16 dezembro, 2018

Ainda os magos da sub17

Resultado de imagem para sub 17 do FC Porto
Francisco Conceição




Este  estranho preconceito que nos leva a acreditar que a maturidade é só uma questão de idade, pode levar-nos ao engano de valorizar-mos o indivíduo, não pela sua real competência, mas pelo que vem no bilhete de identidade. 

E porque será que estou a falar nisto? É simples. Correndo o risco de me repetir, quero dizer que o futebol com mais qualidade e inteligência a que tenho assistido, é precisamente o das classes mais jovens. Hoje, tive outra vez o prazer de ver um jogo no Olival entre os sub17 do FCPorto e o Sporting  de Braga. 

Sabendo antecipadamente da qualidade da equipa portista fiquei um pouco surpreendido no início do jogo com a lentidão dos portistas, e bem impressionado com a qualidade da equipa bracarense, muito rápida e de grande capacidade técnica que estava a criar dificuldades à nossa equipa. O FCPorto lá conseguiu marcar o 1º. golo, apesar de continuar a jogar um futebol lento, permitindo que o Braga chegasse sempre primeiro à bola. Como disse, o Braga impressionou-me bastante pela maturidade e qualidade dos jogadores, tanto que não fiquei surpreendido que tivesse marcado o golo do empate (1-1) logo após o golo do Porto.

A 1ª. parte acabou com o resultado empatado 1-1. Eis senão quando, o FCPorto surge do intervalo completamente desperto e renovado. Resultado de uma "vitamina" especial chamada Tulipa, os jogadores do FCPorto imprimiram o chip da velocidade brindando os espectadores com um futebol de top. Capitaneados por Francisco Conceição (o tal que me faz lembrar Messi) e acompanhado por colegas de quilate semelhante ao seu, os jovens sub17 pareciam uma equipa de top sénior de nível mundial! Descontando uma primeira parte desconcentrada, foi uma delícia aquele futebol. O miúdo Francisco parece um gigante, tal é a técnica e a garra com que joga. Venceram o Sporting de Braga por 4-1, resultado que nunca pensei admitir na 1ª. parte.

Seria bom que os portistas começassem a olhar para estes jovens com mais atenção, porque eles merecem, e o treinador Tulipa também. De resto, foi um sábado positivo para nós. Ganhámos nos Açores um jogo muito complicado, conservando assim o 1º lugar, ganhamos o primeiro jogo no hóquei, para a Intercontinental da Argentina, ganhámos no Andebol e no Basquete!  

Que tudo continue neste ritmo, é o que se pretende. 

PS-O FCPorto conseguiu ir à final da Taça Intercontinental de Hóquei em patins com o super Barcelona, e apesar de jogar bem, não conseguiu (por um triz) vencer o troféu. Curiosamente, desliguei a televisão ao intervalo quando o jogo estava empatado a dois golos. É que, apesar do empate, tive a percepção que os catalães iam ser mais felizes, porque praticaram um futebol mais pragmático, mais rápido e directo, enquanto a equipa do FCPorto optou por algum individualismo, por um hóquei mais artístico o que, quanto a mim, tornou mais difícil ganhar uma vantagem confortável sobre o adversário. Foi pena, mas temos de perceber definitivamente por que é que os catalães costumam ser mais felizes nos momentos decisivos.  


1 comentário:

  1. Gosto de toda a equipa mas em especial deste miúdo baixote com garra técnica e rapidez de nome, Francisco Conceição. Espero que o FCP saiba aproveitar a prata da casa para que futuro esteja garantido.

    A. C.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...