25 outubro, 2019

Sempre com civismo, temos de pedir explicações

Resultado de imagem para fcporto
FCPorto
Contra si próprio?


Escuso-me a detalhar o que penso sobre o jogo de ontem, do FCPorto. Já não é necessário, o problema salta aos olhos. A principal raiz está há muito tempo detectada: o presidente Pinto da Costa, e os cavalheiros da SAD. O resto, vem por acréscimo.  

Já não acredito numa reviravolta, porque nem treinador, nem jogadores, parecem estar à altura das ambições de um clube como (foi) o FCPorto. Jogam cada vez pior, com menos empenho e sem ambição. Podia citar aqui o nome dos jogadores que não têm categoria para jogar neste clube, mas quando quem mais ordena, e o próprio treinador, consideram estar bem servidos, é inútil acrescentar qualquer coisa.

Só receio é que Sérgio Conceição tenha perdido o controle do plantel, e que o desinteresse se instale, e o desânimo acabe por influenciar as outras modalidades, o que seria um autêntico desastre. É paradigmática, e sobretudo incompreensível (para não dizer, ridícula), a justificação apresentada pelo treinador do FCPorto para explicar tão medíocre exibição: dizer que os jogadores não sentiram prazer a jogar, é como falar para um infantário.

Para os sócios e adeptos, a hora é de agir. Com serenidade, elevação, mas com toda a determinação, têm de se fazer ouvir. O senhor Pinto da Costa tem de perceber definitivamente que o período de graça já foi ultrapassado há muito. Se não o fizerem, terão contribuído para alongar o tempo de crise em que já estamos mergulhados.

10 comentários:

  1. Treinador que joga um campeonato fora como ele jogou, que perde o apuramento para a Liga dos Campeões com um clube de 4ª categoria e que na 2ª divisão europeia alcança os resultados que se vêem, deveria estar a treinar nos distritais. Qual culpa da estrutura qual quê, se uma criatura destas dispensa Paciências, Galenos, Saravias para jogar com Octavios, Maregas e Manafás.

    ResponderEliminar
  2. É difícil quando se está colado à cadeira amparado pelo Homem das
    Barbas.

    Pinto da Costa, é surdo, vê pouco, e tem lata, esta-se nas tintas é para o lado que ele dorme melhor, é Lapa e gosta muito de euros para ele e sua trupe. Nunca passou grande bola aos sócios e adeptos, mantêm os super dragões porque lhe dão muito jeito.

    Quanto ao nosso treinador é conflituoso, teimoso e lê mal o jogo, ontem foi a prova disso. O treinador adversário dê-lhe capote, basta ter visto jogo, como eles dominaram o meio campo e as laterais.
    Há jogadores ainda a época começou e já não podem com um gato pelo rabo e outros pouco interessados, simplesmente marimbam-se.

    Como é possível o Clube estar a passar por um momento mau financeiramente e eles lambuzarem-se com prémios e ordenados chorudos.

    A.C.

    ResponderEliminar
  3. E pensar que vamos levar com ele mais 4 anos.... felizmente que não deve bater o recorde de 48 anos de Salazar... 1º porque ele não chega lá... outra porque tenho a certeza que eu não devo chegar lá para ter a desdita de assistir a esse cavalheiro a manter-se no poleiro.
    Cumprimentos sr. Rui Valente.
    A. Martins

    ResponderEliminar
  4. Anónimo 19H30,

    Ah, então a estrutura não tem qualquer responsabilidade. Então o Sérgio Conceição caiu de paraquedas no FCPorto. É assim? Pois fique a saber que numa empresa como num clube de futebol
    profissional, os principais responsáveis são o presidente e a administração. É assim em todo o lado, e sempre assim será.


