05 agosto, 2019

Os portistas querem estar unidos, mas há alguém que não quer...


Resultado de imagem para adeptos do FCPorto

Cansados de sentir o seu clube  orfão de líderança , existe uma considerável facção de adeptos portistas a viverem condicionados entre a dúvida de pressionar os dirigentes por não serem mais activos na defesa do clube, e o receio de virem a ser acusados de divisionistas pela mesma razão. E há outra parte, mais condescendente, e menos combativa, que não está para se chatear por causa do FCPorto, mesmo que o clube continue a ser prejudicado pela máfia instalada no futebol português (e não só...)  

Quando isto acontece, é mau sinal. Significa que a liderança é fraca por qualquer razão estranha, e que além disso não a reconhece, preferindo ignorar o estado de angústia em que deixa os adeptos, mesmo os mais passivos, o que é uma grande ingratidão.

Resulta que desta ambígua e grave situação, os portistas acabam por ver-se entalados  numa controvérsia que não pediram. Porque, se há uns que já não hesitam em apontar o dedo aos principais responsáveis (que, como é óbvio, é quem manda), outros preferem acusar como responsáveis os elementos directivos do escalão secundário, ou mesmo os jogadores (o que é uma tolice).

O certo é que, uns e outros, já não sabem para onde se virar. Pudera! O problema do FCPorto não é meramente desportivo, é de raíz política! Os organismos desportivos, as Federações e as Ligas, estão sob a tutela do Estado. Ora, se as tutelas são facciosas e disfuncionais, como é que os adeptos de um clube podem defender-se  dentro da Lei, senão através dos respectivos dirigentes? Só se forem para a rua manifestar-se! E mesmo assim, quem nos garante que o Governo não intercede com a polícia de choque? Será isso que o Sr. Pinto da Costa e o grupo da SAD esperam? Então, mais uma razão para mostrarem o que valem e assumirem de vez as responsabilidades que lhes compete.

Vivemos num país, sem rei nem roque, governado por bandalhos, mas ainda assim, com figuras de Estado pagas e nomeadas para executar, mas que se contentam em representar, sem interferir quando lhes dá jeito, mesmo indo contra as normas constitucionais!

Um Estado sectário, hipócrita e divisionista, absolutamente anti-coeso, inimigo da unidade nacional! E, por mais paradoxal que isso pareça, um Estado que rejeita a Regionalização administrativa (menos autónoma que a regionalização política)  é um Estado totalitário, inimigo confesso da democracia.  Por conseguinte, porque tem medo de sofrer as consequências do separatismo que os seus próprios agentes andam há anos a semear, também através do futebol! Eles temem que um dia façamos uma revolução que possa conduzir à independência do Norte. O medo é esse. Mas a estupidez é tanta que acaba por denunciá-los. E o Sr. Presidente da República em vez de abrir os olhos, de corrigir a asneira do referendo anterior para o qual contribuiu, devia ser o primeiro a apoiar essa reforma. 

Resumindo, das duas, uma: ou o Presidente do FCPorto muda de agulha, e decide enfrentar o Estado, reforçando o Porto Canal com uma política de comunicação frontal, e competente, ou vamos continuar a ter dissabores. Os corruptos, continuam activos, e nem o melhor plantel do mundo nos salvará da derrota, porque o Benfica tem o poder na mão e todas as instituições desportivas controladas, para além de muitos clubes "concorrentes".

Se não quiserem entender isto, depois que não se queixem, não respondam com histórias da carochinha, porque já ninguém acredita nelas.

PS-A previsível absolvição do "juiz" Rui Rangel não é mais que a confirmação do que acabo de escrever. Portugal tornou-se numa ditadura corrupta, de rosto "democrático". Se alguém ainda tiver dúvidas, é porque anda na vida a ver passar os "comboios", e não passa de um resignado.

12 comentários:

  1. Bom dia Rui!

    Isto de vai de mal a pior e estou francamente preocupado com esta eliminatória.

    Caso não passemos, temo o descalabro!

    Ninguém aqui conhece alguém da estrutura que nos possa escutar e levar a mensagem para dentro?

