21 junho, 2019

Cândido Costa é um hipócrita


Há gente que de tanto se esforçar para parecer o que não é, acaba por deixar cair a máscara de hipocrisia que tenta encobrir durante a vida inteira. Mas é difícil enganarem todos, nem que digam as coisas mais mirabolantes sobre o seu portismo. Ser sócio, jogador, ou mesmo dirigente, não é certificado qualificativo de adepto, seja de que clube fôr. 

Os comentadores que costumam por aqui passar devem-se lembrar bem do que opinei sobre a personalidade de Cândido Costa, quando ainda era comentador num programa desportivo do Porto Canal. Dizia eu que aquela forma exagerada de falar sobre o FCPorto, cheia de adjectivos dignos de telenovela, cheirava-me a graxa da foleira. Pensava cá para mim, deves estar a querer candidatar-te a um lugar cimeiro no clube, ou no Porto Canal... Se, como foi por ele dito uma vez, fez parte da claque dos Super Dragões, não é bom sinal, porque os Super Dragões costumam ser cautelosos com o tipo de gente que escolhem para os acompanhar (digo eu)...

Esta gente só quer é mesmo dinheiro. A Maria, do Porto Canal, que nos surpreendeu inicialmente, não descansou enquanto não foi para Lisboa para trabalhar na TVI que tão mal disse (e continua a dizer) do Porto, e do FCPorto (clube de quem disse também ser  adepta). O argumento é sempre o mesmo, vão olhar pela vida... Percebe-se bem, o "cacau" é a primeira terra natal desta gente. Ok, mas então não falem de orgulho, porque por dinheiro qualquer garoto sente orgulho, mas não confundam as coisas. 

Agora, é o Cândido Costa. É inqualificável o papel de murcão  oportunista a que se presta só para ganhar a vida. Não sei como é que há tantos portistas a venderem-se como prostitutas só para ganharem uns cobres, mesmo sujeitando-se a ouvir o pior sobre o F.CPorto. Isto de falar em portismo é fácil, mas às vezes tráz água no bico. O Cândido, esse, não engana ninguém. Serão as escolhas do Porto Canal, ou do FCPorto? Que rumo está a levar esta gentinha. 

Por este  andar, cheira-me que Pinto da Costa só sairá do clube quando bem lhe apetecer, quer o FCPorto perca, ou não. A  gratidão tola tem destas incongruências.

20 junho, 2019

Okey, temos toda a razão. Mas porquê não chamar o Presidente da FPF à responsabilidade?

Resultado de imagem para fernando gomes fpf
Fernando Gomes, um Presidente â
condição?

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 14.340 euros e uma suspensão de 94 dias ao diretor de comunicação e informação do F. C. Porto, por declarações no programa "Universo Porto da Bancada", do Porto Canal, relativas às arbitragens dos jogos do Benfica.
Através do Twitter "FC Porto Media", já esta quarta-feira, os azuis e brancos reagiram em seis diferentes publicações. "A maior infração que se pode cometer no futebol português é dizer uma verdade inconveniente. Francisco J. Marques foi punido com 94 dias de castigo por delito de opinião, por criticar as arbitragens que erraram a favor do Benfica na reta final da época", pode ler-se logo a abrir.
Seguiu-se, depois, nova publicação com referência ao Benfica: O diretor de Informação e Comunicação do F. C. Porto começou hoje [quarta-feira] a cumprir castigo, que termina a 20 de setembro, por emitir opiniões, apenas e só. Isto acontece na mesma altura em que há jogadores a confessarem ter sido subornados sempre pelo mesmo clube e nada acontece".

As restantes foram feitas no mesmo tom de defesa a Francisco J. Marques e ataque ao principal rival, Benfica.





