11 março, 2019

FC do Porto, permite ser insultado publicamente? Será possível?


Possível, é. E já não é de agora...

Leio, por essa blogosfera  fora portista muita indignação com a linguagem insultuosa usada contra o FCPorto protagonizada pela comunicação social de Lisboa. Essa indignação faz sentido, é completamente justa e fundamentada!

Desde chamarem Futebol Clube do Porco, ao FCPorto a outros mimos do género, tudo lhes é permitido, o que significa que Portugal não só não tem gente habilitada para nos representar nas instituições do Estado, como as ocupam sem se incomodarem com o impacto  desses factos.

Pior que constatar factos, é consentir pacificamente que o Estado se mantenha nesse caminho despudorado sem também termos quem defenda o clube destas ignóbeis provocações. Por outras palavras, não temos apenas falta de liderança no Estado, como temos um enorme vazio de autoridade na presidência e na SAD portista.

Se quisermos continuar iludidos com uma liderança inócua do FCPorto, que em nada é comparável há de outros tempos, e que paralisou totalmente a noção da realidade de hoje de alguns adeptos com a realidade do passado, convencidos que o antigo líder é intemporal, então preparem-se para ficar caladinhos se esse ídolo levar o clube à falência.

Ser adepto do FCPorto pode ser o que quiserem, mas não é, nem nunca será o mesmo que ser adepto de Pinto da Costa. Neste momento, não há tanta afinidade entre clube e presidente, como havia nos tempos em que esse presidente se fazia respeitar e fazia respeitar o clube. Esse tempo passou, e se amamos o clube que governamos com sucesso, temos de ter consciência que já não temos capacidade para continuar a navegar essa onda com a mesma força e a mesma segurança.

O sr. Pinto da Costa não está a respeitar os anseios legítimos dos adeptos que não se revêem na sua postura passiva, nem se sentem bem representados com ela quando o FCPorto é prejudicado e insultado em toda a comunicação social. É uma utopia ousada pedir o apoio dos adeptos ao clube, sem que o presidente lhes transmita a eles o seu, exigindo respeito a quem de direito.

O senhor Francisco J. Marques não tem a responsabilidade de um Presidente! Como portista (e não sou de certeza o único),passo-me com as humilhações constantes que os nossos inimigos (sim, não se trata de adversários porque os adversários não procedem como canalhas) continuam brindar-nos, mas ainda me incomoda mais a serenidade do senhor presidente face a tanto desrespeito! O FCPorto tem um gabinete jurídico capaz, não pode existir só para pequenos casos, é também para estas situações que eles servem. É que, o clube do regime continua a ser favorecido pelos árbitros, e podemos ter a certeza que vão continuar a levá-los ao colo como sempre aconteceu. Ser o Francisco J. Marques a reclamar estas pouca vergonhas não tem o mesmo impacto que uma imposição de autoridade de um presidente! E veremos hoje mesmo que réplica será dada pelo Belenenses ao clube do regime, se algum árbitro deste país terá coragem para pôr na ordem o representante da máfia "desportiva" em Portugal! 

Se chegarmos ao fim do campeonato derrotados pelo clube da corrupção, será inútil qualquer comentário do Sr. Presidente, apenas para fazer ironia insossa e desconexa. Ironia eficaz, já foi tempo! Esse humor, que muito (e bem) o caracterizava, não era apenas caústico, vinha sempre acompanhado de muito pragmatismo e pontaria. Agora, apenas inspira condescendência. Se assim nos deixarmos triturar, politicamente correctos e tolerantes (ou antes,palermas), já pouca condescendência sobrará com a pseudo  liderança de Pinto da Costa.

Espero equivocar-me, e que a sorte dele seja sobretudo a sorte do FCPorto.       

8 comentários:

  1. Concordo em absoluto. Pinto da Costa é credor de todo o meu respeito e admiração, mas já se deveria ter preparado para ceder o lugar a outra pessoa mais jóvem e activa que dê luta às muitas solicitações que aparecem com frequência. Não pode ser apenas o Francisco J. Marques a dar as respostas que deveriam ser dadas pela SAD. De resto, os outros elementos da SAD são uma perfeita nulidade e Pinto da Costa agora só aparece a seguir a vitórias importantes. É pouco. O clube precisa de gente nova, sem vícios e sem interesses colaterais até porque têm surgido negócios que suscitam as maiores dúvidas e é preciso acabar com esse estado de coisas!

