26 abril, 2019

Valores morais e materiais. Quem vale o quê?

Para quem gere o Renovar o Porto há cerca de 12 anos (completam-se no próximo mês de Maio), como acontece comigo, é um tanto desagradável publicar comentários de anónimos que nem sequer se dão ao cuidado de ler um pouco o que está para trás para no mínimo ficarem com uma ideia da mentalidade de quem estão a ler. Depois sim, têm todo o direito de discordar, ou concordar. Caso discordem, só lhes peço é que  me façam o favor de explicar muito bem porquê, sempre sustentando a argumentação na realidade. Para mim, só há uma realidade, a da verdade factual. Não sou muito de modas, essa coisa das realidades alternativas, virtuais,, ou paralelas não existem no meu vocabulário, e decepciona-me quem dá lastro a essas futilidades.

Hoje, tudo é posto em causa, principalmente o que é vertical e honrado. As sociedades contemporâneas deixaram-se seduzir pela soberba do dinheiro e das aparências, e o resultado é a barafunda que sabemos, uma radical inversão dos valores cívicos. Outrora, o crime era condenável, era para muitos a assunção dramática da perda de vergonha, e merecia castigo a quem o cometia. Agora, são os próprios do poder os primeiros candidatos a esse "estatuto", precisamente por já não terem a menor ideia do que significa o sentimento de vergonha. Por má formação, ou conveniência, dá-lhes mais jeito confundir vergonha com falta de descontracção, mas eles percebem que não é bem a mesma coisa.  

O que acabo de dizer pode não ter qualquer relação com os dois programas do Porto Canal, o Universo Porto de Bancada de 3ª. e 5ª. feira. São programas que acompanho, porque expressam a única voz de defesa do FCPorto. Repito: Francisco J. Marques, Pedro Bragança e Diogo Faria, estão a fazer o que competia ao presidente do FCPorto e à SAD.

Obviamente que foram autorizados para tal, não podia ser de outra maneira. E podia ter resultado em cheio se pouco tempo depois da exposição das primeiras denúncias (dos e-mails, e-toupeiras, etc.), toda a estrutura directiva do clube exigisse explicações categóricas aos órgãos superiores da Federação e da Liga alicerçadas nas contínuas vigarices de certas arbitragens que continuavam a premiar o Benfica. Escrevi isto várias vezes, à laia de aviso, justamente por calcular que tudo continuaria inalterável se não levássemos o caso às autoridades máximas rapidamente, antes que o infractor Benfica continuasse a acumular pontos (ilegais). Se a primeira exposição aos órgãos federativos e da Liga falhasse, por incúria ou desrespeito, o FCPorto devia imediatamente apresentar queixa ao Governo pedindo uma reunião rápida especialmente para o efeito. Podiam perfeitamente declarar perda de confiança nesses organismo,e na idoneidade do próprio Secretário de Estado do Desporto, porque dispunham argumentos mais que suficientes para o fazer. Numa democracia - pelo que o Sr. Pinto da Costa disse há dias, ele acredita nesta democracia - não há que ter medo de dizer a verdade quando temos essa noção firme. Como tal, quem podia e devia sentir-se embaraçado com a situação só podia ser o 1º. Ministro. Não foi isso que pensou o presidente Pinto da Costa, nem isso, nem nada...

Ora, como já todos os portistas (os mais realistas) se aperceberam, os dirigentes do FCPorto deixaram esticar a corda para lá do prazo de validade e agora será mesmo muito difícil evitar que ela rebente, ou seja, evitar a perda deste campeonato.

