24 outubro, 2011

Os comentadores desportivos da TVI

Valdemar Duarte
(lá banha tem ele]
Começo por dizer, que como espectador, nunca percebi a necessidade da presença de comentadores durante a transmissão de jogos televisionados, ainda por cima quando esses comentadores não têm categoria para desempenhar a função com moderação e seriedade. Já sei que falar de seriedade e moderação, num país que tem sido governado por gente pouco séria e nada moderada, é um contra-senso romântico, é quase como esperar que filhos de pais alcoólicos se tornem exímios mestres em bons costumes. Mesmo assim, acho necessário chamar a atenção para a falta de isenção deste tipo de gentinha, sobretudo agora que a Troika anda a reclamar austeridade, a torto e a direito, obrigando o Governo a asfixiar a vida a tanta gente útil e trabalhadora. Se os nossos governantes não andassem cronicamente distraídos, era por aqui que deviam começar a limpar a casa, mandando para o olho da rua estes inúteis comentadores, contribuindo assim para a redução despesista do país.  

Ora ontem, aos microfones da TVI, um tal Valdemar Duarte ao piano, acompanhado por Manuel Queiroz ao violino, foram os protagonistas de uma miserável sessão de mau jornalismo.

Um, segundo consta, benfiquista fanático,  useiro e vezeiro a denegrir tudo que cheire a FCPorto, e o outro, um presumível portista que, à imagem de outros acomodados "portistas", são incapazes de levantar a coluna vertebral sempre que estão no meio de lisbonários. Já não é a 1ª vez que dou conta da incapacidade de Manuel Queiroz contrariar a opinião quase sempre tendenciosa do parceiro benfiquista, quando há razões para o fazer. E tem-nas muitas vezes. Ontem, chegou mesmo a ser mais papista que o papa seu colega, insinuando uma grande penalidade pretensamente provocada por um jogador do FCPorto [Álvaro Pereira] sobre um jogador do Nacional, quando as imagens ainda nada garantiam. O senhor Manuel Queiroz, que escreve no semanário Grande Porto e se diz regionalista, só vai conseguir convencer os espectadores mais atentos dessa sua vocação política, quando tiver coragem para se opor sem modinhas aos centralistas, mesmo que em "casa" deles e em modo clubista-desportivo.

Os espectadores portistas sabem muito bem distinguir o bom futebol do menos bom, e também do mau e muito mau. Não precisam da opinião de fanáticos corruptos para saberem que ontem o FCPorto não fez um grande jogo, apesar de ter vencido o adversário por 5-0. Sobretudo quando esses fanáticos parasitas lançam para o ar atoardas do tipo "foram os piores segundos 45 minutos do campeonato!", numa tentativa clara de desvalorizar a victória do FCPorto. Tomara a qualquer clube jogar sempre mal, e terminar os jogos com victórias tão expressivas, não é! Mas, como esse clube [felizmente] não arrasta consigo o estigma "glorioso" do fascismo, vencer por cinco a zero só tem brilho na voz do bronco Jorge Jásus [que é a pronúncia do aldeão]. Esse energúmeno, Valdemar Duarte, esqueceu-se foi de exaltar a magnífica victória do seu Benfica, tirada a ferros e com a cunha, quiçá involuntária, do guarda-redes do Beira-Mar, que fez a obra-prima de colocar a bola direitinha nos pés de Cardozo... Foi amnésia, ou falta de seriedade? 

Foi falta de seriedade, afirmo eu! E de vergonha!

9 comentários:

  1. Carvalho GUimarães24/10/11, 13:44

    Faz tempo que não comento aqui , mas sou leitor diário.Tem toda a razão Rui Valemte em tudo o que escreve.Não sei se os comentadores estão no estádio, ou sentadinhos em Lisboa no "quentinho".Lembro-me do Palerma do Artur Agostinho a relatar um jogo POrto Zborting, em que se esqueceu que já havia "transistores" e quando deu por ela estava quase a levar um par de açoites, acho que mesmo com a pide ao lado ainda levou um estalo.
    Outros tempos .Hoje deve ser impossível com os novos estádios e todas as seguranças e mais uma.Mas o Futebol Clube do Porto pode por exemplo desmascarar o bandalho no POrto Canal, ou impedir a entrada no estádio .É preciso é começar a fazer qualquer coisa.Temos medo do quê?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Carvalho Guimarães,

    o desporto é apenas uma das muitas actividades praticadas nos 5 continentes. Dada a sua particular componente emocional nos espectadores, devia ser supervisionado por uma entidade do governo, composta por gente unsuspeita, de forma a intervir sempre que considerasse lesivo para a paz social, este tipo de intervenções provocatórias. Sucede que as entidades desportivas para a Disciplina estão completamente minadas por compadrios sectários, o que inflama mais a situação.

