14 março, 2019

Marcelo só pega no que não arde. Depois, não se queixe.

Em toda a minha vida nunca
assisti a uma vergonha tão
grande como esta. Este gajo
provoca a Justiça.

Quando um cadastrado, acusado de multifacetados crimes, desafia a Justiça e acusa as suas próprias vítimas dos crimes que contra elas cometeu, sem que alguém lhe recomende silêncio, é a própria Justiça que se descredibiliza e deixa refém do(s) criminoso(s).

Sendo a magistratura de influência uma das funções atribuídas ao Presidente da República, isto é, utilizar a autoridade e o prestígio do cargo para ser ouvido e respeitado, principalmente pelo(s) destinatário(s), é incompreensível que o Chefe de Estado ainda não se tenha manifestado sobre a postura provocadora de Luís Filipe Vieira, nem condenado o comportamento libertino da comunicação social lisboeta e demais colaboradores do Benfica, sabendo como sabe, estarem acusados de crimes altamente perniciosos (a corrupção é um deles) para a paz e segurança   do país .

A imagem e  texto do JN de hoje (ao lado) confirmam o que acabo de comentar. Este homem procede como procede porque se sente apoiado pelo próprio regime, e quem diz o regime diz a Justiça.

Veremos até que ponto a Justiça se disporá a manchar a imagem mais do que já está, e cometer o pior dos crimes, que é proteger os criminosos, e prejudicar os inocentes.

Pelo que me diz respeito, se isto vier a acontecer, retirarei as minhas ilações que, diga-se de passagem, nesta matéria já não são nada abonatórias.  

PS-Por falar em arder, Pedrogão Grande ardeu, e o senhor PR teve o bom senso de ir ao local do crime consolar as famílias das vítimas. Mas o fogo emanado pelo "glorioso", parece ser mais ameaçador, pelos vistos...

11 março, 2019

FC do Porto, permite ser insultado publicamente? Será possível?


Possível, é. E já não é de agora...

Leio, por essa blogosfera  fora portista muita indignação com a linguagem insultuosa usada contra o FCPorto protagonizada pela comunicação social de Lisboa. Essa indignação faz sentido, é completamente justa e fundamentada!

Desde chamarem Futebol Clube do Porco, ao FCPorto a outros mimos do género, tudo lhes é permitido, o que significa que Portugal não só não tem gente habilitada para nos representar nas instituições do Estado, como as ocupam sem se incomodarem com o impacto  desses factos.

Pior que constatar factos, é consentir pacificamente que o Estado se mantenha nesse caminho despudorado sem também termos quem defenda o clube destas ignóbeis provocações. Por outras palavras, não temos apenas falta de liderança no Estado, como temos um enorme vazio de autoridade na presidência e na SAD portista.

Se quisermos continuar iludidos com uma liderança inócua do FCPorto, que em nada é comparável há de outros tempos, e que paralisou totalmente a noção da realidade de hoje de alguns adeptos com a realidade do passado, convencidos que o antigo líder é intemporal, então preparem-se para ficar caladinhos se esse ídolo levar o clube à falência.

Ser adepto do FCPorto pode ser o que quiserem, mas não é, nem nunca será o mesmo que ser adepto de Pinto da Costa. Neste momento, não há tanta afinidade entre clube e presidente, como havia nos tempos em que esse presidente se fazia respeitar e fazia respeitar o clube. Esse tempo passou, e se amamos o clube que governamos com sucesso, temos de ter consciência que já não temos capacidade para continuar a navegar essa onda com a mesma força e a mesma segurança.

O sr. Pinto da Costa não está a respeitar os anseios legítimos dos adeptos que não se revêem na sua postura passiva, nem se sentem bem representados com ela quando o FCPorto é prejudicado e insultado em toda a comunicação social. É uma utopia ousada pedir o apoio dos adeptos ao clube, sem que o presidente lhes transmita a eles o seu, exigindo respeito a quem de direito.

O senhor Francisco J. Marques não tem a responsabilidade de um Presidente! Como portista (e não sou de certeza o único),passo-me com as humilhações constantes que os nossos inimigos (sim, não se trata de adversários porque os adversários não procedem como canalhas) continuam brindar-nos, mas ainda me incomoda mais a serenidade do senhor presidente face a tanto desrespeito! O FCPorto tem um gabinete jurídico capaz, não pode existir só para pequenos casos, é também para estas situações que eles servem. É que, o clube do regime continua a ser favorecido pelos árbitros, e podemos ter a certeza que vão continuar a levá-los ao colo como sempre aconteceu. Ser o Francisco J. Marques a reclamar estas pouca vergonhas não tem o mesmo impacto que uma imposição de autoridade de um presidente! E veremos hoje mesmo que réplica será dada pelo Belenenses ao clube do regime, se algum árbitro deste país terá coragem para pôr na ordem o representante da máfia "desportiva" em Portugal! 

Se chegarmos ao fim do campeonato derrotados pelo clube da corrupção, será inútil qualquer comentário do Sr. Presidente, apenas para fazer ironia insossa e desconexa. Ironia eficaz, já foi tempo! Esse humor, que muito (e bem) o caracterizava, não era apenas caústico, vinha sempre acompanhado de muito pragmatismo e pontaria. Agora, apenas inspira condescendência. Se assim nos deixarmos triturar, politicamente correctos e tolerantes (ou antes,palermas), já pouca condescendência sobrará com a pseudo  liderança de Pinto da Costa.

Espero equivocar-me, e que a sorte dele seja sobretudo a sorte do FCPorto.