08 agosto, 2019

Eu treinador de bancada me confesso


Foi muito bom, para começar...
Não quero meter-me em questões técnico-tácticas do futebol, nem armar-me em treinador de bancada. Se é melhor jogar em 4X4X2, ou 4X3X3, ou com o jogador A, ou B. Isso caberá apenas ao treinador, e só com o decorrer do  jogo podemos concluir se o sistema e a equipa funcionaram bem.  

Porém, há aspectos do jogo que saltam mais à vista dos espectadores que lhes dá todo o direito de transmitir a sua opinião pessoal, seja ela positiva ou negativa. 

Antes de mais, felicito-me pelo resultado obtido ontem pelo FCPorto na Rússia, com o Krasnodar. O 1-0 é curto em resultado, mas pode vir a tornar-se grande lá mais para diante. Tendo em conta a conjuntura actual do clube e da equipa, foi um bom resultado. Fosse essa a minha maior preocupação com o FCPorto. Por mais difíceis que sejam os adversários que vai ter de enfrentar para chegar à fase de grupos da Champions, podemos ter a certeza que não vamos ter os árbitros, ou a comunicação social a fazerem a triste figura dos portugueses, ou seja: "as coisas pelo outro lado" . A não ser que tenhamos muito azar, ou que a mão "cartilheira" já tenha chegado à Europa (o que não me surpreendia). 

O plantel teve muito pouco tempo de preparação, é sabido. Há jogadores novos na idade e no clube, portanto ainda é muito cedo para começarmos a "malhar" nos rapazes que se portaram pior. Toda a gente considerou o Sérgio Oliveira o melhor da equipa, opinião com a qual não discordo, até pela importância do golo, mas coloco-a ao mesmo nível da estupenda defesa de Marchesín, sem a qual o resultado podia ter ficado em 1-1. Posto isto, passo ao que mais me preocupa para o futuro (próximo): é preciso rematar, rematar e rematar! Muito treino específico.

Esta é uma fraqueza já antiga que urge resolver. Se como adeptos não podemos assistir aos treinos regulares de vez em quando, para podermos entender melhor esta dificuldade, só a podemos avaliar pelos jogos. Na minha opinião, este é o problema maior do nosso plantel, sobretudo com alguns jogadores antigos. Ontem Soares falhou várias oportunidades de golo, Marega e Corona também, e todos por manifesta impreparação técnica e posicional. Naturalmente que vão melhorar com o tempo, mas então talvez seja imprudente intensificar demasiado cedo a questão física, que é o aspecto que mais caracteriza o modelo de jogo de Sérgio Conceição.

Neste capítulo, a prematuridade da época não pode servir desculpa, porque já aconteceu o ano passado, praticamente durante todo o campeonato. Criávamos muitas oportunidades, é verdade, dominávamos os adversários, mas não soubemos transformar esse domínio em golos, o que contribuiu (em parte) para a perda de mais um campeonato... É portanto um aspecto técnico que tem de ser revisto, e bem. Sabemos que isso tem também a ver com a habilidade pessoal de cada jogador, mas justamente por isso, requere acompanhamento individual, consoante a competência de cada jogador. Será que este treino específico tem merecido a atenção necessária?

O outro aspecto que conviria melhorar, e muito, é a qualidade do passe (intensidade e direcção), mas também a velocidade de jogo nos contra-ataques com as respectiva desmarcações consoante o posicionamento dos adversários.

Claro que Sérgio Conceição sabe isto muito melhor que eu (treinador de bancada), mas a verdade é que só vi estes movimentos serem executados na primeira fase da temporada 2017/18. Por fim, a rapidez de execução é também fundamental. Se não formos evoluindo nestes "detalhes", vamos ter muitas dificuldades tanto a nível nacional como europeu. Podemos não ter super-craques mas temos de fazer tudo para os aproximar desse nível. Isto, ignorando o que não é conveniente ignorar, os rivais da corrupção. Esses, precisam de ser combatidos com outro tipo de equipas, e de "treinadores"... 
  
   

5 comentários:

  1. Francisco Paulos09/08/19, 19:28

    Infelizmente acho que vamos ter um ano futebolístico igual ao anterior, isto é, praticarmos um futebol de pontapé para a frente, sem ideias e nada atrativo. Francamente penso que o treinador não sabe mais do que isto. Outra lacuna importante é a falta de um verdadeiro matador, que ainda não foi colmatada e duvido que o seja. É exasperante ver Marega e Soares falharem tantos golos. A sua eficácia é ridícula. Se a tudo isto juntarmos a inação da Sad quanto aos padres dos emails, permitindo que nos continuem a apitar, não estou optimista quanto à próxima época. Manter as mesmas premissas e querer obter resultados diferentes é pura utopia. Como eu gostava de estar enganado.

    ResponderEliminar
  2. Francisco Paulos,

    O tipo de jogo de SC não é o mais espectacular, é verdade. É um estilo muito físico, mas que
    se também não tiver jogadores tecnicamente evoluídos para marcar, vai ser um desperdício.

    Contudo, penso que os jogadores que vieram, e os jovens da formação, podem vir a ser uma ajuda muito preciosa, mas provavelmente S.Conceição vai ter de os adaptar ao seu estilo de jogo (espero que sem os "estragar"). Um dos jogadores novos, o japonês, tem qualidade, é muito rápido e chuta bem, mas receio que o treinador não o ponha a jogar. As suas características físicas não são colossais, e talvez não encaixe no sistema. E se fôr assim, será um péssimo sinal. Mesmo assim, acho que podemos melhorar. De resto, estou preocupado é com o comportamento subserviente da SAD portista e do presidente. É que, podemos ter a certeza que o crime vai continuar a compensar, e nesse caso, não fará grande diferença se tivermos um plantel cheio de craques. O "Polvo" ultrapassa tudo. Pelo menos cá dentro, nesta escória de país.

    ResponderEliminar
  3. totalmente de acordo com Rui Valente

    ResponderEliminar
  4. O MAIS DO MESMO.
    Rui, você mesmo como treinador de bancada ou até qualquer um de nós no jogo de hoje Gil Vicente-FCP, garanto-lhe que fazias melhor...

    A.C.

    ResponderEliminar

  5. É verdade, A.C.! Os "treianadores de bancada" são muito desprezados pelos "donos da bola", mas
    sabem ver futebol, porque gostam.

    Ontem, a equipa estava apática, e os erros que aqui apontei repetiram-se. Maus passes, maus remates, lentidão, desmarcações lentas e atabalhoadas. Cabe ao treinador corrigir estas coisas quanto antes. É incompreensível que SC não tenha ousado meter o Uribe (que é um craque, forte e com golo), e retirar um dos médios (O Bruno Costa não combinou com o Sérgio Oliveira). O Corona andava perdido, o Soares estava invisível, e o Nakajima que é rápido e chuta bem foi outra vez preterido!

    Ai Sérgio Sérgio, assim estamos mal.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...