27 abril, 2014

Um FCPorto miserável

Que se passa senhor Presidente? Podemos saber?

Há redundâncias que deviam ser evitadas, porque quando são muitas vezes repetidas existe o perigo de perderem objectividade. Ninguém de boa fé (a boa fé também está em crise) pode negar que Pinto da Costa foi o maior responsável pelo grande salto do FCPorto para os podiuns de campeonatos e troféus, dentro e fora de portas, conseguido desde que Portugal conseguiu realizar eleições livres e aproximar-se um bocadinho daquilo que devia ser uma Democracia mas ainda não é.

Desde os anos 70, o FCPorto liderado por Pinto da Costa, foi o clube nacional que mais evoluiu, e simultaneamente o clube mais perseguido e discriminado pelo centralismo, o que só enaltece a competência e capacidade de luta do seu Presidente. Por isso, tornou-se já uma redundancia reconhecer o histórico vitorioso da sua carreira de dirigente. E se alguém quiser tirar dúvidas sobre o que de positivo escrevi acerca de Pinto da Costa, basta pesquisar um pouco neste blogue e ficará logo esclarecido. Mas, hoje não vou elogiar Pinto da Costa nem os membros da SAD, porque não o merecem. Também não merecem que os diabolize, mas não me vou poupar a escrever o que penso, como sempre faço.

Numa época desportiva em  que os adeptos confiaram mais uma vez nas decisões de Pinto da Costa, não porque gerassem consenso espontâneo, mas por estarem habituados à sagacidade do líder portista, e num ano em que o FCPorto "assumiu" a propriedade de um canal de televisão, tudo correu mal, muito mal mesmo.

No futebol, P. Costa falhou ao contratar um treinador extemporâneamente, inspirado apenas no curto currículo de um honroso 3º. lugar, e falhou por não cuidar de conhecer outros predicados importantes da sua peronalidade, como a capacidade de liderança, factor que no FCPorto raramente era negligenciado.  Falhou igualmente ao não exigir da Direcção do Porto Canal um projecto de televisão politicamente bem definido e estruturado, e provavelmente errou também na escolha do director geral. Se a displicência na organização dentro do canal salta a olhos vistos, a falta de  liderança também, parecendo curiosamente uma cópia do que aconteceu no futebol. Estranhas coincidências estas, ou antes  indícios de que algo vai mal na alma (estrutura interna) do Dragão?  Pois, dir-me-ão os que convivem mal com a crítica, nem sempre se pode ganhar... Treta!  O FCPorto desta época não se limitou a perder o campeonato e perder todas as provas que dispotou, o FCPorto mostrou sobretudo uma falta de ambição e de qualidade futebolística como já não se via há muitos anos! O FCPorto não teve uma época menos boa, teve uma época miserável e de verdadeira anarquia administrativa!  O grande enigma é  descobrir por que é que Pinto da Costa não agiu antes de deixar a equipa esgotar toda a confiança naquilo que ainda sabia fazer, teimando em manter um treinador que teve o bom senso de apresentar a demissão por várias ocasiões (três, segundo consta)...

E quanto aos adeptos, e aos sócios, que dizer? Durante esta penosa época o que fez Pinto da Costa por eles, que demonstrasse respeito e consideração? Nada! Nem pelos adeptos, nem pelos sócios, nem pelo futebol, nem pelo mesmo pelo futuro do Porto Canal. O FCPorto demitiu-se claramente de acompanhar, intervir, planificar e de gerir, em quase todas as frentes em que esteve envolvido, e isto tem forçosamente de ter uma explicação. Pena é, que tenham de ser as consequências (desastrosas)  a acelerar a futura descoberta das causas, e não - como devia - a intervenção atempada do líder portista que actualmente se tem mostrado estranhamente distante dos adeptos.