    ResponderEliminar
  5. À QUE DIZER-SE DAS COISAS O QUE ELAS SÂO.
    Muitos que quer por o PC acima do FCP deixam muito a desejar como portistas. Eu, e muitos que hoje contestam PC, sempre lhe demos valor por aquilo que ele fez no Clube. Foi um verdadeiro homem de luta que projectou o Clube a nível mundial, não há qualquer problema em dizer isto, era novo, aprendeu muito com JMP, agora não impede como verdadeiro portista que ama o Clube, dizer que ele por motivos pessoais já manchou o nome do clube sem necessidade. Pinto da Costa tem 82 anos e querer um mandato até aos 86 anos por favor!!! Tem-se que se saber retirar como se fazem nas grandes empresas, até porque o FCP não está financeiramente pendente dele, pelo contrário. Há gente da SAD e outros que por lá gravitam que o seguram como presidente é natural, já sabemos porquê.
    Desejo muitos anos de vida e saúde ao SR Pinto da Costa, mas quero um FCP grande com gente nova que sirva o FCP e não se sirva dele.

    A.C.

    ResponderEliminar
  6. A.C.,

    Há pessoas com critérios de avaliação muito estranhos. Convencem-se (vá lá saber-se porquê), que por terem reconhecido competências a alguém em determinado período, devem continuar no mesmo registo mesmo que esse alguém passe a ser incompetente. Julgam que são diferentes dos outros, e enganam-se redondamente. Preferem inventar bodes expiatórios quando o menino querido comete asneiras, serem injustos, que olhar para as coisas como elas são na realidade. São do tipo Felisberto & Ca....sabe. Hoje dizem uma coisa, amanhã dizem outra.

    Tal como você, eu e muitos outros portistas, não somos carneiros, e muito menos paus mandados e estúpidos. Fomos admiradores de Pinto da Costa durante muitos anos, porque ele o mereceu, pura e simplesmente. Se agora não temos a mesma opinião, foi porque ele mudou, e muito, para pior, e além disso, não está a defender o clube como era seu dever. Optou pela lei da rolha.

    ResponderEliminar
  7. A estrutura simplesmente tem-se comportado como um grupo de amadores curiosos do negócio do futebol.
    Além do achincalhamento e sectarismo permanente e sem resposta, da a CS e das instituições, perdemos jogadores a custo zero, perdemos opções de boas contratações, ficámos sob a alçada da UEFA, simplesmente porque se esbanjaram à tripa forra as somas avultadas que o clube realizou em anos de sucesso. Quer comprando, caro, e sem critério jogadores que nada ou pouco acrescentaram, assinando contratos "em branco" com treinadores como Lopetegui que logo se encarregaram de aumentar a despesa sem retorno à vista. E, para finalizar vencimentos chorudos e pornográficos aos diretores.
    Uma gestão em que tudo o que ficou a faltar foi dinheiro para contratar bem, e também renovar com os bons jogadores.
    Com tal estado de coisas eu diria mesmo que um grupo de campónios a administrar não faria pior.

    ResponderEliminar
  8. Roque,

    se tudo o que refere (e bem), não é suficiente para que os portistas que gostam acima de tudo do FCPorto concluirem que esta administração já não é digna de confiança, pergunto: que mais precisam que aconteça de negativo para terem certezas?

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,

    E que dizer de gente como Rui Moreira, V Baía, A V Boas que eu tenho como possíveis sucessores.... a pactuarem com este estado de coisas e apoiarem a continuidade!!!??? Como é possível???!!!

    Se calhar nós é que andamos todos doidos da cabeça e a ver filmes de ficção....querem ver???

    Só vejo uma solução, é esperar, esperar.....por um fim......

    Onde chegamos!

    Deacon

    ResponderEliminar
  10. É, isso não augura nada de bom para o futuro. Esta gente anda convencida que tapar o sol com a peneira lhes dá credibilidade, mas está enganada.

    Pelo contrário, podem estar a hipotecar as suas putativas candidaturas à liderança do FCPorto. Eu não confio neste tipo de gente.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...