21 janeiro, 2013

Menezes versus Rui Moreira

Com uns dias ocupado a resolver alguns assuntos de carácter pessoal, não sobrou tempo nenhum para o Renovar o Porto, e para ser franco, a disposição também não tem sido a melhor. Começa a faltar-me a paciência para lidar com tanta irresponsabilidade e vazio de carácter. 

Portugal é próspero em gente vaidosa, convencida de saberes e de honrarias que na realidade não tem, nem nunca terá, porque lhe falta o barro que molda as grandes pessoas: a têmpera. E não é só no mundo da política que falta decência, é em quase tudo. É a clonagem da mediocridade que está na moda.

A avaliar pelos apoios que tem vindo a angariar - uns, mais respeitáveis que outros -, Luís Filipe Menezes conseguiu, sem dúvida,  deixar uma imagem de força, quase consensual, na apresentação da sua candidatura à Câmara Municipal do Porto, sábado passado. Ideias não lhe faltam, e palavras ainda menos... Por isso, não lhe fica mal dizer que quer fazer do Porto "o farol do Noroeste peninsular", nem relativizar a perda da gestão do Aeroporto Sá Carneiro, desde que este integre "uma rede de aerogares internacionais com massa crítica globalmente poderosa", o problema está em saber como é que ele tenciona contornar as barreiras que o governo [que é do seu partido] lhe colocar. Sim, porque se o governo de Sócrates era centralista, o de Passos Coelho abusa.

Em abono da verdade, Menezes revolucionou Gaia completamente, e para melhor, o que é mais relevante. Acusam-no de ser despesista, mas eu pergunto, haverá alguma entidade neste país que possa atirar a primeira pedra sem esta lhe cair em cima? A começar pelo Governo, ou se preferirmos, pelo próprio Estado? Desde quando o Estado em Portugal, é bom pagador? Brincámos? Por isso, descubram lá outro argumento porque esse do despesismo tem muito que se lhe diga. Já dizia o falecido Vieira de Carvalho ex-Presidente da Câmara da Maia, que se estivesse à espera do dinheiro do Governo para dinamizar a cidade, a Maia nunca teria dado o salto de qualidade que deu. E tinha razão. No Porto, ao invés, temos um presidente poupadinho, mas não consegue fazer nada de jeito, a não ser emperrar as coisas e queixar-se.

É por isso que me custa ver Rui Moreira metido no espartilho que Rui Rio lhe colocou, quando este decidiu usá-lo como arma de arremesso, na expectativa de abortar a candidatura de Menezes à Câmara do Porto, coisa que não vai conseguir, porque Rui Rio além de estar politicamente moribundo já não tem a margem de apoio que teve no passado. Mas, Rui Moreira também não tem sabido gerir astutamente a sua imagem, porque entre muitas qualidades, tem um grave defeito, que em política não dá bons resultados: quer, como o povo diz, dar-se com Deus e com o Diabo... O estilo diplomático de Rui Moreira não se coaduna com as rupturas necessárias em política, com a definição de rumos claros, assumidos, sem hesitações. Ao deixar para o final de Fevereiro a decisão sobre a sua candidatura à Câmara, Rui Moreira está a dar ainda mais tempo a Menezes, que já lhe roubou o apoio de uma significativa parcela de figuras da vida pública nacional. Nos momentos pré-eleitorais não se pode ser esquisito, o que é preciso é conseguir-se o maior número de apoiantes, que é o que Menezes está a fazer.  

Posso estar enganado, mas o problema maior de Rui Moreira é que as suas simpatias direitistas não se enquadram lá muito muito bem no seu perfil de pessoa. Creio que a esquerda lhe ficava melhor, até porque a esquerda, a verdadeira esquerda, precisa de pessoas como ele. A não ser que eu esteja mesmo enganado... Ah, e quando falo de esquerda não estou a dizer que esse seja o lado virtuoso da política, e dos políticos. Estou apenas a dizer que, ideologicamente, a esquerda é muito mais respeitável que a direita. Ou seja, nem uma sigla chega para fazer um partido de esquerda, nem um militante de esquerda é garantia de ser homem de esquerda... Cuidado.


