14 agosto, 2019

E agora, onde vai buscar o FCPorto dinheiro? O BES só «fia» ao Benfica...


Há quem prefira ver o que não é visível, e não ver o que é evidente. Uns, fecham os olhos a realidades inconvenientes, e outros vendo-as, evitam falar do assunto para não ferir susceptibilidades.

Estes lapsos sensitivos podiam tolerar-se, caso fossem inofensivos a terceiros, ou úteis para a sociedade. O drama, é que não são uma coisa, nem outra.  São comportamentos nefastos, e nalguns casos, crimes gravíssimos para a estabilidade de qualquer país. Depois, há excepções raras, onde encaixam aqueles que não confundem cores, nem sons. Trata-se de uma minoria, apenas normal. Nada mais que isso.

Falando do grupo onde me incluo (portista), há uns que foram admiradores de Pinto da Costa, que lhe reconheceram o mérito sem favor, e com a mesma coerência lho retiraram, a partir do momento em que o mérito se esgotou. Outros há que acham a competência um predicado perene. Seria bom que assim fosse, mas não é. Não são os Cândidos Costa desta vida que simbolizam o portismo mais puro. Por favor poupem-nos da hipocrisia. Quando louvei Pinto da Costa ainda não existia o Porto Canal, portanto não o fiz para arranjar um tachinho, e a seguir pular para o ninho dos abutres de Lisboa , rendido às "cores" do euro.  

Foram (e ainda são) os defensores da manutenção de Pinto da Costa na presidência do FCPorto os responsáveis pela decadência dos últimos 6 anos, por mais amigos que sejam do nosso clube. Nestas circunstâncias, é uma absoluta incoerência. O FCPorto é o clube, o presidente é só o motor, mas se funcionar, caso contrário o clube avaria. Nesse caso, é preciso mudar.  

Há outras categorias de sistemas sensoriais avariados. No poder político, na comunicação social, na justiça, nos órgãos desportivos, etc. Todos sofrem do mesmo mal. Todos! Não vêem, não ouvem, nem falam, mas a deficiência padece de síndromas opostos. Funcionam na perfeição quando se trata de elogiar, promover ou proteger o omnipotente Benfica, mas ficam completamente avariados quando é para censurar ou castigar. É um autêntico "fenómeno", ninguém fala mal, ninguém ouve, ninguém vê. Mudos, surdos e cegos, é assim sempre!

Até já consta que António Costa tenciona exportar o símbolo Benfica para os hospitais de todo o mundo, desde que os doentes se inscrevam todos sócios do referido clube. Imaginem só, um clube que já tem mais adeptos que habitantes, agora com o mundo a seus pés...

Estou a gozar com a coisa, mas o FCPorto e o Porto cidade não pode continuar apático, quer com uma coisa, quer com a outra. O FCPorto, principalmente os sócios, têm  de se decidir a apresentar soluções para mudar a presidência sem confusões, e os portuenses têm de ser mais agressivos (lamento falar assim) com o poder político, que é - permitam-me a grosseria do desbafo -,  repito, uma colossal merda. 

Uma vergonha! Sim, Sr. Marcelo Rebêlo de Sousa! 

6 comentários:

