07 novembro, 2018

O bom portista, o adepto especial


Resultado de imagem para um adepto portista
Ser adepto é isto, e também o cérebro


Não sei o que fará pensar alguns inteligentes que só se é um portista a sério, um super-adepto, ou o que quer que isso seja, se não comentar o lado negativo do seu clube dileto, ou, por outras palavras, se não ousar contestar as decisões erradas de quem o preside. Já para os fanáticos, os elogios são eternos, e as críticas são sempre proibidas. Para esses, não há criticas construtivas, só há opiniões maldosas. Pois eu contestarei sempre que sentir o futuro do FCPorto ameaçado. 

Além destes, há os "portistas" bipolares, ou seja, tanto parecem ter sentido crítico, como subitamente invertem o objecto e a causa da crítica que ainda ontem defendiam. Isto acontece frequentemente quando as vítimas são os treinadores ou os jogadores. Tomam-lhes cisma e não há nada a fazer. Depois têm outro hábito. Quando discordam  do que lêem (agora refiro-me aos meus posts), são incapazes de fundamentar as suas ideias, antes optando pelo desafio inconsequente e ôco.

Também a mim acontece opinar positivamente o que vai acontecendo de bom no FCPorto, ou com uma ou outra iniciativa do Presidente, mas também o reprovo quando considero pertinente. Nunca o faria por maldade, porque seria pura estupidez, e depois, porque entre Pinto da Costa e eu haverá sempre algo a ligar-nos: o FCPorto!

Seja como fôr, elogie ou censure, há quase sempre em comum um timing e uma causa para o justificar. É por isso que não tenho muita paciência para ler comentários analfabetos. Não dou relevância àqueles que me censuram só porque não gostam do que lêem e não têm capacidade para explicar porquê. Entram neste espaço anonimamente mas depois querem ser tratados como se o anonimato lhes facultasse qualquer superioridade moral, quando é exactamente o contrário. Não atingem o ridículo a que reduzem as suas opiniões, quando podiam ser aceitáveis se as soubessem apresentar com dignidade.

Alguns desses portistas, nem sequer fazem ideia do que eu já tenho dito de construtivo de Pinto da Costa. Não querem saber. Não pensando como eles, é porque não disse nada. São assim. Mas basta que um dia o FCPorto tenha o azar de sofrer um abalo dos fortes e ficar na banca-rôta, sem fama nem glória que esses "super-portistas" sempre hão-de encontrar um bode expiatório para apontar as culpas. Nem que seja o porteiro do Dragão! Só se salvará Pinto da Costa!

Pois fiquem sabendo que muito do que agora se discute na praça pública sobre muitas das causas que provocaram a fragilidade actual do FCPorto e deram alma aos nossos inimigos - os adversários podem ser dignos - para nos andarem a comer por lorpas, já eu ando a escrever há uns bons anos. No entanto, ninguém me pagou para isso. E quer queiram ou não, tenho muita honra nisso.    

4 comentários:

  1. Não está a ser completamente justo com Pinto da Costa.
    Ele é Portista, embora por aquilo que escrev, queira transparecer que por vezes não é. É Patriota, apoiante incondicional da descentralização, ama o Porto cidade e as suas gentes. Tudo, valores e causas o caro Rui Valente também defende e bem, digo eu.

    ResponderEliminar
  2. Mas, onde é que eu escrevi que o Pinto da Costa "Não é portista?" Onde está escrito? Por que raio é que vocês se esquecem de ler o que já escrevi de positivo sobre ele? Por que não procuram investigar? Quem ousou promover uma petição à Assembleia da República para derrubar o Carlos Daniel da RTP e só consegui MIL e poucas assinaturas? Então, terá essa minha decisão significado que não considerava Pinto da Costa?
    Assim,é complicado perceber o que querem os portistas. É só o futebol que conta?

    ResponderEliminar
  3. Calma Rui. Também não escrevi isso. Apenas pretendi dar a entender que quando se escreve que o "homem não defende o Porto e só lá está para defender interesses pessoais e familiares...como os Abilios e Paulos desta vida afirmam".
    Pelo seu activismo e pelas causas comuns que o Rui também abraça, sabe que isso não é verdade. É só o quero dizer.
    Não ter sempre a mesma opinião não significa que não lhe reconheça valor. Se assim não fosse, não me dava ao trabalho de diáriamente o visitar.

    ResponderEliminar
  4. OK, mas é importante explicitar bem porque discordam e não fazerem interpretações precipitadas do que é escrito.

    Não estou a referir-me a si, mas a alguns que não conseguem vir aqui sem deixar umas facadinhas, coisa que já começa a cheirar mal. Aceito quem não concorda c/ o que digo, mas também importa apresentar argumentos que condigam com a realidade só porque A ou B nos parece intocável. Eu estou aqui para dar a MINHA opinião. Se tivesse que agradar a gregos e troianos não passava de um robot. Se quisesse agradar a todos, não escrevia.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...