11 comentários:

  1. Bem observado e bom comentário. Não gosto muito da ideia de Menezes de juntar Porto a Gaia. Para mim fará muito mais sentido a junção de Matosinhos e Maia. Aí, a grande metrópole ficaria com um porto de mar e um aeroporto. Isso sim. Juntar as praias de Gaia ou o El Corte Inglês não tem piada nem interesse nenhum. Quanto a Rui Moreira, já pensei melhor do homem. Ser apoiado por Rio já me deixa com anti-corpos, depois lembro-me de uma tertúlia do Movimento do Partido do Norte, em que RMoreira foi convidado (e Silva Peneda também) e que, após a apresentação inicial do debate, onde foi expressa a opinião do Movimento, Moreira desatou a estrebuchar dizendo que não estava ali para defender as ideias do Movimento e que se ia embora. Tudo perante o espanto da larga assembleia que, atónita, não percebeu a estupidez da observação, descontextualizada e de má criação. A partir desse dia, RMoreira começou a ser visto por mim de uma forma muito reservada... O Porto merece melhor do que estes e outros putativos candidatos à gestão camarária...
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, eu não gosto do filipe menezes, e não gosto porque ele ainda não me deu nenhuma razão para o fazer, senão vejamos, ele há uns anos atrás foi para lisboa e não quis saber do norte para nada, só quando correram com ele, é que se lembrou que afinal o norte existia.Num célebre congresso do psd quando levou com os pés, fez um discurso calimero,chorou chamou aos gajos centralistas,elitistas,etc.,etc.,ora ele só se lembra do norte, quando o sul o escorraça,por tudo isso é que eu não gosto dele, mas há mais,meteu o filho na assembleia da republica, e o filho também não quer saber do norte para nada, basta ver os discursos dele, quando o norte do país tem sido roubado escandalosamente em relação a lisboa, veja-se o caso das portagens, o que é que eles têm feito? Zero ,nada, eles querem é tacho.Para além de tudo isto que eu disse acima,ele é como o feijão fradinho,tem duas caras, basta ver o comportamento em relação ao governo, passa a vida a defender o governo que é declaradamente hostil ao Porto, então ele quer ser presidente da camara municipal do Porto, mas defende com unhas e dentes, o principal inimigo desta região, o governo de lisboa. Para terminar o filipe menezes, faz parte dos políticos que estão a levar o nosso país à ruina, por isso não merece ser eleito para nada.
    Abraço
    Manuel moutinho

    ResponderEliminar
  3. Filipe Menezes é um rato da política, já cá anda há muitos anos, com o seu jeito manobrador lá vai fazendo obra.
    Rui Moreira chegou ontem à política, e é infelizmente manobrado por Rui Rio.
    É pena que Rui Moreira se deixe levar por um divisionário, arrogante e invejoso Rui Rio, que está a fazer dele, Rui Moreira, uma arma de gás/pimenta juntamente com um grupelho do CDS contra o Filipe Menezes e ao próprio partido PSD. Acho, que ainda não é a hora de Rui Moreira.
    Será que o Manuel Pizarro ganhará com estas desavenças no PSD!? sinceramente não sei, ele é uma pessoa simpática, mas, falta-lhe carisma.
    Agora, o que é importante para a cidade, quer se goste de uns ou outros, é a cidade e o Norte terem uma voz contra o Centralismo caduco e bacoco, será que alguma destas personagens têm essa voz...

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Apenas acrescento, que se votasse no Porto teria muitas dificuldades.

    Menezes é um dos maiores fundamentalistas desta tropa fandango.

    Rui Moreira tem o apoio e elogia a gestão daquele que considero o pior presidente de Câmara do Porto do pós Fernando Cabral.

    Manuel Pizarro, concordo com o Porto é grande, falta-lhe carisma.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. isso de direita e esquerda é conceito que tem de ser também refundado. Com esse "argumento", vejo muito oportunista a tentar inibir os que lhes fazem sombra...

    ResponderEliminar
  6. mas alguém duvida da cabazada do Filipe Menezes?! É só ir fazendo inquéritos informais pela cidade, e ver como sopra o vento...
    O que está em causa são pessoas.

