se! E mesmo assim, quem nos garante que o Governo não intercede com a polícia de choque? Será isso que o Sr. Pinto da Costa e o grupo da SAD esperam? Então, mais uma razão para mostrarem o que valem e assumirem de vez as responsabilidades que lhes compete.

Vivemos num país, sem rei nem roque, governado por bandalhos, mas ainda assim, com figuras de Estado pagas e nomeadas para executar, mas que se contentam em representar, sem interferir quando lhes dá jeito, mesmo indo contra as normas constitucionais!

Um Estado sectário, hipócrita e divisionista, absolutamente anti-coeso, inimigo da unidade nacional! E, por mais paradoxal que isso pareça, um Estado que rejeita a Regionalização administrativa (menos autónoma que a regionalização política)  é um Estado totalitário, inimigo confesso da democracia.  Por conseguinte, porque tem medo de sofrer as consequências do separatismo que os seus próprios agentes andam há anos a semear, também através do futebol! Eles temem que um dia façamos uma revolução que possa conduzir à independência do Norte. O medo é esse. Mas a estupidez é tanta que acaba por denunciá-los. E o Sr. Presidente da República em vez de abrir os olhos, de corrigir a asneira do referendo anterior para o qual contribuiu, devia ser o primeiro a apoiar essa reforma. 

Resumindo, das duas, uma: ou o Presidente do FCPorto muda de agulha, e decide enfrentar o Estado, reforçando o Porto Canal com uma política de comunicação frontal, e competente, ou vamos continuar a ter dissabores. Os corruptos, continuam activos, e nem o melhor plantel do mundo nos salvará da derrota, porque o Benfica tem o poder na mão e todas as instituições desportivas controladas, para além de muitos clubes "concorrentes".

Se não quiserem entender isto, depois que não se queixem, não respondam com histórias da carochinha, porque já ninguém acredita nelas.

PS-A previsível absolvição do "juiz" Rui Rangel não é mais que a confirmação do que acabo de escrever. Portugal tornou-se numa ditadura corrupta, de rosto "democrático". Se alguém ainda tiver dúvidas, é porque anda na vida a ver passar os "comboios", e não passa de um resignado.