02 outubro, 2012

O teatro da real politique

Que me desculpem a imodéstia, mas podem estar certos que nenhum jornal diz coisas mais verdadeiras que o Renovar o Porto. Calma, não saltem já da cadeira, que não me estou a imaginar o Mourinho da blogosfera... Sendo a relatividade a mãe de todas as desculpas, só a consciência dos leitores poderá avalizar o tamanho da relatividade do que escrevo.

Ultimamente, paira como nunca nas bocas do mundo, esta pergunta: "Andará tudo doido?". A verdade é que, se não está tudo doido, parece.  Doido varrido está de certeza o Governo. Saiu Sócrates, entrou Passos. Notam algumas diferenças? Um mentia, e o outro mente porque diz que o outro mentiu. E é melhor não dar-mos importância ao que dizem os amiguinhos de ambos, porque para questões de política e de criminalidade, os amigos são as últimas pessoas a quem devemos dar  ouvidos. Ainda ontem ouvi um General dizer que "achava Pedro Passos Coelho um homem honesto, mas imaturo para 1º Ministro", e não relevei por aí além essas palavras, apesar de até lhes poder encontrar alguns pingos de bom senso. Pela mesma ordem de razões que a presumida [mas não provada] seriedade de Rui Rio não faz dele um bom autarca, a de Passos Coelho, e a sua imaturidade, nunca se recomendaria para chefe do Governo.

Mesmo sendo pouco democráticos, os jornais ainda têm alguma utilidade, porque sempre informam do que se vai passando pelo mundo, ainda que sem nos dispensar de uma prévia filtragem aos exageros, às mentiras e omissões, consoante o alinhamento económico-político em que se encaixam. Não devemos portanto confundir informação com transparência e liberdade. Nesse capítulo, os bloggers sempre estão uns degraus mais acima.

Estamos a viver talvez a maior crise de sempre. Global. Esta crise ultrapassou as nossas fronteiras, não é só governativa, nem financeira, é sobretudo política. É todo o regime do mundo capitalista [agora convenientemente baptizado de neo-liberalista] que está em causa. E o dinheiro é cego, sabemos, não tem, nem nunca terá pruridos de cariz social. O dinheiro procura mais e mais dinheiro. Só os países nórdicos mais desenvolvidos, através de políticas de gestão rigorosas, com Estados bem estruturados e mentalidades sérias, têm capacidade para  controlar a ganância   da banca internacional. 

Portugal, continua a provar ao Mundo que não tem gente com perfil para o governar. E o que é que continuamos a ver? Vemos políticos no activo, ex-políticos, empresários, jornalistas, economistas, numa autêntica maratona a esgotarem os estúdios das estações de rádio e televisão, para darem pareceres sobre aquilo que menos percebem: governar.  No entanto, e ao que parece, é desses protagonistas, que já deram provas de incompetência [e muitos, até de desonestidade], que os jornalistas esperam a solução para o país. O palco pertence-lhes, porque o crime compensa. Se os media fossem realmente amigos do povo, ouviam mais o povo e desprezavam a opinião dos incompetentes e dos reais responsáveis pelo estado a que o país chegou. Mas, é nesta hipocrisia que eles se dão bem, o paradigma não pode ser outro. Os criminosos mandam os inocentes pagar a crise que eles geraram e nem sequer lhes passa pela cabeça provar do venêno que lançam para a vida de outros: transferir alguma austeridade para as suas contas pessoais e salários. Tão medíocres, e tão revoltantemente cínicos que eles são.

Quanto aos jornalistas, são meros cúmplices do regime e actores contratados para fazer de conta que são uma força de oposição ao poder. Não. Eles são a ala secreta de qualquer poder, apenas variam de acordo com as oportunidades político-partidárias. 

5 comentários:

  1. Portugal não tem gente com nivel para governar, mas tem muita gente com lata para se governar, é uma vergonha continuarmos a assistir a estes golpes, que estão a ser levados a cabo por esta gente sem vergonha, somos sempre os mesmos a pagar,e são sempre os mesmos a mamar,ora o PS ora o PSD/CDS, e as pessoas continuam a assistir a isto, como se não fosse nada com elas, eu não percebo, ainda ontem nos prós e contras,apareceu uma moça licenciada a pedir para as pessoas votarem nos partidos de esquerda que nunca estiveram no poder,mas logo se apressou uma múmia, que foi ministro da administração interna, qualquer coisa figueiredo a advertir cuidado com esses aventureirismos é perigoso porque ainda vai ser pior,pudera quem tem o cu cheio,não quer arriscar nada,e com estes incompetentes que estão no poder, não é aventureirismo o que eles estão a fazer,só quando estivermos todos na miséria é que isto vai mudar,mas nessa altura já eu e outros como eu estamos mortos,oxalá eu esteja errado,só tenho pena do meu filho e dos meus netos, porque de certas pessoas que vejo para aí a defender o governo,não tenho pena nenhuma que fiquem na miséria,porque estão a colaborar para a minha ruína e de muitos, que não contribuiram nada para ela.
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Moutinho,

    A direita não é aventureira, é falsa e calaceira.

