11 agosto, 2019

Para os portistas, com solidariedade




Como se não bastasse vivermos num país onde o futebol corrupto foi institucionalizado com a maior naturalidade por um clube com carta branca para dominar os rivais, parte deles reféns e cúmplices do corruptor, também temos de aguentar um presidente teimoso e acabado.  A teimosia do Pinto da Costa competente era benéfica para o FCPorto, a teimosia do Pinto da Costa de agora, é um desastre e uma humilhação.

O jogo de ontem com o Gil Vicente foi só o primeiro da época, mas  correu muito mal. O clube de Barcelos bateu-se bem e foi melhor que o FCPorto. Desta vez o árbitro não teve qualquer interferência no resultado - o que não significa que não venha a acontecer futuramente -, apenas não fomos capazes de jogar bem. Ponto. Aqui, não há desculpas esfarrapadas, nem negações dos factos, aqui há transparência. Acho desnecessário voltarmos a carregar na tecla do "ainda é cedo", ou do "ainda estamos no início".  É com este tipo de discurso resignado que temos fragilizado a força da nossa alma portuense e portista. Tudo, porque em vez de dosearmos o apreço por Pinto da Costa, sustentado na cronologia dos resultados, fomos fechando os olhos durante um período demasiado longo de insucessos, tornando o presidente num mito, perdendo a noção da realidade. Hoje, estamos cativos da sua vontade, e a tendência é lançarmos as culpas para terceiros. A tolerância também tem limites, ou então, paga-se cara.

O grave da situação, entre outras causas, advém de termos conseguido vencer um campeonato com alguns jogadores de qualidade discutível, contratados ainda no tempo de Lopetegui, que nunca chegaram a afirmar-se como grandes jogadores. No entanto, alguns deles foram demasiado elogiados para além do seu real valor (Brahimi, por exemplo).  

Sérgio Conceição apostou num futebol físico, de pressão alta, que foi funcionando enquanto Marega e a Aboubakar aguentaram o esforço. Com o tempo, as lesões foram-se agravando e instalando noutros jogadores. O ritmo de jogo foi baixando, a pressão alta foi abrandando, os adversários adaptando, e foi o que se viu...

Tudo isto, não invalida nem muito menos serve, para branquear as vigarices do clube do regime. Este foi o problema mais grave, o que transcende o FCPorto, o mais escândaloso e nefasto! Aqui, quem falhou foi toda a SAD, com Pinto da Costa à cabeça. E continua a falhar. Não souberam defender o clube, e tudo piorou, como fui aqui prevenindo, quase diáriamente, desde que a máfia foi denunciada no Universo Porto da Bancada. Que também não resultou, como também previa. Não espero que este golpe mafioso venha a ser julgado e punido devidamente, porque o tempo vai acabar em prescrição... O Rangel, já está cá fora...

Claro que ainda estamos a começar, mas algo me diz que Sérgio Conceição está mudado, que já não acredita muito nas suas capacidades. Ontem, devia ter sido mais atrevido. O jogo estava a correr demasiado mal para não lançar em tempo útil os jogadores mais cotados. A falta de entrosamento neste contexto não se justificava. O Uribe, não tenho dúvidas, é um excelente médio, ontem o Bruno e o Sérgio não se entendiam, e não foram substituídos (pelo menos um). Uribe, possui qualidade de passe, é forte fisica e mentalmente. Tem técnica, chuta bem. Assim como o novo guarda redes Marchesín não engana, é mesmo do melhor que vi. O Nakajima chuta, e mexe-se melhor que os que jogaram. Se não havia meio campo, nem quem rematasse, porquê não colocar "a carne toda no assador"? Se a equipa estava em perda acelerada, porque não ousar?

Não costumo entrar muito nestas apreciações de "treinador de bancada", mas o que vi ontem deixou-me completamente decepcionado com a postura de Sérgio Conceição! O futebol de facto não pode brilhar apenas com a técnica da força, da pressão alta. É preciso também jogar, apurar as desmarcações, o movimento entre o que transporta a bola e o(s) receptores. Não se viu nada disso. Os jogadores pareciam assustados, desorientados mesmo. Nada é irremediável, mas talvez haja demasiada confiança num modelo de jogo muito discutível, onde a pressão alta é a trave mestra. Sérgio Conceição vai ter uma tarefa complicada pela frente. Dá-me a sensação que anda perdido sem saber bem como modelar a equipa. Espero que o "milagre" da redenção se dê na próxima terça-feira contra os russos. Muita concentração, e muito futebol corrido. Treinem, treinem muito! Chutem! Ganhem força, e confiança nos pésinhos! Ah, e não ganhem o vício de coçar a cabeça se falharem um golo, como o Brahimi  fazia e tanto me irritava. Acreditem nas vossas capacidades!