    Esta inoperancia da administração cheira mal por todos os lados e é quase garantido que vai sair a mal e lá se vai a

    Mas a sério! Alguém tem proximidade por exemplo com Rui Moreira para falarmos com ele ou alguém num patamar idêntico???

    Cmpts
    DB

    ResponderEliminar

  2. O Rui Moreira podia ser uma hipótese, mas não me parece que queira arriscar a candidatura num momento destes. Eu até apostava nele, mas não tem perfil para avançar neste clima de instabilidade a todos os níveis.

    Também compreendo que muita gente ande desesperada com a situação actual, mas quem tencionar avançar para a presidência numa conjuntura destas arrisca-se a sair derrotado. Tem de ser alguém sem laços de amizade com P.C., e essa pessoa não é Rui Moreira certamente. Até gostava que ele se candidatasse, porque penso que teria perfil para o cargo, mas o momento requere alguém com outro perfil.

    Não estou a ver Rui Moreira a pôr em causa a boa imagem que soube criar, mesmo na Câmara do Porto. É complicado, é certo, mas não podemos passar o tempo a correr riscos.

    ResponderEliminar
  3. O barómetro deste governo é o benfica, se eles ganharem o país é mais feliz. Todos aqueles espantalhos de políticos da capital Imperial estão preocupados mais com os resultados de um Clube Batoteiro que propriamente com a vida do país, viu-se isso nestas ultimas eleições de deputados para a Europa. Não há volta dar, enquanto andar-mos com paninhos quentes sobre a regionalização, tudo sobre esse assunto não passa de uma farsa política.
    Quanto ao FCP, tem que ser como dantes, jogar mais e marcar golos para ganhar porque os padres fazem o seu trabalhinho em prol do POLVO.

    A.C.

    ResponderEliminar
  4. O polvo domina muita coisa é um facto. Mas duvido que influencie o fair-play financeiro, ou os jogadores caros (sem valia) contratados e outros de valor, a saírem a custo zero.
    Do pouco canal (que aliás já nem o vejo pois mete-me asco) perdi as poucas esperanças que tinha quando passaram a emitir o famoso programa "mercado".
    E infelizmente aconteceu o que já esperava, o "mimado" e "birrento" dispensou quase todos os jovens talentosos do plantel AZUL e BRANCO. Ficámos apenas com Romário Baró e Bruno Costa que a seu tempo receio que venham a ser emprestados. Quanto a Diogo Costa e Fábio Vieira jogarão de vez em quando, para "iludir o pagode".
    Bem, o "meu" candidato a Presidente do FCPORTO é António Salvador. Porquê? Porque ele é competente, ambicioso (deve estar "mortinho" para ultrapassar o "molusco") e deve saber de muito "podre" acerca dele.
    Relativamente ao Krasnodar, na minha opinião (de leigo) direi, que falta bastante para afinar a máquina do FCPORTO.
    Sou um DRAGÃO descrente.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  5. O António Salvador, para Presidente do FCPorto? Ó meu caro, só pode estar a brincar comigo! Isso é querer andar de mal a pior. Nem pense nisso. É por pensarmos assim, apenas por impulsos de fé que o país foi dominado pela corrupção. Tenha calma, isto vai ter forçosamente que mudar. Não por iniciativa "nacional", mas provavelmente por a União Europeia ter de pôr alguma ordem na "casa", caso contrário
    dá o berro.

    ResponderEliminar
  6. Ola Rui!

    Boa tarde desde a Catalunha, aquí respira-se razoavel ;)

    Em primeiro lugar desculpas pelas imprecisoes no texto anterior (telemovel da nisto....).

    Atençao que, apesar de eu achar o Rui Moreira um optimo candidato para o futuro, nao era minha ideia que o fosse agora nem sei se seria o melhor! Acredito nas suas capacidades de gestao mas um presidente do FCPorto tem talvez de ter algo mais de conhecimento, sobretudo ao nivel do futebol e os bastidores (esta trampa) nesta choldra de país.

    A minha sugestao ia no sentido de, caso alguem conheça o Rui Moreira, tentar-se uma conversa, diría que sigilosa com ele no sentido de fazer sentir o que nos vai na alma e tentar convencer o homem a, da forma mais adequada, passar a mensagem para dentro.
    Nao quero acreditar que o Rui Moreira nao tenha a percepçao do que se esta a passar no clube como nos estamos a ter mas seria uma conversa muito interessante!

