27 setembro, 2013

Se eu votasse no Porto...

...talvez votasse em Rui Moreira. E digo talvez, porque confiando na pessoa, não confio em algumas pessoas e partidos que directa ou indirectamente o apoiam. Rui Rio é uma dessas pessoas, PSD e CDS são dois desses partidos*.

Já aqui o escrevi várias vezes, e nunca me cansarei de repetir, que não me sinto devidamente "equipado" com as "ferramentas" que este modelo de democracia me oferece, por isso tenho de me valer com aquelas que tenho, que são poucas, como imagino já terem percebido. 

Não sou do tipo de gostar de dar mais que uma oportunidade a um político para me convencer da sua seriedade e das suas competências. Menezes, fez um bom trabalho em Gaia, já o reconheci também várias vezes, mas enganou-me quando engoliu abruptamente o processo da Regionalização, mal chegou à intimidadora capital e se apanhou como líder do PSD. Não gostei. E também não ficaria de bem com a minha consciência se "apesar disso", sabendo que se votasse nele, estaria indirectamente a beneficiar o partido político que está no Governo, quando o que eu queria era fazer exactamente o contrário, ou seja: penalizá-lo pela miséria agravada que acrescentou ao país. Por outro lado, também não gosto de certos "passarinhos" que gravitam à volta de Menezes, grudados ao tacho que lhes terá reservado. Falo, por exemplo, de Sílvio Cervan e de Pedro Fonseca, dois nortenhos lisboetizados e doentiamente fanáticos com quem eu nunca gostaria de me cruzar com receio de não conter o vómito.

Assim sendo, irei abster-me. Conscientemente... Sem prazer, mas com o orgulho [com "ó" fechado] e a convicção profunda de saber que assim, não contribuirei para alimentar pessoas e partidos que não precisam nem merecem alimento, porque, mais que gordos, estão esclerosados.

Cavaco, esse pobre coitado, orgulha-se dos nossos emigrantes [lembram-se?!], eu orgulho-me de nunca ter votado nele. E sabem uma coisa? Cá o rapaz, que nem sequer é um "notável", nem recebe avenças das televisões para ter opinião, estava cheio de razão. Eu sabia que o homem estava longe de ter perfil para o cargo. Mais uma vez, não me enganei.   

* Não me esqueci do PS, do seu candidato, nem do que esse partido fez quando foi governo. Por isso, é um X, não no boletim de voto, mas na abstenção, esse monstro tão temido pelos partidos [por que será, fazem ideia?]. Os outros partidos, limitam-se a fazer oposição, não apresentam alternativas. Portanto...

6 comentários:

  1. Já mais o meu voto vai para Rui Moreira este sr é a continuação de Rui Rio, vai ser mais um economicista, e lá vão mais 4 anos, ou mais, sem se fazer nada nesta cidade. Não me parece ter voz para defender seja o que for, ainda anda de calções na política, e para estas coisas infelizmente, tem-se que ser político com muito calo no cu, pelo menos para uma cidade grande como é o Porto.

    Não gosto de políticos nem gosto de Filipe Menezes, mas, como é a minha cidade que está em jogo, que esteve 12 anos no marasmo, vou engolir um sapo e votar em Filipe Menezes. É um autarca que tem obra feita, se gastou muito dinheiros!... e as outras autarquias, exemplo Lisboa, que é um esbanjar de dinheiro, apesar do governo também lá investir!?

    Quanto à regionalização. se FM ganhar a Câmara, vai mudar de opinião, o RR também não era regionalista, mas depois de estar na Câmara e ver o gamaço do Governo também mudou, só os burros é que não mudam. Mais tarde arrependeu-se de não ter gasto mais dinheiro na cidade, mas, já foi tarde mais, só prejudicou o Porto, e esta historia de ser uma um autarca sério!... faz favor, é igual aos outros, perguntem ao Paulo Morais.

    Eu voto MENEZES quero obra na cidade, não quero boas pessoas, nem vira casacas, tenho fome de OBRA.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Não me interessa que um político mude de opinião quando isso lhe convém. Interessa-me que a mantenha e defenda, antes, mas sobretudo depois, quando chega ao poder.

    De regionalistas do tipo "agora não é oportuno" está o país servido. Esses comigo não contam, mas pelos vistos ainda há quem vá na conversa...

    ResponderEliminar
  3. Meneses, com todos os defeitos era de londe o melhor e seria um enorme presidente da camara e não só, mas não vai ganhar, porque aS PESSOAS QUE MORAM ATUALMENTE NO Porto estão cada vez mais longe do que foi a cidade .

    Espera-nos infelizmente a DECADENCIA e CONTINUA PERDA de PROTAGONISMO.

    ResponderEliminar
  4. Aliás era o próprio Moreira que afirmava, há relativamente pouco tempo, ser Meneses a melhor solução para a cidade do PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Aqui ninguém vai na conversa é simplesmente a minha opinião. Parece que eu fui bem explícito quando disse; que não gosto da pessoa nem dos políticos, agora gosto acima de tudo, é da minha cidade que me viu nascer. Não tenho memória de elefante, mas lembro-me perfeitamente do que dizia o sr Rui Moreira à uns anos a esta parte e o que diz hoje. Para mim, é, e vai ser um apara hóstias do R.Rio. A candidatura dele, é forçada pelo padrinho RR e vai a cavalo do CDS. Se ele fosse um verdadeiro independente!... e com outro tipo de discurso e política para o Porto, eu não tinha qualquer problema em votar nele. Se ganhar, vai ser um rio lamacento.
    R. Valente, não estamos a votar para a regionalização! há por aí muitos regionalista encapotados, envergonhados e hipócritas e você sabe disso melhor que ninguém, que não é o seu caso.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.


    ResponderEliminar
  6. Concordo com muito do que disse e com as referências que faz às Campanhas de Rui Moreira e -extensivas suponho à- do Partido Socialista que utiliza os mesmos argumentos retrógrados...Rui Rio nunca mais!
    -Menezes -vai em contra vapor- quer ganhar com o apoio da massa adepta do FC do Porto mas fazendo um apelo da forma mais grosseira e populista e assente em muitas promessas completamente irrealistas!
    Enfim, triste e entediante.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...