Parafraseando Manuel António Pina que diz no artigo abaixo publicado que a vida, é a vidinha, a cultura dos países sul europeus tem sido quase sempre dominada por uma herança de valores completamente perversa e oportunista, sendo Portugal, talvez a par da Itália e da Grécia, aquele que "melhor" segue essa doutrina.
Cavaco Silva vai por isso ser reeleito Presidente da República, não apenas porque uma fatia maioritária da população sofre do mal de comer e calar, mas também porque desconfia da concorrência. Eu diria que o Povo tem razões de sobra para reagir assim, mas também não pode lavar as mãos das suas próprias responsabilidades.
A experiência pessoal que aqui relatei há umas semanas, quando fui aos CTT e tive de esperar uma hora para ser atendido, é um caso paradigmático que devia fazer pensar as pessoas antes de seguirem os insensatos "conselhos" de Cavaco Silva de comer e calar, que ao próprio poderão servir, mas que em nada contribuirão para alterar o tal atavismo cultural de de que Manuel A. Pina se queixava, e com toda a razão.
Hoje mesmo voltei a passar por uma situação idêntica, também nos CTT, desta vez para levantar uma carta registada, numa outra estação, mais pequena, mas ainda assim com lugares vagos no balcão de atendimento. Resultado: quem paga as favas [e o resto], são os utentes. Voltei a protestar, embora não tenha apresentado a respectiva queixa no Livro de Reclamações, porque se a consequência não fôr além de um simpático pedido escrito de desculpas com promessas vagas de futuras melhoras, de pouco me serve esse recurso. Podemos por isso estabelecer um paralelo entre entre este tipo de mecanismos de "defesa" do consumidor com o voto eleitoral. Ambos são inconsequentes, para não dizer ridículos. É isto que Cavaco defende, e é este tipo de gente que lidera o país...
Apesar de tudo, a lição que devemos extrair destas inutilidades cívicas não é desistir, é continuar a reclamar, se for preciso partindo a loiça toda, berrando, vociferando até, porque o país, ou melhor, as elites do país, não estão preparadas para responder a reacções civilizadas, porque são manifestamente hipócritas e mal formadas. Talvez só à porrada levem a sério uma reclamação.
Provem-me o contrário.
Provem-me o contrário.
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Ps-Se querem um bom conselho não gastem um cêntimo na compra daqueles artigos de papelaria/livraria que os CTT's têm à venda. É que só servem para piorar o serviço de atendimento da sua principal função. Além disso, dão cabo do negócio aos pequenos comerciantes da respectiva área.
Atento ao que escreve no corpo do texto e à sua pertinência, não relevo menos a referência às "vendas" nos CTT a que se refere na nota de rodapé. E se a ideia que esteve na cabeça de quem a congeminou é aceitável para uma ou noutra aldeia do Portugal profundo, em locais onde a oferta dos produtos à venda nas estações dos Correios abunda, é, para além de injustificada, concorrência desleal.
ResponderEliminarAproveito para deixar aqui, aos responsáveis pelo blogue e aos seus visitantes, os votos de muita saúde e felicidades.
Caro r.m.silva da costa,
ResponderEliminarAgradeço e retribuo os seus votos e desejo-lhe um Novo Ano cheio de realizações.