Paradoxalmente, P. C. permite que o Porto Canal continue a avançar numa onda de vulgaridade, sem um projecto definido, ambicioso, original, assumidamente regional e descomplexado. Custa-me admiti-lo, mas o anterior director do Porto Canal, por sinal um benfiquista, foi bem menos centralista e complexado que o actual director que parece nitidamente incapaz de organizar ou gizar uma linha orientadora com cabeça tronco e membros. Ali, não se vê uma ideia clara do que se quer realizar. Copia-se apenas, e mal o que já há na capital. Expondo de forma displicente as fragilidades de uma actividade mediática como é a televisão, sem se notar um esforço de mudança para progredir, sem uma explicação reveladora de respeito pelas audiências da região, expõe-se também à chacota pública dos inimigos da descentralização, e até dos próprios portuenses e nortenhos. E o FCPorto, versus, estrutura directiva, é o único e principal responsável pelo descalabro.

Gostava de pensar que Pinto da Costa não perdeu as faculdades que o caracterizaram, mas se não as perdeu que fale, que diga de uma vez o que pensa seriamente fazer no futuro próximo. Manter-se calado, passivo, quase incomunicável, é no mínimo estranho e fomenta a especulação.

Se a ideia é continuar nesta onda de mistério, então P.C. pode perder a legitimidade para se indignar caso alguém lhe falte ao respeito e a credibilidade que tanto lhe custou conquistar.

Subir é custoso, fácil, muito fácil é escorregar...e cair.  


9 comentários:

  1. Deacon Blue28/04/14, 09:38

    Bom dia,

    Se estamos à espera que Pinto da Costa venha falar, entao esperemos sentados...

    A distancia que existe entre quem dirige o clube e os adeptos/sócios existe e nao é de agora, foi por isso que por volta de 2007 deixei de ser sócio (sentí falta de respeito e também por razoes pessoais/financeiras).

    O que se passa é que, com as vitórias, este tipo de situaçoes que nao estao bem, passam ao lado, nao lhes é dada a importancia devida.

    Na minha opiniao, o meu FCPorto deixou de ser o mesmo em 2004 quando ganhou a Champions pois vestiu as vestes de um novo riquismo que levou a um determinado relaxamento!
    Venda de jogadores/entrada de milhoes a cada ano... Mantém-se a equipa a determinado nivel para consumo interno e a malta que anda na SAD é bem paga coisa e tal....péssimos sinais....
    Nunca mais tivemos uma equipa de nivel na Champions. Nem poderemos ter porque todos os anos se vendem os melhores o que fragiliza a equipa, nao hà milagres....
    Desde 2004 nao jogamos nada de futebol, mas eis que veio AVB e ganhamos tudo e a UEFA e foi mais um balao de oxigenio, e como veio se foi, num sinal evidente de como também nestas coisas vai clube...mas ganhamos 15 milhoes! pois....

    Mas, meus caros amigos, sem omoletes nao se fazem ovos e a verdade acaba por vir ao de cima, nem sempre se acerta na compra de jogadores que, conjugado com a contrataçao de treinadores medianos, o resultado é este....

    Chegados aquí que fazer? Pois, a essa pregunta tem de responder quem anda lá a ganhar o bago e nao o comum dos adeptos que sao os únicos que nao mudam de clube, diga-se....
    O Sporting, em muito pior estado, está como se vê (de um ano para o outro) portanto nao deve de ser muito difícil fazer algo proporcionalmente parecido/eventualmente melhor.

    Que deixem os fatos no guarda vestidos e os porches em casa e que trabalhem pois as receitas sem trabalho têm os días contados....

    Quanto ao canal de tv o que dizer mais?.....ao que sei, o FCPorto ainda nao tem capital que lhe dê responsabilidade para tomar grandes decisoes, creio que o deveria concretizar meados desta ano, mas nao acredito que isso vena a acontecer.Acredito que seja mais um projecto que vai cair. O FCPorto em materia de comunicaçao é pouco mais que zero!
    Nao sabe da poda e pelos vistos também nao está interesado em saber...

    Deacon Blue

    ResponderEliminar
  2. Deacon,

    até na questão do Porto Canal ninguém tem a certeza se o FCP já é, ou não, proprietário.

    As últimas notícias (não recentes, diga-se), indicavam que seria detentor de 97% do capital, mas até agora, nunca foram confirmadas.
    Tudo isto está errado, tudo isto gera desconfiança e daí à especulação não só dos adversários, como (o que é pior) dos próprios adeptos, é só um passinho.