5 comentários:

  1. O sector dos avançados.
    Marega está fora de forma.
    Soares já foi bom, vendam-no e contratem (conselho de um leigo) Bryan Róchez do Nacional da Madeira.
    Zé Luís, "nós" já não tínhamos um Zé Luís no plantel? O Aboubakar.
    Não entendo porque não se entra a jogar com Luis Díaz (como médio esquerdo) e o Shoya (como extremo esquerdo).
    O sector defensivo.
    Pepe? E que tal Chancel Mbemba, ou Yordan Osorio, ou Diogo Leite?
    O sector do meio campo
    Com Loum e Danilo lesionados Sérgio Oliveira fica muito sozinho no meio campo. Ontem podia-se ter remediado com Chancel Mbemba, ou Yordan Osorio. Sempre têm mais cabedal que Bruno Costa.
    O sector do guarda redes.
    Gostei do Marchesín.
    Finalmente o treinador.
    SC não esta ambientado é melhor ir para a bancada.
    Por favor venha o António Folha.(Sonho impossível agora)

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar

  2. ESTE POST É UMA CONSTATAÇÃO DE FACTOS.

    PERFEITO!

    ResponderEliminar
  3. Francisco Paulos12/08/19, 12:06

    Só um cego não vê que Sérgio Conceição é um treinador super limitado que comete sempre os mesmos erros, e que não evolui nada de um ano para o outro. É teimoso,e pensa que sabe tudo. Não é humilde e esta falta de qualidade é o principal apanágio dos falhados. Por mim que sou do FCPorto e não do FCPinto da Costa, já tinha ido para a rua. Aliás se ele fosse tão portista como diz já se tinha demitido. O mesmo se aplica ao presidente, que tudo nos deu e tudo nos tirou. Um campeonato em 6 anos e uma taça em 8. Bravo, batam-lhe palmas.
    O inenarrável jogo de Barcelos veio colocar a nu varias coisas como:
    1- A já referida incompetência do treinador;
    2- A falta de qualidade dos ponta de lança;
    3 - O sistema de jogo implantado que é simplesmente anedótico;
    4- A insistência em jogadores que não têm o mínimo de qualidade para jogar numa equipa que quer ser campeã, casos de Manafá, Octávio, Corona para não dizer mais;
    5- A falta de coragem do bajulado treinador que além de incompetente é medroso pois um jogador como Nakajima não tem hipóteses, vai ser o Oliver II.
    A falta de um verdadeiro matador vai sair-nos muito caro e ninguém toma a decisão certa que é a de tentar vender alguns dos cepos que temos, e comprar um. Mas atenção não pode ser este treinador a escolhe-lo pois o homem não tem também essa capacidade, veja-se as suas escolhas anteriores, Waris, e Andrade para não falar noutros.
    Corremos o risco de à terceira jornada já termos o campeonato perdido pois poderemos ficar já a 6 pontos e se assim for as toupeiras corruptas não dormem.
    É hora de pegar na vassoura e fazer uma limpeza geral a começar nos acomodados e ultrapassados da Sad. É hora de o FCPorto voltar a ser dos sócios e não uma quinta onde reinam os interesses de alguns. É hora de ir à luta.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente atualmente o nosso FCPorto está refém de um presidente que já morreu desportivamente e não sabe, e de um dos treinadores mais incompetentes que pelo clube já passaram. Mas lá diz o ditado que mais vale cair em graça que ser engraçado. Ninguém reage,ninguém faz nada, e lá vamos caminhando alegremente para o abismo. O conformismo tomou conta de todos, pois perante o que se passou em Barcelos as reações são nulas e todos procedem como nada se tenha passado. Só temos o que merecemos.

    ResponderEliminar
  5. Caros,

    Eu continuo a pensar que a única maneira de alterar o status quo do FCPorto é através dos SÓCIOS, promovendo eleições. Não vejo outra.

    Gerar confusão, rebeldia para mudar de presidente, não! Isso, só se estivermos a falar dos nossos inimigos, do clube do regime. Esses sim, merecem ser tratados abaixo de cão, porque
    não respeitam ninguém, gozam-nos, roubam-nos. E não me refiro apenas ao mundo do futebol, refiro-me ao Estado, à Justiça, aos media, aos políticos. O Governo parece achar que está tudo bem, não temos outra alternativa que não recorrer à força.

    Agora com o FCPorto, temos de ter calma, nós não somos marginais. Uma coisa é lutar por uma causa, outra é ser arruaceiro. Eu não estou nada contente com Pinto da Costa, mas tenho ainda alguma estima por ele. Está envelhecido e cansado. Sei que isso não justifica que se mantenha colado ao clube neste estado difícil do FCPorto, até porque não lhe faltam condições económicas. Mas não queria que saísse do FCPorto à força.

    Isso não.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...