29 outubro, 2011

Pode berrar um bocadinho Rui Rio, nós compreendemos



Lembro-me bem, como foi "sensato e ponderado" o início da relação de Rui Rio com o FCPorto, a marca e instituição mais famosa da nossa cidade. Recordo-me também, do que afirmou Rui Rio quando caiu de supetão na cadeira da Câmara Municipal do Porto, dizendo que "não era por berrar [foi este o termo] contra Lisboa que o Porto se afirmava".

Como o tempo é implacável a repor coerência e alguma justiça nas coisas, hoje, é o autarca do Porto quem teria vontade de elevar a voz para se fazer ouvir junto dos seus colegas de partido no Governo, uma vez que estes o estão a tratar com a mesma sobranceria e desprezo com que ele tratou o Presidente do FCPorto... Hoje, é Rio a reclamar sensatez e ponderação ao Ministro da Economia por este não lhe responder aos apelos diplomáticos solicitando uma reunião para discutir com a Junta Metropolitana do Porto questões relacionadas com o Metro e as portagens das SCUT.

Fiel à sabedoria popular que diz que "quem com ferros mata, com ferros morre", o  Ministro Àlvaro Santos Pereira mandatou a secretária do secretário das Obras Públicas para responder ao nosso ilustre autarca, provando-lhe assim o alto grau de estima e consideração em que o tem.

Em circunstâncias normais, se o Porto tivesse na Câmara um Presidente à altura dos pergaminhos e da história da cidade, não me liam aqui a ironizar com uma situação tão grave, lesiva e desconsiderante para os portuenses. Mas, neste caso concreto, apetece-me dizer apenas isto: bem feito, você tem o que semeou Dr. Rui Rio!

Só se lastima é que o povo que não o elegeu, tenha de pagar por tabela o preço da sua cobardia e do seu servilismo com o Terreiro do Paço. Tal qual, como agora tem de pagar pelas asneiras cometidas por sucessivos maus governos do país. E depois, sabe, às vezes, é mesmo preciso berrar e noutras até, recorrer às armas. Não há revoluções pacíficas.  E as revoluções só acontecem quando a Democracia não existe...

6 comentários:

  1. Realmente. A cidade precisa mesmo de ser "reconstruída".

    ResponderEliminar
  2. Mas quando há alguém que não tem voz, e que se acovarda por tudo e por nada aos sucessivos governos, qualquer cão e gato lhe mija em cima.

    Por outro lado estes governantes centralista, estão a cagar-se no Norte. vejam a maneira como eles nos chulam, com SCUTS, Na expansão da 2ª fase do Metro e noutros investimentos que outros assinaram e estes cortaram.

    Por isso digo que para se ser presidente aqui no Norte seja em que lugar for, é preciso ter uns grandes tomates para enfrentar esta cambada de governantes.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Caro O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO:

    Vou-lhe pedir um favor: não abuse dos adjectivos insultuosos porque é um tanto desagradável para quem lê.

    Pode ser contundente na mesma, sem recorrer sitematicamente aos palavrões.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Meu caro amigo Rui Valente!Sem querer ser tão contundente como o meu amigo "O Porto é grande,viva o Porto só me apetece dizer:Oh rio vai prá puta que te pariu!

    ResponderEliminar
  5. Condor,

    Lamento dizer-lhe, mas o que disse ao "Porto G,V.Porto", aplica-se a si, e a todos os que limitarem os s/ comentários ao insulto grosseiro.

    Ninguém despreza mais Rui Rio do que eu, mas insultar só por insultar, não é nada.

    Como tal, a partir deste momento, terminaram os insultos.

    ResponderEliminar
  6. Rui, para não lhe faltar ao respeito, sobre a figura em causa, digo apenas que do Porto, rio, só conheço o Douro.
    O homem anda desesperado, o tempo vai passando e o sonho vai ficando cada vez mais dificil de concretizar, por isso não é de estranhar algumas tomadas de posição... Desde que agora não venha pedir para o F.C.Porto ir à Câmara...

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...