15 fevereiro, 2019

Somos, ou não, Dragões?

Resultado de imagem para Dragão
Faltará fogo ao Dragão?

Das redes sociais ao silêncio do Dragão

Desde que as redes sociais surgiram na Internet e me registei no FaceBook, cedo percebi que a aparente facilidade em arranjar amigos era menos provável que  criar inimigos. Houve quem quisesse convencer-me que não era bem assim, mas eu mantive-me fiel à minha convicção e cancelei o meu registo. O tempo que me mantive registado não deve ter ultrapassado os dois mêses, se tanto. Nunca me arrependi.

Hoje, não falta quem não reconheça a inconveniência deste sistema de comunicação. Inicialmente parecia interessante, mas depressa se transformou num perigoso veículo de contacto social radicalmente contrário ao espírito próprio que caracteriza uma verdadeira amizade. Como é do conhecimento geral uma das maiores ameaças destas novas redes de comunicação é o acesso de gente perigosa, como vigaristas e pedófilos.

Há portanto uma grande diferença entre este meio de contactos e a blogosfera.  Se o Facebook (e concorrência) é mais dinâmico e popular que a blogosfera, também é mais anárquico, enquanto   que os blogues são temáticos, obrigam sempre a um objectivo, um controle personalizado do autor. Além disso, nas redes sociais há sempre tendência para o exibicionismo, tanto de homens como de mulheres. Acho ridículo, e nada ético para uma mulher que se preze, expor a sua nudez, quando para esse fim não faltam revistas próprias. Muitos usam-nas para dizer ao mundo que são gente "importante", e para isso ostentam os seus carros, os sítios idílicos onde passam férias, enfim tudo o que hoje simboliza  o estado decadente da sociedade.

Tudo isto para dizer que um blogger não escreve para se exibir. Assume o que escreve limitando-se a dar as suas opiniões sobre determinados assuntos. Não o faz para agradar a todos, nem para para ficar à espera que lhe digam o que deve fazer, e como deve. De qualquer modo, também tem o direito de se opôr contra o que o incomoda ou indigna.

Um dos temas que mais me têm absorvido desde sempre é o centralismo e a hipocrisia como ele tem sido discutido. Também me tem preocupado a falta de uma liderança forte no FCPorto, como acontecia num passado não muito remoto. Mas também me estranha que os adeptos e sócios do FCPorto estejam tão calados a este respeito.

Há um clube (o Benfica) que tem actuado acima da lei, prejudicando o FCPorto em todas as modalidades sem que quem o dirige se pronuncie sobre o assunto. Podemos argumentar que se isso acontece é porque o caso já foi denunciado e já está nas mãos do Ministério Público, mas isso pouco vale. Confiar na Justiça portuguesa é tão seguro como jogar na lotaria. A verdade é que os acusados continuam a mexer as suas influências aparentemente à vontade. Com ou sem a ajuda dos VAR's já se aproximaram do FCPorto, independentemente de erros nossos. Desculpem-me a teimosia, mas volto a questionar: e se perdermos outra vez o campeonato de futebol e das modalidades por interferência de arbitragens habilidosas? Que faremos? Estará reservada para esse momento (!Abrenuncio!) a voz do Sr. Pinto da Costa para defender o FCPorto? Tardiamente, outra vez?

Dizia ontem o Diogo Faria no Universo Porto, que confiava na Justiça. Talvez a juventude ou a inexperiência possa justificar tanta confiança, apesar da ironia que deixou passar... Eu já cá ando há umas boas dezenas de anos, já percorri muito mundo e tive alguns desgostos. Conheci muita gente, e dessas muitas, em algumas a integridade não era o seu forte. Actualmente as pessoas não são melhores. Os valores da ética e da boa educação esvaíram-se. A democracia conquistou-se, mas paulatinamente foi adulterada por políticos egocêntricos e perversos. Ainda podemos votar, é verdade, mas não temos opções credíveis. Os ditadores de hoje ainda vão resistindo à tentação de oficializar uma nova PIDE, mas andam por aí, cada vez mais descarados.