    ResponderEliminar

  2. Há ainda alguns adeptos que só arriscam criticar o presidente quando o FCPorto passar mais 4 ou 5 anos sem ganhar nada. Enquanto isso não acontece vão deixando passar o comboio como se tudo estivesse bem e o senhor Pinto da Costa nada tivesse a ver com as asneiras que cometeu os últimos anos (excepto o do ano passado). Claro que se Sérgio Conceição perder este campeonato a culpa será toda dele e se ganhar vão novamente atribuir o mérito ao presidente como se fosse ele o principal responsável.

    É esta postura pouco crítica e interventiva que explica o baixo nível de vida português e a bagunça a que chegou a própria sociedade.

    ResponderEliminar
  3. De facto o que se passa no clube é surreal. O presidente não existe. Os sócios olham para ele e veem o que ele foi no passado. É inadmissível o seu silêncio perante tudo que se tem passado. No entanto parece que tudo está bem, (não) vendo a reação dos sócios. A incompetência vai ser premiada com mais 4 anos de mordomias. Não há ninguém com coragem para se assumir e enfrentar um agora incompetente que não faz respeitar o clube. Pelos vistos o Porto vai acabar quando acabar o presidente. É lamentável o laxismo de todos. Deviam lembrar-se que o cemitério está cheio de insubstituíveis.
    Francisco Paulos

    ResponderEliminar
  4. Francisco Paulos,

    É impressionante a falta de noção cívica do que é uma escala de responsabilidades numa organização, e ao que ela deve obrigar os graus superiores. Neste país não admira que baste a um bom "beijoqueiro" para chegar a chefe de Estado. Temos o que este povo merece.

    O Norte está a passar por uma espécie de apartheid à La Bairro Alto, como se fosse uma zona de gente nobre... No passa nada.

    Mas, não foi por ali que nasceu a porcaria do fado? Desde miúdo nunca gostei do fado. Parece que tinha as minhas razões.

    ResponderEliminar
  5. OS MISERÁVEIS.
    O presidente do FCP já há muito que passou a ser Passado Historia do Clube, os porcos anti/FCP sabem disso. Ele já não reage, já não tem idade para enfrentar esta corja injuriosa vermelha, desta praga do mal, é um presidente acomodado que não quer sair. O sr FJM e os outros que defendem o nome do FCP, não têm força que tem um presidente limitam-se arreagir e darem o corpo às balas.
    As bestas são tantas a achincalhar, insultar o bom nome do FCP, e não se passa nada. Numa das muitas casas do Polvo como a TVI os insultos ao FCP que vêm de alguns vermes desta casa são tolerados sem pedidos de desculpa, é uma vergonha.

    Costa.

    ResponderEliminar
  6. O cansaço do Presidente é natural, a idade não perdoa. Mas não é esse o problema. Toda a gente tem de compreender isso. O problema é Pinto da Costa não querer entender que já não está em condições físicas e mentais para governar eficazmente o FCPorto. É essa teimosia que está a ser prejudicial e que o mantém agarrado ao poder. Portanto, se ele não reconhece que está limitado, quem é que o convence a preparar o futuro? Quando é que se vai dispor a promover eleições e criar condições para que os potenciais candidatos comecem a aparecer?

    Há quem se queixe que os candidatos não dão a cara, mas então é agarrado ao poder que ele cria as condições ideais para os atrair?

    ResponderEliminar
  7. https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/novo-banco-vai-ser-preciso-coragem-para-tratar-de-alguns-casos-mediatico-421514

    ResponderEliminar
  8. https://1.bp.blogspot.com/-XF_Qxm_UzBg/XIje_xvqi9I/AAAAAAAAyRk/ya6fbiXqrHEGyfWKBnrBobGlFzbnWZE6wCLcBGAs/s1600/digitalizar0004.jpg

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...