    Simplesmente lamentável.

    ResponderEliminar
  3. Tudo na vida tem o seu tempo, o presidente PC tem 76 anos não tem a mesma vitalidade que tinha a uns anos atrás. Com isto não estou a dizer que está velho caduco, mas, já não é a mesma coisa, e com a agravante de continuar a ser o quero posso e mando! agora já não é possível ser assim. Ó delega mais responsabilidades em gente mais nova em que ele tenha confiança, ou então que fale aos sócios e que diga o que se passa, com este silêncio podre! já cansa.

    A casa no FCP tem que ser arrumada de muita gente que por lá anda e não interessa. A começar pelo filho e filha e outros que por lá andam, provavelmente só a tratar do seu ego.

    Quanto ao Porto Canal em relação ao FCP, é pobre. Não há debates do clube, são todos uns politicamente correctos, até parece que têm medo de perder o tacho! já enfastia.
    Tirando as transmissões dos jogos, aquilo quase não tem assunto...

    Estou muito desiludido com o FCP. É como você diz Rui Valente, não é o problema de se perder mas sim como se perde. Como é possível como um clube bem organizado passe a um clube quase vulgar...

    ABÍLIO COSTA.



    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Valente,

    Mais uma acha para a fogueira dos provincianos.

    O Município do Porto declarou 2 dias de luto por Vasco de Graça Moura. Motivo? Nasceu no Porto.
    Então um tipo que fez a vida toda em Lisboa (não lhe conheço ideia sobre a descentralização)só porque nasceu no Porto é um dos nossos?
    Devo dizer que nada tenho contra o referido senhor e lamento a sua morte, mas com este critério daqui a pouco vamos declarar também 2 dias de luto quando morrer Rui Gomes da Silva.

    Abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar
  5. F.Couto,

    percebo o s/ ponto de vista, mas Vasco da Graça Moura sempre tinha a sua dignidade. Era um homem culto, embora politicamente pouco interventivo, não tem comparação possível c/ Rui Gomes da Silva, embora discorde com a promiscuidade dos políticos de aceitarem no seio dos respectivos partidos escumalha como a que referiu.

    Eles não se livram das más companhias e depois querem ser respeitados. Mesmo assim, acho que o homem merece algum respeito.

    Enfim, vá-se lá percebê-los...A hipocrisia convive bem com a diferença.

    ResponderEliminar
  6. Dragão Maronês28/04/14, 18:13

    Também eu fiquei surpreendido com os 2 dias de luto pela morte de Vasco Graça Moura, um homem que sendo do Porto, nunca se afirmou como tal, ou se lhe ouviu uma palavra sobre a enaltecer os valores da cidade e da região. Fez toda a sua carreira em Lisboa e nada o distiguia como homem do Porto. É verdade que escreveu alguma boa poesia e fez excelentes traduções de alguns clássicos. Políticamente era um homem bastante sectário e para o confirmar basta observar algumas das suas intervenções nos jornais (algumas recentes) e na Tv (mais antigas). Não sendo eu um portuense, mas amando o Porto como se o fosse, não me agradou muito este luto oficial da cidade, mas levo-o à conta daquele velho ditado que diz que a burro morto, cevada ao rabo

    ResponderEliminar
  7. Alguém que faça chegar este post a quem de direito s.f.f.

    obrigada

    ResponderEliminar
  8. Não vejo que venha algum mal ao mundo, quando a Câmara do Porto dê dois dias de luto pela morte de Graça Moura. Era um grande homem da cultura, que sempre reconheceu as suas origens como portuense, e um grande simpatizante do FCP. Os meu pesemos à família e amigos.

    Agora quando me vêm com a historia desse anormal gomes da silva, é a mesma coisa que falarem de gente pequena, que nasceu no Porto por engano. Comparar os dois é comparar um asno com professor catedrático.

    Abílio Costa



    ResponderEliminar
  9. Abílio Costa,

    politicamente, não me revejo nos gostos de Graça Moura. Pessoalmente, respeitava-o, e isso para mim já é muita importante.

    Paz à sua alma.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...