Se não lhes mostramos os dentes, não com um sorriso, mas com o esgar de animais enraivecidos prontos a asfixiar-lhes as goelas, não vamos a lado nenhum. E esta palavra mítica do "contra tudo e contra todos" que resultou enquanto tivemos um líder, num instante, não passará de um canto tímido de passarinho.

Então nós não somos Dragões?

Somos, ou não somos?
  



8 comentários:

  1. À moda Siciliana.
    Ontem ouvi a entrevista do Bruno de Carvalho. falou de problemas dele e de gente do Sporting que a mim pouco me interessou, a não ser quando falou do padrinho vermelho vieira. Diz BdeC que o mafioso vieira na garagem da LIGA tentou várias vezes convencer BdeC para um pacto Polvo e Kalimeros do Agora ganhas tu amanha ganho eu, tipo convénio de Padrinhagem, como Bruno não aceitou tentou convencer o motorista de BC a convence-lo. Isto de ligações a motorista desde do pó, mandar bater é um fetiche deste mafioso. É preciso mais alguma coisa para meter este caloteiro mafioso atrás das grades.

    Já estou cansado de dizer que este país, é um país da Treta, a promiscuidade de governantes, políticos, justiça com o futebol é de bradar aos céus. O benfica é um clube do regime que vicia tudo que mexe no desporto. Este Clube do Regime já cometeu tantos crimes que só num país brando anarca e centralista o mantém na primeira divisão.

    O nosso Líder é idoso cansado e agarrado tipo lapa ao poleiro. Precisamos de Gente nova que mexa e acuse estas barbaridades de um clube mafioso da 2ª circular.
    O Porto o Norte é roubado constantemente, que já há por cá muita gente encolhida. Estamos cheios de gente mentirosa que só cá vem ao Norte buscar Votos. Mete nojo alguma gente política de cá falar tanto da cidade e não passam de uns Paus Mandados.

    A. C.

    ResponderEliminar
  2. Deacon Blue17/02/19, 11:32

    Bom dia Rui,

    Vai para algum tempo que me dou conta que a razao dos problemas deste país estao já todos identificados, prácticamente em todas as áreas.
    Ele é nos jornais, nas tvs e radio com debates ha décadas sobre tudo e todos que como é obvio, ja se repetem nos temas e pessoas...estou farto!
    As razoes e os responsaveis estao identificados á muito e os analistas sabem sempre de tudo e porque aconteceu, cada qual á sua maneira, sobretudo por exemplo na política e no desporto com influencias evidentes das cores que defendem.

    Chegados aquí pergunto a quem de direito!
    Estamos entao é espera do que para democratizar esta treta de país???

    Eu nao acredito nos políticos, com honrosas excepçoes (Rui Moreira é por agora alguem que me desperta interesse e sairia de casa por ele...), nao acredito nos juizes e nos tribunais pelas razoes que se sabe com exemplos recorrentes do carácter e forma de actuaçao desta gente...tenho prova dentro de casa de como esta gente funciona!
    Ou seja, quem esta a frente dos destinos deste país nao me da razoes para confiar neles, em absoluto!
    A centralizaçao de Lisboa é por demais evidente e vejo extremamente difícil sairmos disto! Os do norte que vao para la, deixam-se possuir pela potencia e ganancia saloia!

    O Porto quando discute a regionalizaçao, fica sozinho, tende até a confundir-se nasta pobre sociedade um tema político com o futebol....
    "...ai que la estao os do norte, do Porto, com ideias de independencia..."
    Impressionante como este país é tao pequeno em dimensao e mesquinho nas ideias, na inteligencia.