18 junho, 2019

Rui Pinto mais inteligente que a Justiça portuguesa

Ana Gomes

Ana Gomes reagiu esta terça-feira à detenção de Michel Platini por suspeitas de corrupção relacionadas com a atribuição da organização do Campeonato do Mundo de 2022 ao Qatar.
A ex-eurodeputada associa o caso às denuncias do Football Leaks.
"O Football Leaks ainda só começou... mesmo com o Rui Pinto preso", escreveu Ana Gomes, numa publicação partilhada no Twitter.
Recorde-se que o antigo presidente da UEFA foi detido na manhã desta terça-feira. Platini foi levado para o gabinete Anti-Corrupção da Polícia Judiciária francesa (OCLCIFF).

17 junho, 2019

Desabafos

Não me apraz nada continuar a constatar factos. Sobretudo tratando-se de factos que nos deixam decepcionados, vazios de expectativas optimistas. Em toda a minha vida, incluído o "tempo da outra senhora", como português, nunca me senti tão enojado e revoltado com este país, como nos últimos anos. Este então, é o pior, dos piores anos.

Não temos Porto, nem temos o FCPorto a que estávamos habituados. E isso sucede porque as pessoas do Porto perderam, ou parecem ter perdido as raízes que outrora os ligavam à cidade e ao clube de uma forma muito peculiar e bairrista.

Não reconheço estes portuenses. É que ainda não entenderam que a sua cidade está a ser preenchida de escumalha vermelha. Cuidado com essas amizades... Parece um pesadelo não surgir uma única pessoa relevante, com ligações à cidade e ao clube com coragem para desafiar o Governo a ponto de o contestar sem qualquer parcimónia!

Nem o "velho" Pinto da Costa tem semelhanças do que já foi. Hoje, é uma sombra de si próprio. Um homem vencido e distante. Parece mais um político de ocasião, do que o grande líder que já foi. Dele já não se pode esperar nada. Quis que o FCPorto tomasse conta do Porto Canal para o tornar no canal mais pobre do país, mesmo com promessas sucessivamente falhadas de progresso. Aquilo parece uma empresa gerida por anarquistas. O pessoal, tanto entra em cena, como de repente desaparece. Os espectadores já nem sabem quem são, nem quantos são os colaboradores regulares daquela casa.  Repetem-se programas 4 e cinco vezes, num curto espaço de tempo, sem se importarem com a péssima  imagem que isso deixa no grande público. O director-geral não existe, ou se existe é só para vincar o seu estatuto de director-geral em roda-pé. É um vaidoso com sorna, e sem ideias. Mas o patrão ainda é pior porque também não se prenuncia sobre o presente e o futuro do Porto Canal. Tem a postura dos políticos contemporâneos, o laissez faire, laissez passer da moda, sem as preocupações típicas de líderes. 

Mas o problema maior não é o que ele faz, ou não faz, é o futuro próximo do FCPorto que está em causa, assim como o estado de espírito dos verdadeiros adeptos do FCPorto. A mim, preocupam-me esses, os que amam acima de tudo o clube, e não o presidente. Esta mania de alguns continuarem presos ao passado de Pinto da Costa confundindo-o com o passado do FCPorto, está a enfraquecer todos,  clube e adeptos. Eles não querem perceber que é ele e os seus adjuntos da SAD que não têm capacidade para defender o FCPorto. Nem mesmo a lavagem ao cérebro que o mundo corrupto do Benfiquistão continua a fazer ao país através dos media os demove da apatia em que mergulharam. Podem dizer o que quiserem, mas que esses tenham dado a cara pelo clube foi coisa que ainda não aconteceu, transmitindo até a ideia de estarem ao lado do governo. Se não o contestam frontalmente é porque o temem, e quem teme irresponsáveis tão poderosos e não pensa em afrouxar-lhes o poder, é porque não se sente por eles prejudicado. Até é possível que pessoalmente se sintam bem,  mas não são eles que me preocupam, é o clube. E não me preocupam justamente por pouco ou nada terem feito actualmente pelo FCPorto!

Um dia há-de ser feita história. Tenhamos essa esperança, acreditemos que ainda sobram alguns puritanos sem complexos por se manterem honestos, de escreverem a verdade dos factos, e lançarem para a lixeira a falsidade que domina hoje o país. Desportiva, política e socialmente.