    O país é esta pouca vergonha, e depois o que vem à tona é esta interminável mediocridade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. manuel moutinho24/10/11, 17:57

    Eu estava no estádio e não vi uma exibição assim tão má,não jogamos bem é um facto,mas não foi assim tão mau como pelos vistos esse moço de recados do clube do regime relatou,eu acho é que ele estava desesperado porque o porto estava a ganhar,coisa que ele não esperava depois da exibição de 4ª feira,mas vai ter muito que rosnar até ao fim do campeonato.Eu acho que este tipo de recadeiros do clube do regime devia ser proibido de entrar no nosso estádio,ficava a ladrar no lado de fora.VIVA O PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Vergar a cerviz começa a ser uma forma de vida, principalmente para aqueles que querem algo ou manter algo e que dependem do centralismo. Infelizmente cada vez mais, mas isso faz parte de uma estratégia concertada do terreiro do paço para conquistar e dominar o Norte. Uma chama-se RSI e, no Porto e Norte, cada vez são mais os desgraçados que (sobre)vivem à custa do subsídio: vejam-se os bairros camarários do Porto... Assim, açaimam e amordaçam as críticas, as contestações. No caso, Valdemar Duarte é uma besta sectária e que merece um destino. Quanto a Queiróz, começo a pensar que se insere no outro grupo, dos lisboa-aculturados, por uma questão se sobreviência. Também terá o seu fim. Aliás, como todos os que se travestem de Miguel de Vasconcelos. Quando? Não sei. Breve, espero.

    ResponderEliminar
  5. Não importa se jogamos bem ou mal, se demos cinco ou só dois, o que importa aqui é criticar este tipo de lambe/cus do vieira ou comentador faccioso fundamentalista, e outros politicamente correctos para não perder o tacho. Assim, se não houver gente séria como esta ganapada ou corja, como queira- desporto não vai a lado nenhum.

    Ontem assisti à entrega dos Dragões de Ouro; e fiquei satisfeito com a entrega do Dragão de Ouro a AVB porque ele foi sem duvida o melhor treinador do ano do clube, que ganhou tudo que tinha para ganhar. É tão portista como eu, e como muita gente que disso se gaba, e a prova está no grande abraço entre ele e o sr Pinto da Costa e nas palavras que proferiu. O FCP perdeu um bom treinador mas ganhou uns milhões. Um profissional como ele ou qualquer outro, que tem uma cláusula de rescisão e tem uma oferta milionária só pensa uma vez.
    O sentido trair neste caso é exagerado.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui Valente,

    A pouca vergonha protagonizada por este bando de pseudo-jornalistas que envergonham a classe é gritante, sem que ninguém lhe ponha um travão! A nós portistas, em particular, esta questão custa sobremaneira! Permitir que um qualquer Valdemar anormal use a nossa casa, as nossas instalações para nos gozar na cara é algo que tem de ter um fim...

    Dito isto, percebe-se a importância do Porto Canal neste contexto em que a Corja reina. É tempo dos portistas, individualmente, reflectirem a quem querem dar a sua audiência num meio - o audiovisual - em que o share é quase tudo. Dele dependem patrocinios e, em última instância, a sobrevivência de um canal. Eu há muito que escolhi não "estar" com quem nos quer mal, e voçês?

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  7. Rui, assino por baixo.
    Valdemar Duarte, uma besta quadrada, que foi despedido da RR por ser tão faccioso e tão pró-Benfica. Para a Emissora Católica o despedir, imagine-se o que ele fazia.

    Manuel Queiroz, muito fraquinho... talvez por isso seja o comentador da TVI e da Antena 1.

    Só um reparo, a foto não é do Valdemar Duarte, mas do Luís Sobral.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Esta foto é de certeza do VD ?!

    Mas claro não tenho simpatia nenhuma por ele...

    ResponderEliminar
  9. Vila Pouca,

    obrigado pelo reparo, a correcção já foi feita [com óculos de sol:-)]

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...