Uma vez que nada mais fizeram pelo FCPorto, a minha solidariedade vai toda para F.J. Marques, para o Diogo Faria e para o Pedro Bragança. Pagos ou não, deram a cara e estão a sofrer as consequências por isso. A perseguição que lhes está a ser movida pelos miseráveis órgãos de comunicação social de Lisboa (essa capital traiçoeira), não é coisa simples nem agradável. Do conjunto de comentadores de Universo Porto da Bancada só não levo a sério o ex-locutor da RTP José Cruz, pela simples razão de ser um verdadeiro hipócrita. Prestem-lhe bem atenção. Hão-de reparar que antes de"cascar" nos destinatários desfaz-se  em salamaleques. É o senhor doutor para ali, o sr. dr. para acolá. Enfim, quer fazer crítica,  mas ao mesmo tempo "engraxa"os escroques daTVI considerando-os até grandes profissionais. Não suporto mais ouví-lo e não consigo compreender como é que um gajo daqueles serve para defender o FCPorto.

Lembro-me de ter elogiado a Maria,do Porto Canal pela sua frontalidade, mas hoje deixou-se encantar pela pasta e logo pulou para o inimigo. Com o "grande" portista Cândido Costa", passou-se a mesma coisa, pirou-se para a amiga TVI. Já me cheirava a falsete os seus comentários excessivos e ridículos. Vai, mas não voltes por favor. Não és o que queres aparentar.

Que gente é esta,que entre o ser ou não ser qualquer coisa, há sempre um grande obstáculo chamado  "pilim". Não haverá um nome  apropriado para este tipo de gente?

E por  favor, dispenso comentários paternalistas. Nem todos se prostituem. Eu ainda acredito que haja quem resista a ser comprado. O contexto da oportunidade não podia ser pior e menos conveniente a uma alma limpa. Ai Porto, Porto, quem te viu e agora não vê.

PS-Independentemente do que vier a acontecer até ao fim do campeonato, desejo sinceramente que tudo corra pelo melhor ao nosso clube, porque bem precisa. Estes jogadores, a nível interno, não jogaram só contra os clubes adversários, mas também contra todo um regime e uma comunicação social pôdre e indigna.  

Costuma dizer-se que a sorte protege os audazes, e nesse capítulo audácia é coisa que não tem faltado à equipa e ao treinador. Mais audácia que talento. Não posso dizer o mesmo dos dirigentes.



5 comentários:

  1. Aguardemos o que vai dizer o sr presidente do FCP depois deste desaire em Vila de Conde.
    Surpresa, surpresa do empate do FCP depois de estar a ganhar por 2 a 0, não é muita, porque já no Dragão depois de se estar a ganhar pelos mesmos 2 a 0 acabamos por perder 2 a 3. Tudo mais difícil por culpa própria, a equipa em alguns jogos a esta parte demonstra um certo cansaço físico e psicológico. Sofremos golos de uma ingenuidade a toda a prova! Os de hoje então...
    Vamos ouvir as lindas palavras do nosso presidente, se é que vai dizer alguma coisa.

    A.C.

    ResponderEliminar
  2. O plantel do FCPorto não sofreu alterações relevantes desde o tempo do Lopetegui. Esses, foram
    todos caros para o seu valor. O caso do Oliver é paradigmático, é um jogador interessante mas muito irregular e um péssimo rematador. O Brahimi, é o que sabemos, faz umas coisinhas mas é lento e com um baixo sentido de oportunidade. Mas, basta marcar um golo passa logo a ser um craque. Enfim, podia estar aqui a citar muitos outros mas não vale a pema. Actualmente, os únicos jogadores com lugar no FCPorto do passado recente (de há 6/7/8anos), são Alex Telles, Eder Militão, Pepe e poucos mais.