    ResponderEliminar
  7. Não sou do Porto e descobri agora este blog precisamente quando andava à procura das últimas informações sobre a eventual candidatura de Rui Moreira. Contudo tenho bastantes amigos do Porto, ainda no último Verão passei férias aí e nos arredores, e sei que há muitos portuenses, muitos mesmo, que anseiam que o Rui Moreira avance, mesmo entre os que "são" do PSD há esse desejo. Um amigo meu que até é da JSD já está a apoiar publicamente a sua eventual candidatura e a marimbar-se para o Menezes que é o candidato oficial do PSD, mesmo correndo o riso de ser expulso. Aqui criticaram-no por ser visto como a continuidade do Rui Rio mas a verdade é que o Rui Rio venceu 3 eleições seguidas, está lá há quase 12 anos, e é visto por muitos como o melhor presidente do Porto dos últimos anos! Mesmo a nível nacional é altamente respeitado (muitos gostavam de o ver como 1º Ministro), por isso acho que o Rui Moreira só tem a ganhar em realmente ser visto como a continuidade do Rio. O Menezes por outro lado é olhado com bastante desprezo e a sua gestão de Gaia representa precisamente as políticas que deixaram Portugal no estado em que se encontra hoje e tendo em conta a época que vivemos, se as pessoas antes até podiam achar bem o despesismo que mostrava obra, a verdade é que nos dias de hoje, em virtude da austeridade, as obras para encher o olho já não ficam bem em nenhum político sério. Lembro-me que quando os meus amigos me começaram no ano passado a falar no desejo que o Rui Moreira avançasse eu ter dito que isso poderia dividir o eleitorado do centro-direita e ainda dar a vitória ao PS. Mas a verdade é que até o Menezes está a ajudar o Rui Moreira nesse aspecto. O seu mandatário é muito próximo do PS, apoiou o Soares, o Sampaio e novamente o Soares, e ao apoiar a sua obra em políticas despesistas realmente mostra o "socialista-democrático" que é e sempre foi. Até disse que se o PS quisesse desistir da campanha, o seu apoio (a ele, Menezes) era muito bem-vindo. Ao estar a avançar para o centro-esquerda e para a área do PS, o Menezes está a deixar o centro-direita livre para o Rui Moreira, o mesmo centro-direita que deu 3 vitórias seguidas ao Rio, o mesmo centro-direita que admira a gestão eficiente do Rio e não quer agora um Menezes despesista no Porto para deitar tudo abaixo. Além de que com tanta gente farta dos partidos, o facto do Rui Moreira nunca ter estado dentro de nenhum e de ter um percurso independente exemplar só abona a seu favor. Não sei, posso estar enganado e estou a ver isto de fora mas é o que me parece. Mas se votasse no Porto de certeza que votaria no Rui Moreira (se ele sempre avançar). A bem da verdade se ele não avançar provavelmente votaria em branco pois não me revejo de todo no Menezes, nem em candidatos mais à esquerda.

    ResponderEliminar
  8. Sobre esquerda e direita, vou apenas repetir o que escrevi no post. Simplificando: a direita é por natureza avessa a reformas sociais. Faz da iniciativa privada a segurança do Estado. Ora, isso, como estamos fartos de saber, não funciona, sobretudo em Portugal onde qualquer empresário de vão de escada almeja vir a ser um dia um Belmiro amante de baixos salários. No Norte da Europa, a direita é outra coisa, mas é no Norte, onde o respeito pelos cidadãos é sério. Aqui, a direita é sempre igual, retrógada e falsa.

    Da esquerda moderada, a ideologia não é perfeita, mas em termos sociais é mais empenhada, certas pessoas que lá militam é que a abastardam.

    ResponderEliminar
  9. Zé, nota-se que não é do Porto...

    Sobre Rui Moreira, lamento que esteja tão mal acompanhado. Se soubesse separar as águas, se não se tivesse deixado colar a Rui Rio e tivesse avançado mais cedo, talvez Menezes não conseguisse reunir tantos apoios. A propósito, leia o artigo do Manuel Serrão que extraí do JN e que acima publiquei e pense se ele não tem alguma razão.

    ResponderEliminar
  10. O palhaço dependente. Se o Rui Moreira fosse empresário não precisava dos favores dos sociais democratas anti - LFM como o Rangel e o Rio e a somar as baratas do CDS que se aguarda perceber com que tachos ficam se este lorde ganhar. O palhaço está no circo de guerra entre Rio e LFM.
    Vá Rui Moreira atirar areia para os olhos dos dependentes que o cercam. E como todos sabemos o aparelho do CDS esteve por trás desta candidatura. Cedo verificaremos e depois vejam onde mora a candidatura independente que é desonesta sob o ponto de vista de quem a patrocinou - olhem quem - e a quem fecha gratuitamente os olhos elevando-o a uma moral inexistente. Lamentável. Se existe alguém independente, esse não é o Rui Moreira.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Rui Moreira...é Oficial...já é o novo presidente
    ..agora,...por favor...não se esqueça do seu PASSEIO pela ribeira acompanhado pelo António Fonseca.....A Feira de Artesanato e Afins, dos Sócios da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto, contam consigo...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...