23 abril, 2019

A SAD do FCPorto e a anunciada recandidatura de Pinto da Costa...


Há por aí muitos adeptos portistas cansados de ver o FCPorto a ser humilhado pela comunicação social centralista que já não fazem cerimónia em censurar os principais dirigentes do clube. Outros, julgando-se mais portistas que aqueles que chamam os bois pelo nome, isto é, que não se encolhem atrás da crítica abstracta, quiçá com medo que o senhor presidente lhes dê um puxão de orelhas, não têm coragem para colocar o dedo na ferida. É exactamente o mesmo comportamento que têm com a política. Se o seu partido governa mal, permanecem caladinhos, como nada de grave se passasse. Com o clube, é a mesma coisa, só com uma pequena diferença: poupam os líderes, optando alternadamente, ou pelo treinador, ou pelos jogadores. Sempre pelo elo mais fraco, como é óbvio. Tocar no nome do presidente é que não tocam.

Pois meus amigos, a gratidão, como a amizade, só faz sentido se fôr recíproca. Se um amigo me enganar e se o engano fôr grave, nunca mais pode contar comigo. Com a gratidão passa-se o mesmo. Tem de haver reciprocidade entre adeptos e o presidente. Pela parte que me calha, enquanto adepto (ex-sócio), aplaudi Pinto da Costa e estive ao lado dele quando era atacado por todos, até por alguns "portistas". Portanto, não estive com ele apenas quando o FCPorto ganhava. Mesmo quando começou a cometer asneiras (e não foram poucas), fui aguentando uns tempos, até que o meu prazo de tolerância chegasse ao fim. Tudo tem limites. Agora, terminou outro. Tem a ver com a incapacidade do senhor presidente defender o FCPorto de tudo o que de pior lhe têm feito. Os inimigos são muitos, eu sei, mas nenhum líder que se preze, jovem ou idoso, pode permitir que o país inteiro assista à vergonha suprema de ver o FCPorto a ser dominado por um clube de gangsters sem ter a dignidade de reclamar directamente ao Governo respeito e justiça! O Governo nunca respeitou o FCPorto! Foi o FCPorto que respeitou demais o Governo! Isso, só seria tolerável num regime anti-democrático! Mesmo sendo-o na prática, o senhor Pinto da Costa sempre teve uma "carta" preciosa de que nunca ousou tirar partido quando era imperioso usar: obrigar o 1º.ministro a provar que é um democrata. O que, por outras palavras, só seria consumado se ele (o 1º.ministro) aceitasse o encontro e não se esquivasse mais de encarar os problemas que estão a causar ao nosso clube. Lançou para Francisco J. Marques o odioso do problema, sabendo que o grau de gravidade e a dimensão do mesmo recomendariam a presença do presidente e da SAD. Não senhor, manteve-se sempre calado a este respeito, muito menos à vontade do que o presidente do Benfica que é efectivamente, um marginal de longo currículo! O que é estranho, diga-se.

O JN de hoje noticiou que a recandidatura de Pinto da Costa ia ser brevemente anunciada e o FCPorto nem sequer negou (até a esta hora). Se vai fazê-lo é sinal de que tudo está bem. Na minha opinião, não está. Bem pelo contrário. Tudo aponta que o clube da máfia volte a tirar partido das vigarices que usou para chegar onde chegou (eles sabem que foram ajudados por fora...). O jogo com o Marítimo e a própria postura desta equipa foram prova cabal. O próprio treinador (Petit) descaiu-se como um puto. Tudo lhes é permitido. Tudo, mesmo!

Consequentemente, votar em Pinto da Costa outra vez, será um calvário de risco. Se os portistas acham que ele "continua" em plena forma, que faz tudo o que lhe é exigido, muito "bem", mas pelo menos que tenham a dignidade de assumir também as suas responsabilidades individuais (e colectivas). Que enfie a carapuça quem se sentir na corda bamba, pelo que me compete, sinto-me tranquilo de consciência, embora triste e céptico com o futuro do meu clube. Principalmente com a modalidade mais relevante. O futebol.   
    

8 comentários:

  1. Subscrevo esta crónica de hoje, mesmo sabendo que nada adianta que alguns de nós gritemos bem alto aos Portistas - CUIDADO.
    Fui criado em grande parte por meus avós, na Quinta no Douro. Meu Avô era Monárquico - foi trauliteiro, ainda tinha a Mauser lá em casa. Com o tempo ficou mesmo Fascista, mas com uma qualidade, tinha amigos Democratas, Republicanos, gente da Igreja e ateus... Aos sábados ao fim do dia, apareciam por lá, jantavam e ficavam na politiquice pela noite fora...
    Eu com 15 ou 16 anos, interessava-me sobretudo o que ia acontecer na Guerra Colonial. Estavam quase todos de acordo - Salazar não cederia, há que esperar...
    Todos sabemos o resto da História... e eu lá fui para a Guerra...
    Mas TODOS sabíamos que um dia aquilo acabava como acabou.