    É por essa razão que valorizo o trabalho de Sérgio Conceição. Quem, além dele, seria capaz de fazer melhor com o mesmo plantel? Ontem,ele não esteve bem. Acho que devia mexer na equipa a partir do 2º. golo, porque foi evidente que a equipa relaxou demais, estava a prever-se o desastre. E aconteceu. Mesmo assim, custa-me lançar para os jogadores a responsabilidade, porque além de terem sido submetidos a esforços colossais ao longo da época, não foram devidamente apoiados pela administração que pouco ou nada fez para os proteger de arbitragens tendenciosas. E sobre isso poucos ousam reclamar. Certos adeptos não querem um líder, querem um ídolo eterno.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post,aliás como sempre meu caro Rui. Infelizmente estamos presos numa ratoeira da qual não vejo como vamos sair dela a curto ou médio prazo.O FCPorto está refém de alguém a quem todos nós portistas devemos muito, pois fez-nos ganhar coisas com que nunca sonhavamos, principalmente aqueles como eu que passaram pelos 19 anos de jejum. No entanto agora não passa de uma pessoa que parece que vive numa realidade paralela e para quem o clube passou a ter uma importância secundária. Veja-se o descalabro que foram os últimos 6 anos. Sim, ganhamos o último campeonato mas se formos honestos devemos dizer que foram os outros que o perderam, depois de o terem quase ganho, por ironia das ironias e tal como este ano depois de quase lho termos oferecido depois de perdermos o confortável avanço que tínhamos. Momentos Herrera e Tondela só acontecem quando o rei faz anos. O ditado popular que diz "que mais cego é aquele que não quer ver",aplica-se a nós a 100% pois não querer ver que o nosso clube não tem estratégia defenida nem uma política coerente de defesa perante os ataques de que somos alvo constantemente é o mesmo que querer tapar o sol com uma peneira. Os interesses pessoais dos membros da sad sobrepoem-se ao coletivo. Ganharam milhões, desbarataram equipas campeãs e mesmo assim levaram-nos ao descalabro financeiro e a ser alvos do fair play da uefa, que aliás lhes serve de desculpa para não terem sido capazes de criar uma equipa com outras armas e com jogadores de outro nível. Perder este campeonato desta forma deve envergonhar os dirigentes que se tivesssem carater não se recandidatavam. PC veio falar aos sócios? O que se passa no FCPorto deve envergonhar-nos pois com a nossa apatia contribuímos para todo o mal que nos está acontecer e que a continuar neste caminho não terá fim.
    Francisco Paulos

    ResponderEliminar
  4. Boas.
    Descobri o seu blog e gostei. Sou portista desde os meus 7/8 anos e tenho 40. Não sinto um rumo no Porto há muito tempo e não sei onde isto vai parar. Dói-me ver a carrada de jogadores que vem para o Porto sem qualidade nenhuma, e que sabemos que só vêem para meter dinheiro ao bolso...o Porto que aprendi a amar não era isto. Os casos já são tantos, tantos, que é impossível fechar os olhos. Já me convenci que PC só sairá num caixão, acomodou-se e não quer que lhe descubram, desculpe o termo mas é a pura verdade, as trafulhices que fez no clube. E o Porto, gente dura e forte, hoje resigna-se perante o que está a acontecer ao clube. Isto não vai acabar bem. Quanto mais tempo passar, maior será o buraco que vão deixar o clube miserável. Não tenho ilusões. Custa-me admitir mas o Benfica, que tem o regime na mão, tem um rumo. Não vai ser com gente acomodada, velha, que vamos lutar contra isto, não temos a mínima hipótese. O SC foi o que de melhor nos aconteceu nos últimos anos, sente o clube como poucos, mas sozinho... é impossível. Fomos campeões o ano passado mas foi uma exceção, como esta época o prova. Onde nós resta ganhar a taça... porque o campeonato entregamo-lo, incrível. Vão sair jogadores, vamos ter pré eliminatórias para a Champions... não se avizinha tempos fáceis.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro 3asifa,

    como é que você quer que haja uma mudança na direcção do FCPorto se o presidente já está a candidatar-se a um novo mandato e os sócios parecem aceitar? Como? E mais. O Porto Canal está cada vez pior e tudo parece não incomodar o acionista principal que é o FCPorto. Também não ajuda nada. O único programa que prestava o Universo Porto da Bancada está em estado de falência, nem sequer é regular.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...