    Talvez seja mais correcto incluirmos na direita o Partido Socialista, porque não são as tímidas reformas sociais que o tornam um partido de esquerda.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bela prosa e não seria preciso dizer mais nada, por isso acrescento que nos últimos tempos tenho visto a RTP informação, a TVI 24 e a SIC notícias e ainda não vi uma cara nova, é tudo gente do sistema a comentar. Como eles funcionam em circuito fechado, nunca mais saímos desta miséria.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Às vezes fico parvo, quando alguém (comentadores, Jornalistas, economistas, outros) quer ser políticamente correcto, e dão uma no cravo e outra ferradura, só porque é amigo ou quer ser simpático.

    Eu pergunto: qual é a diferença entre um ser ladrão ou o outro ser incompetente? até pode haver diferencias, mas ambos não são perniciosos nas suas funções...

    Sai um ladrão entra um Incompetente e o PGR diz que nada pode fazer a estes maus governantes!

    Os nossos políticos estão cheios de vícios e barriguinha cheia, todos se aproveitam da política para se governar.

    Eis o exemplo da nossa justiça: Cândida Almeida que diz que em Portugal não há políticos corruptos, PGR diz que nada pode fazer aos maus Governantes, o Supremo tribunal manda deitar escutas de políticos ao lixo! bom que tipo de justiça é esta. É preciso aferir a balança da Justiça quanto antes.

    Os grandes beneficiadores destas crises, é a grande Banca Financiadora internacional. Estes Agiotas, é que fazem a crise e dela tiram grande partido, como seja lucros e autoridade; até um dia... não há nada que não tenha um fim.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.



    ResponderEliminar
  5. Deacon Blue06/10/12, 11:44

    Completamente de acordo com este post.

    Um dos exemplos que encaixa creio que na perfeiçao sobre o actual estado do jornalismo em Portugal é o programa prós e contras às segundas com a Fatima Campos Ferreira.
    E eu utilizo uma frase que cabe aqui e em muitas outras situações "...ela chama sempre os mesmos experts, catedraticos da politica e não só, que vao rodando entre sí, que sabem de tudo e as razoes para tudo o que aconteceu e acontece, vai para decadas, admiràvel, bem hajam, com gente desta temos tudo identificado e vamos resolver os nossos problemas! MAS o que é facto é que o estado do pais tem-se degradado ao longo dessas mesmas decadas!!!..." GRANDE TANGA! NAO VALEM A PONTO DUM CHAVELHO! RUA COM ESTA ESCUMALHA! O QUE PODE ACONTECER COM A IDA DE UM BE OU UM PC PARA O PODER POR EXEMPLO? EVIDENTEMENTE PREOCUPANTE! MAS SERÁ PIOR DO QUE ESTAMOS HOJE? NÃO SEI.....QUE RUMO LEVAMOS???

    ESTA É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA OS PARTIDOS DE 2ª LINHA APARECEREM COM GENTE RESPONSAVEL E FAZER A DIFERENÇA!

    EU QUERO SABER QUANTO VALEM AS PPP E FUNDAÇOES POR MES E DA REAL UTILIDADE QUE TÊM PARA O PAIS, CASO CONTRÁRIO, RUA COM ESSES SUBSIDIODEPENDENTES DE COLARINHO BRANCO!

    EU QUERO SABER QUANTO DINHEIRO SE GASTA NA CAPITAL DO IMPERIO E NOS MEMBROS DO GOVERNO MES A MES E PARA QUE SERVE ISSO?
    COMO JÁ AQUI REFERI, PERCORRO O PAIS DE NORTE A SUL E ESTOU REGULARMENTE POR LISBOA! ENOJA A OSTENTAÇAO E A INDIFERENÇA QUE AQUELA GENTE TEM PARA COM O RESTO DO PAIS, O PAIS REAL, FALAM E COMPORTAM-SE COMO SE VIVESSEM NUM PAIS FORA DESTA REALIDADE´É A CAPITAL..... ESTAO INDIGNADOS COM AS ULTIMAS MEDIDAS POIS NAO COMPREENDEM ESTA IDA AOS SEUS BOLSOS....COITADINHOS!

    Cmpts
    Deacon Blue

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...