    ResponderEliminar

  2. Fernando B.

    É complicado encontrar em toda esta situação um ponto de equilíbrio, sem enfrentar a realidade do momento.

    Pode parecer uma contradição, mas não é. Custa-me ter de ser crítico com Pinto da Costa porque reconheço os seus tempos de glória e luta. Mas isso já passou. Hoje ele já não está para aí virado. Se pela idade ou por outra razão qualquer, a verdade é que já não tem capacidade para enfrentar os problemas delicados que se levantam. Pinto da Costa parece não querer perceber que está a afectar o clube, e o clube não existia sem os adeptos (sócios ou não).
    A experiência de que fala é um facto, e hoje Portugal continua sem aprender nada com o passado, prefere repetir erros antigos. Portugal não tem culpa, quem a tem foram todos os quem fingiam que o governavam.

    ResponderEliminar
  3. Depois de tantos anos como presidente do FCP onde fez uma grande obra, noutros tempos claro, era mais novo ainda tinha sangue na guelra, mas agora aos 81 anos! Se ele fosse um presidente com muito dinheiro e que investi-se muito no Clube éramos capaz de entender, agora o Clube está com pouca capacidade financeira em que ele é o principal culpado e de mais umas asneiras pelo caminho!... Mas, também entendo quem ganha principescamente, que há muita gente que por gravita por lá gravita interessada que ele fique e outros que não querem perder o tacho!.. Eis uma da questão da sua recandidatura....

    A. C.

    ResponderEliminar
  4. A.C.,

    Pois é, nem todos que o apoiam fazem-no por solidariedade. Até porque alguns deles estão lá
    para manterem os seus interesses particulares. Já disse e repito. Custa-me ter que dizer o que penso, porque lá no fundo não me esqueço dos tempos áureos de Pinto da Costa e até do seu corrosivo sentido de humor, mas factos são factos, há que olhar antes de tudo pelos interesses
    do nosso clube que é o FCPorto. Só por uma questão de simpatia, não é a forma mais objectiva de zelar pelo clube.

    ResponderEliminar
  5. Apontar a incapacidade actual de Pinto da Costa é o mesmo que pregar aos peixes. Os sócios do Porto têm as prioridades trocadas pois para eles o FCPinto da costa é mais importante que o FCPorto. É inadmissível ver a passividade desta Sad perante os escândalos que afetam os corruptos vermelhos e os roubos ao clube a que temos assistido. O seu silêncio diz bem da sua incompetência. Não é preciso ir mais longe, basta ver o roubo de que a equipa B foi alvo na Covilhã por um aspirante a padre que a continuar assim vai ser Bispo rapidamente.Ninguem do clube tomou posição e perante esta apatia e laxismo em que deixamos que nos façam tudo,é evidente que os roubos vão continuar. Também não se compreende como um pasquim nojento como o CM continua a entrar nas nossas instalações e a fazer perguntas para as quais têm sempre resposta. É o cúmulo.
    Mas para os sócios tudo está bem pois não se pode tocar no intocável PC. A gratidão tem limites. A sua recandidatura é quanto a mim equivalente a mais 4 anos de retrocesso do clube e a garantia aos adversários que do Dragão ninguém lhes fará frente.
    Não é este o FCPORTO em que me reconheço. A falta de reação do clube, a todos os verdadeiros portistas deveria incomodar, mas pelos vistos a incompetência vai ser premiada com mais 4 anos de mordomias para a seita que faz do clube uma coutada. Haja vergonha.
    Francisco Paulos

    ResponderEliminar
  6. Deacon Blue25/04/19, 13:10

    Bom dia Rui,

    Ninguem poderá questionar o que fez Pinto da Costa pelo FC Porto.
    Obra imensa!
    Da mesma forma, ninguém pode questionar que o tempo que na verdade ja leva agarrado ao lugar, esta a bloquear toda uma estrategia de modernizaçao que o clube necesita a cada dia que passa e quanto mais tardar, mais atrasados estamos o que é preocupante, muito preocupante!
    O Rui tem sido das pessoas que vem alertando para isso nos últimos anos. Alertando na minha opiniao de forma seria e sem nunca ter faltado ao respeito a P da Costa pois é uma pessoa sensata e sabe que nao precisa de ir por esses caminhos.