  1. Francisco Paulos14/08/19, 11:01

    Caro Rui pelo que temos visto e continuamos a ver, o nosso clube hoje deixou de ser o FCPorto e não passa de ser um FCPinto da costa.
    A incompetência grassa a todos os níveis. A Sad limita-se a receber o chorudo ordenado no final do mês e nada mais faz que isso. Que função tem Reinaldo Teles? Eu dizia mas não vale a pena. A claque não passa de um braço armado da Sad e o seu poder crítico desapareceu. São uns vendidos aos euros. O treinador além de incompetente, e só um cego não vê isso, do alto da sua soberba não admite a sua flagrante limitação que não lhe permite jogar de outro modo como aquele a que temos assistido, ou seja pontapé para a frente e fé em marega. O futebol apresentado é de uma equipa que não luta pelo título. Se fosse tão portista como diz veria que ele já não é solução mas sim problema. Se fosse homem demitia-se. O primeiro objetivo da época, e talvez o mais importante pelas implicações financeiras que tinha já foi perdido, e o segundo ou seja o campeonato pode ser o próximo pois se perdermos contra os corruptos ficaremos a 6 pontos o que será quase irrecuperável pois eles além do próprio valor, e sejamos justos, jogam muito melhor que nós, têm ainda os padres como plano B. Quer dizer corremos o risco de perder tudo, já.
    Nós ,massa associativa ,somos os principais responsáveis pois vemos o clube a perder todos os valores que faziam de nós um clube ímpar e nada fazemos, por gratidão a quem perdeu todas as qualidades que faziam dele o maior, mas que por estar agarrado ao poder não soube sair. As forças vivas, as elites que poderiam avançar não o fazem e enquanto assim for não somos nós com os nossos lamentos por aqui que temos força para mudar algo. É pena mas temos de aguentar e ver o imortal FCPorto a voltar aos tempos em que não passava de um clube simpático que nada ganhava. Será que vale a pena sofrer e ter noites mal dormidas se quem se devia preocupar não o faz?

    ResponderEliminar

  2. Pois é, caro amigo, não sei que mais dizer. Por aquilo que me foi dado saber, nas Assembleias do FCP, sempre que um sócio se atreve a fazer perguntas inconvenientes - e o "inconveniente" a que reporto não tem nada a ver com faltas de respeito à SAD, mas sim com perguntas legítimas -, aparece sempre um grupinho de "pintistas" que tentam silenciar os que se atrevem a colocar questões incómodas.

    As claques são úteis, mas se não compreenderem que o FCPorto não é propriedade do Sr. Pinto da Costa nem dos "mudos e quedos" da SAD, e mais dos associados, sem distinção, então passam a ser obstáculos ao bom andamento do clube, e não apoiantes na verdadeira acepção do termo.

    Daqui resulta o principal obstáculo para os sócios pagantes, que estando habituados a ver um "Deus" em Pinto da Costa também não sabem para que lado se hão-de virar. E eu, também não. Sozinhos, valemos pouco. Basta pensar no que os governos de Lisboa têm feito ao Porto desde sempre.


    ResponderEliminar
  3. Bom dia Rui,

    Já reparou na semelhança entre a inoperancia dos Portistas para com “este FC Porto” comparativamente aos portugueses para com os sucessivos governos que nos têm roubado???

    Como é possível ficarmos com o credo na boca por não ir a champions ( e veremos quando voltaremos....)!
    Isto tao so de um dos clubes recordistas de presenças nesta competição!

    O Sr P da Costa concerteza que vai agora ajudar o clube com as poupanças ou os dividendos que usufruiu estes últimos anos.....

    Agora a sério! Consta que se for efectuada uma auditoria ao clube, vamos cair para o lado...

    Começo a perceber porque P Costa nao quer sair...

    Morte lenta....

    Isto está a ultrapassar o pior dos meus pensamentos....

    E como diz aqui o Sr F Paulos, o SC nao precisa dizer que ele não será problema para o FC Porto! Ele tem de demitir-se asap incondicionalmente!

    Quanto mais depressa se operar o doente melhor para não agravar a doença ( P Costa incluido que esta perto de sair a pontapé)!

    Abraço
    DB

    ResponderEliminar
  4. DB,

    estamos no ponto crítico que todos receavam mas que foi sendo contornado com a sobrevivência financeira resultante da Champions.

    O balão estoirou, agora vamos lá ver quem são os primeiros a fugir
    do navio naufragado, ou se ainda vão sugar os tostões que sobrarem. Era expectável esta situação.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu só não consigo entender como não existe ninguém dos "ilustres" a dar um murro na mesa. Em qualquer clube existe oposição, existe democracia. Está tudo apático, tudo com medo... É triste dizer isto, mas o nosso clube está completamente à deriva e não vejo forma disto melhorar

    ResponderEliminar

  6. Jtmesquita,

    De ilustres não conheço ninguém no FCPorto. Todos ganharam os mesmos vícios: silêncio, omissão e resignação. Com uma única excepção: não se esquecem de aceitar o cheque do salário mensal.

    De resto, a palavra de ordem destes «portistas» de conveniência é: mantém-te anónimo, mas não te esqueças nunca de levantar o dinheiro"...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...