    Por estas e por outras, e porque isso é algo que posso gerir, desde alguns anos a esta parte, passei a orientar e a governar a minha vida á minha maneira e defendendo os meus interesses pessoais/familiares da forma que posso pois os ainda alguns anos que me restam de vida sao para viver e disfrutar e nao andar aquí a perder tempo com gente que nao o merece.
    A minha vida tem de estar para além de Portugal....

    Estou no entanto atento e sempre preparado para me juntar a algum grupo que queira mexer com isto, mas tem de ser gente clara nas ideias e com vontade de "partir a loiça" e nao andar aquí com falinhas mansas.

    Rui, muito obrigado por este seu espaço que me ajuda a por algumas ideias em ordem! Se eu tenho o prazer de ser do Porto cidade e clube, tal se deve ao facto de ter pessoas como o Rui que me inspiram e convencem que apesar de tudo, pode haver sempre algo que nos possa fazer acreditar....

    Rui, se vir que que me excedi em algum ponto/comentario, pode cortar...

    Grande abraço
    Deacon Blue






    ResponderEliminar
  3. É um país tão pequeno mas tudo fica distante da capital Centralista. Foi assim com Salazar, continua assim com estes pseudas democráticos, polítiquinhos de meia tigela com um Ego muito grande e uma barriga enorme. Poleiro, Tacho, e dinheirinho fresco, é o lema desta trupe.

    A. C.

    ResponderEliminar
  4. Caro Deacon,

    Obrigado pelas suas palavras que muito compreendo e partilho. Não se deixe desanimar porque
    os seus pensamentos, embora possam traduzir uma decepção muito grande, são correctos e significam que você (tal como eu) não se identifica com os que limitam os problemas do país
    aos sucessos e insucessos do FCPorto. Não é assim. Se eu muito escrevo sobre a discriminação que tem sido feita ao FCPorto pelo centralismo é precisamente para que os nossos adeptos percebam que não é com Pintos da Costa que este antigo problema se resolve. Veja só o desaproveitamento que há do Porto Canal. Excluindo o Universo Porto da Bancada não existem programas nem gente capacitada para criar massa crítica contra o centralismo. Não são os políticos que sentem mais este problema. Eles só falam quando lhes convém, não porque tencionem lutar seriamente pela causa, e sim por motivos eleitoralistas de ocasião. Passado momento e a captação de votos, desligam!

    Deacon, esteja à vontade, você não se excedeu nada, desabafou, e já não é mau. Fossem todos
    assim talvez as coisas fossem mais fáceis.

    Obrigado pela palavras. Isso anima.

    Um abraço para si também.

    ResponderEliminar
  5. Deacon Blue17/02/19, 14:32

    Obrigado Rui e desculpe alguns erros no texto que se devem a vontade e pressa de escrever por um lado e estar numa situação actual de não falar/ escrever apenas português e por vezes falho na gramática!

    Mas ficou a ideia e aproveito para tornar extensível os cumprimentos aos restantes participantes habituais aqui no blogue que muito considero, de coração!

    Viva o Porto!

    DB

    ResponderEliminar
  6. Deacon,

    Não se incomode com os erros ortográficos, porque não é invulgar isso acontecer até comigo, aqui no Renovar o Porto, que antes (e depois) de publicar os posts faço sempre umas revisões aos textos e no dia seguinte continuo a detectar alguns erros, ou omissões alfabéticas. Acontece.

    Um abraço

    ResponderEliminar

  7. Leram o artigo de hoje (domingo)do diretor do OJOGO, Jose Manuel Ribeiro : "Quem quer ser juiz do Supremo Tribunal?" ???

    Gostei.

    Nao ha possibilidade de alguem o colocar aqui no blog?

    ResponderEliminar

  8. É de mim ou a ANA GOMES (eurodeputada) que denunciava tanta coisa lamentavel (Futebol,politica, economia etc) já foi corrida da Sic Noticias ???!!!

    E continuará no Parlamento Europeu pelo PS ?!...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...