    Isto para dizer que apesar do Rui e as suas opinioes sempre actuais, ainda vejo muita gente no Universo Portista que falam de P da Costa e o idolatram de uma forma que, em funçao do que se esta a passar na actualidade, cheira a vassalagem e portanto caiem no ridículo!

    Na vida, por muito que nos custe, é preciso saber dizer nao, é preciso ter tomates e enfrentar certas formas de estar relaxadas e / ou subservientes....

    Vi esta semana no Porto canal uma entrega de lembrança a P da Costa no ámbito duma efeméride recente e, la estavm esses personagens com posturas e discursos que denotam que o tempo nao passou por eles no que de pior isso possa ter porque de aspecto ja estao a ficar bem velhinhos...

    Até quando esta especie de status quo?

    Abraço
    DB





    ResponderEliminar
  7. Caro Rui Valente,
    Concordando com o seu texto permita também dizer que o Francisco Paulos tem toda a razão quando diz que os portista têm as prioridades trocadas. Infelizmente isto já é antigo e com a minha idade já não tenho esperança que isto se altere. Comecei aos 5 anos a acompanhar o FCPorto ( o meu pai era sócio e tinha lugar na superior sul do saudoso estádio das Antas, o famoso tribunal das Antas ) . Durante a minha infância e adolescência só vi o nosso Clube ganhar a taça de Portugal ( 1968 ) treinado pelo saudoso JM Pedroto. E só não ganhamos o campeonato em 1969 porque o Presidente Afonso Pinto Magalhães achando-se dono do clube resolveu desautorizar o treinador. Pinto de Magalhães pôs a sua vontade pessoal acima dos interesses do Clube e ficamos mais nove anos à espera que o nosso Clube fosse campeão treinado pelo mesmo que treinador ( JM Pedroto ) que Pinto Magalhães, apoiado pelos seus fanáticos apoiantes, baniu do Clube. Os portistas ( a maioria entenda-se ) já nessa nessa época entendiam que o mais importante era o Presidente e não o Clube. A história mostra o que representou Pinto de Magalhães e o que que representou JM Pedroto nas conquistas do Clube.O discurso da gratidão também o ouvia em relação a Pinto Magalhães e por tal muitos achavam que o Presidente tinha legitimidade para fazer o que lhe desse na real gana. Quanto gratidão eu sei reconhecer o grande mérito de Pinto da Costa ( e também dos que o antecederam incluindo Pinto de Magalhães ) só que de forma alguma aceito que se achem donos do Clube. O FC Porto continua e os Presidentes passam. No caso presente, o modelo de gestão de Pinto da Costa está esgotado e jamais posso aceitar continuar apoiar apenas por gratidão, até porque quanto a gratidão eu pergunto : E a gratidão de Pinto da Costa com o FCPorto ? Alguém que me diga em que empresa ele ganhava o que ganha no FCPorto. O grande mérito que ele teve ( e isso reconheço e sublinho ) não deixou de lhe ser " muito generosamente " retribuído. Infelizmente maioria dos portistas entendem que o Clube deve tudo a Pinto da Costa e por isso tudo lhe é permitido. Pode parecer que o meu discurso é pessimista, até podemos ser campeões de novo, e continuo a torcer para que tal aconteça, mas em relação à gestão do Clube não altero a minha posição. Está ultrapassada e o nosso futuro não vai ser brilhante a manter-se tal como está. Idolatrar Presidentes, este ou qualquer outro, não é o melhor para o nosso Clube. Se estiver enganado não tenho problema em pedir desculpa. Mas todos os que vem aqui a este excelente espaço do Rui Valente e que têm mais ou menos a minha idade ( 67 ) saberão como acabou a gerência de Pinto Magalhães ou de Américo de Sá ( também adorados pela maiorias dos portistas ). A todos as minhas cordiais saudações portistas. Jorge Monteiro.

    ResponderEliminar
  8. Frase do dia, recandidatura de PC: FUI EU QUE QUIS, NINGUÉM ME PEDIU!!!

    Hóquei em patins: Um Cego de fato encarnado e bengala vermelha, nesta altura do campeonato interdita o Dragão Caixa por 3 jogos noutros pavilhões, com situações piores, o Cego era mesmo ceguinho.

    FJM, mais uma vez está proibido de falar no Porto Canal! Quando não há uma voz suprema no Clube em defesa dos direitos de um Clube se defender de crimes que lesam a verdade desportiva em que todos nós sabemos quem é criminoso, isto vai ser uma constante brincadeira de polícias e ladrões.

    O Pombo Correio (lixo) da manhã: Difamadores, mentirosos, deturpadores, jornalismo de devassa, palhaçada. Tudo serve a esta corja vermelha a mando do padrinho tentar destabilizar o FCP.

    A. C.



    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...