    Ou o Rui Moreira ou outro qualquer que reuna capacidades minimas para escutar o sentir de adeptos/socios que amam o clube e que nao o querem ver definhar! Enfim, uma especie de reflexao conjunta nao necesariamente contra nada nem ninguém mas apenas e tao só a favor do FCPorto!

    Uma coisa lhe digo, eu gostava de perguntar ao Rui Moreira se ele acha o Pinto da Costa em condiçoes de enfrentar os desafíos que temos pela frente e se ele (R Moreira) nao acha que o Pinto da Costa esta agarrado ao poder?

    Era esta a minha intençao pois acredito que ande por aquí gente que conhecerá o R Moreira ou outro e talvez se possa promover algo, nao sei....


    Conclusao: Uma acçao deste tipo / com estas bases e principios, sempre com alguem com capacidade de ser ouvido "la dentro"...

    Só isso!

    Cmpts
    DB





    ResponderEliminar
  7. Para mudar teria de se continuar todo o trabalho desenvolvido precisamente no ultimo ano em que fomos campeões e que foi interrompido bruscamente, dando a ideia que por medo e, ou, falta de competência para prosseguir.
    Digo falta de competência porque já o tinha constatado durante e depois do famigerado AD, em que deixámos a corja gozar, achincalhar e abusar completamente à vontade, sem retórica nem resposta jurídica e judicial que se impunha, fazendo passar para o publico, sem qualquer contestação (tirando o Miguel Sousa Tavares) a ideia de sermos um clube "corrupto" e que tudo o que ganhámos se devia a isso.
    Fez-se o Universo Porto da Bancada para combater o regime, mas logo se deixaram rabos de palha a que os infames se agarraram para nos processar e obter indemnizações, quando se impunha um staff qualificado, tanto do ponto de vista jornalístico, como do ponto de vista jurídico, para não ser apanhado na curva por utilizar material que só aos jornalistas, pelos vistos, a lei concede competência para divulgar.
    Do ponto de vista jurídico, para que se controle a dialética utilizada, de forma a não darmos tiros nos pés e oportunidades ao Meirim para nos silenciar. Há imensas formas de denunciar e reclamar sem ter que dizer que fomos "roubados". Ha conferências de imprensa que sempre se podem fazer, há correspondentes internacionais desejosos de saber novidades do que por aqui se passa. Há pressões sobre a justiça, a arbitragem, a federação, o governo que se podem fazer, no bom sentido, sem ser para que sejamos beneficiados, mas apenas para que se cumpra a lei
    Depois há que escolher personalidades para nos defender que, além dessas, tenham capacidade de discurso e impacto publico e político.
    Nada disso foi feito até hoje pese embora o grande trabalho dos elementos do UPB, mas que não satisfazem as condições necessárias para vir cá para fora atacar o regime pela raíz.
    Tudo tem sido feito na base de um confrangedor amadorismo que só aproveita àqueles que transformaram o futebol português num pocilga onde eles chafurdam completamente à vontade, eles mesmos os que disso tiram partido para continuarem a jogar por fora e em campos completamente viciados.

    ResponderEliminar
  8. DB

    Eu não faço ideia se Rui Moreira tenciona candidatar-se ao lugar de presidente do FCPorto. O que sei é que neste momento ele é presidente da Câmara do Porto, que tem um mandato a cumprir, o que implica também uma grande responsabilidade. O que ele pensa sobre Pinto da Costa não sei, mas como já disse, a situação de momento do FCPorto é muito complexa e frágil para alguém de bom senso se habilitar a avançar. Claro que parte da culpa para termos chegado a este ponto é de Pinto da Costa, mas também dos homens da SAD que autênticas múmias, incapazes de darem a cara pelo clube. Mas P.C.é o presidente, ele tem deveres éticos com os portistas, e não os cumpre. Só alguém que não tenha relações próximas com ele pode candidatar-se a um desafio desta natureza e nestas condições, mas esse alguém não pode ser um aventureiro qualquer, que é coisa que não falta neste país.

    Rui Moreira não me parece ser homem para correr esse risco, de perder a reputação positiva que criou à frente da Câmara, e eu acho que se o fizesse acabava por perder uma coisa e outra. É por isso que fico indignado com o comportamento de Pinto da Costa, porque ele sabe que está a condicionar tudo e todos. Não f....de, nem deixa f....der.

    Pensando bem, acho que se os sócios estivessem todos unidos, claques e todos os outros, obrigavam a SAD a promover uma reunião especial para debater o caso do "Polvo Encarnado" para saber por que é que não têm defendido o clube com outra determinação (que não é nenhuma aliás).

    ResponderEliminar
  9. Roque,

    Tive de repetir o meu comentário porque a Net foi abaixo. Mas vou resumir outra vez. Dou-lhe razão com a questão da forma infantil como foram apresentadas as denúncias dos cartilheiros. Houve excesso de confiança do Francisco J. Marques, mas a responsabilidade também foi da PJ porque garantiu que os elementos de prova eram VERDADEIROS (e eram de facto). Agora é como você diz, nós devíamos ter
    divulgado este escândalo mais prevenidos juridicamente para evitar os abusos e as multas do Meirim e de toda a essa tropa fandanga, essa sim, completamente mafiosa.

    Mas também não se entende como é que tendo o FCPorto o Juiz Jubilado que é amigo de Pinto da Costa, Matos Fernandes, pai do actual Ministro do Ambiente, não dá qualquer apoio, não sugere nada? É meter o rabo entre as pernas a estratégia? Mas, o que haverá a temer?

    Até parece que o FCPorto é que é o réu! Isto é incompreensível e vexante, porra!

    ResponderEliminar
  10. Caro Rui

    Mas eu entendo que as coisas não podem funcionar na base de amizades e conhecimentos. Tem que haver uma equipa de trabalho devidamente dirigida e orientada por quem de direito, com uma estratégia bem definida, onde constem também pessoas tecnicamente habilitadas na vertente jurídica, por forma a prever e preparar todas as intervenções a fim de evitar "calinadas e pedradas no charco" desnecessárias.
    Bastaria que se gastasse um pouco menos com alguns vencimentos chorudos e se pagasse a alguém que trabalhasse efectivamente em proveito do clube. Digo eu.

    ResponderEliminar

  11. Está claro Roque, que as coisas deviam ter sido abordadas com outra determinação, com juristas experientes a acompanhar o processo, de forma a não dar argumentos para sermos permanentemente
    desrespeitados pelos lacaios cartilheiros.


    Mas, foi contra isso tudo que eu me bati aqui, quando avisei que se não fossemos mais assertivos e determinados a combater os corruptos, eles nunca mais iam acabar com as vigarices.

    É o que está a acontecer e ainda com mais descaramento! Vamos continuar a apanhar "porrada" dos adversários, sujeitando os nossos jogadores a graves lesões, e nessa altura já será tarde, o mal estará feito. E as derrotas serão muito difíceis de evitar. Na dúvida, os árbitros optarão por quem tem mais poder, mesmo que esse poder venha de corruptos. Para alguns, talvez uma maioria, até lhes convém. Estamos em Portugal, um país tomado pela corrupção.

    ResponderEliminar
  12. è a primeira que que participo no blogue... sou portista, 54 anos, quando na escola primária se jogava futebol entre SLB e SCP, e havia um puto que não era de um nem de outro... mas o que me leva neste momento a comunicar é frase catedrática " Mas P.C.é o presidente, ele tem deveres éticos com os portistas" .... sem mais... e sendo eu um indefectível no passado do apoio a PC, apoiando tudo o que fez em pirol do FCP, desde há mais de uma década que não lhe perdoo a promiscuidade entre a vida pessoal, familiar e amorosa, com a grande instituição que é o FCP. Como a frase que citei e repito: ELE TEM DEVERES ÉTICOS COM OS PORTISTAS... parece que se esqueceu... e todo este turbilhão inconstante que invade os portistas começa mesmo aí... independentemente da sua sucessão ou das personalidades que o pretendem suceder

    Obrigado ao detentor do blog

    Um abraço Portista

    J. Pedro Pires de Campos Henriques

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...